segunda-feira, 7 de março de 2011

JAMAHIRIYA

Gaddafi criou em 1977 o conceito de "Jamahiriya" ou o "Estado das Massas", em que o poder é exercido através de milhões de "comitês populares. Algo diferente em termos de Estado.
Gaddafi está no poder desde que depôs a rei Idris I, em 1969, com um golpe de Estado, na época tinha 27 anos e era "coronel" do Exército libio.
O "Livro Verde", de autoria de Gaddafi serve de Constituição do país e segundo o próprio, a Libia é uma democracia islâmica, uma alternativa não alinhada ao capitalismo e ao socialismo, combinada como islamismo. Nos anos 80, com muita habilidade política, tornou a Libia um país com grande visibilidade no mundo; apoiou o grupo terrorista Setembro Negro e o ETA Basco.
A riqueza do país está no petróleo; a Libia praticamente importa tudo o que precisa, o Estado é o maor empregador; poucas empresas atuam no país, construção civil, petroleiras e empreiteiras que empregam muito pouco, pois a mão de obra é muito pouco qualificada.Os melhores trabalhadores vem de fora. O êxodo rural é muito grande, o país ao sul está no deserto do Saara, sem infraestrutura necessária não há o que fazer aí.Logo, a solução é buscar uma melhor vida na cidade, que também oferece muito pouco.
1/3 dos libios vivem na pobreza;
desemprego elevado
preços altos nos alimento
gastos com as forças armadas
Curiosamente o FMI afirma que o crescimento da Libia em 2010 foi de 10,6% e a previsão para 2011 seria de 6,2%. Onde está essa riqueza? O gato comeu!
Até mais. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: