sexta-feira, 11 de março de 2011

Mais-valia

Marx caracteriza o Mais-Valia dessa forma; Um trabalhador leva 2 horas para fabricar um par de sapatos. Porém ele permanece mais tempo na fábrica, produzindo mais de um par e recebendo ao equivalente à confecção de apenas um par.Numa jornada de 8 horas, são produzidos 4 pares. O custo de fabricação de cada par continua o mesmo, assim como o salário do trabalhador. Dessa forma ele trabalha 6 horas para o patrão, de graça, reduzindo o custo e aumento o lucro. Esse valor a mais é apropriado pelo capitalista e constitui o que Marx chama de Mais-Valia Absoluta.É interessante observar que nos dia de hoje uma fábrica tem que produzir, produzir, produzir.O trabalhador eficiente é o que trabalha rápido, cumpre rápido suas funções e as vezes auxiliado pela máquina, aliás a máquina está substituindo esse trabalhador.Cuidado daqui a pouco ao entrar numa sala de aula, não vai encontrar o Professor, será um robot, que fará o trabalho, de forma rápida, eficiente. Cuidado! Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professor!

Esse conceito de "Mais-valia" aborda fatos relevantes do decorrer da sociedade, a maneira como empregado e patrão se relacionam economicamente, de maneiras tão distintas é no mínimo curioso e questionável. Vi uma reportagem sobre o Congo esses dias, em que homens extraem de maneira árdua a matéria prima que vai ser levada para empresas, na Bélgica por exemplo, para a produção de chips de celulares, e eles ganham 1 dolar por 5g em média do que extraem, e com isso as empresas fabricam dois chips de celulares e lucram tanto em cima, comparado ao que os trabalhadores do Congo recebem. Outro lado importante é a maneira como homens foram descartados com o decorrer do tempo nas sucessivas ondas de revolução tecnológica e capitalista, foram considerados menos produtivos do que as máquinas, menos qualificados, com menor capacitação diante dos novos conhecimentos, conceitos, técnicas e sistemas tecnológicos. Está na hora de parar de banalizar a capacidade e esforço humano, que foram o que permitiram chegarmos até aqui e continuar evoluindo.

Abraço! Thayna 3 9

Prof. Vilmar Pauka disse...

Thaina, excelente a sua colocação, vou completar, veja o caso do Professor,quantos alunos ele atendem numa aula, 50, 60, o valor da aula dada é muitas vezes paga por um só aluno.Veja o caso dos médicos que atendem por convênio, quantas consultas diárias precisam ser realizadas, talvez dez ou quinze,para onde vai a maior parte desses recursos. Para o médico? Certamente não. Enfim,assim caminha a Humanidade.Um abraço Prof. Vilmar.