terça-feira, 21 de agosto de 2007

Massas de ar; conclusão

mPa(massa polar atlântica) origina-se no Atlântico, ao sul da Argentina(30 a 60 graus de latitude) tem ar frio e úmido.Quando a mPa avança; a)Pelo vale do rio Paraná,traz ventos frios,pampeiro e o minuano,a chuva de granizo,geadas e a neve. b)Avança em direção ao Centro Oeste e Amazônia ocasionando a friagem. c)Avança pelo litoral e leva o frio para o litoral do sudeste e nordeste, muitas vezes encontra-se com a mTa e provoca as chuvas frontais(encontro de massas).
mTc(massa tropical continental) quente e seca, forma-se no Chaco Paraguaio, atua no Centro Oeste e Oeste da região Sudeste.Produz longos período de tempo seco e quentes.
mTa(massa tropical atlântica)Sua origem está ligada ao Atlântico Sul, é quente e úmida.Atua no litoral o ano todo; produz as chuvas orográficas. no inverno pode encontrar-se com a mPa e ocasionar as chuvas frontais.
Sugestão; estude climas do Brasil é um assunto interessante.Até mais!Prof.Vilmar

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Transposição do rio São Francisco-polêmicas

Em 2005 foi retomado o projeto da transposição do rio São Francisco,com exaustivas intervenções da justiça por parte de alguns contra a transposição e o governo pela transposição.Polêmicas a parte,agora em junho de 2007 a obra teve o seu início,com a participação do Exército brasileiro na execução e com os primeiros protestos de indios nordestinos na região de Cabrobó em Pernambuco.
A transposição deverá beneficiar cerca de 8,5 milhões de nordestinos ou 30% da população sertaneja de quatro estados PE,RN,PB e CE.O valor da obra está orçado em 5 bilhões de dólares. Serão 720 quilômetros de canais, ligando o rio São Francisco e rios e açudes do sertão.O projeto terá duas etapas;
1a.etapa - revitalização
2a.etapa -construção de canais,estações elevatórias e pequenas usinas hidrelétricas.
As críticas são muitas, entra elas;Vai modificar a rede de esgoto de cerca de 400 cidades na região.Como recuperar mananciais e matas ciliares.Dessassorear rios.O impacto ambiental é impossível de avaliar nas regiões doadoras e receptoras de água e a questão central;Quem garante que todos terão acesso a água.Prof.Vilmar

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Por que permacultura

O planeta Terra encontra-se num momento crítico.Apesar das tecnologias existentes, o mundo perde bilhões de toneladas de solos férteis anualmente.Os desertos crescem!O abastecimento de energia e água potável para um futuro próximo está ameaçado.Outros problemas continuam se agravando, como as mudanças climáticas ocasionadas pelo impacto do nosso consumo excessivo de combustívei s fósseis. No Brasil, a família rural é carente de informações e recursos para sobreviver sustentávelmente. É preciso soluções práticas, simples e acessíveis que tragam a segurança as famílias e um potencial de desenvolvimento humano sustentável.Amanhã tem mais.
Prof.Vilmar

domingo, 5 de agosto de 2007

Permacultura-uma alternativa para o Brasil

Neste segundo semestre vamos intensificar nossos contatos e tratar um pouquinho mais de Brasil e suas coisas.
A permacultura, em síntese é uma prática agrícola tradicional com idéias inovadoras.Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna,proporciona o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para a agricultura familiar.
Surgiu na Austrália no começo dos anos 70.Naquele país, agricultura tradicional já estava em decadência adiantada, mostrando sinais de degradação ambiental e perda de recursos naturais,como a água, os nutrientes dos solos e o início da erosão,perdas irrecuperáveis na verdade.Esta situação vivemos em nosso país.
Amanhã veremos Por que permacultura.Até.Prof Vilmar.