sábado, 23 de agosto de 2008

Petróleo brasileiro;As reservas do pré-sal

BACIA DE SANTOS; Blocos de pré-sal podem fazer parte de uma só reserva de petróleo, o campo de Tupi e Iara. A estrutura geológica está localizada a uma profundidade de 6 000 metros, e que foi anunciada em novembro de 2007, e deve conter cerca de 8 bilhões de barris, segundo estimativas da Petrobrás.Essas reservas e outras do subsolo brasileiro pertencem a União, ou seja é uma propriedade de toda a Nação Brasileira.Qual deveria ser o destino dos lucros obtidos com a comercialização futura do Petróleo. Educação? Saúde?Opine.Vale a pena saber a sua opinião, afinal você poderá ser o beneficiário ou não.Até. Prof. Vilmar

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Os Alimentos sobem de preço-saiba mais.

Entre outras causas da inflação global dos preços dos alimentos, citamos;
PETRÓLEO-Além de estimular a produção de biocombustíveis, a alta do preço do petróleo, que atingiu recordes históricos, contribui para a inflação sobre os alimentos. Também afeta o preço do diesel, combustível que move máquinas agrícolas e caminhões e dos fertilizantes, alimentando a inflação dos alimentos.
SUBSÍDIOS- Estados Unidos e União Européia compensam com subsídios estatais a produção ineficiente de seus agricultores. Além disso, criaram sobretaxas à importação para proteger o produtor local. O preço desse protecionismo foram preços artificialmente baixos o desestímulo à produção em paises em desenvolvimento, reduzindo a oferta mundial.
ESPECULAÇÃO FINANCEIRA- A crise imobiliária nos Estados Unidos e a queda do dólar transferiram para o mercado futuro de commodities agrícolas um grande volume de recursos que estavam depositados nos mercados de ações e títulos publicos. A queda dos estoques de alimentos eleva as cotações e estimula os fundos de investimento a apostar em altas futuras nos preços, provocando novos aumentos.É isso aí. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Alimentos mais caros.Saiba mais.

As principais causas da inflação global dos preços dos alimentos são;
AUMENTO DO CONSUMO; a demanda mundial por alimentos só cresce, enquanto a produção se mantém praticamente estável. Isso provocou aumento dos preços de todos os produtos agrícolas. Estudo da ONU apontou alta de 50% dos alimentos nos ultimos 6 meses.
CLIMA; desastres como secas, inundações, ciclones, furacões e a crescente desertificação de áreas provocam quebras de safras em várias regiões do mundo.
LIMITES FÍSICOS; as áreas propicias para o cultivo de alimentos já estão ocupadas, à exceção de poucos países, como o Brasil. Nos últimos 35 anos, a população mundial cresceu quase 70% e a área agrícola se expandiu só 10%. Fatores climáticos, como o aquecimento global, a degradação dos solos e a escassez de água, reduzem esses limites ainda mais.
BIOCOMBUSTIVEIS; a disparada do preço do petróleo e as pressões ambientais levaram ao aumento da produção de combustiveis "verdes", que usam grãos como matéria prima; etanol do milho nos Estados Unidos, trigo, na Europa; biodiesel de soja no Brasil. Isto reduziu a oferta de alimentos.
Amanhã tem mais.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O Cáucaso em Guerra - Davi x Golias

"Não bata no urso se ele estiver livre os riscos são muito grandes".

Foi a União Soviética que forçou a Ossétia do Sul a fazer parte da Geórgia em 1921.
É um território com mais ou menos 4 mil km quadrados e com cerca de 70 mil habitantes, encontra-se nas encostas das montanhas do Cáucaso. Falam uma língua própria parecida com o Persa. Os separatistas da Ossétia do Sul, afirmam que foram absorvidos pela Geórgia durante o regime soviético e agora desejam exercer seu direito a autodeterminação. O oorçamento da Ossétia do Sul, cerca de 30 milhões de dólares vem do governo russo. A estatal russa Gazprom, um gigante do ramo do gás, está construindo novas instalações e novos gasodutos na região. Uma força de paz com 1500 membros da Rússia, Georgia e Ossétia do Norte monitoram uma trégua na Ossétia do Sul. A maioria da população tem passaporte russo e utilizam o rublo.
A Georgia acusa os membros russos da força de paz ficarem ao lado dos separatistas que dizem querer independência total da Georgia.
Paz e Bem. Prof. Vilmar

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Reforma Tributária, o Brasil precisa fazer.

A questão tributária no Brasil é muito grave; os mais pobres pagam proporcionalmente mais impostos no País. Estudos feitos pela Unafisco e USP comprovam tal situação. Mostram que pessoas cuja renda familiar alcança até dois salários mínimos, gastam 48,9% de seus recursos mensais com o pagamento de tributos, enquanto famílias que têm uma renda superior a 30 salários mínimos comprometem apenas 26,7%.Esse descompasso ocorre porque mais de 50% da carga tributária no País é indireta, incide sobre o consumo.A reforma que o Brasil precisa deve priorizar; Uma redução de tributos sobre o consumo e isenção da cesta básica.
Aumentar a taxação sobre a renda, a riqueza, a propriedade e sobre heranças.Paz e Bem.Prof. Vilmar.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tibete

O Tibete é uma região da Ásia Central isolada principalmente devido a sua altitude, o que favoreceu o surgimento de uma civilização bem específica e com mais de dois mil anos de história própria. A realização dos Jogos Olimpicos de Pequim transformou-se numa oportunidade para o movimento nacionalista do Tibete realizar manifestações e atrair a atenção internacional;os protestos dos nacionalistas tibetanos e das instituições internacionais que atuam pró-Tibete Livre, reivindicam o fim do domínio da China sobre a região, que é reconhecida como autônoma, mas permanece submissa à Pequim.
No último dia 5 de agosto passado o Mundo não deve esquecer;às 8:15 da manhã daquele dia, em 1945 Hiroshima começa a ser destruida pela Bomba Atômica lançada pelos EUA.A Humanidade deve lembrar sempre esse acontecimento. Paz e bem Prof. Vilmar.