quarta-feira, 9 de março de 2011

CHINA; Mudanças à vista

A política do Filho Único está com os dias contados na China; o envelhecimento da população; a necessidade de mão de obra jovem, a falta de mão de obra, a crescente desproporção entre homens e mulheres e a diminuição da força de trabalho entre 28 e 40 anos que cairá pela metade em 10 anos, vai obrigar a uma mudança na politica demográfica da China. Acho que logo teremos naquele país um slogan mais ou menos assim; "MOTIVAR PARA UMA CRIANÇA, PERMITIR DUAS CRIANÇAS, PROIBIR TRÊS CRIANÇAS"

Relembrando que na China a política do Filho Único é exclusiva para as cidades; na zona rural a familia pode ter um segundo filho se o primeiro for do sexo feminino.A única exceção é a Provincia do Tibete, lá a politica do Filho Único não foi adotada.

Você sabia que a China é a campeã em aborto? Em 30 anos, oficialmente foram contabilizados 265 milhões de abortos (sem contar os clandestinos); Esses abortos são de alto risco, a preferência por bebê do sexo masculino, retarda o aborto para o segundo trimestre de gestação, o risco é maior para a mãe e para o bebê-mortalidade é elevada.

A população que não segue a política do Filho Único está sujeita a punição;1-O governo toma a colheita, toma os animais de criação, toma os méveis, demolição da casa e prisão, essas punições são variadas e dependem do Comitê local que conta com a ajuda do Partido Comunista e da polícia,além do "dedo duro", muito comum em governos repressivos e autoritários.

A República Popular da China, conta com cerca de 1 bilhão e 350 milhões de habitantes, próximo dos 20% da população mundial.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde Professor!

Interessante a situação na China, é bom que ocorra essa preocupação com a mudança nesse aspecto político já que é uma resposta a algo importante para se levar em conta, que é o acelerado envelhecimento da sociedade chinesa, o que provoca um desequilíbrio nas faixas etárias da sociedade, com poucos adultos em idade ativa e uma larga população idosa a requerer apoio. Espero que as decisões tomadas sejam sábias e ajudem a China a continuar a se desenvolver de forma surpreendente como tem feito.

Abraço!
Thayna 3 9