segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

GENERALIDADES

Bela resposta da Thayná-estrela brilhante; eis a resposta; a- O Senado Federal representa cada um dos Estados da República Federativa (27 unidades, inclusive o DF), e a Câmara de Deputados representa a população daquelas unidades. Assim, as bancadas estaduais na Câmara seguem uma representação proporcional, nos limites definidos por lei.
b- O Estado é a instituição que detém o monopólio do poder político sobre uma população de uma nação e nos limites de um território definido. O governo é um conjunto de orgãos decisórios do Estado, ocupados periodicamente por partidos de coligações partidárias alçadas ao poder por vias eleitorais ou não.
O Brasil está triste, morreu o médico e escritor gaúcho, membro da Acadêmia Brasileira de Letras Moacyr Scliar; uma perda de um intelectual brasileiro.
Por que não? Royalties?
Royalties para os pescadores artesanais brasileiros, são de 1 milhão em 989 colônias espalhadas pelo litoral brasileiro, são prejudicados com a atividade industrial petrolífera e não recebem nenhum beneficio direto. O que prejudica o pescador artesanal? As empresas petrolíferas fazem operações sísmicas e afugentam os cardumes. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

UM TEXTO, 2 PERGUNTAS e RESPOSTAS

É interessante notar que o Brasil "padece" de quase todas as "patologias" institucionais identificadas como fatores responsáveis pela elevação do custo de governar; tem um sistema presidencialista; é uma federação; possui regras eleitorais que combinam um sistema de lista aberta com representação proporcional; tem um sistema multipartidário com partidos políticos considerados débeis na arena eleitoral; e tem sido governado por uma ampla coalização no Congesso (Carlos Pereira e Bernardo Mueller-Revista das Ciências Sociais - RJ, n.2, p.2)
UNICAMP 2011;
a- O Congresso Nacional no Brasil é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, exercendo as funções de legislar e fiscalizar. Qual a diferença básica, no sistema bicameral, entre o Senado Federal e a Câmara de Deputados?
b- Qual a diferença entre Estado e governo?
Volto 2a.feira com uma proposta de respostas as perguntas acima. Bom domingo e Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

E os desafios continuam

Além do impacto nas contas do governo brasileiro para o ano, temos que projetar o salário para 2012. Fica sempre uma dúvida, o que e como fazer. Cortar gastos? Criar novos impostos, olhe que os governadores nordestinos na sua maioria defendem uma nova CPMF. Nós, brasileiros, não devemos incorrer nos erros cometidos pela civilização ocidental, leia-se EUA e Europa Ocidental que terão que se ajustar a uma nova realidade, o desafio da competição de 3,3 bilhões de trabalhadores de economia emergente eurasiana-antiga Europa Oriental e Ásia. Mão de obra cada vez mais qualificada, sem encargos sociais e trabalhistas, sem beneficios previdenciários, que se tornou um desafio existencial aos abusos cometidos pela civilização ocidental e o seu declinio depois da crise de 2008 e 2009, Essa é a única certeza e nós temos que resolver o deficit público, os gastos com a previdência (beneficios e pensões) impostos elevados que oneram a folha de pagamento e uma eterna preocupação com a infraestrutura, principalmente; portos, aeroportos e transportes. Haja dinheiro. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar
Ótimos comentários sobre salário mínimo. Uma sociedade deve ser crítica e participante.Omissão é a pior forma de abandono a uma causa.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Novo salário mínimo; R$ 545,00

Aprovada pela maioria folgada no Senado Federal, agora a Presidente vai sancionar e passará a vigorar a partir de 1 de março. Venceu o governo, usou como argumento a necessidade de a partir de agora estabelecer o aumento do salário mínimo sem passar pelo Congresso Nacional, a oposição diz que vai recorrer contra essa posição e quem vai decidir será o STF. O governo vai usar para os próximos aumentos o critério da variação do PIB, dos dois últimos anos e a inflação.Será que é o melhor para o trabalhador? Será que é melhor para o empregador?Será melhor para o governo? São perguntas que precisam ser respondidas após uma ampla discussão. Sempre devemos levar em conta; o impacto do aumento para a Previdência Social que tem compromissos com os aposentados e outros beneficiários (a conta já é grande); Custo para o empregador que já paga muitos impostos e assim onera ainda mais a sua folha de pagamento. Acredito, e o que você acha? O governo precisa fazer cortes com gastos, ou gastar melhor. Desonerar o empregador do compromissos com a folha de pagamento e dessa forma haverá uma sobra para melhorar o salário minimo.Pois com esse salário é dificil viverdecentemente. Opine. Até Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOVA ZELÂNDIA - terremoto

Arquipélago da Oceania, a Nova Zelandia é um país de nativos maoris e brancos de origem inglesa. País com excelentes indicadores sócio-econômico, IDH e PIB altos. Pertence ao grupo de paises industrializados.Faz parte da CBN - Comunidade Britânica das Nações e está sujeito a atividades vulcânicas e sismicas regularmente- está numa zona de encontro de placas tectônicas. No inicio desta semana um tremor de terra - 6,3 na escala Richter, na cidade de Christchurch, deixou mortos e muita destruição. Ele ocooreu a uma profundidade de 5 Km(epicentro) muito próxima a superfície e com muita gente, era hora do almoço e os trabalhadores e estudantes estavam almoçando no shopping local e em outros locais da cidade. O terremoto derrubou prédios, interrompeu em 80% o fornecimento de água(canos foram destruidos)causou alagamento em ruas e avenidas; vazamento de gás de rua, com incêndios. Foi o caos. A força do tremor partiu uma geleira de 190 km de extensão e produziu vários icerbergs dentro de um lago e que formou ondas gigantescas alagando o redor do lago. O Brasil, em virtude de estarmos situados no centro da placa sul americana, mais a rigidez dos nossos terrenos cristalinos nos fazem um pais isento desse tipo de catástrofes, aliás nossas catástrofes são outras; queimadas, deslizamentos, inundações, tudo por culpa, como sempre das CHUVAS! Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LIBIA - mais um país em que o povo quer mudanças

Libia, está situada no norte da África, detém uma das maiores reservas de petróleo do continente, é islâmico e governado a 41 anos por Muammar Gaddafi; o país tem um sistema político bem original; baseado na idéia de um "Estado das massas", em que o povo exerce o poder. Este modelo advém de um livro publicado por Gaddafi conhecido o o "Livro Verde" é uma espécie de cartilha das idéias do ditador. Não há eleições livres. Um Partido político apenas Congresso Geral do Povo. Possui um Parlamento, um conselho revolucionário e um comitê de governo. A população é de 6,5 milhões de habitantes; renda per capita US$ 13,8 mil; desemprego;30%; pobreza 7,4% (vicvem com 2 dólares ou menos por dia);crescimento econômico em 2010 10,6%. Em 2005 empresas americanas de gás e petróleo instalam-se na Libia.
A oposição ao regime libio é incipiente e fragmentada. Se o ditador for retirado do poder pela população, numa repetição do que ocorreu na Tunisia e no Egito, a Libia tem poucas condições de seguir uma transição pacífica, Após quatro décadas de dominio absoluto, violento e arbitrário, a Libia não tem um frente de oposição organizada.Volto amanhã.Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Oriente Médio; o impasse norte-americano

Antes de escrever sobre o título acima, vou sugerir a resposta da postagem anterior; é um teste um pouco complicado, pois a resposta certa (D) é obtida através de pesquisa junto a ONU, FMI, OCDE, IDH e IVC (Indice de Condição de Vida) além do PIB. Daí o mais importantes é a compreensão do termo "africanização".
Vamos ao título; Os Estados Unidos está vivendo um dilema no Oriente Médio; manter a estabilidade na rica que é rica em petróleo, enquanto defende o direito de manifestações para uma mudança democrática. Aqui, no Oriente Médio o autoritarismo e as ditaduras perduram nos tradicionais aliados dos norte americanos. Veja o caso do Bahrein, a principal base americana para policiar o Golfo Pérsico está em território do Bahrein que enfrenta sérios movimentos populares. Outro aspecto que é preciso levar em conta, é a religião, o Bahrein é sunita já na região o poder, no caso do Irã, que é uma preocupação dos norte americanos é de um governo xiita. No Iraque, xiitas e sunitas se confrontam e assim por diante. Mas acho que o que está acontecendo na região vai além da religião; o povo quer trabalho, moradia, fim da corrupção, governos preocupados em combater a inflação, com o abastecimento de produtos alimentícios de primeira necessidade. Afinal para onde vai a riqueza produzida pelo petróleo? Quem está a muitos anos se beneficiando? Está claro que não é o povo.
Esperamos que os governos dessas Nações que ao lidarem com essas controvérsias NÃO utilizem da violência e das armas. Afinal, o islamismo não inspira a essas práticas. Com certeza! Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 19 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABIA QUE....

O termo "Africanização" designa paises que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam algumas caracteristícas comuns; fome crônica, elevada dependência de ajuda externa, mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos paises.Vou propor 5 alternativas e você deve escolher a que apresenta paises do mundo com as caracteristicas acima;
a) Mongólia, Quirguistão, Haiti e Sudão
b) Moçambique, Paraguai, Ruanda e Botswana.
c) Somalia, Honduras, Mianmar e Haiti.
d) Etiópia, Somália, Bangladesh e Haiti.
e) Niger, Turquia, Nepal e Ruanda.
Resposta na próxima segunda feira. Até lá. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

QUEM DIRIA>INSURREIÇÕES NO MUNDO ISLÂMICO?

Pois é, o mundo está mudando, com certeza, quem imaginaria que um dia o povo sairia as ruas do Bahrein, da Libia, do Iemen, como já aconteceu na Tunisia e no Egito e ao que tudo indica não vai acabar tão cedo. É um revolução islâmica nos moldes do Irã em 1979 derrubou o Xá da Pérsia? Acho que não, é mais grave, pois o povo está nas ruas destes paises para dizer; basta de governos absolutista, autoritários, ilegítimos e que usam a força militar para conter as populações quando, em alguns casos até a própria religião. O povo não é bobo, não substime a sociedade, principalmente aquelas que durante muitos anos a elas foi imposto o silêncio.Há governos que estão a mais de 30 anos no poder; a corrupção, o desemprego, a falta de alimentos básicos, a inflação,a escassez de escolas, a ausência de projetos para o desenvolvimento econômico e social aumenta a desigualdade, esse povos lutam por isso. Com certeza que o desenvolvimento desses movimentos poderão permitir mudanças e dois caminhos a seguir;o caminho da ocidentalização, modelo de Estado, do tipo Turquia, laico e democrático, sem a intervenção das forças armadas ou então Estados Teocráticos, nos moldes da República Islâmica do Irã.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SALÁRIO MÍNIMO

A proposta do Governo venceu com uma folgada margem de votos as propostas de 560 reais e 600 reais, respectivamente propostas do DEM e Sindicalistas e do PSDB. Essa vitória do Governo e seus aliados reforça a credibilidade da equipe econômica do atual governo.Agora a discussão vai para o Senado Federal que vai votar,lembramos que o governo é maioria naquela casa, logo teremos um salário minimo de 545 reais. O impacto na Previdencia Social e nos beneficios que serão pagos pelo governo, embora com um salário pequeno será de alguns milhões de reais e que vai obrigar cortes nos gastos públicos.Nos próximos anos, o reajuste deverá ser a variação do PIB, dos dois últimos anos e mais a inflação. Vamos aguardar.
É bom saber; o salário mínimo foi instituido no Brasil pela Constituição de 1934 e nasceu para "satisfazer as necessidades dos trabalhadores, conforme as condições de cada região brasileira (Art. 121), porém a quantia a ser paga foi estabelecida em 1 de maio de 1940 e só vigorou 2 meses depois.O valor que foi pago na época era de 1.202,29(corrigida a preços de janeiro de 2011). O assalariado mais perde do que ganha.
A economia brasileira cresceu em 2010, segundo o Banco Central 7,8%.
É preciso desonerar a folha de pagamento, desta forma teremos um ganho maior.
Vamos continuar acompanhando a questão salarial. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SUDÃO;UMA DECISÃO,UMA SECESSÃO.FUTURO INCERTO

Um acordo feito em 2005, após 20 anos de guerra civil entre o norte do Sudão árabe e o sul do Sudão, negro, animista e cristão; muitas mortes, muitos refugiados, saques, incendios de plantações, estupros, está surgindo um novo país; o Sudão do Sul, uma região pobre mas com petróleo. Governos do mundo todo e entidades multilaterais, como a ONU e a União Africana deverão reconhecer a indépendência do sul que após uma consulta popular a maioria optou pela separação.Deverá o novo país ser formalizado em 9 de julho próximo, o norte reconheceu o resultado da urnas e prometeu reconhecê-lo.
Os problemas
* a maior do petróleo, reservas, fica no sul, mas a infraestrutura está no norte, o que vai obrigar uma cooperação entre os dois novos paises.
*o norte é árabe e o sul é negro, cristão e animista.As duas populações terão dupla nacionalidade?
a Constituição do Sudão permite dupla nacionalidade. Ela vai valer?
*muitos sudaneses vão migrar do sul para o norte e vice versa.Ir e vir será um direito dos dois lados, já que são inimigos históricos.
* o norte vai ficar com Darfur, uma problemática região ao oeste do Sudão onde no inicio deste século ocooreu um genocidio entre as populações da região. O sul vai apoiar o norte na região de Darfur?
Todos esses questionamentos deverão ser enfrentados a partir de 9 de julho. Vamos acompanhar.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CHINA ULTRAPASSA O JAPÃO; 2a.Economia do mundo

Foi mais rápido do que pensei; O Japão na última 2a.feira divulgou o balanço econômico de 2010 e confirmou a perda do posto de segunda economia mundial para a China;eis os números;
PIB Japonês; 5.474 trilhões de dólares -- PIB Chinês alcançou 5.878 trilhões de dólares.
Isso significa um notável desenvolvimento da economia regional da Ásia Oriental e do Sudeste Asiático.A China a alguns anos registra um indice de crescimento que ronda ou supera 10% ao ano.
O Japão por sua vez, foi afetado pela recessão econômica em 2008 e 2009, ela se recuperou em 2010, mas não foi o suficiente para conservar a segunda posição que era sua a 24 anos!
Os chineses tem um lema "não questionam os sistemas politicos e nem violações aos direitos humanos, sobretudo dos seus parceiros comerciais, principalmente os africanos.Já o Ocidente, adota posição cínica de defender direitos humanos, tirar e colocar no poder quem queria, escravizou milhões de pessoas e sempre pagou migalhas pelos recursos naturais, quando pagou.Deu no que deu.Lembro uma história que é mais ou menos assim."Os impérios nascem, crescem, entram em crise e depois vem o colapso". Mais ou menos é o que está acontecendo entre o Ocidente e a China (Oriente)- um está decadente, o Ocidente e outro ascendente, a China.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CUBA; A morte natural do regime; Saúde Pública

Priorizada por Fidel Castro desde a Revolução Cubana em 1959, foi considerada um modelo para o mundo até a década de 1990; hoje falta lençois hospitalares, toalhas, água corrente, material de limpeza, o paciente tem que levar de casa.A falta de higiene, de boas instalações e equipamentos está deteriorada e falta medicamentos. Causas?Com certeza sim, há muitas. entre elas o embargo econômico norte americano que dificultou a entrada de equipamentos hospitalares e sem dúvida, o fim da URSS que dava a sustentação financeira aos cubanos. Os únicos abnegados dentro desse contexto, são os médicos que vivem com um salário de U$ 25 por mes.
Médicos por petróleo; é um programa de governo, que Cuba manda para a Venezuela médicos, dentistas e enfermeiros e treinamentos para o pessoal da saúde na Venezuela que retribui pagando Cuba com 100 mil barris de petróleo por dia. Muitos profissionais da área, que por dificuldades de trabalho e dos problemas econômicos de Cuba, usam a Venezuela como rota para fugir para os EUA. Muitos médicos, principalmente, pedem vistos americanos oriundos da Venezuela e são de origem cubana. Quem perde, como sempre é a sociedade, principalmente quando se trata de uma áreas vital que é a saúde.
Fui ver no cinema O Discurso do Rei. Recomendo.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 12 de fevereiro de 2011

EGITO;Trinta anos no poder já era tempo demais.

Ontem, um sexta feira histórica para o Egito; O ditador egipcio deixa o poder após comandar o país por trinta anos. Uma vitória do povo, que durante 18 dias não arredou o pé da principal praça do Cairo, pedindo a sua renuncia. Uma vitória das mulheres, dos jovens, dos trabalhadores e até dos mais conservadores religiosos.
O futuro do Egito?
A únicas opções aparentes seriam; Uma democracia puramente secular e liberal-Estado Laico ou uma Teocracia autoritária. Seria possivel uma 3a. via com principios islâmicos? O que sabemos que os jovens egipcios, homens e mulheres, são mais abertos ao mundo e desejosos de promover reformas internas e são fascinados com o modelo da Turquia. A TURQUIA É O ÚNICO CASO DE DEMOCRACIA EM PAIS DE MAIORIA MUÇULMANA. Parte disso se deve a ocidentalização que acompanhou a república turca que foi fundada em 1923 (Kemal Atatturk), ao fato de desde 1952 a Turquia fazer parte da OTAN, a aliança militar liderada pelos EUA.
Vamos acompanhar os desdobramentos dos acontecimentos no Egito. Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O território brasileiro e o seu potencial

É sempre uma questão intrigante. Seria o Brasil uma Nação emergente com menores potencialidades que outros paises como China, Russia e India, os paises do BRIC? Não! Quando avaliamos os recursos do território brasileiro, os recursos estratégicos, como água, energia e disponibilidade de área cultivável, deixamos para trás os outros paises emergentes, com folga; Vou tratar de um recurso brasileiro encontrado no Paraná, aqui na região de Curitiba, mais precisamente ao norte da capital que é o Aquifero Kárstico.
Com uma área de 5.740 Km2, abrange total ou parcialmente os municipios de Campo Magro, Alm. Tamandaré, Itaperuçu, Campo Largo, Rio Branco do Sul, Colombo, Bocaiuva do Sul, Cerro Azul, Tunas, Dr. Ulysses e Adrianópolis, portanto está ao norte de Curitiba,também abrange uma parte do municipio de Castro e Ponta Grossa.O potencial do Aquifero Kárstico é de 8,9 a 12 litros p/seg. Km2. É uma área muito frágil; havendo presença de vazios nas rochas carbonáticas, colapsos de solos, subsidência de terrenos e contaminação da água----impõe restrições para o uso e ocupação do solo. A legislação estadual, decreto 3411/2008 declara as áreas de interesse de mananciais de abastecimento público da Região Metropolitana com área de proteção e garantia de qualidade hídrica. Como se trata de uma região muito povoada os desafios são imensos; Coleta e tratamento de esgoto nos municipios do Kárst; a maioria não tem esgoto tratado: Ocupações irregulares e a questão do lixo que é produzido nessas localidades. O agrotóxico utilizado na agricultura local é outra ameaça ao aquifero.A água é um recurso estratégico finito pela qualidade. Volto mais tarde.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ACRE; Plebiscito; sim ou não.Fuso Horário

O Fuso horário do Acre, que hoje é de uma hora a menos em relação ao horário do Brasil-Brasilia, deverá ser alterado brevemente.No dia 1 de novembro de 2010, quando ocorreu a votação para o segundo das eleições presidenciais, os eleitores acreanos foram as urnas para responder a pergunta;"Você é a favor da alteração de horário legal promovida no seu Estado?"57,8% responderam NÃO AO ATUAL FUSO HORÁRIO, preferem o que vigorou de 1913 a 2008, ou seja 2 horas a menos que a hora legal de Brasilia. Como vai ficar essa questão? O Tribunal Regional Eleitoral remete ao Tribunal Superior Eleitoral em Brasilia que por sua encaminha para o Congresso Nacional, onde será decidido, pelo voto a mudança ou não. Vamos aguardar essa decisão, por enquanto fica da forma como conhecemos; ou seja o Acre encontra-se uma hora a menos que a hora oficial de Brasilia.Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OCDE - PISA - BRASIL; Educação

Antes de escrever quero citar a Giovanna Schiller - 3.5 e o Henrique Gracia, ex-fera, 3.9; ambos fizeram comentários pertinentes ao tema cientistas e perspectivas futuras e Cuba, uma experiência vivida pelo Henrique.Vamos ao tema do título.
OCDE quer dizer, Organização e Cooperação para o Desenvolvimento Econômico. congrega os 30 mais ricos paises do mundo e têm interesses em desenvolvimento econômico, social e politico no mundo em desenvolvimento e no mundo desenvolvido, este é um dos inúmeros objetivos dessa organização. No final do ano passado a OCDE publicou o PISA ou Programa de Avaliação de Alunos, que mediu o nivel de educação em 65 paises. O Brasil ficou na 53 colocação, tendo obtido 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática e 405 pontos em ciências. O desempenho do Brasil foi um pouco melhor no teste de 2006. Passamos de desastroso para muito ruim.Cerca de 2/3 dos alunos de 15 anos são incapazes de fazer qualquer coisa além da aritmética básica.
Escolas públicas e particulares, são exceçõessão mediocres; não adianta estar na Escola e assistir aulas e não aprender. As causas são muitas, vou citar algumas que normalmente não são citadas;
Hà desperdicio de dinheiro público na educação; Como os professores se aposentam com salários integrais após 25 anos para as mulheres e 30 anos para homens, muitos quando estariam nas melhores condições intelectuais vão fazer outras coisas e a educação perde talentos. Isso é um enorme desperdicio;é bom lembrar que praticamente a metade dos recursos financeiros destinados a educação vão para pagar aposentadorias. Em algumas escolas professores podem faltar 40 dias e ter o seu salário sem descontos, não é uma generalização, mas acontece. Faltas de professores sem substituto é prejuizo para o aluno.
Os baixos salários e bons professores nas escolas é também uma das causas da baixa qualidade do ensino;São Paulo e Rio de Janeiro estão adotando algumas boas práticas; bônus($) as escolas que atingem metas estabelecidas; plano de carreira a professores que vão bem em testes de conhecimentos. Ainda a muito a fazer. Exija aulas com qualidades na escola pública e privada, do fundamental ao ensino médio. As próximas colocações que farei vão tratar do Território Brasileiro como uma extensão da sala de aula. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Brasil em evidência

Li no The Economist da semana passada que o Brasil é o destino cada vez mais atraente para jovens cientistas para novas pesquisas científicas e acadêmicas-isso ainda precisa acontecer entre nós brasileiros; O crescimento dessa área é imensa, sobretudo em medicina tropical, bioenergia e biologia botânica. As Universidades do Brasil,segundo a revista, oferece amplas possibilidades para que os pesquisadores possam avançar;você pode ter o seu próprio laboratório e pode começar uma linha totalmente nova de pesquisa. Pode ser pioneiro, está é uma afirmação de uma genetecista da Unicamp. As bolsas têm um valor equiparável aos padrões mundiais. Muitos estrangeiros estão aprendendo português e demonstram interesse em ficar no País. O Brasil formou 500 mil alunos no ensino superior e 10 mil Phds em 1 ano- dez vezes mais que há 2o anos. O país aumentou a sua participação no volume total des estudos científicos publicados no mundo; de 1,7% em 2002 para 2,7% em 2008. Precisamos de empregos, salários e condições de desenvolvimento pessoal desses profissionais, senão enfrentaremos uma verdadeira "emigração de cérebros".
A iniciativa científica está ligada ao orgulho nacional; "Ao investir em ciência em seu próprio território, paises tropicais, como o Brasil garantem que não são apenas os problemas das nações ricas e temperadas que serão resolvidos".Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pré Sal; prós e contras

Para especialistas, o pré-sal pode ser um grande oportunidade para o Brasil desenvolver novas tecnologias e qualificar novos profissionais, essa é uma quase unanimidade.
Atual a Petrobrás emprega 1.600 pesquisadores e trabalha com mais 85 Universidades e Centros de Estudos(The economist)
A maioria dos especialistas afirmam que os esforços de pesquisa da Petrobrás vai impulsionar a inovação no Brasil, são inúmeros os setores vão se beneficiar,começando com a formação de profissionais com diferenciais para atuarem nos diversos campos que envolve a exploração em águas ultra profundas, a começar por;
* Depósitos ultraprofundos devem ser extraídos a uma pressão até três vezes maior do que nos poços "normais";
* O sal frequentemente se move e se fecha após a extração, essa questão precisa ser resolvida, e o melhor local para esses estudos são centros de pesquisas e as academias parceiras da Petrobrás.
Os principais obstáculos;
Político- a insistência do governo para que a Petrobrás seja a única operadora do pré-sal, detenha 30% de cada consórcio e obtenha a maior parte de bens e serviços no Brasil, pode inflar os custos e atrasos desnecessários (The Economist).
Políticos se referem ao petróleo do pré sal como um pote de ouro no fundo do oceano atlântico- ou seja, vai ser capaz de resolver todos os nosso problemas,ledo engano!
Corrupção e desperdício de dinheiro são preocupações presentes. O Brasil ocupa a 69 posto entre 170 paises no ranking de percepção de corrupção da Transparência Internacional(The Economist).
Há o que discutir. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Egito; a cidade de Suez e seus problemas

Suez tem 500 mil habitantes, está entre as três maiores cidades do País. A cidade desenvolveu-se em torno do Canal de Suez, canal nacionalizado pelo Presidente Nasser em 1956. Todo egipcio sente muito orgulho da cidade e dos cidadãos locais; a cidade foi palco de uma luta acirrada contra Israel na guerra de 1973 (Yom Kippur) quando o exército egipcio conseguiu resistir aos blindados do então General Ariel Sharon, ex-Primeiro Ministro de Israel, figura lendária e herói nacional do povo de Israel; hoje os dois paises são aliados e Israel está preocupado com o desfecho dos acontecimentos politicos, poderá ter problemas se o poder passar para grupos contrários a Israel e defensores de uma nova aliança árabe.Suez é uma cidade industrial e com muitos problemas básicos; poluição, saneamento básico e muitas empresas que preferem a mão de obra mais barata asiática em detrimento aos locais.Muitos jovens são obrigados a procurar emprego em Alexandria e na cidade do Cairo, pois a sua cidade fecha as portas para os locais.Muitas são as usinas de aço, cimento, de refino de petróleo e petroquímico, mas os locais tem a sensação de que a economia beneficia uma minoria. Cerca de 85% dos jovens locais estão desempregados. É voz corrente entre os habitante de Suez; "essas empresas vêm nos poluir e não trazem nem um beneficio". Este texto ajuda entender em parte o que se passa no Egito.Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Egito; amenidades num ambiente conturbado

Agradeço ao José Carlos Lobo Barbosa pela visita e contribuição com o seu trabalho; levarei aos meus alunos neste semestre para leitura e discussão.
O Egito tem despertado muita curiosidade nas últimas semanas pela intensa manifestação popular em relação ao Governo e futuras escolhas,as mudanças serão inevitáveis, li nos jornais de ontem que cerca de 40% da população vive abaixo da linha da pobreza, o que é inaceitável.
Selecionei algumas curiosidades sobre o País; a televisão é estatal; as produções egipcias são extremamente recatadas e cenas mais picantes nem pensar. Os filmes americanos ou europeus, que apresentem cenas consideradas "fortes", são cortadas. A TV não mostra nenhum comercial. É possivel entender a importância da Internet e do telefone celular nessas manifestações que culminarão com a queda do governo; A imprensa mundial tem vinculado fortemente as manisfestações populares pelo uso das redes sociais-excepcional novidade e principalmente quando se trata de um país conservador e muito arraigado nos valores religiosos.
Entre os egipcios e muçulmanos em geral a mão direita é usada para fins nobres; já a mão esquerda, para fins pouco nobres,
Beijos entre casais em público, nem pensar - para não despertar imaginações impuras.
Beijos entre homens é comum (três na face).
Homens andam de mãos e braços dados, é comum no Cairo, ou Alexandria observar dois homens em via pública, conversando e ligados pelos dedos menores como se fosse um elo (gancho).
As moças egipcias, em pricipio casam virgens. A moça solteira não pode manter conversa com homens. Nas escolas, meninas e meninos sentam separados. Para os árabes, a mulher é uma flor tenra que precisa ser conservada. Usam o "Purdah" (véu) que escondem os cabelos. Mulheres casadas não mostra os cabelos, apenas para o marido e familires.
O "Nequab" é uma vestimenta islâmica que cobre as mulheres da cabeça aos pés.Com essa vestimenta, são vistas apenas os olhos.
É claro que todas essas curiosidades são unanimidade na população, as mudanças são muito rápidas e passam a ser alvos preferidos dos radicais com essas "modernidades" produzidas pelo ocidente.
É interessante lembrar que há uns 60 anos atrás, ou mais ou menos, no Brasil as mulheres andavam com vestidos longos até os calcanhares e com véu na cabeça.As mulheres ocidentais mudaram e mudam de trajes em pouco tempo.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CNPq - engenheiros;uma necessidade nacional

O CNPq- o célebre Conselho Nacional de Pesquisa, que neste ano de 2011 comemora 60 anos e é em grande parte um desconhecido do brasileiro, lamentavelmente é a nossa primeira instituição de fomento à pesquisa, produziu e produz muito material que está a disposição da sociedade brasileira em diversas áreas.O Brasil, segundo o Prof. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Presidente do CNPq, estamos em 13 lugar no ranking mundial de publicações científicas através dos nossos especialistas, mestres, doutores, enfim pesquisadores que atuam nas Universidades e Orgãos Públicos, como a Embrapa e a Petrobrás, apenas para citar algumas. A partir de 1970 a produção científica no Brasil cresceu quatro vezes mais que outros paises nas Américas e Europa, superando, inclusive alguns paises desenvolvidos.
A preocupação atual é com a pequena quantidade de estudantes que concluem o curso de Engenharia por ano. Em 2007, por exemplo, os engenheiros somaram 4,28% do total dos formandos no nivel superior. A Coréia do Sul, formou 29%!.
Na Russia, India e China que ao lado do Brasil destacam-se no cenário mundial - BRIC- pela ascensão rápida de suas economias em desenvolvimento formaram em 2007;
Russia- 190 mil engenheiros; India, 220 mil; China; 650 mil engenheiros e o Brasil; 39 mil! É preocupante.
Os principais motivos? Pasmem! A BAIXA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO que leva a desistência dos alunos! Nas Universidades Públicas 6 em cada 10 alunos não terminam o curso ou levam até 9 anos para conclui-lo. Nas Universidades Privadas pode chegar a 75% a desistência. O Brasil precisa de Engenheiros para preencher as nossas necessidades mais urgentes; construção civil, petróleo, metal-mecânica, elétrica e de informação.
Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

África; um novo despertar

Jamais imaginários que o mundo islãmico no norte da África pudesse levar milhões de muçulmanos às ruas de suas capitais em busca de mudanças, inclusive, pasmem mulheres muçulmanas. Sinais de novos tempos? É um basta ao autoritarismo, aos desmandos, a incompetência que domina o Oriente Médio; desemprego, inflação, abastecimento, setores econômicos estagnados; é muito interessante para quem ajuda financeiramente, em virtude de interesses geopolíticos e busca de alianças para manter a hegemonia; por outro lado quem depende dessas "ajuda" começa a entender que num mundo cada vez mais globalizado, competitivo e mais caro- sim pois quando você não produz o que precisa, tem que comprar de fora e pagar o preço que se pede, o pobre é o que vai se danar; democracia é o único caminho que o mundo árabe muçulmano deve trilhar para atender aos milhares de cidadãos e cidadãs na mais rica região em petróleo do mundo mas pobre em liberdade e direitos básicos, que o diga o Egito, a Tunisia e o Iemen. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar