quinta-feira, 10 de março de 2011

Libia; Gaddafi balança mas não cai

Tenho respondido a uma pergunta que é feita diariamente; Professor, porque o exército libio não destitui o Ditador Gaddafi?
Porque é um exército simbólico, mal treinado, mal armado e fraco; essa foi uma estratégia usada por Gaddafi, dessa forma não corre risco algum de ser destituido por um golpe militar.
Quem faz a segurança do ditador e do estado libio. Não é segredo;
1-Uma policia secreta, bem equipada, bem treinada e infiltrada em toda a sociedade libia. É bem paga e brutal nas suas ações, dizem que Gaddafi inspirou-se na Stasi (policia política da Alemanha Oriental) que tudo sabia e punia brutalmente os conspiradores.Controlavam Tv, rádio, teatro, universidades, sindicatos e pessoas nas empresas e com cargos no governo. Dizem que de cada 4 alemães orientais, 1 era da Stasi. A Securitate, policia da ditador Nicolae Ceaucesco da Romênia, onde, a pequena critica ao governo significava o "paredão"- Usava a estratégia da delação/premiação.
2-Brigadas Especiais ou Milicias do Povo, bem treinados e bem pagos, não respondem ao exército ou ao Ministro da Defesa, e sim ao próprio Gaddafi ou a um dos seus filhos, respondem ao Comitê Revolucionário. São inúmeras, acredita-se que o contingente é em torno de 30 mil homens.
3-Mercenários, são africanos do Sahel do Niger e do Chade, bons combatentes e experientes, fazem qualquer tipo de serviço por dinheiro, armas e drogas. Nas guerras da África Subsaariana, eles tem emprego garantido- Servem aos "Senhores da Guerra". Gaddafi têm uma excelente relação com esses grupos, prestam serviços ao ditador.
4-Tribos, no passado a Libia era dominada pelas tribos, com suas característica e muita lealdade ao chefe. Gaddafi vem da tribo Quadhaththia, e nomeou vários membros para cargos de confiança no governo. São fiéis e leais. Fazem a segurança pessoal do ditador; Gaddaffi usa muito a estratégia de "jogar" um tribo contra outra, assim enfraquece a oposição tribal e reina soberano.
Como podemos observar, Gaddafi não é um amador, vamos aguardar os desdobramentos na Libia. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Alexandre disse...

Se Gaddafi possuísse um sistema de defesa tão enérgico a Revolução nem teria eclodido, e a cabeça do principal líder Revolucionário - o ex-Ministro da Justiça-, que está a prêmio por 300 mil dólares, já teria sido entregue a Gaddafi. É evidente, porém, que as forças pró-ditador estão retomando o controle do Leste do país,e é possível que em poucos dias a capital da Revolução seja reconquistada pelo Governo, "num grande contra-ataque" como disse o filho do tirano.
Com a possível perda de sua "capital" os revolucionários ficarão mais acuados, mais desorganizados ainda e com menos recursos.O movimento só não será sufocado se a OTAN intervir no país ou militarmente -suscitando ainda mais a ira dos Anti-Ocidente - ou através do fornecimento de armas ao rebeldes, opção tão arriscada quanto a primeira.
Entre a Cruz e a Espada, essa é a hora daqueles que se dizem "desenvolvidos" confirmarem a nós, meros habitantes do 3º Mundo e a própria Líbia(que atualmente nem pode ser classificada como 3º mundo) seu espírito progressista e democrático, ocultando o fato de que, há poucos meses, Gadaffi e OTAN estava no mesmo lado da mesa.

Alexandre 3ª8ª