segunda-feira, 21 de maio de 2007

Licenciamento Compulsório entenda o que é.

O Licenciamento Compulsório é um mecanismo estabelecido por acordos internacionais e utilizado nos casos onde se verifica abuso do poder econômico, emergência nacional ou interesse público. Foi o que aconteceu recentemente com o remédio EFAVIRENZ(usado no tratamento da AIDS): o Governo brasileiro vai comprar um genérico na India com um valor de 60% mais barato por comprimido,mas continuará a pagar royalties ao fabricante do EFAVIRENZ, portanto não houve quebra de patente.Ponto positivo para o Governo.
Prof. Vilmar

terça-feira, 15 de maio de 2007

Resposta para o Anderson da 3.2a.

Anderson desculpe a demora, mas antes tarde do que nunca. A toyota está no mundo todo, claro que é na Ásia a sua maior presença, a fábricas na Europa, Eua e uma no Brasil.
Prof. Vilmar

Estado e Igreja

Em recente visita ao Brasil, o Papa Bento XVI, condenou o aborto, o uso de preservativos, um segundo matrimônio, enfim temas polêmicos e que sendo de interesse da sociedade brasileira sugere debates e discussões apaixonadas. A imprensa deu ampla cobertura a esses temas e até cobrou do Governo brasileiro uma posição. A resposta foi "O Brasil é um Estado Laico".
Vamos revisar alguns conceitos pertinentes, a afirmação acima.
SECULARISMO: separação entre o Estado e a Igreja. As Instituições religiosas não têm poder político.
LAICISMO: Doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado e da Igreja.
Prof. Vilmar

quinta-feira, 10 de maio de 2007

TOYOTISMO

Falavamos a pouco sobre a Toyota, vamos revisar algumas característica do TOYOTISMO, que como você sabe é um modelo em organização de produção.
*JIDOKA - máquinas param automaticamente quando um processo chega ao fim, o que permite que UM operário possa operar VÁRIAS máquinas simultaneamente. Há economia de tempo e pessoal.
*JUST IN TIME - produzir só o necessário, quando necessário e na exata quantidade necessária. Há economia de tempo e espaço.
Prof. Vilmar.

TOYOTA um exemplo de produtividade

Recentemente a Empresa Toyota, veículos automotivos superou os Estados Unidos, leia GM, na produção mundial de automóveis. É curioso e interessante conhecermos um pouco mais sobre essa Empresa e seu modelo de trabalho.
Modelo rígido; 40 horas semanais, com 10 minutos de descanso em cada duas horas trabalhadas.
Salário médio de um operário é de aproximadamente 3 mil dólares. Duas ou três bonificações anuais, dependendo dos resultados obtidos pela Empresa, financeiramente, é claro!
Prof. Vilmar

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Plano de Desenvolvimento da Educação- PED

Na semana passada o Governo Federal lançou o PED-Plano de Desenvolvimento da Educação. Até que enfim! Parece que teremos alguma chance na Educação Nacional.
O objetivo é colocar o Brasil entre os 20 paises com melhores indicadores educacionais até 2022.
Elevar a média nacional que hoje é de 3,8 para 6,0 (indice da OCDE).As principais medidas são:
novos instrumentos de avaliação de desempenho dos alunos e das Escolas, parecido com o que se faz na Europa, o Estado e a sociedade acompanha o desempenho das Escolas, no Brasil vem tarde!
piso salarial dos professores de 850 reais, em alguns Estados do Brasil, alguns ganham 200,00 reais para 5 dias de trabalho, com jornada de 4 horas.Autêntica exploração desse trabalhador. O piso é pouco, mas é um bom começo.
atacar a repetência e a evasão escolar que persegue o nosso aluno e a nossa educação.
O Governo está disponibilizando cerca de 8 bilhões de reais até 2010. Aliás é muito pouco!
Prof. Vilmar

Programa de Aceleração do Crescimento-PAC

O Governo Federal lançou recentemente um Programa de Aceleração do Crescimento Brasileiro em que disponibiliza cerca de 504 bilhões de reais para investimentos na infraestrutura e que terá a seguinte distribuição;
12% em logística
55% em energia
33% em obras sociais urbanas
Financiado em parte pelo orçamento da União e por empresas estatais deverá trazer alguns resultados interessantes, como;
Acelerar a taxa de cresciemento do PIB
Redução das desigualdades regionais
Combinado com o PED(Plano de Desenvolvimento da Educação) aumentará a oportunidade de igualdade para todas as pessoas da País. Tomará de de certo!
Prof. Vilmar