sexta-feira, 30 de março de 2007

Africanização da América Latina

Durante nossas aulas temos alertado que a desigualdade econômica é sempre preocupante, vou apresentar alguns dados comparativos que permitem boas reflexões. Vejamos!
Aplicando alguns princípios, neste caso o da analogia; Ásia comparada com a América Latina.
EXPORTAÇÕES EM 2005
ÁSIA; 2.325 bilhões de dólares AMÉRICA LATINA; 564 milhões de dólares.

PIB(crescimento)EM 2003
ÁSIA 22,7% AMÉRICA LATINA 4,1%

RENDA PER CAPITA(crescimento)EM 2000
ÁSIA 5,3% AMÉRICA LATINA 0,1%

Percebe-se que estamos muito mais próximos da ÁFRICA com os números acima.
Opine sobre causas de baixo crescimento econômico da nossa amada América Latina.
Até!
Prof.Vilmar

segunda-feira, 26 de março de 2007

Não há alternativas

Depois da conversão da China Continental ao capitalismo mais desenfreado por inspiração de DengXiaoPing,em l978, e da dissolução da União Soviética, em 1991, não existe mais paradigma concreto que não seja algum tipo de capitalismo. A partir disso, podemos distinguir quatro tipos de capitalismo e suas práticas, a saber;

1. O capitalismo Anglo-Saxão dos paises de lingua inglesa, em que os mercados são mais flexíveis e o sucesso econômico é mais visível, mas a assistência social é menor.

2. O capitalismo germano-nórdico (Alemanha, Suécia, Dinamarca e Finlândia), que tem maior assistência social, mas tende a se adaptar ao capitalismo anlgo-saxão.

3. O capitalismo corporativo japonês, no qual o sistema tradicional de suporte de trabalho tenta a passagem para alguns aspectos do capitalismo anglo-saxão.

4. O capitalismo estatal (França e Itália), em que sindicatos e Estado se entendem muito mal e a ineficiência é visível. A proposta é aproximá-lo do capitalismo anglo saxão.


Apesar das particularidades, todos eles baseiam-se;

a. Numa economia competitiva com forte participação do Estado na assistência social e no capital das empresas.
b. No desenvolvimento econômico e social, mas dentro de um regime onde as empresas estatais estejam em setores da economia considerados estratégicos.
c. No respeito a propriedade privada e numa economia com os mercados regulados pelas instituições.
d. Na organização da produção em empresas capitalistas, mas com grande controle por parte do Estado.
e. Numa economia onde os paradigmas futuros caminham para a adoção do sistema corporativo e anglo-saxão.


Alternativa correta C

quarta-feira, 21 de março de 2007

ÁFRICA DO SUL

Situada na África Meridional, com 44.000.000 de habitantes, sendo que mais de 75% são negros, com predominio de Bantos (Zulus e Xhozas), várias linguas oficiais, entre elas o afrikander e o inglês) é a primeira potência econômica do continente africano. É um Estado multirracial, em que a maioria negra chegou ao poder em l994, após sucessivos séculos de dominação européia, holandeses e ingleses. O fim do Apartheid não trouxe maior igualdade entre os sexos e melhor nível de vida ou regressão no nível de desemprego ou o fim do analfabetismo na população negra. Parte da minoria branca emigrou. A África do Sul, além disso enfrenta desiquilíbrios sócio-econômicos decorrentes da dramática expansão da AIDS.
Faça um comentário sobre APARTHEID

Curdistão

O Curdistão é uma região compreendida entre as montanhas da Alta Mesopotâmia, do Anti-Taurus e do Zagros e que abrange parte dos territórios da Turquia, do Irã, do Iraque, da Síria e da Armênia.Desde o primeiro milenio anterior a Era Cristã é habitada pelos curdos, povo de maioria muçulmana sunita e que fala vários dialetos, derivados do troco indo europeu. O principal elemento da identidade entre os curdos, é a sua organização social comum, baseada na lealdade de cada uma das clãs. Com mais de 26 milhões de pessoas, os curdos são uma etnia sem Estado, lutam para se constituir numa nação independente, mas o projeto esbarra na oposição dos paises com população curda e na falta de coesão do movimento, marcada por rivalidades entre as clãs. Em certos paises, no caso, a Turquia, são reprimidos com violencia pelo governo.
Está Nação precisa ser reconhecida e constituir um Estado independente.É um direito.
Prof. Vilmar

sábado, 17 de março de 2007

GOVERNO. OPINE

GOVERNO

"Uma vez que as guerras nascem no espírito dos homens, é no espírito dos homens que se devem erguer as defesas da paz"(Archibald McLeash)
Opine.
Até mais. Prof. Vilmar.

domingo, 11 de março de 2007

É o papel da ONU

Direitos Humanos através de três gerações

1 - Direitos Civis e Políticos (democracia liberal)

2 - Direitos econômicos, Sociais e Culturais ( Movimentos Trabalhistas, Social democracia e Estado de bem estar)

3 - Direito a Paz e proteção de um patrimônio comum a todos os povos ( pacifismo e meio ambiente sustentável)

É A UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.
ADOTE ESSA SUGESTÃO.
Professor Vilmar

quinta-feira, 8 de março de 2007

Bush Junior no Brasil

A visita do Presidente George W. Bush na América Latina tem dois objetivos claros:

1. Discutir com o Brasil regras internacionais para o mercado do etanol.

2. Voltar-se para seus antigos aliados, recuperando o espaço político que deixaram de ocupar após os atentados de 11 de setembro: a América Latina já era de baixa importância e desapareceu do radar de Washington.

Vai de graça...

Mudanças políticas na América Latina, deixaram a popularidade americana em baixa, região que já foi um "quintal" dos EUA. Há uma guerra particular entre Chavez e Bush. Vamos acompanhar...

Diplomacia do combustível

O que é etanol?

É o tipo mais comum de álcool, o etílico, feito a partir da fermentação do açucar da cana. É usado como combustível para veículos leves, perfumaria e bebidas alcoólicas.

O que é Biodiesel?

É o combustível biodegradável feito a partir da mistura de álcool com óleo ou gordura vegetal.

Vai de graça...
O Brasil detentor de tecnologia da produção de álcool e biodiesel, larga na frente! Há um grande potencial econômico, o Brasil precisa estrategicamente produzir os biocombustíveis, exportar tecnologia e assistência técnica para outros países.
Devemos nos cuidar contra um novo ciclo econômico da cana de açucar.