domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grécia; um grande problema para a U.E.

Maior dívida da zona do Euro - 120% do PIB em 2010. A União Européia pressiona a Grecia por medidas radicais para reduzir o deficit, cortar gastos, sempre achamos que é um problema apenas da América Latina, não é não! A Grécia tem uma divida de 280 bilhões de euros, e podemos imaginar o custo de refinanciamento desta dívida, que aumenta todo dia. Claro, os mercados cobram caro pela estravagância financeira do país das Polis.Há temores de calote, embora a U.E. tenha condições de bancar esse problema. Ou não? O que deu errado na Grécia? Vamos ver; Entre 2000 e 2010 as suas exportações cairam; Houve um aumento na demanda interna; mão de obra mais cara e vai assim por diante. Solução? Cortar despesas! Congelar salários. Aumento de impostos sobre combustiveis(um dos vilões nas importações da Grécia). Reformas na previdência(aumento no tempo de contribuições, entre elas. Conter a ganância dos especuladores, que nesse momento, agem mais intensamente "quanto pior, melhor"e o mais sério dos compromissos; Recuperar a credibilidade depois de anos publicando dados fraudulentos sobre a saúde financeira do País. O grande perdedor, como sempre o povo grego, aliás é quem paga a conta.Manter segundo a U.E um deficit público de 3% é muito dificil. Vamos acompanhar.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ainda a questão das Malvinas

O imbróglio que envolve as Ilhas Malvinas sobre a soberania reflete um embate entre o direito à descolonização, defendida pela Argentina e a autodeterminação dos povos.(Dr. Larissa Ramina, Gazeta do Povo, 26 de fevereiro de 2010). Na verdade é um problema que mostra um resquicio do imperio decadente na América latina, um encrave colonial no espaço do MERCOSUL. O principio invocado pela Argentina a partir de uma dialética entre legalidade e legitimidade. Já a posição britânica está respaldada na mais pura lógica do imperialismo e do colonialismo.Segundo a Professora Larissa, acertou a UNASUL e os 32 paises da Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe em respaldar as reivindicações do nosso país irmão. É um opinião. Outras vão surgir e vamos acompanhar.Pro. Vilmar

Intervenção Federal no Distrito Federal

Com a prisão do Governador do Distrito Federal, as inúmeras irregularidades apontadas pela Policia Federal e pelo Procurador Geral da República tem havido muitas perguntas sobre uma possivel intervenção federal no Distrito Federal. com a ajuda do Professor Ivo Marcos de História, Alexandre Morais, autor de Direito Constitucional 15a. edição - Editora Juridico Atlas.
A Constituição Federal garante ao Distrito Federal a natureza de ente federativo autônomo, em virtude da tríplice capacidade de autogoverno, autoorganização e autoadministração(Constituição Federal arts 1, 18, 32 e 34), vedando-lhe a possibilidade de dividir-se em municipios. dessa forma, não é Estado, tampouco município, tendo em regra, todas as competencias legislativas e tributárias reservadas a Estados e municípios(Const. Federal arts 1, 32,147).
A intervenção consiste em medida excepcional de supressão temporária da autonomia de determinado ente federativo, fundada em hipóteses taxativamente previstas no texto constitucional e que visa à unidade e preservação da soberania do Estado Federal e das autonomias da União, dos Estados o Distrito Federal e dos municipios.
A União, via de regra, poderá intervir nos Estados membros e Distrito Federal(Const.Federal art 84, X) através do ato privativo do Presidente da República, segundo situações, como manter a ordem, a unidade nacional, repelir invasões estrangeiras, pôr fim a grave comprometimento da ordem pública, garantir o livre exercício dos poderes da federação, organizar as finanças do Estado Membro, garantir a execução de principios constitucionais(direito da pessoa humana, república, democracia, sistema representativo, prestação de contas).
Para que ocorra a intervenção, deve-se observar o que está descrito na Constituição Federal, art. 34, VI e VII, a qual poderá ser requisitada pelo Governo Federal, pelo Poder Legislativo do Estado-Membro a sofrer intervenção, pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Procurador Geral da República. Um pouco complicado, mas é preciso saber. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ilhas Malvinas - Falkland's - Soberania

Há uma disputa em jogo; a quem pertence a Soberania das Ilhas Malvinas(assim chamadas pelos argentinos) ou Ilhas Falkland's(assim chamadas pelos ingleses).É uma longa história, mas que pode ser resumida assim; O fato recente, remonta ao ano de 1982, quando em plena ditadura militar argentina, o arquipélago foi invadido por tropas argentinas, talvez para tirar o foco da sangrenta ditadura que ceifava argentinos que se opunha ao regime ditatorial, os ingleses da Dama de Ferro, a 1a. ministra britânica (Margareth Thachter) deu uma rápida resposta, enviou tropas para o atlântico sul e em poucas semanas retomou o arquipélago.Era o fim da Guerra das Malvinas.Mas, afinal quem tem a soberania do arquipélago?Os ingleses garantem que é deles, os argentinos não reconhecem, logo é uma questão a ser resolvida. Recentemente a Inglaterra autorizou uma empresa britânica a prospectar petróleo no arquipélago, o que levou a Argentina a protestar, aliás conta o o apoio de todos os paises latino americanos nessa questão. Pode acontecer uma situação nova sobre esse problema. A eventual confirmação de petroleo na região, a geopolítica vai mudar, o fluxo de royalties para as ilhas provenientes da venda do petróleo, daria para as ilhas uma mudança no status, deixaria a condição de colonia e passaria a condição de Estado Livre Associado ao Reino Unido da Grã Bretanha, o que valeria dizer que a Argentina teria poucas chances de reivindicar a a Soberania, esta, estaria assegurada pelos ilhéu(Malvinos ou Kelper's.Volto amanhã. Paz e Bem. Prof. Vilmar.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SUDÃO - o conflito na região de Darfur

O conflito na árida e pobre Darfur. começo em 2003, quando grupos rebeldes atacaram alvos do governo sudanês, acusando o Presidente de oprimir os negros da região de Darfur e favorecer a população islâmica arabe.As milicias (Janjaweed) pró governo contra atacaram em atos que foi considerado pela Anistia Internacional como um genocidio, houve execuções em massa, estupros, sequestros de mulheres e crianças. O Presidente do Sudão foi acusado pelo Tribunal Internacional de Haia por crimes de guerra, embora esteja solto.Nesta última semana parece que uma luz surgiu no fundo do túnel, o governo sudanês e rebeldes vão negociar dois pontos; Divisão dos recursos naturais (principalmente água) entre os árabes e negros da região do Darfur e a segurança daqueles que fugiram dos combates e são refugiados e que pretendem voltar para a região. É muito cedo para afirmar que a paz voltará a ocorrer neste país africano. vamos aguardar. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Curdos - Uma nação sem Estado

Os curdos vivem no Oriente Médio, em terras dos Curdistão que correponde a partes do território da Turquia, Irã, Iraque, Siria e Armênia. É uma Nação muito antiga, que se converteu ao Islamismo no século VII, mantém uma lingua própria, o farsi, muito semelhante ao farsi falado no Irã. vivem nas montanhas frias do Oriente Médio e são eximios pastores.Seguem costumes tribais e estão organizados em clãs São fortemente reprimidos pelo governo turco, onde lutam por uma maior autonomia e pela criação de um Estado independente.Na década de 80 apoiaram o Irã na guerra contra o Iraque, em represalia, Saddam Hussein presidente do Iraque mandou matar cerca de 5 mil curdos, e utilizou armas químicas contra a população curda.Os Curdos é o mais numeroso "povo sem pátria" conhecido. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Golpe de Estado - Niger

O Niger, um antiga colonia francesa-tornou-se independente em 1960, muito pobre e situado no Sahel (cinturão da fome), é também o terceiro maior reservatório de urânio do mundo, foi surpreendido na última quinta feira com um golpe de Estado comandado pelas forças armadas, o pais já estava vivendo uma crise politica desde de dezembro de 2009 quando ocorreram as eleições e a oposição boicotou o processo. Ao chegar ao poder os militares; suspenderam a Constituição do país, dissolveram todas as Instituições do Estado, decretaram toque de recolher para a população e fecharam as fronteiras.
A ONU, claro, condenou o golpe e pede que seja repeitado o estado de direito e os direitos humanos e vai buscar junto com orgãos africanos e os golpistas uma saida. Tomara que não ocorra massacres, aliás são comuns no continente. Quem deve estar eufóricos são os contrabandistas de armas, lamentavelmente. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

IRÃ - Programa Nuclear - impasses

No inicio deste mês de fevereiro, o Irã anunciou que iria enriquecer urânio em suas instalações a 20% - grau utilizado na Medicina. Os EUA e a França não aceitaram esta possibilidade de enriquecimento do urânio e contam agora com a adesão da Russia, ficando de fora, ainda, apenas a China que é também membro do CS. Vem aí novas sanções aos Irã, será que vai adiantar?
Atualmente o Irã enriquece urânio, apenas a 3,5% baixo grau apropriado para a produção de energia e um avanço para 20% seria uma ameaça para a produção urânio altamente enriquecido, para produção de bombas é necessário enriquecer a 90%, 95%, atualmente o Irã não consegue atingir esse nível. Futuramente, quem sabe! É bom lembrar que o enriquecimento a nivel de 20% é permitido pelo TNP (Tratado de Não Proliferação) no qual o Irã é signatário.Portanto não tem nada ilegal. As potências mundiais temem que o Irã aumente o enriquecimento no futuro. O Irã nega essa intenção. O Brasil entra na história exatamente aqui, nos defendemos a via diplomática para a superação desse impasse, para isso o Irã tem que ceder, como também os EUA, França, Inglaterra e agora também a Russia.Até mais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

África do Sul - Nelson Mandela - 20 anos de liberdade

Neste dias o mundo livre comemora os vinte anos da libertação de Nelson Mandela, após 27 anos de prisão, isso levou o mundo todo a pressionar as autoridades brancas a rever a pena, de nada adiantou, cumpriu o resultado de um juri branco. Começou então um isolamento e boicote a Africa do Sul que não participou dos Jogos Olimpicos de Tóquio,pois não foi convidada, foi retirada do circuito internacional de fórmula 1 e a maior parte de suas atividades culturais e esportivas sofreu boicote mundial, inclusive do Brasil era uma luta de todos, contra o Apatheid. Em 1970 3 milhões de negros sul africanos foram colocados em guetos - os Bantustões. Começa a revolta no Distrito Negro do Soweto, fica no sudoeste de Joanesburgo e até hoje é um símbolo na luta pela liberdade de Mandela e resistencia a repressão branca, aí reside Desmond Thuthu, religioso que liderou os rebeldes de forma pacifica. Hoje, o pais da Copa do Mundo, do fim do Apartheid e de Nelson Mandela tem muito o que fazer, que ainda não fez; combater a criminalidade que é alta em todo o país, o desemprego, apresenta indices elevados, mais de 20% da PEA, a péssima qualidade da educação publica, para variar e uma saúde pública com sérias deficiencias, inclusive com os altissimos indices de população infectada com o HIV. Voces sabem quem são as maiores vítimas? Acertou ! A maioria negra. Até mais. Bom final de Semana e Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Você Sabia?

Em uma das postagens feitas sobre o Socialismo Utópico, vem com certeza uma dúvida, por que Utópico? Para entender é preciso saber algumas coisas sobre Thomas More (Thomas Morus) que na vida fez de tudo um pouco, mas foi sobretudo um humanista. deu aos filhos uma educação avançada para a sua época, deu a eles oportunidades iguais, rigorosamente iguais, embora sejam filhos de mães diferentes. Algo quase inimaginável. Foi escritor, e sua mais importante obra foi UTOPIA (1516), em grego utopus que quer dizer em lugar nenhum. No livro criou uma ilha reino e acreditava numa sociedade de iguais( lembre-se educação iguais aos filhos) e era a sua sociedade ideal.
Em 2000, São Thomas Mores foi declarado "Patrono dos Estadistas e Políticos" pelo falecido Papa João Paulo II. Estava esquecendo de algo muito importante sobre Thomas Mores, foi canonizado como Santo da Igreja Católica em 9 de maio de 1935 pelo Papa Pio XI. Até mais. Paz e Bem ! Prof.Vilmar

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Socialismo - continuação Socialismo Científico.

Anteriormente tratamos do Socialismo Cristão e do Socialismo Utópico, hoje veremos alguns aspectos do Socialismo Científico ou Socialismo Marxista, faz uma análise crítica da realidade realidade política e econômica da evolução histórica das sociedades e do capitalismo, é interessante observar que nas suas idéias Marx e Engels imaginavam ações revolucionárias em paises mais desenvolvidos da Europa Ocidental rica. Organizar partidos que defendessem a luta armada para chegar ao poder. A luta do proletariado. mas não deu certo nesta parte da Europa, esse socialismo ocorreu justamente num Estado agrário, pobre e de camponeses famintos - era a futura URSS, com a queda do cazarismo(NicolauII) isso deu-se em plena 1a. Guerra Mundial, em 1917.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Socialismo Utópico e Socialismo Científico

Ontem eu abordei sobre o Socialismo Cristão, alguns alunos me perguntaram se o Forum Social Mundial tem haver com esse tipo de Socialismo. bem, o FSM foi criado no inicio deste século, exatamente para se opor ao Neoliberalismo e é claro ao Forum Econômico de Davos, naturalmente, muitos participantes do FSM são socialistas, anarquistas,democratas e esquerda. Hoje eu vou tratar do Socialismo Utópico, que pode ser resumido assim; seus seguidores expuseram uma sociedade ideal(Utópica)com caracteristicas plena de igualdade entre as pessoas, um governo livre e que atendesse as necessidades vitais;moradia, alimentação, cuidados com a saúde e um salário que apenas cobrisse suas necessidades, sem juros, sem acúmulo de riquezas e bens patrimoniais. Invariavelmente seus adeptos não apresentam os meios de como alcançar essa modalidade- Utopia, vem do nome da obra escrita por Thomás More ( Morus ), amanhã falarei um pouco sobre Morus (forma latinizada). Até. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Inicio de um novo desafio-faça a sua pergunta

Hoje começa um novo ano letivo, quero dar boas vindas aos que vão acompanhar o nosso trabalho no Blog, aos antigos, mas sempre presentes, os ex-alunos, que continuem com suas visitas ao material que eu vou disponibilizar, atualizando-os. Por sugestão de vários alunos do ano passado, vou abrir uma nova situação;" Faça a sua pergunta", claro que dentro do que eu faço; Geografia Politica, Geopolitica e assuntos do momento. Recebi um pedido e vou atender,após algumas pesquisas, consegui produzir o que segue; Fui perguntado se existe uma modalidade de socialismo cristão. Sim, existe e aliás são muitos os seus adeptos, inclusive no Brasil. Os socialistas cristãos defendem ideais socialistas e cristãos, que são interligados e compatíveis. Defendem as organizações sindicais. a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e da vida. Defendem a justiça social. Na Igreja Católica o socialismo cristão ganhou força com a Enciclica "Rerum Novarum" (Leão XIII - 1891) O catolicismo social recusa a luta de classes, promove a colaboração entre patrões e empregados, prega a intervenção do Estado para corrigir males criados pelo desenvolvimento industrial. Prega a justiça social e distribuição igual da riqueza produzida. Podemos incluir na sua ideologia a Teologia da Libertação.Volto amanhã. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Depois do COP 15 - Copenhague-2009

Críticos condenaram o Acordo de Copenhague e afirmaram "foi uma acordo fraco", com o qual concordamos. Lembrei de uma famosa resposta dada pelo então Primeiro Ministro da República Popular da China, Chu En Lai, em 1950 quando foi pedido a sua opinião sobre a Revolução Francesa que ocorreu em 1789 ele responde;"É muito cedo para dizer". Talvez seja muito cedo para julgar a COP 15. De qualquer forma, o Acordo de Copenhague, apresenta-se como uma tentativa de manter o aquecimento global dentro de 2 graus Celsius.Os paises desenvolvidos enviaram recentemente para a ONU suas metas para 2020, já os paises em desenvolvimento são incentivados a apresentar planos de ações de redução. O caso do Brasil, o ambiente está incerto e falta transparência. este será um bom tema para a campanha política neste ano de eleições no Brasil. Vamos acompanhar, o importante é não se omitir. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Em tempo de Copa - África

Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia, falando sobre a partilha da África fez uma interessante afirmação; "Quando os europeus chegaram, nós tinhamos as terras e eles a Biblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tinhamos a Biblia e eles as terras".A frase expressa como os europeus utilizaram a sua cultura, no caso a religião para dominar a África, no caso de Kenyatta o território do Quenia. Por meio do imperialismo, de maneira forçada grande parte dos paises africanos foram submetidos a exploração capitalista. Perderam suas terras, foram submetidos a imposição dos valores culturais dos brancos,utilizaram de uma filosofia racista para se posicionarem de que eram portadores de uma cultura mais avançada, fica muito claro a submissão e a exploração econômica do continente. Se o Apartheid foi abolido na África do Sul na década de 90, graças ao mivimento negro liderado por Nelson Mandela, o Apartheid Social ainda predomina na maioria dos paises africanos. Até mais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Não culpe a chuva por favor!

Ontem uma das mais brilhantes cabeças da ciência geográfica, professor da USP, aposentado, ex- Presidente da SBPC(Sociedade brasileira para o Desenvolvimento das Ciências) fez uma enfática e clara afirmação, não se pode responsabilizar as enchentes que ocorreram no mês de janeiro e neste inicio de fevereiro apenas as chuvas(é sempre mais fácil justificar, explicar problemas através das forças naturais-lembrem-se dos últimos apagões; no governo FHC as secas fizeram baixar os níveis das represas-ficamos no escuro-todo mundo pagou essa conta, no governo Lula, mais recentemente aos ventos e relâmpagos-novamente a escuridão.Os rios, como se aprende nas escolas são canais naturais que escoam os excedentes, aquilo que não evapora, aquilo que não infiltra(aquilo é água)logo se você invade as áreas de escoamento, terá como consequencia o que estamos acompanhando neste verão austral.Essa invasão é em nome da especulação imobiliária, da pobreza, da falta de planejamento e da irreponsabilidade do poder público.É simples, como diz o Professor Aziz Ab'Saber, este brilhante geógrafo.Só mais uma coisa, este Professor foi e é a maior defensor da Amazônia brasileira.Afirmou na década de 1960 que a planicie amazônica não era a maior planicie do Brasil, estava absolutamente certo, é a planicie do Pantanal Matogrossense. Até mais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Faça a pergunta;

A Fernanda fez uma boa pergunta sobre a borracha e a Amazônia brasileira.O que levou Henry Ford a investir em seringais na Amazonia e por que não deu certo.
Bem, a industria automobilistica americana(leia-se Ford)era dependente da borracha produzida no sudeste asiático(muito cara, por sinal)daí Henry Ford adquiriu terras no Estado do Pará, nas margens do rio Tapajós e construiu a Fordlandia, cidade que aborvia trabalhadores, técnicos e administradores americanos. Não deu certo, terreno que só permitia acesso via fluvial, clima excessivamente quente, proliferação de fungos que atacavam os seringais, além de um total desconhecimento da região, costumes locais de caboclos, indios e mestiços, todos coletores e não agricultores, espera prolongada para extrair o látex(7 a 10 anos)baixos salários(como sempre)ou seja o modelo colonial em pleno século XX,apontando pelo interesse empresarial da região e voltado para as exportações-um modelo de plantation, e é claro o surgimento da borracha sintética. Fernanda, acho que respondi a sua pergunta... ou não? Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Faça a pergunta.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma boa noticia-Vamos conferir; FMD - FMI

No último Forum Econômico em Davos que ocorreu na última semana de janeiro, o FMI na pessoa do seu Diretor, afirmou que será criado um FUNDO VERDE, que poderá chegar a 100 bilhões de dólares anuais para ajudar os paises pobres a enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. É preciso muita criatividade no tema aquecimento global, já que os paises pobres não tem condições e meios financeiros para enfrentar o desafio e os paises ricos foram limitados pela crise financeira atual.Vamos aguardar e acompanhar se desta vez o Fundo Monetário age como agiu em relação aos paises devedores do fundo no passado.O Brasil pode tirar proveito econômico, temos condições geográficas e econômicas para isso; clima, espaço(área)solo, mão de obra e muita vontade de superar as questões ambientais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar