sábado, 31 de outubro de 2009

Gabaritos das questões de vestibular

1a. Alguns fatores que levaram ao desenvolvimento da produção de biocombustiveis são; a preocupação com o meio ambiente - aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, que contribuem com o aquecimento global; a alta do preço do petróleo; e a possibilidade de esgotamento das fontes não renováveis de energia, como as reservas de petróleo.
2a. Os riscos de produção de etanol no Brasil são; a expansão da monocultura-área destinada a uma só lavoura; o esgotamento do solo, consequência direta da monocultura, que destroi a biodiversidade; a redução da diversidade da agricultura brasileira, que produz matéria-prima paea a industria e alimentos para a população.

1a. Dois indicadores importantes que justificam a presença do Brasil no BRIC(grupo de quatro paises emergentes do mundo, formado pelo Brasil, Russia, India e China)são: maior variedade de recursos naturais, principalmente a água; e a grande área de terras com clima apropriado para a agricultura.

1a. A maioria dos paises que ainda conservam regimes autoritários pretende manter um rígido controle sobre o acesso de seus cidadãos a internet. Muitos paises exercem a censura na internet, segundo estudos realizados pelas Universidades Inglesas. Em alguns casos, como aponta a afirmação I, a censura tem o propósito preservar a cultura e os valores nacionais, como ocorre no Irã. Em outros casos, como mostra a afirmação II, a restrição é feita para bloquear o acesso a informações políticas e de questões relacionadas aos direitos humanos, como acontece na China, em Cuba e na Coréia do Norte.

1a. Muitas razões podem ser apontadas para a desconcentração industrial, como:
*crescimento da oferta de mão de obra com qualificação adequada fora das capitais e da Região Sudeste, em geral com um menor custo.
*é comum o deslocamento de fábricas para locais onde há ajuda do poder público, seja por meio de incentivos fiscais, seja pela doação de infraestrutura(água, telefone etc.)
*as empresas se deslocam para evitar as dificuldades nas relações trabalhistas nos centros mais tradicionais, nas quais o operário possui melhor organização sindical para manter salários e as demais garantias trabalhistas.
2a. O setor terciário - formado pelo comercio, transporte, comunicações, administração pública e serviços em geral, tornou-se o maior empregador do país porque apresenta uma maior diversificação das atividades do que os setores secundários - industria e construção civil - e primário - agropecuária e extração mineral. Além disso, o setor de serviços utiliza tanto mão de obra qualificada, quanto de baixa qualificação, o que aumenta as possibilidades de criação de empregos no setor.

1a. A atuação dos movimentos separatistas nas republicas que integravam a URSS, precipitou o fim da mesma, em l991. Desde a década de 70 a economia estava estagnada, a população enfrentava desemprego e desabastecimento(falta de produtos de primeira necessidade). Em 1985 foi feita uma grande reforma no país; Perestroika e a Glasnost. O descontentamento aumentou, precipitando o fim da União Soviética.
2a. Após o fim da URSS, a Ossétia do Sul, uma provincia da Georgia, lutou pelo separatismo em relação a Georgia e contou com o apoio de Russia, que entrou em guerra contra a Georgia.
3a.Os movimentos separatistas em Abkházia e na Chechênia são outros exemplos de conflitos na região do Cáucaso. É só. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Questão de Vestibular

Fuveste(2009) O processo de desconcentração industrial no Brasil vem sendo apontado como um dos responsáveis pelos altos indices de desemprego verificados em algumas áreas metropolitanas. Ao mesmo tempo, o setor terciário tem sido reconhecidamente, o grande empregador no atual estágio de desenvolvimento da economia brasileira. Com base nessas informações e em seus conhecimentos,
a- cite e analise duas causas possíveis dessa desconcentração industrial;
b- explique por que o setor terciário tornou-se o principal empregador do país.
Paz e Bem ! prof. vilmar

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Questão de Vestibular

FUVEST(2008)adaptada. A censura política na internet está, em geral, associada à atitude dos paises que pretendem; Falso ou Verdadeiro. Assinale;
1-( ) proteger suas culturas e valores nacionais, inibindo o contato com culturas de outras nações.
2-( ) controlar o acesso a informções sobre a situação política interna e a questão dos direitos humanos.
3-( ) isolar suas economias dos efeitos perversos de um mercado globalizado. Após responder, dê dois exemplos de paises em que a censura a internet ocorreu no ano de 2008 e em 2009. escrevendo as razões dessa arbitrariedade.
Paz e Bem ! Prof. Vilmar

domingo, 25 de outubro de 2009

Questão de Vestibular

UFRJ(2008) A proposta brasileira de estimular a produção de etanol, com tecnologia nacional, para os mercados internos e externos tem sido tratada no cenário mundial com muito destaque.
a) Apresente dois fatores que despertam o interesse atual pelo desenvolvimento da produção de biocombustíveis.
b) Apresente dois riscos da expansão da produção de etanol no Brasil.Até Prof. Vilmar

sábado, 24 de outubro de 2009

Questões de vestibulares

Todos os anos, a partir da revisão final, colocamos várias opções de questões para serem resolvidas, o gabarito saí em uma semana, assim dará oportunidade para que todos tenham tempo para responder. Boa sorte !
UFPR(2009) O Brasil é um país moderno, que está em consonancia com os paises modernizados da atualidade. Mesmo assim, conserva vários bolsões de atraso e alguns indicadores sociais que não permitem que seja incluido no chamado grupo composto pelos paises do primeiro mundo, embora esteja incluido no chamado grupo de emergentes BRIC(Brasil,Russia,India e China). Cite dois indicadores que justificam o pertencimento do Brasil ao BRIC e comente-os. Volto amanhã. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A crise econômica na Russia, um país do BRIC

A Russia está entre as economias emergentes mais duramente atingidas pela recessão mundial. Seu crescimento econômico nos ultimos anos foi de( média) de 7,0 % ao ano(PIB). A previsão para 2009 é uma retração de 4,5 %, segundo o Banco Mundial. A Russia foi prejudicada pela queda nas suas exportações de carvão, petróleo e gás natural, pois com uma queda na produção industrial mundial, esses produtos ficaram muito baratos no mercado internacional. Com isso, interrompeu-se um ciclo de crescimento econômico acentuado na país nos últimos anos. Que deverá recuperar-se em 2010, é o que esperam todos os russos. Em tempo, no final de 2008 o Presidente Russo visitou o Peru, a Venezuela, o Brasil e Cuba, onde assinou vários acordos econômicos, ligados ao petróleo, armas, energia nuclear e tecnologia espacial. Os russos também realizaram exercícios militares com a Venezuela.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Honduras; Golpe ou Contra Golpe?

O Presidente hondurenho foi deposto em junho passado pelo exército de Honduras, a pedido do Poder Judiciário e levado para fora do País(para a Costa Rica).Foi um golpe de Estado condenado pela comunidade internacional, inclusive pelos EUA, que sempre exerceu influência política e econômica em toda a América Central Continental. foi um golpe, porque foi destituido um governo legítimo, eleito pelo voto popular. A Constituição do país não prevê reeleição, o atual Presidente deposto iria realizar uma consulta popular para alterar o texto Constitucional, permitindo a reeleição. Seria um golpe? Haveria desrespeito a Constituição do país?Flagrado pela Corte Suprema e pelo parlamento de Honduras que se recusaram a fazer a consulta popular. Foi então criado um impasse. Governo de fato(Zelaya, que foi deposto). Governo de Direito (com apoio do Parlamento e do Poder Judiciário) E o povo ? Como fica ?
As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 29 de novembro próximo. Vamos aguardar. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Faladeira da 3a. 8a.

Quero ver se você acerta essa;Quando falamos do jornalista e escritor Euclides da Cunha - nascido em 1866 e morto em 1909 - quase sempre abordamos também a Guerra de Canudos, o mais importante conflito na primeira década da República brasileira(inicio, em 1889). Sua grande obra, os Sertões, toma como base as reportagens feitas para o Jornal O Estado de São Paulo, para o qual acompanhou o conflito. Era abolicionista e ferrenho republicano. Foi expulso da Escola Militar após protestar contra a repressão à favor da República. foi a Bahia e acompanhou o beato Antônio Conselheiro no Arraial do belo Monte em Canudos. Depois dessa introdução a pergunta é; Como morreu Euclides da Cunha ? Tem que descrever com detalhes. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

PAC - Ferrovia Norte Sul

A Ferrovia Norte Sul vai interligar as cinco regiões do Brasil por meio de conexões com 5 mil quilometros de ferrovias privadas; essa ferrovia significa uma abertura de novas fronteiras agrícolas, em razão do aumento da capacidade de transporte; no ano de 2007 a movimentação de carga na região centro-norte foi de 4,6 milhões de toneladas, em 2008, foi transportada 1,1 milhão de toneladas de soja e farelo, entre os messe de janeiro e setembro. A eclusa do rio Tocantins que tem a sua obra em 80% concluida vai auxiliar o escoamento da produção agrícola da Região Centro Oeste e do Nordeste, principalmente soja, farelo de soja e minérios. É a integração do Brasil em andamento. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar