segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sociedade e Universidade = governo e suas ações

Todo verão é a mesma coisa; tragédias anunciadas com vítimas e perdas materiais. Será que não é possivel reverter esses acontecimentos?
Hoje em dia há uma vasta consciência por parte dos governantes que ocupações irregulares, poluição, desmatamentos degradam o meio ambiente colocando em risco vidas e o o bem estar da sociedade.Certamente o governo falha ao ignorar os dados produzidos pelas Universidades e seus departamentos.Entretanto a Universidade também falha ao não expor devidamente o que produz aos governantes e desta forma o perdedor é a sociedade, que aliás é quem mantém financeiramente o Governo e a Universidade. Lamentavelmente, apenas uma fatia da produção científica é aproveitada pela Sociedade.
É como se houvessem dois mundos separados, que não interagem; Sociedade e Universidade. Tudo seria mais fácil e barato.É só querer. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 29 de janeiro de 2011

Egito e incertezas

A Larissa que fez uma visita ao blog; um beijão e um abração.Os últimos acontecimentos no Egito devem preocupar Israel e os EUA, que nesse últimos 30 anos tiveram um aliado no Egito, Hosni Mubarak. O povo egipcio, aliás, extremamente nacionalista; vê um governo incompetente, entreguista, com alto indice de desemprego, com problemas de abastecimento, com uma industria incompatível com o que representa o Egito no mundo árabe e muçulmano, foi as ruas e quer mudanças. Será mais um ditador que será destronado?
É bom lembrar que no século 20, o Egito esteve presente em todos os conflitos contra Israel, senão vejamos; 1956 por ocasião da nacionalização do Canal de Suez; em 1948/49, na Guerra de Independência de Israel; em 1967, na Guerra dos Seis Dias, onde perdeu para Israel, a Peninsula do Sinai e em 1973, na Guerra do Yom Kippur.Teremos mudanças no governo egipcio? Os EUA e Israel devem temer os desdobramentos politicos no Egito?Vamos aguardar.Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Drusos e a religião

Poucas pessoas ouviram falar dos Drusos; alguns relacionam com o Líbano, outros com uma religião ligada ao islamismo; vamos saber um pouco mais sobre essa gente.
Vivem no Oriente Médio, em territórios montanhosos do Líbano, Israel, Siria e Jordânia, não confundi-los com os Curdos! A maioria é de fazendeiros, lidam na terra, cultivam oliveiras (azeitonas), cerejeiras, macieiras e grãos, portanto são agricultores; são conhecidos por serem trabalhadores e confiáveis.
O grande segredo dos Drusos é a sua religião, também nesse detalhe faz-se confusão; não seguem o islamismo, nem o judaismo e não são cristãos. O segredo é que a sua crença precisa ficar entre eles e NUNCA ser compartilhada com os de fora.Muitas pessoas tentam descobrir no que eles acreditam, mas são despistados por eles. A religião dos Drusos é guardada em segredo.
Ninguém se torna Druso, é preciso que nasça Druso. Esse povo acredita que quando um Druso morre, sua alma é imediatamente incorporada a um recém nascido da sua etnia´, esta é a ÚNICA maneira de uma pessoa se tornar um Druso.
Só pode haver casamento entre Drusos. Se alguém casar com uma pessoa de outra fé, deixa de ser Druso, Poucos Drusos conhecem os segredos da religião, os que conhecem são chamados de "uqqal" ou "informados" ou "instruidos", são os únicos a estudar o Livro da Sabedoria, que são as escrituras Drusas.
Todas as crianças drusas aprendem como devem viver; são instruidas a não contar aos outros sobre as suas crenças e não devem acreditar em nenhuma outra, como o islamismo, judaismo e cristianismo. Elas aprendem que é importante ser honesto e confiável, particularmente com outros Drusos. Em tempos de TV, Internet, telefone celular é muito difícil manter esses valores.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Moscou uma bela e perigosa capital

Após este último atentado em Moscou, homem ou mulher bomba no aeroporto de Moscou resolvi fazer um pesquisa sobre atos terroristas na Russia. Nos últimos 15 anos Moscou sofreu inúmeros atentados, com muitas vítimas e curiosamente, a maioria ocorreram no metrô, muito embora outros locais também foram alvos dos terroristas, como supermercados, teatros, cinemas, estacionamentos e prédios públicos do governo.Todos esses atentados apontam para o norte da Cáucaso, onde a Russia enfrenta problemas com grupos radicais, embora não se possa afirmar que todos esses atos terroristas tenha suas origens aí. Relacionei todos os atentados;
*junho de 1996 - metrô
*janeiro de 1998 - estação de metrô
*agosto de 1999 - shopping center
*agosto de 2000 - metrô
*fevereiro de 2001 - metrô
*outubro de 2002 - loja Mac Donald's
*novembro de 2002 - teatro de Moscou
*dezembro de 2003 - Hotel Nacional de Moscou
*fevereiro de 2004 - metrô
*novembro de 2009 - bomba no Expresso Moscou-São Petesburgo
*março de 2010 - mulheres bombas na estação central do metrô
Fica muito claro que em Moscou, nesses últimos quinze anos as vidas humanas perderam o seu valor. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A farra das aposentadorias continua......

A imprensa, finalmente, está dando importância maior as vergonhosas aposentadorias de ex-governadores, alguns hoje são senadores, enfim velhos políticos que encarecem ainda mais o sistema previdenciário brasileiro que já caótico e deficitário. Tem ex-governador que ficou, 10 dias no poder e recebe aposentadoria. Pasmem! Vamos acompanhar o STF que já julgou incontitucionalidade esses vergonhosos salários, foi em 2007 com o ex-governador do Mato Grosso do Sul. Será que as leis estaduais devem prevalecer sobre a Constituição Federal? Acho que não. Vamos acompanhar esse dedobramentos. A sociedade bem informada é capaz de exercer um maior controle das "coisas" públicas. Opine. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Forças Armadas do Brasil

Vale destacar que as Forças Armadas tem o papel de assegurar as garantias das instituições e da ordem constituinte do Estado. Desde o fim dos governos militares, o Brasil e outros paises sul americanos tem tido baixos gastos militares. A segurança e defesa são determinados pelos governos que definem as prioridades nos campos estratégicos, como as fronteiras em casos de ameaças estrangeiras, resguardando assim a soberania nacional.
O fim da guerra fria, alterou o papel geopolítico e institucional das Forças Armadas. Se por um lado as relações comerciais foram intensificadas, o que dá a impressão de uma maior aproximação entre os paises, por outro lado as tensões de fronteiras foram bastante aumentadas com o surgimento, na região, de governos que têm adotado medidas econômicas contra o capital estrangeiro (Bolivia, Venezuela). As tensões são ampliadas devido ao crescente combate ao tráfico de drogas; a entrada de imigrantes ilegais, a intensificação e combate ao contrabando de mercadorias e ações dos exercitos nas fronteiras para conter a entrade de armas ilegais. Por isso é preciso modernizar as Forças Armadas. Veja os últimos acontecimentos na região serrana do Rio de Janeiro; o número de helicópteros militares foi insuficiente para atender as áreas mais isoladas, foi preciso recorrer a aeronaves de governos estaduais e da iniciativa privada.Como será a proteção do mar territorial brasileiro quando iniciar a exploração do pré-sal?
Negócios militares; A FAB quer substituir todos os seus caças por um só modelo. Inicialmente, são 36 aviões. Há três interessados em vender para o Brasil;Suécia (SAAB Gripen NG), França (Dassault-Rafale F3) e EUA (F/A-18 E/F). O mais barato é o sueco, custa 10 bilhões. O Brasil tem um sistema ineficaz de defesa aérea, portanto, como não fabricamos o que precisamos temos que comprar.A EMBRAER produz aviões de passageiros, é bom lembrar.
A Marinha brasileira que 5 navios-patrulhas, 5 fragatas para escolta e 1 navio de apoio logistico; os militares querem um projeto já em uso por outra Marinha e que possa ser adaptado para construção no Brasil, temos condições técnicas para isso. A Marinha estima que serão gerados 13 mil empregos; o motivo é patrulhar o pré sal e além. Custo inicial 10 bilhões de reais.Como podemos observar não é barato defender e garantis na nossa soberania. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Assista bons filmes; sugestões

Nas férias, nada melhor que um bom filme que faça pensar; eis alguns deles;
O Solista-ano 2009
Território Restrito- ano 2009
O Grupo Baader Meinhof-ano 2008
Bem Vindo - ano 2009
Flor do Deserto - ano 2010
As Melhores Coisas do Mundo - ano 2010
Esses filmes mostram desde o cotidiano das pessoas, manifestações estudantis, preconceitos, terrorismo e imigrantes legais. São muitos bons. Recomendo.Até mais. Paz e Bem! Prof.Vilmar

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Algo para se pensar

Novos governos estão chegando no Brasil,promessas de campanha devem ser cumpridas, muitos serão os problemas para serem resolvidos, vejamos algumas situações;
Colocar parentes no governo - nepotismo
Salários para politicos, corrigidos muito acima da inflação
Aposentadoria a ex-governadores
Passaporte diplomático a parentes de ex-presidentes
Férias em instalações públicas para personalidades políticas
Inicio de ano letivo sem falta de professores, sala de aula e pátio coberto para aulas de educação física
Cumprir integralmente o mandato que o voto popular lhe concedeu
Prestar contas regularmente dos seus atos ao eleitor e a população em geral
"Governar é decidir o que fazer e fazer o que se decidiu"
Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

EUA e CHINA; um ao lado do outro?

A emergência de novos polos industriais no mundo e a perda da competitividade da produção americana implicaram num crescimento da dívida pública e privada norte americana. O motor principal da crise sistêmica atual que afeta o conjunto do planeta encontra-se nos EUA (disponível em www.resistir.infol/crise/geab-15set07.html).
Constata-se que há vários anos a economia norte americana vem perdendo dinamismo. Os principais fatores desta crise poder associada;
*altos gastos militares em detrimento a investimentos em tecnologia civil;
*deterioração da infraestrutura produtiva;
*perda de qualidade na educação;
*dependencia energética externa crescente;
*prioridade para a especulação financeira, com alto endividamento da população;
*baixa taxa de poupança;
Tudo isso trouxe a explosão da bolha imobiliária (2008), desaquecimento da economia, desemprego e derrota dos democratas nas últimas eleições na Câmara e Senado. Daí é preciso buscar na China, fórmulas para voltar a crescer nos niveis que a tornaram a maior potência econômica e militar no século XX. Será que o século XXI será da China?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

EUA e CHINA; duas importantes economias do mesmo lado?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Baby Doc, ele voltou!

Certamente todos nós ouvimos, lemos e discutimos durante as aulas de História e Geografia, uma parte da situação econômica e política do Haiti. Pois bem, esse país, alvo de inúmeras tragédias, é recordista na pobreza e na desigualdade, apesar de ter sido a primeira república negra livre de todo o ocidente. No século XX, uma familia, a familia Duvalier, dominou o país de forma sanguinária; primeiro o país, que governou de 1957 a 1971 e depois o filho, Baby Doc (apelido) de 1971 a 1986, quando foi deposto.Vou relatar alguns aspectos do paí e do filho; Perseguiram e assassinaram donos dos jornais que faziam oposição ao governo; perseguiram e torturaram professores e magistrados que defendiam liberdades ao povo do Haiti.Prendeu todos os politicos de oposição, condenando-os sem julgamento; cobrava da população um imposto especial para a construção da Duvalierville, isso mesmo, uma cidade dos Duvalier. Perseguiu e deportou bispos, padres e religiosas. Expropriou propriedades e acumularam uma das maiores fortunas do planeta.Transformaram o Haiti no mais miserável país do ocidente. Durante do governo do paí, foi criada uma policia especial - os Tontons Macoutes- em português significa os "Bicho Papões", uma milicia impiedosa, torturava e matava a granel. A novidade é que após 25 anos no exilio, o filho Baby Doc retorna ao país (soube que dois dias após a sua chegava ele foi preso, é preciso confirmar).
Se houver interesse, assista Tontons Macoutes, é possivel acessar pela internet, vale a pena.
Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Perguntas que não ofendem.

As tragédias naturais são previsíveis? Quem consente? Quem patrocina.
Quem da sociedade é a mais responsável por tragédias?
A punição do tipo exoneração por incompetência nas questões públicas existe?
Você conhece alguém ou algum orgão que assuma publicamente a culpa?
Ontem, li na Gazeta do Povo e vou reproduzir;
"No Brasil há uma instituição em desuso que tem de ser imediatamente reativada, que é a exoneração, a demissão sumária de autoridades que falharam em suas missões"- Belmiro Valverde J. Castro.
Quem tem culpa nas catástrofes de Santa Catarina, São Paulo, Niterói, Alagoas, Pernambuco e da região serrana do Rio de Janeiro.Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 16 de janeiro de 2011

Magreb-Tunisia e a queda de um governo.

Esta é a primeira vez na história dos paises árabes do norte da África e do Oriente Médio que um governo caí por conta das manifestações populares. Governos autoritários e absolutistas em que o poder é perpetuado é uma caracteristíca do mundo islâmico. O fato, coloca as elites locais em alerta. A Tunisia era um dos poucos paises estáveis no Norte da África, na região conhecida como Magreb Africano; sempre viveu do turismo, aliás apresenta belas praias, está próxima da Itália e bons preços para hotéis e restaurantes, além da tranquilidade. A religião islâmica é praticada no país, e acredito que é a forma mais avançada de liberdades individuais, principalmente para as mulheres entre todos os paises islâmicos.Poucas restrições.
A crise que abalou o mundo em 2008 e 2009, também teve reflexos no Tunisia-poucos turistas, mas as causas são mais complexas, sem dúvida; desemprego, inflação e corrupção no governo (o governo que caiu estava a 23 anos no poder!)O Presidente Ben Ali renunciou eem meio a protestos populares-foi eleito em 1987.
O estopim da crise; um desempregado, analista de informática se tornou vendedor ambulante de frutas e verduras nas ruas da sua cidade (Sidi-Bouzid), foi proibido pela policia, que de forma violenta, prática comum nos governos autoritários ussou da violência- a população protestou e o efeito dominó ocorreu em todo o País, inclusive na capital Túnis. è dificil de acreditar que um governo autoritário, como era Ben Ali fugiria do País se tivesse o apoio das Forças Armadas. Por enquanto não está claro qual o setor do Governo, ou setores que provocaram a sua queda. O que acontecerá; especialistas afirmam que a Tunisia vai viver uma disputa pelo poder e que envolverá atores locais e e atores externos. Vai se discutir o modelo de democracia ocidental e o próprio fundamentalismo islãmico, que não são compatíveis, Com certeza, a Itália, pela proximidade geográfica e os EUA vão apoiar a Tunisia para que tome o rumo democrático.
Rafaella Martini, ex-fera,contribuiu.Muito Bom. A omissão é a pior forma de abandono a uma boa causa. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Até quando vamos continuar a procrastinar?

Vi ontem na Tv, um balanço no número de vítimas com os fenômenos climáticos ocorridos no RJ, SP e MG, não posso me omitir; Chuvas no verão, abundantes e concentradas, ocupações irregulares, provocam deslizamentos e desmoronamentos, perdas materiais e perdas humanas, são mais de 500 pessoas, a previsão é para mais e as chuvas de verão deverão continuar. Todo ano aguardar-se; Onde será a próxima catástrofe?
Vamos deixar como está para ver como fica; essa é uma das partes da história política do Brasil ou como disse a Julia, na sua ingênua constatação "É dificil aceitar o fato de que um país tão grande em extensão territorial, faltar lugar para construir casas dignas e seguras". Unir de forma transparente os poderes municipais, estaduais e federal, envolver os poderes executivo, legislativo e judiciário além de um comprometimento e parceria entre a SOCIEDADE e o Estado pode ser um caminho. Opine, essas questões precisam ser discutidas sempre. As chuvas ocorrem com maior frequência no verão.Não Esqueça.Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Blasfêmia

Recentemente, o Parlamento Paquistanês aprovou uma polêmica lei que prevê a pena de morte para quem insultar o Profeta Maomé. Nos estados onde a religião islâmica é seguida,é onde pode ocorrer problemas, principalmente entre os mais conservadores, tanto entre os sunitas, como os xiitas.Há estados divididos entre cristãos e muçulmanos, como o Sudão, a Nigéria, onde intolerãncia já levou esses grupos ao confronto. Há estados, como o Egito, predominantemente muçulmanos e com uma minoria cristã.
O Papa, afirma que essa lei pode funcionar como pretexto para atos de injustiça e violência contra minorias religiosas. As Igrejas cristãs, ultimamente tem sofrido ataques, lembramos os cristãos coptas do Egito, ou de ataques a Igrejas cristãs no Iraque.
Há casos, como na Arabia Saudita, em os cristãos não podem praticar sua religião em público.
Na China, os católicos são obrigados a se filiar a uma Igreja Oficial. Guerras étnicas e religiosas tem marcado o Sudão e a Costa do Marfim.Volto no domingo. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

UMA CORREÇÃO NA POSTAGEM ANTERIOR.

Onde está escrito; Poucos brancos de origem branca. Substituir por; Poucos brancos de origem EUROPÉIA. Desculpe a falha. Prof. Vilmar

Mais um pais pobre deve surgir na África

Um referendo que começou no último domingo-9-01-11 e vai até o próximo sábado-15-01, poderá surgir um novo país, o Sudão do Sul, isso se o governo do Sudão reconhecer o resultado, de governos arbitrários e autoritários pode-se esperar tudo. essa votação faz parte de um acordo que terminou a guerra entre o norte e o sul do Sudão em 2005. Se acontecer um resultado favorável aos que querem um independência do sul em relação ao norte, esse novo pais será; pobre, católico e animista. Capturei alguns dados da revista Época (10-01-2011);
População; 8,3 milhões de maioria negra- grupos étnicos: Dinka, Nuer, Bejas, Fur e Zaghawas, são cristãos e animistas; poucos muçulmanos; poucos brancos de origem branca.
90% da população abaixo da linha de pobreza (vive com menos de 2 dólares por dia);
85% da população é analfabeta; a mortalidade infantil (menores de 5 anos por mil) é de 126; população com HIV 2,3 e população com acesso ao saneamento básico 6,4%.Se for reconhecido pela ONU será o 193 país membro daquela Instituição.
Sua maior riqueza está no petróleo, que aliás se encontra exatamente na futura fronteira com o Sudão do Norte, na Região Autônoma de Abyei, que não esta indefinida quanto ao seu futuro. Toda a produção de petróleo é escoada para o norte. Como vai ficar essa questão? Mais guerra? Talvez. Quem vendem armas espera isso, mercenários também aguardam trabalho, terroristas também.
A geografia do Sudão é bem definida; O Sudão do Norte é desértico; o vale do rio Nilo, que atravessa o país de sul ao norte é a sua mais desenvolvida região, aí também situa-se o Porto Sudão que exporta o petróleo que vem do sul por oleoduto. A capital é Cartum e deverá ser a capital do Sudão do Norte; a industria sudanesa está situada na capital Cartum, ultimamente investimentos chineses dinamizam a economia. O sul, possui vastas áreas verdes, pântanos e florestas tropicais, o rio Nilo é conhecido como Nilo Branco (o Nilo Azul esta no norte; Importante saber a região de conflitos de Darfur, deve permanecer no Norte, ao que tudo indica. A futura capital deverá ser a cidade de Juba, a maior do sul e onde a liderança politica está instalada. No sul, a coleta vegetal, a pecuaria e a agricultura são predominantes nas atividades econômicas. Mais informações, a imprensa internacional, a internet, as revistas periódicas estão dando uma ampla cobertura o que é muito interessante para vestibulandos. Volto 6a. feira. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

China surpreende

No final de 2010, como já é tradicional, a OCDE, publicou os resultados do PISA- uma avaliação educacional em que participam inúmeros países, inclusive o Brasil e são avaliados alunos do ensino médio em Matemática, Ciências e Leitura. A China ficou entre os primeiros,superou EUA, França, Alemanha e o nosso Brasil, entre os últimos, embora tenha havido uma pequena melhora, mas estamos atrás do Chile, Uruguai e México.
Vamos falar da educação chinesa, é claro que de uma forma resumida, mas vai ajudar na compreensão de um país que se destaca na economia e está se preparando para qualificar a sua população. Este sabemos deve ser o desafio do Brasil; Educação com qualidade, senão estaremos em maus lençõis na competição internacional e em investimentos.
O sistema educacional chinês se apoia; na disciplina, ensino à distância (entenda por uso de recursos fora da escola-jornais, livros, revistas, teatro, cinema, sindicatos etc.) e preparação OBSESSIVA para exames. Entendem que no modelo econômico atual, só vão sobreviver os melhores?!
Os alunos frequentam as escolas públicas, embora excistam escolas privadas, como no Brasil, caras e discutíveis quanto a qualidade. Entram as 8;30 horas e permanecem até as 16;30 horas, são proibidos de trabalhar antes dos 16 anos e assistem pouca TV..
Estas características demonstram a crescente competitividade da China - é um alerta ao mundo.
A China reforça a reputação de produzir estudantes com sólidas habilidades em Matemática e Ciências. Esse modelo (disciplina, ensino a distância e preparação obssesiva para exames) não é uma novidade no leste asiático- é uma prática comum nos Tigres Asiáticos (Taiwan, Cingapura e Hong Kong). No Japão é tudo isso e muita tecnologia em que o aluno começa a dominar no final da educação infantil. É claro que, em virtude de um pequeno crescimento da população japonesa; poucos alunos por sala e vários professores para pequenos grupos.Resultado; sucesso absoluto.
Vamos fazer algumas observações importantes;
*A descrição acima, correponde a alunos da maior cidade chinesa - Xangaí, de 20 milhões de habitantes e relativamente rica, não esqueça que vivem na China, cerca de 1,3 bilhões de habitantes e a maioria na zona rural.
*O sistema é exgeradamente orientado para exames; as escolas reprimem a criatividade e as pressões dos pais privam as crianças das alegrias e brincadeiras da infância.
*Cria alunos de visão limitada, pouco empreendedores e pouco inovadores.
*Preparam os alunos para exames padronizados; essa é uma das razões em que a China tem sido incapaz de prepará-los para a Universidade, educação superior, para a economia do conhecimento.
*Produzem alunos pouco curiosos e sem pensamento crítico e independente; o Brasil nesse aspecto tem significativa mudança; autonomia, independência e crítica tem construido uma sociedade mais livre e soberana, lembro Mandela;¨somos os únicos responsáveis pelo nosso destino".
O Professor chinês é obrigado a passar regularmente por um treinamento mínimo de 240 horas;
Há um sistema de incentivos e pagamento por mérito (outros paises já adotam. Essa idéia está sendo discutida em alguns estados do Brasil); Em Xangaí, 70% é o salário básico e 30% é por desempenho.
Paga-se pouco, cerca de 759 dólares por mês. O salário de um trabalhador de fábrica está entre 45 a 60 dólares, só para comparar. Mas o Professor ganha menos que um advogado, economista e engenheiro. Não é novidade para ninguém.
Para encerrar, acho que os sistema no fundo é um reflexo do passado Confucionista da China; AQUI, ESPERA-SE QUE AS CRIANÇAS HONREM E RESPEITEM OS PAIS E PROFESSORES.
Desculpem, foi longo demais. Volto na 4a. feira. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Pare de tomar a pílula

Dia desses, podem lançar uma campanha para as mulheres brasileiras voltarem a ter mais filhos, como já acontece em alguns paises ( O Globo - 20/9/10).
O Brasil, segundo o IBGE, com uma taxa de crescimento natural ou vegetativo em torno de 1,2%o - não atinge a taxa de reposição populacional que é de 2,1%o - será um problema para as próximas décadas; faltará mão de obra e ocorrerá a insolvência de uma quase falida previdência social; haverá mais aposentados do que trabalhadores. Quem vai pagar a conta? Outra implicação é de ordem cultural, em razão da entrada contínua de trabalhadores estrangeiros.A xenofobia nos aguardará?
Veja o caso do Japão; este país está incentivando a sua população a ter mais filhos, pois registra uma queda contínua na população entre 0 e 14 anos de idade.
O Japão criou um ministério especializado para tratar dessa questão; Ministério do Planejamento e Igualdade entre os sexos.Entre outras medidas, uma muito curiosa, para manter a natalidade no país; reduzir o número de horas extras no trabalho para que os casais fiquem mais tempo juntos. Há propaganda dentro das empresas para que os trabalhadores valorizem suas presenças em suas casas, até com serviços a distância, como por exemplo; faça em casa o que você faria no escritório- um computador passa a ser o seu parceiro; além de economizar tempo, gasto com transporte você ficar próximo da esposa ou esposo. Muito interessante.Outros paises adotam politicas pró maternidade, é o caso da Alemanha e da França. Bom domingo. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Egito; atentado a uma Igreja Copta.O que é isso?

A imprensa internacional divulgou na semana passada, um atentado terrorista no Egito contra uma Igreja Ortodoxa Copta, aliás não é novidade a perseguição contra cristãos coptas no Egito, são minoria, num país fortemente muçulmano.
A dúvida é. Que Igreja é essa? Quando surgiu? Quais as suas práticas. É reconhecida?
Em primeiro lugar, copta, quer dizer; egipcio.A Igreja Ortodoxa Copta é uma Igreja frequentada por egipcios e não egipcios cristãos, portanto, minorias.Os adeptos coptas não estão em comunhão nem com os católicos romanos e nem com os católicos ortodoxos. É uma Igreja nacional do Egito e surgiu em Alexandria, no século I e foi criada por São Marcos, durante o governo do Imperador Nero - um grande número de egipcios, contrários aos gregos e aos judeus que viviam no Egito, abraçaram a fé cristã.No ano de 1741 um grupo de coptas se separaram dos coptas ortodoxos e fundaram a Igreja Católica Copta, portanto a duas Igrejas; uma ortodoxa e outra católica que está em comunhão com a Igreja Católica que conhecemos.
Seu chefe religioso é um Papa e tem um Conselho- o Sínodo.Há coptas no mundo todo, em especial na Europa-Alemanha.
No Brasil, são poucos, no bairro do Jabaquara (zona Sul de São Paulo) há uma Igreja Copta, que aliás, foi inaugurada pela Papa Copta, a cerca de 3 anos atrás.Talvez seja a única Igreja Copta do Brasil. Um conhecimento e uma curiosidade em tempos de férias. Volto no sábado. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Amazônia; uma curiosidade e um fato

Como sabemos, a Amazônia sul americana, em grande parte pertence ao Brasil, é uma área de terras baixas, com o predominio de terrenos geologicamente recentes, então é uma área propicia a ocorrência de petroleo e gás natural. Antes de atingirmos a autosuficiência em petróleo, o Brasil já procurava petróleo na Amazônia! Essa é a parte mais curiosa. E sabe quando começou a procura? Em 1917 ! Isso mesmo! Em plena 1a. Guerra Mundial e durante a Revolução Russa que levou os bolcheviques ao poder na Russia. Claro que não deu resultado, até porque foi uma parceria com americanos e o projeto foi considerado inviável, distância, pessoal qualificado, inexistência de imfraestrutura, baixo cconsumo no mercado interno, entre outras razões, o projeto foi abandonado.Após pesquisas de campo nas décadas seguintes, a produção comercial do óleo e gás, começo na década de 80, mais precisamente em 1988, na bacia do rio Urucu, a cerca de 650 Km a sudoeste de Manaus, em plena Floresta Amazônica. Desde o inicio a preocupação foi e continua sendo com o meio ambiente e os impactos advindos da exploração. Aliás é um dos mais completos programas de sustentabilidade ambiental desenvolvido no mundo! A proteção a biodiversidade faz parte desse trabalho de mitigação e possibilitou a pesquisa sobre as diferentes espécies da fauna e flora local e seus ecossistemsas. Atualmente a produção de petróleo é de 2 bilhões de litros anuais e 7,5 milhões de m2 de gás por dia é a produção garantida para os próximos vinte anos.Volto amanhã. Um bom ano para todos e Paz e Bem! Prof. Vilmar