quarta-feira, 30 de junho de 2010

China - um crescimento invejável,vamos conferir.

A economia chinesa, que vem crescendo em média mais de 10% ao ano, ainda apresenta graves problemas, tais como; má organização e insuficiência de infra estrutura, elevadas taxas de desperdicio, baixa produtividade e elevados subsídios fiscais. A manutanção de altos indices de crescimento só tem sido possível graças à elevada taxa de poupança interna, os pesados investimentos internacionais e o baixo custo da mão de obra - há uma lei que limita a jornada de trabalho em 44 horas semanais e estabelece um salário mínimo mensal de 48 dólares mensais, mas, como não há sindicatos ou justiça do trabalho, ela não é respeitada.
Já foram privatizadas mais da metade das 300 mil pequenas e médias empresas estatais e a meta é manter o controle de 700 grandes empresas estatais, consideradas estratégicas; o setor petroquímico, hidrelétrico, telecomunicações e de material bélico.Por hoje é só. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

terça-feira, 29 de junho de 2010

China - um pouco mais

Ontem vimos que a produção agrícola da China aumentou. A partir de 1958, o governo Chinês introduziu um maior controle sobre a produção agrícola do País; criou as grandes comunidades agrícolas, que eram obrigadas a produzir cotas de produtos agrícolas escolhidos pelo Estado.Eram chamadas de COMUNAS POPULARES e chegavam a ter cada uma delas entre 10 a 20 mil familias, mantinham na zona rural, as funções industrial, administrativa, política, educacional, social e militar, ou seja era verdadeira cidade como tudo o que as familias precisavam.
No final da década de 70, o País adotou a politica das Quatro Modernizações, que passou a permitir a propriedade privada e as cooperativas na zona rural e além de criar as ZEE (Zonas Econômicas Especiais) na zona litorânea, destinada as exportações e abertas aos investimentos estrangeiros. No início de 2002, foi abolido o sistema de cotas de produção obrigatória, integrando de forma mais profunda o campo às reformas que estão direcionando o País a uma economia de mercado. Em bora a produção agrícola esteja entre as maiores do mundo e tenha uma grande capacidade de expansão, a FAO acredita que a produção não será suficiente para atender a demanda interna, devido o acelerado crescimento do consumo, não devemos esquecer que a população é a mais numerosa do mundo. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

China- um pouco mais;economia

A economia chinesa é uma das mais diversificadas do mundo e apresenta contrastes no desenvolvimento regional e setorial. A agropecuária constitui uma das suas principais atividades econômicas, principalmente se a observarmos sob o ponto de vista da ocupação da mão de obra. Em 1980 o setor primário absorvia 68,7% da PEA, mas em 2000 essa parcela já havia caido para 50,1% (mais de 355 milhões de trabalhadores no campo). Isso não significa que a produção agrícola DIMINUIU, pelo contrário; a produção aumentou e a produtividade do camponês e da terra subiram bastante. Com a revolução socialista de 1949 ocorreu a coletivização das terras e o controle estatal da economia. Amanhã tem mais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

domingo, 27 de junho de 2010

Um pouco sobre a China

Ainda é um país rural- em 2000, a população urbana era de 34,4% deve, com certeza ter aumentado um pouco.É preciso tomar cuidado com esses numeros sobre o mundo urbano chinês. Em termos percentuais é um número baixo, muito baixo. No entanto, se analisarmos em números absolutos, a China surge como o pais de maior populaçao urbana do mundo! Em 2000 viviam nas cidades 458 milhões de chineses. Não há no mundo, exceto a India, que tenha esses número de habitantes em seu território. A cidades chinesas são numerosas e muitas delas estão entre as megacidades do mundo; Xangaí, Beijing, Whuan, Cantão,Nanquim,Tianjin. Os orgãos chineses de planejamento, buscam conter o crescimento das cidades atuais por meio de criação de pequenas e médias cidades. Impõem rigorosas restrições aos deslocamentos entre cidades e incentivam a transferência de populações urbanas para as zonas rurais, principalmente em frentes pioneiras, para regiões subpovoadas de Sin-Kiang, Tibete e Mandchúria.Amanhã, um pouco mais sobre a China e a sua economia. Bom domingo. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Respostas das questões propostas

* desenvolvimento sustentável.
* paises ricos são os que possuem menor proporção de população mundial e consomem a maior proporção dos recursos naturais do planeta. Pequisas apontam de 15 paises europeus mais o Canadá e os Estados Unidos, portanto 17 paises, consomem 64% de todos os recursos naturais e claro produzem a maioria do lixo, e são detentores das emissões de Co2.
Acho que sabemos onde estão os nossos maiores problemas com a sustentabilidade.
Até mais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

domingo, 20 de junho de 2010

Uma questão de vestibular

1-Como se chama o socioeconômico que visa a melhoria da qualidade de vida e a conservação ambiental. preocupando-se com as gerações futuras?Como se chama?


2-Os recursos naturais do planeta estão acabando mais por gasto excessivo...do que pelo tamanho da população.Justifique.

Respostas amanhã.

Paz e Bem ! Prof. Vilmar

sábado, 19 de junho de 2010

Em tempos de Copa do Mundo

Vou dividir com os que lêem o que escrevo um artigo que li na Folha de São Paulo, o colunista é o Senador José Sarney, vou tentar reproduzir o que ele escreveu interpretando. Vamos ver; Na formação social do Brasil, há uma página vazia, quase em branco quando se trata de jogos. Nós temos o carnaval, o sincretismo religioso, a dança, a música, enfim várias manifestações culturais, mas quando se fala em jogos somos uma negação. O futebol não é da nossa origem, foi trazido pelos anglo saxões (ingleses) e era um divertimento de aristocratas e ricos, e praticado em clubes fundados por estrangeiros em São Paulo, coisa de gente fina (tem histórias que diz que mulato cobria-se de pó de arroz para jogar com os grão finos). A pergunta que se faz é; como passou de um jogo de ricos e brancos, para ser a paixão de pobres, negros cafuzos, brancos, abastados, homens e mulheres.Um esporte de todos. O sociólogo Roberto da Matta atribui essa paixão que o brasileiro tem pelo futebol porque ele é FÁCIL DE APRENDER E DE ENSINAR, podemos acrescentar também disponibilidade de espaço, custo muito baixo, o clima tropical e uma bola que pode ser de meia, ou pano senão tiver uma outra. Nada mais democrático; não há diferença de raça ,de religião, pobre ou rico. Todos torcedores. Pentacampeões. O que falta para nós é um Prêmio Nobel. Esqueci, as regras do jogo, aprende-se rápido, pois são muito simples. Acho que devemos tornar tudo mais fácil de ensinar, pois será fácil aprender. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resposta da questão sobre a África Subsaariana

a-As crise agudas de fome (fome aberta) deriva da indisponibilidade absoluta de alimentos. A subnutrição não deriva da falta de comida, mas da carência de renda. A escassa renda disponivel é direcionada para necessidades inadiáveis, como; compra de remédios, roupas, moradia ou transporte para o trabalho.
Observe que; indisponibilidade de alimentos, quer dizer não ter acesso ao alimento ou só uma parte dele- um refeição ao dia, as vezes é obtida através da de doações, ou busca no lixo, restos de restaurantes etc.
b-As crises na África Subsaariana coincide de modo geral com grandes secas ou inundações ou conflitos. Por trás existem fatores estruturais responsáveis pela miséria; excesso de população, produção voltada para o mercado externo, sobra pouco para o mercado interno (muita gente, pouco alimento e muitas vezes muito caro....logo vem a fome.).
Até. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

África Subsaariana - questão de vestibular

As crise agudas de fome que atingem periodicamente paises da África Subsaariana, estão sempre associadas a catástrofes naturais, como secas ou inundações ou tendo como causa os conflitos étnico-religiosos e guerras civis, é assim, em especial no Sahel.Muitas vezes, a crise de fome se instala a partir de uma combinação dos dois tipos de fenômenos (naturais e étnico religioso ou politico).
a-Diferencie, conceitualmente, a crise agusa de fome da subnutrição.

b-Identifique algumas causas que explicam a instalação eventual de crises de fome na África Subsaariana.

Esta questão é uma adaptação de questão da UNICAMP - SP.

Resposta na 4a. feira.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Movimento sionista

Movimento nacionalista que objetivava a criação de um Estado judaico - Israel - num território sagrado para esse povo - A Terra Prometida, também disputada por palestinos. A 1a. guerra entre judeus e árabes ocorreu em 1948/49 surgindo o Estado de Israel e não ocorrendo a formação de um Estado Árabe Palestino, que até hoje, luta pelo seu Estado, ocupa a Faixa de Gaza, mas com as fronteiras controladas por Israel, há um governo que nega a existência de Israel, é o governo do Hammas, grupo radical. Em dezembro(2008) e janeiro (2009) sofreu ataques de Israel. Em 2010, navios turcos foram interceptados pelas forças armadas de Israel, motivo suspeitos de tripulantes ligados a grupos palestinos radicais. Os palestinos contam o o apoio da Siria e do Irã nessas questões que envolve a resistencia a Israel.
Demais conflitos; 1956 guerra de Israel contra o Egito.
1967 guerra dos 6 dias de Israel contra os paises árabes Egito, Siria e Libano.
1973 guerra do Yom Kippur Israel contra Egito e Siria.
Paz e Bem ! Prof. Vilmar

terça-feira, 8 de junho de 2010

Questão nuclear

Em maio de 2009 a Coréia do Norte fez testes nucleares, o que provocou críticas da comunidade internacional. O Conselho de Segurança da ONU aprovou a adoção de sanções econômicas mais duras contra o país.
A AIEA tem monitorado as atividades nucleares do Irã, embora o governo repita que o seu programa tem finalidade pacífica.
India, Paquistão e Israel possuem a bomba atômica.
Outra preocupação é o antigo arsenal da URSS.
O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) prevê que sòmente os cinco paises que explodiram bombas atômicas até 1 de janeiro de 1967 - EUA, Russia, China,Inglaterra e França- podem mantê-las. Os demais devem se comprometer a não desenvolver armas nucleares. Os paises acima , India, Israel, Paquistão, Coréia do Norte e Irã, não assinaram o TNP. O que foi feito a´té agora. NADA! Acho que passaremos este século desse jeito, sem fazer nada.
Paz e Bem ! Prof. Vilmar

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Islamismo

É a religião que mais cresce no mundo, estão concentrados no Oriente Médio, Norte da África e Sudeste Asiático. Foi fundada por Maomé no século VII e se baseia no Corão ou Alcorão, também chamado de Livro de Deus (Kitab Alah). Os seus seguidores são chamados de muçulmanos. O fundamentalismo não é exclusivo do islamismo. Duas correntes dentro da religião; os xiitas e os sunitas, muitos são radicais, outros moderados e uma parcela significatica é conservadora.
Quanto aos costumes, os fundamentalistas advogam o radical e urgente rompimento com os valores ocidentais;as mulheres emancipadas pelas leis secularizadas devem voltar a usar o Chador ou a Burka, não devem ter acesso a instrução e nem ser atendidas por médicos homens. O ensino em todos os niveis deve priorizar o religioso e as leis comuns devem acolher as regras corânicas ( açoite ou lapidação para os adúlteros, execuções públicas acompanhadas de chibatadas. Os chefes religiosos lançam mãos da FATWA ( uma sentença religiosa) que pode condenar a morte o infrator. O intelectual , escritor, novelista, jornalista,professor considerado blasfemo ou herético está sujeito a ser morto por qualquer seguidor da fé.
Lapidação é o ato de matar a pedradas.
Secular ou secularização; próprio do século, que não é religioso, temporal, mundano.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
As respostas da postagem anterior - chifre da África e mar Vermelho.
Suyan - BJ 2009 - vi a sua sugestão, gostei e acho que o mais importante é que é uma tecnologia tupiniquim, ou seja coisa nossa. Ganha o Professor os alunos e todo o meio ambiente; Ensinar, pesquisar e descobrir é para isso que a Universidade existe. Foi muito bom revê-la.

domingo, 6 de junho de 2010

Éritréia -teste os seus conhecimentos

1-É um pequeno país, muito pobre, tornou-se independente da Etiópia em 1993, é habitado por muitos povos; nilotas, gallas, tigre, somalis.Em qual região o país se encontra?
a-África Ocidental b-Chifre Africano c-Sahel Africano d-Magreb Africano e-Kalahari Africano.

2-A Éritréia ocupa uma importante posição estratégica na região do Estreito de Bab-El-Mandeb, estreito que controla o aceso de navios petroleiros e outros que se dirigem ao Canal de Suez. O mar que banha a costa da Éritréia é;
a-Adriático b-Pérsico c-Ormuz d-Vermelho e-Chat-El-Arab.


Respostas amnhã, bom domingo. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

Eritréia - teste os seus conhecimentos.

sábado, 5 de junho de 2010

África do Sul - É bom saber

Durante o regime racista da África do Sul, o Apartheid, os brancos no poder criaram os Bantustões ou Homeland, que eram pseudo-Estado de base tribal, de forma a manter os negros fora dos bairros e das terras agricultáveis, mas perto deles para servir de mão de obra abundante e barata (inteligente estratégia). Assim, a África do Sul, dividida por "territórios autônomos" era facilmente controlada pelos brancos que sempre foram minorias. É interessante saber que os negros trabalhadores oriundos dos Homelands ou Bantustões tinham preferência nas contratações, quer dizer conseguiam serviço (trabalho) mais fácil, quem vivia nos Homelands eram "mais confiavéis". O termo Bantustões vem de Bantu (povo africano) e Stões(vem do do persa,quer dizer território de um povo).Já os brancos utilizavam o termo Homeland.
Quem acompanha os preparativos pela Copa do Mundo de Futebol está lendo, escutando a mídia utilizar a palavra Townships-o sentido é clássico, refere-se a qualquer bairro de negros nos suburbios das grandes cidades sul africanas, são carentes em energia elétrica, transporte coletivo e água. O mais famoso é o Soweto, bairro populoso (acredita-se que tenha mais de 2 milhões de habitantes (!?) nos arredores da ex- cidade do ouro Joanesbugo, onde até hoje vive o bispo Desmond Tutu, tão importante na luta anti - Apartheid, como o lendário Nelson Mandela cuja mensagem é reconhecida no mundo todo "Você é o dono do seu destino". Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bons filmes e documentários-sugestões

Escrever e falar sobre a América Latina é sempre muito complicado, as opiniões na maioria das vezes não são convergentes, principalmente quanto ao futuro desta parte do mundo, o que podemos esperar, nossas possibilidades, chegaremos no fim a mesma condição da Europa, ou da América Anglo Saxônica. O que está faltando?Acho que uma boa leitura, aliás, sou daquelas pessoas que embora tenha colocado a Internet como uma inseparável companheira e amiga, não acredito que tenha mais força que o livro, o jornal e filmes, isso mesmo, há muita coisa boa para ser vista, claro que de uma forma isenta. Acho um pouco chato esse tipo de discurso, mas...já foi.
Já vi boas produções. Não sou fã do cinema norte americano, aliás entendo pouco sobre produções cinematográficas, de qualquer forma, é preciso "tirar o chapéu" para o americano Oliver Stone, que se diz um apaixonado pela América Latina, não sei se verdade, de qualquer forma é quem mais produziu diante da câmaras filmes sobre a América, finalmente as sugestões;
Salvador (1986) -- Comandante (2003) -- Loo King For Fidel (2005) e está lançando nesta semana na América do Sul, Ao Sul da Fronteira (geopolítica latino americana-2010)ainda não vi, mas li comentários na Folha, e na midia argentina ( têm bons críticos, e é bom variar em relação a comentários políticos).Volto amanhã. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

quinta-feira, 3 de junho de 2010

RUANDA; Uma guerra, um genocidio.

País subsaariano, antiga colônia belga até a década de 1960, quando tornou independente; durante mais de quarenta anos, os belgas tornaram a minoria Tutsi, a etnia escolhida pelo colonizador, uma estratégia para manter o dominio sobre Ruanda; tinham muitos privilégios, cargos públicos, membros do exército colonial, funções relevantes de confiança dos belgas. Em 1962 o país torna-se independente-é o inicio da perseguição aos "privilegiados" Tutsis, pelos Hutus, a outra etnia de Ruanda, que inclusive chegou ao poder e elegeu o primeiro preseidente após a independência. Perseguidos os Tutsi, exilaram-se nos paises vizinho e organizaram uma resistencia para para retornar ao país, e isso ocorreu em 1990 é o inicio da Guerra Civil entre a maioria Hutu e os Tutsi - 2 milhões de refugiados e 900 mil mortes - as principais vitimas foram tutsis, incluindo mulheres, crianças, idosos, mortos a facões, pauladas e foices. Os problemas nesta primeira década do século entre os dois grupos não foram totalmente resolvidas, dada a proporção da guerra civil. Ruanda é pressionada a repatriar seus refugiados,que se encontram em condições lamentáveis nos paises vizinhos. Há muitos prisioneiros que estão no país, acusados de participarem do genocidio em 1994 e não foram a julgamento, ainda. è mais uma triste história do continente da copa. Pronto Luiza, faça um bom uso das informações.Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 1 de junho de 2010

ÁFRICA DO SUL - O país da Copa IV

Até hoje a Copa gerou 20 mil empregos diretos temporários, só na industria da contrução civil, são pessoas que ganharam habilidades e experiências que permitirão essa pessoas a participar de outros empreendimentos no País. è preciso também identificar esses trabalhadores; são sul africanos? vieram da Suazilandia, Zâmbia ou Lesoto, paises fronteiços da África do Sul, e talvez aceitassem salários mais baixos. São perguntas cuja resposta o tempo vai dar.De qualquer gerou neste setor 20 mil empregos.
Para encerrar a série; O Comitê Organizador da Copa, encomendou uma auditoria (Empresa Thornton) uma previsão do "negócio" Copa na África do Sul, eis os dados principais;
*Impacto de 55 bilhões de rands(moeda local) ou em Real-13,23 bilhões de reais na economia sul-africana.
* 8,5 bilhões de rands ou 2,04 bilhões de reais com o turista e turismo; inclui os safaris que são incluidos os pacotes (entrada para jogos e lazer).
*Foram construidos e reformados 35 hotéis, que ficará para futuros negócios.
*Foram construidos, reformados e ampliados 9 sedes dos jogos, gerando no conjunto 415 mil empregos, que cerca de 5% serão empregos definitivos.
Dá para tirar várias conclusões se valeu o investimento ou não. Volto amanhã, para responder a Luiza que tem algumas dúvidas sobre Ruanda e os Hutus e Tutsis. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.