domingo, 6 de março de 2011

Disneylândia, In TITÃS,Titonomaquia,WEA,1993

Sempre sou indagado para responder; Afinal o que devemos entender por globalização? Leia os versos do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes e você saberá a resposta;
1-"Filho de imigrante russo casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México. 2- Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo, . 3- Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão de Moçambique. 4- Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano. 5- Literatura grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia. 6- Relógios suiços falsificados no Paraguai, vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles. 7- Turista francesa fotografada seminua com o namorado na Baixada Fluminense. 8- Filmes italianos dublados em inglês com legenda em espanhol nos cinemas da Turquia. 0- Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia. Toda essa movimentação no espaço geográfico mundial mostra o que é a globalização.
A resposta do ENEM anulado é o que está contido na alternativa E.
Morreu esta semana, uma mulher guerreira, poliglota e que foi a segunda esposa de Guimarães Rosa, por sinal ela era do Paraná, nasceu em Rio Negro. Durante o regime militar "escondeu" Geraldo Vandré, autor de "Para não dizer que não falei de flores". É uma homenagem ao dia da mulher, que será lembrado no próximo dia 8 de março em todo o mundo.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: