sábado, 5 de março de 2011

ENEM - UMA QUESTÃO DA PROVA ANULADA-2009

Inundações naturais dos rios são eventos que trazem beneficios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as atividades humanas. Entretanto, frequentemente as inundações são vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de politicas públicas se veem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuizos causados por elas.
Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negativos das inundações?
a- a eliminação de represas e barragens do leito do rio.
b- a remoção de vegetação que acompanha as margens dos rios.
c- a impermeabilização de áreas alagadiças adjacentes aos rios.
d- a eliminação de árvores de montanhas próximas ao leito dos rios.
e- o manejo do uso do solo e a remoção de pessoas que vivem em áreas de risco.
Esta questão é uma forma de expressar a nossa indignação pelo fato de ter sido anulada pela quebra de sigilo; muitos alunos deixaram de poder realizar o exame em que esta era uma das questões.Resposta amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia professor!

Mais uma questão boa, cobrando algo inteligente e não aquelas questões injustas que cobram mais a boa memória para decorar do vestibulando do que a inteligência! Enfim, sobre a questão, marcaria a letra E), acho que para pensarmos em solucionar um problema atual é preciso solucionar os antigos, entre eles, esses moradores de encostas. Precisam ser retirados pelo poder público, o Código Florestal proíbe construções em topo de morros, encostas etc. Mas por que não se respeita? Bom, ai entra vários fatores desde interesse político até pobreza. Precisamos recuperar essas margens que usadas de maneira inapropriada colaboram para o desmatamento e desastres socioambientais. Enfim, essa luta só venceremos com pessoas dispostas e empenhadas a pensar em resolver essa triste realidade.

Um Abraço! Thayna 3 9