sexta-feira, 25 de março de 2011

OMC - Rodada de DOHA - Brasil

A OMC, herdeira do Acordo Geral de Tarifas e Comercio (GATT, sigla em inglês), estabeleceu-se como um fórum do comercio mundial PARA LUTAR PELA ELIMINAÇÃO TOTAL DAS BARREIRAS que dificultam o livre-comercio. Cada reunião que se inicia recebe o nome de "RODADA", geralmente com o nome do país ou cidade que a sedia, e deve ser debatido até o ponto em que as propostas apresentadas sejam resolvidas. A última dessas rodadas foi denominada de "Rodada de DOHA", por ter sido iniciada em 2001, na capital do Catar, pais localizado na península arábica. Nessa rodada foram apresentadas, basicamente, duas propostas;
1- que os paises RICOS reduzissem os SUBSIDIOS fornecidos aos seus agricultores.O paises em desenvolvimento, como o Brasil, alegam que os subsídios se constituem em uma concorrência desleal.
2-que os paises em desenvolvimento abram os seus mercados aos produtos industrializados dos paises ricos. Os paises em desenvolvimento lançam mão de salvaguardas, que, por meio de impostos, encarecem esses produtos.
Já houve 7 anos de reunião para que a Rodada de DOHA destravasse, já que nem os paises ricos nem os pobres e os em desenvolvimento abrem mão de seus pontos de vista. Na última reunião, apesar das tentativas do Brasil de ceder em certos princípios (que, inclusive, o indispôs com a Argentina e a China), tanto os EUA, quanto a India endureceram as suas posições. A India, por exemplo, não aceita a fazer corte nas salvaguardas de seus produtos industriais, a mesma postura do Brasil.
Dessa forma, alguns analistas acham que a rodada fracassou. Contudo, a crise financeira, deflagrada a partir do segundo semestre de 2008, levou as lideranças mundiais a conclamar à retomada das discussões da Rodada de Doha. Vou informando a medida que as discussões forem retomadas, até porque a mudança de governo no Brasil, pode(??)modificar as posições nas negociações. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: