quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Muro; EUA X México

O Senado Federal dos Estados Unidos aprovou um emenda que prevê a construção de um muro de 595 Km ao longo da fronteira com o México.
Esta medida fez surgir uma manifestação em frente a Suprema Corte e ao Congresso Americano,onde centena de imigrantes ilegais ou não,fizeram um dia nacional de mobilização para defender a legalização de estrangeiros, visto que já são mais de 12 milhões as pessoas que vivem sem papéis nos EUA.Lembramos que essa fronteira é a principal porta de entrada de imigrantes clandestinos de origem latina em território americano.
Por isso mesmo trata-se de uma faixa de terra fortemente vigiada, separando a fartura dos ricos das privações dos pobres.Este contraste(RicoxPobre) é o grande atrativo para os latino americanos que buscam o sonho do progresso econômico e social.É bom lembrar que com a desvalorização do dólar em relação ao real brasileiro, muitos patricios estão fazendo o caminho de volta, os riscos são muitos e as vantagens poucas.Em tempo, nos debates entre candidatos Democratas e Republicanos o tema Muro está passando longe.claro o voto latino é importante!
Até a próxima.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Recomendo a leitura do livro Os Senhores do Clima.Autor Tim Flannery.Ed.Record.É muito bom
faz a gente pensar e a pensar muito.

Gosto desta frase de Tolstoi e repasso; Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Muro da Cisjordania

Uma leitura atenta da Bíblia,veremos que no Velho Testamento,já se utilizava de muros para proteção contra inimigos nas guerras,que eram muito comuns em regiões onde os conflitos eram constantes,como no Oriente Médio.Milhares de anos após, em pleno século XXI, essa solução foi utilizada na mesma região, a Palestina(Oriente Médio Ocidental).
O Estado de Israel, em 2003, resolveu construir um muro, com a desculpa de proteger-se de atentados terroristas, estabelecendo uma demarcação entre o seu território(Israel) e o território palestino(Cisjordania).As reações contrárias ao muro, surgiram de todos os lados.Entre os palestinos, trata-se de um"apartheid", visto que o muro representa uma segregação racial. Pelo lado dos israelenses(judeus), o muro desagradou os colonos judeus que vivem em assentamentos na Cisjordania que deta forma terão dificuldades e se movimentar de um lado para o outro. Muitos israelenses, entendem que, esse muro, demarca a fronteira política do Estado de Israel e entregaria aos palestinos a Cisjordania que entendem serem do povo judeu(Israel).
A própria ONU também se manifestou contra a construção do muro, em cumprimento ao parecer da Corte Internacional de Haia. Israel ignorou, alega questões de segurança.Este muro,só agrava e aprofunda ainda mais as tensões na região e que servem para justificar e manter um clima permanentemente beligerante.
Até a próxima vez.Boa semana para todos.Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Territórios,Muros,Separações

Nos temos tratado em nossas aulas semanais,especialmente nesta semana,de questões que envolve paisagens,território,poder do estado e outras questões.Vou chamar as minhas próximas presenças no Blogue de Muros,devo contribuir com vocês em algumas situações interessantes.Vamos a elas!
A divisão da cidade de Berlim;Após a capitulação do exercito alemão na segunda guerra mundial,as potências vitoriosas(EUA,URSS,Inglaterra,França e Canadá,entre outras)ocuparam e dividiram o território alemão.A cidade de Berlim que ficava dentro da Zona de ocupação soviética,foi dividida da mesma maneira;Berlim Oriental(comunista)e Berlim Ocidental(não comunista).Sabemos através das nossas aulas de história,que diferenças ideológicas entre a URSS e os EUA, impossibilitaram a elaboração de uma política comum para a Alemanha derrotada.Em 1949, foram criados dois Estados; RFA(República Federal da Alemenha) e RDA(República Democrática Alemã),a capital da primeira(RFA) ficou a cidade de BONN e para a segunda,RDA,tinha como capital a parte Oriental da cidade de Berlim,pois a porção Ocidental da cidade permaneceu sob controle dos EUA e aliados.Stalin por razões estratégicas e políticas,tinha por objetivo incorporar esta parte da cidade( o trecho ocidental)à zona de ocupação soviética.
Imagine a dificuldade para abastecer uma metrópole, com cerca de dois milhões de habitantes APENAS PELO AR!.É isso mesmo!pelo ar.Este foi e continua sendo um bom exemplo de solidariedade humana o que aconteceu e entrou para a história da aviação mundial.De todos os cantos do mundo foram mobilizados aviões em direção a Alemanha,isso ocorreu entre 1948 e 49).Dois milhões de berlinenses necessitavam de 13 milhões de toneladas de alimentos e combustível por dia!Em 1949 280 aeronaves chegavam a transportat 15 mil toneladas de produtos.Em certos momentos havia cinco ou seis grupos de avões voando um sobre os outros num corredor aéreo.A logística tinha que funcionar perfeitamente(foi daí que surgiu as idèias sobre controladores de vôos),os acidentes aconteceram,mas foram relativamente poucos; 126, com 76 mortes.É bom lembrar que durante os primeiros anos da ocupação soviética o transito entre pessoas dos dois lados era livre.Posteriormente a URSS restringiu a passagem e mesmo assim berlinenses tentavam,inconformados com a separação.A solução encontrada pela RDA comunista. acabou se transformando no maior simbolo da separação entre os dois polos ideológicos da Guerra Fria-Construido na madrugada de 13 de agosto de 1961,dele faziam parte 66,5 Km de gradeamento metálico,392 torres de observação,127 redes metálicas eletrificadas com alarmes e 225 pistas de corrida para cães de guarda.O muro resistiu como síbolo da divisão da Alemenha, até o dia 9 de novembro de 1989, quando foi derrubado,após intensas manifestãções populares, que acompaharam o colapso do regime comunista na Alemanha Oriental(RDA), sendo o marco inicial da reunificação da Alemanha que ocorreria alguns anos mais tarde.Desculpe,foi um pouco longo desta vez.Na próxima visita,o Muro na Cisjordania.Até mais.Paz e Bem! Prof.Vilmar

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

FIM DA ERA FIDEL

Fidel Castro retira-se da vida política de Cuba após 49 anos no poder-foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo.Fidel foi o lider do movimento que derrubou o lider pró-Estados Unidos Fulgêncio Batista em 1 de janeiro de 1959.Para os historiadores,Fidel Castro passou de libertador a ditador.Sempre foi um obstáculo aos interesses norte-americanos no Caribe e em toda a América Central e do Sul.
Os Estados Unidos tentaram diversas vezes derrubar o governo de Fidel, um dos incidentes mais graves ocorreu em 1962, quando aviões norte-americanos detectaram um carregamento de misseis soviéticos rumo a Cuba, criando um impasse entre a então URSS e os EUA.
Seus melhores resultados está no serviço de saúde e na educação, considerado o melhor da região e um dos melhores do mundo é comparável aos dos paises desenvolvidos.
Fidel é acusado de violar os Direitos Humanos, a perseguição política de opositores. A ONU chegou a cobrar a libertação de dissidentes políticos e maior liberdade de expressão.Qual será o futuro de Cuba.Opine.Até mais. Paz e Bem! Prof.Vilmar

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Kosovo

Hoje, 17 de fevereiro, Kosovo deve declarar-se independente da Servia. Até alhuns instantes atrás estava sendo administrada pela ONU,aliás desde 1999.Terá apoio dos EUA e da União Européia.A Sérvia tem o apoio da Russia.
É bom que saibamos que a mídia ocidental difundiu a imagem de que a Sérvia invadiu a Província de Kosovo, realizando por conseguinte um ato de agressão contra a população local. Ocorre que o Kosovo, sempre pertenceu a Sérvia, sendo um lugar sagrado para o sérvio de fé cristã-ortodoxa, com grande força para a maioria dos Iugoslavos. Não se tratou pois de invasão estrangeira e em seguida de ocupação militar, mas sim de uma guerra civil travada entre um Governo Central e uma Província separatista.Vamos aguardar os desdobramentos.Eis uma boa oportunidade para nõs aplicar os Princípios da Geografia.Onde fica o Kosovo?Até.Bom domingo. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
Em tempo, vi e recomendo o filme Sangue Negro.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sociologia

Nesta semana, durante a apresentação das aulas, eu coloquei para vocês alguns desafios que juntos iremos enfrentar a partir da próxima aula, pois bem, alguns alunos, com certeza gostariam de saber,por exemplo,o estuda a Sociologia.Aí vai. É uma ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e dos processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições.Logo, é fundamental que o estudioso das sociedades tenha claro, entre outros, o conceito de instituição.Por sua vez Intituições são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos. São produtos do interesse social que refletem as experiências dos processos sócioeconômicos. Em essência, as instituições são responsáveis pela organização que otimiza a satisfação das necessidades sociais.Eis algumas Instituições que fazem parte das nossas vidas as Universidades, a Igreja, os Partidos Políticos, entre outros.Até mais. Paz e Bem! Prof.Vilmar

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Apresentação 2008-Geopolítica

Bem vindos a comunidade da Geografia Política e Geopolitica do Bom Jesus 2008.
Estou abrindo o ano neste sábado,9 de fevereiro para dizer que vamos nos comunicar semanalmente,sugerindo livros,filmes,notícias mundiais e nacionais,muita informação útil ao seu momento de vida,além de contar com a sua participação,aliás como ocorreu no ano passado.
Vou começar com um assunto que tem dominado o noticiário da TV e dos Jornais,a suspensão da compra da carne brasileira pela Comunidade Européia,os europeus alegam problemas sanitários e de higiene da nossa carne,alegam problemas de rastreabilidade(acompanhamento do gado desde a sua origem até a frigorífico quando será abatido)Com isso,deixamos de exportar um dos nossos mais importantes produtos.Qual será a verdadeira razão para tal medida?Será porque o nosso preço é o melhor e com isso mexe com outros fornecedores?Precupamos Irlandeses e Ingleses que também vendem na Europa?O que devemos fazer?Haverá reação do consumidor europeu que deixará de comprar um carne mais barata?Nosso problema é mesmo de higiene?
O que você acha?Opine.Consulte o noticiário que tem publicado este assunto e fique por dentro da informação.Até mais.Paz e Bem!Prof. Vilmar