quarta-feira, 16 de março de 2011

Inversão Térmica- revisão

É um fenômeno que ocorre nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba etc, onde o nivel de poluição é elevado. Pode ocorrer em qualquer época do ano, porém no inverno é mais comum,as chuvas são mais raras,, dificultando a dispersão dos poluentes, é quando o problema se agrava; O ar quente por ser mais leve e fica numa camada superior impedindo a dispersão dos poluentes. O ar frio fica numa camada mais baixa. A poluição é ocasionada pela queima de combustiveis fósseis derivados do petróleo.
Esse fenômeno afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças e velhos, provocando doenças respiratórias, cansaço, entre outros problemas de saúde. Pessoas que possuem doenças como, por exemplo, bronquite e asma são as mais afetadas com esta situação.
Soluções; adotar politicas ambientais que visem diminuir o nível de poluição do ar nos grandes centros urbanos. A substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir significativamente este problema. E você o que acha?Até Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: