quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aviões brasileiros-Embraer e o futuro

A Cris Marins- Fera 2010 solicitou e eu vou atendê-la;nosso orgulho na aviação civil e militar, chama-se EMBRAER, que nasceu por iniciativa do governo brasileiro em 1969 e produziu o conhecido Bandeirante.A mão de obra utilizada então, principalmente os mais qualificados - engenheiros, eram formados pelo ITA e CTA, e sua sede encontra-se até hoje em São José do Campos (SP). Em 1994, após muita discussão, foi privatizada e passou a chamar-se EMBRAER S.A.
Isso ocorreu no governo de Itamar Franco.
O Bandeirante tem mercado, na Europa, Ásia, África e na América Latina, ou seja voa no mundo todo, é eficiente, de baixo custo operacional e seguro. Derrotou na década de 90 a Empresa Bombadier Canadense, ganhamos o mercado pelo preço e qualidade.Hoje é a terceira maior produtora de aviões do mundo. Isso mesmo! Não errei. Perde para a Airbus e Boeing.
A EMBRAER produz o Tucano, avião de combate tático e turbo hélice militar tem múltipla função e é vendido para 15 paises pois permite treinamento de pilotos e é eficaz em operações de combate-muito utilizado pela Colômbia no combate as FARCS.daí ser a Colômbia o nosso maior cliente.
Nossos negocios vão de vento em popa com os chineses, temos até uma fábrica de aviões na China, na cidade de Harbin, próximo a fronteira com a Russia é uma Joint-Venture. Produzimos para os chineses o EMB E-190 de 120 lugares, de alta tecnologia. No próximo ano, 2011, a EMBRAER, associada a AVIC chinesa, deve entregar as encomendas do ERJ- 145 de 50 lugares.
Outro cliente em potencial e a FAB brasileira que receberá o cargueiro KC-390 que vai transportar 90 toneladas e 30 soldados.
A Marinha do Brasil contratou a EMBRAER para modernizar seus 12 caças AF1 e AF2 usados no porta aviões São Paulo nos próximos anos.UMA NOVIDADE;
Avião movido a álcool,que foi testado em 2002, com sucesso, para aeronaves pequenas-EMB 202 Ipanema-as expansão das fronteiras agrícolas-soja e cana de açucar e as culturas energéticas de exportação vão exigir aviões agrícolas e este mercado é muito promissor. O pioneiro neste avião foi o ITA, que produziu o IPANEMA.Temos uma fábrica da EMBRAER em Portugal e a maior novidadena próxima década está prevista par 2012 e 2013 quando devem entrar em operação o Legacy 500 e o Legacy 450.
Por hoje é o que eu tinha para escrever, espero ter ajudado a Cris e outros. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 12 de dezembro de 2010

Férias merecidas

Aos meus seguidores quero desejar um Natal com muitas luzes. Que São Francisco e outros estejam sempre ao seu lado. estendo meus votos as familias. Volto dia 28 de dezembro, férias de professor é muita curta. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Ações Afirmativas

Tenho sido indagado com frequência sobre Ações Afirmativas; aí vai. É um conjunto de medidas governamentais ou de iniciativa privada que visa a abrir oportunidades sociais, econômicas, educacionais e culturais, para compensar desigualdades. Não tenho muita certeza, mas parece que o termo foi utilizado pela primeira vez pelo ex-Presidente Kennedy (se alguém puder contribuir com essa incerteza, o espaço está aberto). As ações afirmativas estão se consolidando no mundo todo. No Brasil, por exemplo; criação de vagas para estacionamento para idosos e deficientes físicos nas ruas e em espaços de uso público. Cotas para a representação das mulheres nos partidos políticos. Reservas de vagas nas Universidades Públicas a afrodescendentes.
Recentemente o Cogresso Nacional aprovou o Estatuto da Igualdade Racial, falta a sanção do Presidente da República, fala inclusive da liberdade religiosa e alfabetização de indigenas na sua própria lingua. O avanços são lentos, a inserção social também; Veja alguns números; aumento da população indigena; isto significa que a mortalidade infantil indigena está diminuindo, até pouco tempo atrás, a anemia era epidêmica entre eles. A expectativa de vida entre brancos e negros diminuiu(caiu de 5,6 para 3,2 anos); a diferença na taxa de mortalidade na infância entre negros e brancos (caiu de 84% para 27%) e o analfabetismo que era de 9,5 % entre os brancos caiu para 6,5% e os negros que era de 23,4% caiu para 9,5%. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Verão;uma tragédia anunciada para o Brasil urbano

Começa o verão e com ele as chuvas e muitas cidades passam a viver a angustia das enchentes; conhecer os ciclos fluviais e, no projeto de urbanização, preservar as áreas inundáveis para os rios evitaria calamidades. segundo a ONU; Inundação é o desastre mais comum no mundo; o crescimento da população em áreas inundáveis e o agravamento das mudanças climáticas aumentam a cada ano a frequência e a severidade das enchentes. Segundo a ONU, 150 milhões de pessoas, principalmente pobres, são afetadas pelas enchentes todos os anos na Ásia, na África e na América Latina.
É bom relembrar; a água da chuva tem o seguinte destino; 3% é absorvida pelo solo;25% ocorre a evapotranspiração e 72% da água de chuva escorre pela superficie ou pelo esgoto, com grande volume e muita velocidade.Na maioria dos casos ocorre; o assoreamento, o lixo e as construções diminuem a capacidade de escoamento do rio e das águas pluviais. Edificios e pavimentos impermeabilizam o solo. Os solos impermeabilizados, os sistemas de coleta pluvial e os córregos canalizados aumentam a vazão das águas.As consequências; a cheia invade construções, danifica a infraestrutura urbana e pode arrastar pessoas e animais.
Sem planejamento urbano nem gestão urbana corretos, áreas de riscos como morros e margens de rios e córregos são ocupadas irregularmente e aí estão as vítimas; perdas humanas e materiais. É uma tragédia anunciada e repetitiva. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

UN - Habitat

É o principal orgão da ONU que debate as questões urbanas. Em 2010, mais precisamente, no Brasil, no Rio de Janeiro, na agenda consta o cumprimento de metas;
META 1- melhorar a vida de pelo menos 100 milhões de favelados até 2020; será que a ocupação pelo estado do complexo do alemão é um bom inicio no Brasil da Meta 1. Vamos conferir.
META 2-deter a propagação do HIV/Aids e reverter a tendência de contaminação até 2015; na África do Sul, onde a questão é grave, mais de 50% da população negra é portadora do HIV, construiu-se estádios, praças, hotéis e outras modernidades para a Copa do Mundo.A população aguarda medidas concretas.
META 3-Reduzir pela metade a parcela da população mundial sem acesso permanente à água limpa. O Haiti está com o vibrião da cólera circulando no país, até quando os haitianos vão esperar pela água tratada?
É sempre bom lembrar que o mundo neste século vai enfrentar desafios urbanos da mais alta complexidade, além daqueles que já acompanham os urbanos e que estão sendo, agora tratados pela ONU, como prioridade. Vamos acompanhar e não será dificil, é só ver o que estamos fazendo em nossas próprias cidades. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

COP 16 mais uma frustração.

O BASIC (Brasil, India, China e África do Sul) que estão alinhados com posições semelhantes em relação a COP 16, três pontos são inegociáveis nas questões sobre mudanças climáticas e reduções nas emissões;
1-Desembolsar, 30 bilhões de dólares em financiamento para o período 2011 e 2012 quando o Protocolo de Kioto acaba. Quem vai contribuir?
2-Adotar mecanismos para transferir tecnologias dos paise mais ricos para os mais pobres, SEM CONTRAPARTIDA. Você acredita?
3-Um acordo global, envolvendo os 37 paises mais desenvolvidos para reduzir emissões, deve incluir os EUA, que não aceita qualquer compromisso de metas maior que uma redução de 17% nas suas emissões até 2020. Você acha possível?
Fica adiado para a Africa do Sul - COP 17. E nós?....a gente vai levando...a gente vai levando.
Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UMA BOA NOTICIA; O BRASIL E O PISA

PISA (Sigla em Inglês) quer dizer -Programa Internacional de Avaliação de Alunos;é realizado a cada três anos pela OCDE (Orgão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que engloba os paises mais ricos do mundo, alguns paises são convidados a participar da avaliação, entre eles o Brasil.
O PISA avalia estudantes com 15 anos completos em todos os paises da OCDE e paises convidados, como o Brasil, México, Argentina, China, Africa do Sul e outros mais.
No Brasil foram selecionados 20 mil estudantes de todos os estados brasileiros da rede escolar pública e privada.
São avaliados os conteúdos de Matemática - Ciências e Leitura;
China ficou em primeiro lugar nos três conteúdos, já o Brasil, bem, tivemos um avanço nos três conteúdos, mas ainda abaixo das melhores expectativas; obtivemos em Matemática 386 pontos a China 600; em Ciências, 412 pontos, a China 556 e em Leitura o Brasil obteve 405 pontos e a China 575.
Ficamos atrás do México, Chile e Uruguai na América Latina e na frente da Argentina e Colômbia.
A matemática foi o nosso ponto mais fraco, apesar de ter melhorado em relação a avaliação feita em 2005.
Investir na educação de qualidade é o nosso maior desafio no século atual; melhores professores, melhores alunos é o que mais precisamos para superar nossas dificuldades com o desenvolvimento econômico e social e diminuição das desigualdades. Não abra mão de boas aulas e bons professores, o resto vai acontecer naturalmente. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EU NÃO FAÇO ENQUANTO VOCÊ NÂO FIZER

Palavras do Embaixador brasileiro em Cancun, no COP 16, nosso negociador, feliz na afirmação acima.Veja o que aconteceu lá;
*Japão e União Européia condicionam um acordo legal de redução de emissões de gases estufa ao comprometimento também dos paises em desenvolvimento;
*Os Estados Unidos querem transparência total no reporte e medição das emissões de todos os paises;
* O Canadá só aceita um acordo se os americanos também aderirem;
* China, maior emissor na atualidade não demonstra disposição em adotar metas legais; alegam prejuizos econômicos e não aceitam interferências externas.
Conclusão;todos querem que os outros abram mão em um ponto, mas ninguém quer abrir mão de nada. daí...a gente vai levando.
A solução é um acordo circulante (com responsabilidade legal a TODOS os países).
O Brasil, tem metas voluntárias e transparentes?
O Brasil tem reponsabilidade internacional sobre o aquecimento global?
Por hoje é só, até.. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma boa noticia- Camada de Ozônio

Redução do buraco na Camada de Ozônio. Confira;
*Em 2000 era de 29 milhões de Km2
*Em 2009 era de 24 milhões de Km2
*Hoje (4 de dezembro de 2010) é de 22 milhões de Km2.Ótimo!Mas deve reduzir mais!Não se contente com pouco quando se trata de meio ambiente e qualidade de vida.
O deficit da massa de ozônio também foi reduzido para 27 milhões de toneladas (em 2009 era de 35 milhões de toneladas).
Pode-se dizer que as iniciativas para a diminuição do buraco que começou com o Protocolo de Montreal (1987) está melhorando.
A camada de ozônio que protege contra as radiações ultra violetas (U.V.) estava diminuindo pela ação do CFC, utilizados pelas industrias de fabricação de refrigeradores e por aérossois, que proibido a partir de Montreal, tem sido decisivo nas reduções do buraco na camada de ozônio. A recuperação da camada é lenta. O responsável é a sociedade humana.O maior dano é na pele humana- câncer de pele e nos processos de crescimentos de algumas espécies vegetais que tem o seu crescimento antecipado ou retardado, embora abra uma grande discussão entre especialistas.
Queremos acabar com essa ameaça aos seres vivos! Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COP 16 - Um fracasso anunciado

Estou acompanhando a COP 16 em Cancun, México e o que era previsto está acontecendo, poucos avanços nas questões climáticas; Muita discussão e só. Para não perder a oportunidade e o tema, a pergunta é; Aquecimento Global, Mudança Climática e Efeito Estufa é tudo a mesma coisa?
Essas palavras costumam aparecer sempre ligadas e muitas vezes como sinônimos, mas na verdade uma é consequência da outra.
Efeito Estufa - gases na atmosfera que refletem os raios solares e acabam transformando a Terra numa verdadeira estufa - provoca o aquecimento global, com o aumento da temperatura da água e do ar, muita mudanças acontecem no clima, seja aumentando a frequência e a intensidade das chuvas ou elevando o nível dos oceanos. Ele é provocado pelo homem? Estudos indicam que sim, a ação dos homens contribuem para o aquecimento global. Outra corrente, aliás, utilizada pelo Bush Filho (EUA) que vivemos um período de mudanças normais nas condições atmosféricas, como já havia ocorrido em épocas pretéritas.Podemos observar nesta colocação como é fácil usar as palavras para justificar o injustificável-Eu não sou o problema.
Uma correção, na postagem anterior, afirmei, 250 telegramas, errei, são 250 MIL telegramas.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

WIKILEAKS - um vexame americano

O site não é o vexame, o vexame é para quem gasta cerca de 75 bilhões de dólares em sistema de segurança e não consegue manter a privacidade. O site é para todo o mundo ver, os comunicados, muito são confidenciais, foram feitos por autoridades americanas-diplomatas em que revelam opiniões, comentários sobre autoridades e paises do mundo.Já foram divulgados mais de 250 telegramas de diplomatas dos EUA, não é um tornado é uma inundação! Relacionados ao Brasil, vazou; a construção de um submarino nuclear, é um "elefante branco"; temos dificuldades na amazônia brasileira e o seu controle- é uma "paranóia" brasileira a questão amazônica. O único ministro confiável do Brasil é o Ministro Jobim, sério e ponderado (é o atual Ministro da Defesa). As divulgações do site leva uma quebra de confiança nas relações internacionais. Vamos acompanhar os danos. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Curiosidades sobre cidades polonesas

Em tempos de férias, vamos para algumas amenidades, aliás também devem fazer parte do nosso cotidiano, não é possivel viver sem elas.
Cracóvia, no sul da Polônia, as margens do rio Vistula, e que já foi capital do País, é novinha, têm cerca de 600 anos, e é incrível a sua conservação, apesar das guerras, invasões e depredações que a segunda cidade da Polônia tenha sofrido; belas igrejas, praças, um comercio ativo, pessoas circulando, como toda cidade européia tem a sua personalidade identificada com as pessoas que nela vivem. Comida boa e barata, você encontra nos restaurantes de judeus poloneses. Típicos pratos poloneses que envolve, trigo, batata, ovos, repolho, costeletas, pão, banha animal e torresmo, além do leite e ovos; essas misturas produzem pratos e sabores inigualáveis.Devem ser conferidos, além da gentileza dos proprietários e atendentes.
Já, Varsovia, a capital atual, foi a cidade que mais sofreu com a destruição na Segunda Guerra Mundial, lamento a falta de material para mostrar ao mundo essa destruição de uma forma abrangente, há materiais, mas pouco divulgados. Nem sei se valeria a pena. De qualquer forma, é uma observação a mais. Como sabemos, Frederico Chopin, foi o seu mais ilustre filho (de Varsovia) e que aos vinte anos, mudou-se para Paris, para estudar e compor.Em Paris Chopin morre e é onde repousa o seu corpo, mas o seu coração não, colocado numa urna foi levado para Varsovia e lá se encontra, na Igreja de Santa Cruz, hoje arredores da capital polonesa.
Na margem direita do rio Vistula, que também banha Varsovia, encontra-se um distrito, bairro, ou algo parecido, chama-se Praga (não tem nada a ver com Praga, a capital da Rep. Tcheca) é um suburbio (encontrei o termo certo!) de Varsovia, o interessante é que este lugar conserva a arquitetura anterior a Segunda Guerra Mundial; Roman Polanski, cineasta polonês, escolheu este lugar para filmar - O Pianista, história de um judeu que vivia em Varsovia e que sobreviveu a guerra, sobreviveu ao gueto e escapou de Treblinka.Muito interessante, se vocês não viram o filme vale pena ver. Paz e Bem! Prof. Vilmar