segunda-feira, 30 de março de 2009

O Espaço Geográfico - Um pouco da Àfrica

Os bacongos são uma etnia que habita a região norte de Angola e boa parte da República Democrática do Congo, como uma das 800 divisões do tronco linguistico bantu. Antes da colonização, formaram o poderoso Reino do Congo, que já foi um dos mais importantes da África. resistiram por séculos as invasões portuguesas, até serem totalmente separados pelas fronteiras impostas pelos europeus no fim do século XIX, que dividiram o seu território em Congo Belga, África Equatorial Francesa e Angola. Mas, mesmo após a independência desses tres paises, não escaparam das traumas de guerras, que levaram uma onda de imigração da população bacongo por terras africanas e além-mar, entre elas o Brasil, claro, como escravos. Até Prof. Vilmar.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Mensagem a Lucas Buss

Olá Lucas!

Fico no aguardo do seu artigo!!!

Será um grande prazer postá-lo em meu blog!

Paz e Bem!

Prof. Vilmar

sexta-feira, 20 de março de 2009

Reserva Raposa Serra do Sol-Roraima

Nesta quarta-feira, o STF determinou a retirada de não indios da Reserva Serra do Sol, com uma área de cerca de 1.700.000 he em área contínua junto a fronteira com a Venezuela e a Guiana, que será fundamental para a reprodução da cultura dos povos indigenas.O STF faz 19 sugestões ao Governo e orgãos, entre elas, a presença das Forças Armadas para garantir a Soberania Nacional,a não comercialização de minérios, madeira e outros recursos naturais,cadastramento controle de entrada e saida de pessoas estranhas.Opine, essa decisão foi boa?Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 18 de março de 2009

Os Blocos Econômicos

O fim da Guerra Fria e da bipolarização que ela formava não foi acompanhada pela extinção das tensões internacionais. Se antes elas tinham um carater predominantemente ideológico, agora se revestem de um conteúdo econômico, em problemas comerciais e tecnológicos. Atualmente, em que predomina a internacionalização do capital, consolida-se a interdependência das grandes transnacionais, que ultrapassaram suas fronteiras nacionais e colocam as questões nacionais em segundo plano, hoje os interesses dos Estados ficam dependentes aos interesses do capital internacional.Vivemos momentos comerciais interessantes, como os acordos multilaterais e os acordos entre os tres grandes blocos mundiais; a União Européia, o Nafta e a Bacia do Pacifico, onde despontam tres grandes superpotencias;EUA, Japão e Alemanha. Até a próxima. Paz e Bem.Prof. Vilmar

segunda-feira, 16 de março de 2009

GLOBALIZAÇÃO

Há graves problemas no contexto da Globalização, entre eles;
Desigualdade- é crescente entre os paises pobres e os paises ricos e até dentro dos próprios paises ricos é possivel verificar desigualdades, falta de oportunidades, desemprego e falta de seguridade social.As ameaças do Socialismo após 1945 impulsionou a formação do Welfare States(Estado de Bem Estar Social), com reformas sociais nos paises desenvolvidos, criando uma parceria entre o capital e o trabalho organizado(sindicatos)sob o controle do Estado.
Conflitos Étnicos- é crescente o racismo e a xenobia, especialmente na Europa e nos EUA, devido ao fluxo de imigrantes das regiões mais pobres para as regiões mais ricas, ou seja para paises industrialmente desenvolvidos.
Crise Ambiental-problema mundial que alerta para a necessidade de diminuir as agressões ao meio ambiente que afetam todo o planeta. Por hoje é só. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 12 de março de 2009

Globalização

Retornamos! Pois bem, após alguns dias de ausência, retorno ao tema GLOBALIZAÇÃO; quero dizer que, com a expansão das transnacionais a partir da década de 1950, a globalização foi sendo acelerada com a Terceira Revolução Industrial, foi gerado, um novo sistema de produção econômica, com regras que se uniformizam e se universalizam rapidamente, criando uma nova globalização, as Instituições passam a controlar e organizar essa economia em que as fronteiras entre os Estados perdem a importância, para alguns o Estado Nação enfraquece, prevalecendo o mercado. Muitos Estados disputam essas Instituições para abrigá-las como sede ou filial e que passam a controlar a oferta de empregos, salários e investimentos.
SERÁ QUE ISSO VAI MUDAR COM A ATUAL CRISE ECONÔMICA?
o espaço geográfico mundial tem caminhado em direção a uma crescente homogeneização, fruto da imposição de sistema econômico e social globalizado.
Continuo mais tarde.Até.Paz e Bem! Prof. Vilmar
EM TEMPO; nesta semana, há 50 anos atrás o Dalai Lama, seguiu para um auto exilio na India.Buscava maior autonomia para o Tibete, maior liberdade religiosa, nada disso foi possivel. O Tibete continua uma Provincia da Republica Popular da China.

quarta-feira, 4 de março de 2009

GLOBALIZAÇÃO

Temos muito o que falar sobre esse tema. Começo afirmando que a globalização não nenhuma novidade.Há séculos ela evolui na forma de ciclos, intensificando os fluxos de pessoas, bens, capital e hábitos culturais.Vamos voltar no tempo; a globalização se originou com a primeira fase da expansão capitalista européia, impulsionada pelas Grandes Navegações do final do século XV. Entre 1870 e 1890, a globalização foi novamente intensificada, graças a aceleração dos investimentos internacionais, a ampliação do comercio, ao aperfeiçoamento dos meios de transporte e comunicação.Assim o mundo foi ficando cada vez menor, os intercambios entre continentes e Estados, foi possibilitando uma maior interação e tudo ficou mais fácil. Será?
Após a Segunda Guerra Mundial o processo de globalização foi mais lento, amarrado pelas relações limitadas entre paises capitalistas e paises socialistas e pelas políticas protecionistas.Sòmente na década de 90 os investimentos internacionais retomariam aos patamares da década de 40, e também com a crise do socialismo e o desaparecimento da URSS em 1991.Voltaremos mais tarde para continuar. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 2 de março de 2009

Nacionalismo;conclusão

A Europa Ocidental, um continente que foi marcado pela emigração,durante vários séculos, a apartir da década de 1950 passa a receber milhares de imigrantes, oriundos da Europa Oriental e de suas ex-colônias espalhadas pelo mundo.
Os Estados Unidos, que sempre foram uma Nação de imigrantes, hoje tem apresentado um crescente xenofobismo, há leis que restrigem a presença de estrangeiros nos Estados Unidos, existem cerca de 32 mihões de hispânicos ilegais, há inclusive a possibilidade de criação de um muro, isso mesmo! um muro separando os EUA do México.Muitos latinos são barrados na fronteira norte americana e posteriormente recambiados aos seus paises de origem.Estima-se que cerca de 6 a 7 milhões de pessoas tenham abandonado seus paises de origem, constituindo os refugiados econômicos, políticos e religiosos. Especialistas prevêem um aumento nesse número,motivando paises a criarem legislações restritivas, como um "muro" que os defenda dos imigrantes.
Paea encerrar; Imigração, racismo e nacionalismo caminham juntos.O racismo tem sido ingrediente essencial do nacionalismo.O nacionalismo defende a ideologia de que pertencer a uma Nação constitui sinal de identidade e que isso define a comunidade, como se ela fosse um entidade soberana e única.Volto no ´meio da semana.Gostaria que voces opinassem.Paz e Bem!Prof. Vilmar