terça-feira, 25 de março de 2008

ALCA uma alternativa,muita discussão.Opine.

Estamos conhecendo um pouco mais sobre a economia global,suas armas,os blocos econômicos e outros acordos.O assunto de hoje é a ALCA(área de livre comercio das Américas)uma longa discussão toma conta das nossas tarefas escolares neste momento.Afinal,o que está ocorrendo com a ALCA,o debate envolve, de um lado os Estados Unidos e do outro o Brasil e outros paises latino americanos.Muitas questões estão sendo discutidas,entre elas,as que seguem abaixo;
Para muitos especialistas;ALCA vai consolidar a hegemonia norte americana no Ocidente(nas Américas),para enfrentar o mundo multipolar.
Outros dizem que a abertura econômica na América Latina é necessária para fazer frente a crise da dívida externa da maioria dos paises e com isso aumentar o desiquilibrio econômico e tecnológico entre os Estados Unidos e os paises da região,favorecendo a economia norte americana.
A ALCA,para outros,vai permitir o acesso a novos mercados,que será possível por causa da eliminação e redução de tarifas de importação que incidem sobre diversos produtos,estabelecendo o livre comercio.
Os otimistas acreditam que a ALCA vai permitir que produtos brasileiros cheguem aos mercados de outros paises.Por outro lado,o mercado nacional também vai abrir aos produtos estrangeiros,acirrando as disputas internas.Alguns produtos do Brasil,que sofrem com a proteção norte americana,como o suco de laranja,o aço,calçados e fumo seriam beneficiados com a redução de tarifas naquele país.Você alguns elementos para uma boa discussão.Opine sobre a ALCA,será muito bem vindo ao blog.Até!Paz e Bem! Prof.Vilmar

2 comentários:

Lucas Buss disse...

É obvio, e não é de hoje, que vê-se na prática o que diz o ditado: "o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre".

A ALCA, obviamente, não traria apenas malefícios para o Brasil, mas em relação aos benefícios que o país teria com o fechamento do acordo, esses malefícios são muito maiores. A hegemonia dos EUA na América Latina se fortaleceria ainda mais, e as melhorias que apareceriam para os países mais pobres (latinos), seriam apenas aparentes, com o fim de desviar a atenção da grande massa do real abuso americano por trás da ALCA.

Lucas Buss, 3º6º

Prof. Vilmar Pauka disse...

Valeu Lucas.Prof.Vilmar