segunda-feira, 3 de março de 2008

Perguntas e Respostas sobre Árabes e Judeus

Vamos iniciar uma série de situações que envolve a Palestina,Israel e o mundo árabe,na forma de pergunta e respostas.pois são temas interessantes é muito fácil de confundir.
Quais são as principais diferenças entre Árabes e Judeus?
Árabes e Judeus, apesar de compartilharem a mesma ancestralidade são povos distintos por várias razões, entre elas.
*Conforme a tradição cultural destes povos a ramificação étnica teve origem na descendência de um patriarca primordial em comum chamado Abraão, que teve dois filhos, a saber; Ismael, do qual descendem os árabes e Isaac, que deu origem aos judeus.
*O povo árabe se originou geograficamente no Iemen, enquanto que o povo judeu tem como berço civilizatório a região de CANAÃ, atual Cisjordania.
*As linguas são diferentes, os árabes falam árabe e os judeus, o hebraico.
*Religiosamente, os árabes são, na sua maioria, islâmicos, enquanto que os judeus são, na maior parte, adeptos do judaismo.
*A cidade de Jerusalem,atual capital de Israel, tem uma importância muito grande,não só para os judeus,como também para os árabes e é claro para os cristãos católicos.
Neste último final de semana,lamentavelmente tivemos mais um conflito na região, envolvendo
Israel e os palestinos na Faixa de Gaza.Amanhã eu volto.Paz e bem!Prof.Vilmar.

Um comentário:

Marcela Milano disse...

Os conflitos existentes entre Palestina e Israel certamente ainda estão longe de terminar.
Como descendente direta de judeus fico com uma sensação de impunidade diante de tantos atos de crueldade, a duas nações que se sentem encurraladas diante das ações de líderes extremistas e de sua fé baseada na morte do próximo.

Professor, parabéns pela iniciativa do blog e por não deixar que a passividade seja o caminho que iremos traçar! Suas aulas como sempre, as melhores!