terça-feira, 31 de maio de 2011

UMA REVOLUÇÃO

ALEMANHA; a maior economia européia vai trocar suas usinas nucleares por fontes renováveis até 2022.Será uma verdadeira "virada energética", agora é torcer para que o Parlamento Alemão aprove e aconteça. Será um marco na história mundial; A primeira nação industrializada a fazer a transição para energia limpa.Com isso, haverá uma mudança nos rumos do Protocolo de Kyoto que termina no ano que vem (2012).
Veja a matriz energética alemã; Carvão 45% - Nuclear 25% - Gás 13% - Renováveis 17%.
Especialistas do Instituto Senior da Alemanha, afirmam que a decisão é muito importante, mas precisa ser acompanhada de medidas como um programa de expansão de energia renovável.
Outros especialistas afirmam que abandonar o carvão é tornar o mundo menos "sujo".
A imprensa alemã fala do risco na alta das tarifas, do desabastecimento no inverno (é quando a Alemanha utiliza mais energia) e as indenizações bilionárias para as empresas que administram as usinas. Outro problema é o que fazer com os reatores que serão desativados.
De qual quer forma é um importante momento para o mundo que utiliza energia suja e perigosa repensar as suas práticas. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 29 de maio de 2011

Você Sabia?

A Austrália é um país conhecido pelo seu desenvolvimento econômico, pelas paisagens maravilhosas, como o deserto, a montanha, a grande barreira de corais,o canguru, o coelho e o seu nativo; Os Aborigenes.
População nativa, são mais de 750 mil e estão subdivididos em 500 grupos aproximadamente e falam perto de 200 dialetos. Em cada região da Austrália onde vivem tem um estilo próprio de vida, com tradições e religião própria. Com a chegada do colonizador inglês, por volta de 1758 começa o martírio dos aborígenes;soldados ingleses destruiam locais sagrados dos aborígenes, ofereciam bebidas as populações locais e se aproveitavam do estado de embriaguês para instigar confrontos entre as diferentes aldeias, fazendo com que eles mesmos se aniquilassem.
Após a independência da Australia, os aborigenes passaram a sofrer descriminação do seu próprio país. Uma parte da população australiana considerava os aborígenes como parte da fauna e flora da Austrália, sem nenhum tipo de consideração. Um tentaiva de limpeza étnica ocorreu quando os soldados do governo invadiam as aldeias para sequestrar meninos e meninas, que na maioria das vezes desapareciam, sem que seus familiares soubessem onde se encontravam- morto, provavelmente. No caso das meninas, com a pele mais clara, eram levadas para educandários, onde aprendiam a lingua inglesa e costumes dos brancos para posteriormente casarem-se com brancos e constituirem uma" nova familia australiana", branca é claro! Atualmente os aborígenes correpondem a apenas 1% da população australiana; vivem em aldeias no deserto, outros moram nas periferias das cidades; a maioria não consegue emprego formal e recebe auxilio do governo. É comum encontrar aborígenes embriagos e em confronto com a policia. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Bósnia muçulmana e o mundo livre tem o que comemorar

Foi detido o último foragido da Guerra da Bósnia (1992/1995) Chefe do exército sérvio-bósnio qundo foram cometidos crimes no cerco a Sarajevo e em Srebrenica - Trata-se de Ratko Mladic que vai responder por crimes de guerra contra a humanidade e genocidio durante a guerra da Bósnia-É considerado o maior massacre da Europa, após a 2a. Guerra Mundial, mataram cerca de 8.000 bósnios-muçulmanos.
Talvez com essa prisão, a Sérvia possa ingressar na União Européia, pois era um entrave; o bloco europeu relutava em levar a cabo o processo por acreditar que as lideranças sérvias encobriam o foragido e pressionava o governo sérvio a entrega-lo à corte da ONU. Se isso ocorrer a U. E. terá mais um país membro no bloco. Vamos acompanhar. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasil; uma história forte

Nossa tradição é pequena quando tratamos do desenvolvimento industrial, até porque deixaram uma marca de "país agrícola" e " um extraordinário potencial mineral". Na questão industrial, de fato, remonta a década de 30 com o governo de Getulio Vargas, lança as bases para o desenvolvimento da atividade industrial, seguido pelo Presidente Dutra- Plano Salte e JK e o Planos e Metas.Posteriormente, o Brasil foi incorporando outras áreas na economia, notadamente nas manufaturas com baixo valor agregado. Atualmente é que estamos despertando para uma industria de ponta, e quem sabe com um futuro garantido no mercado internacional.O Brasil, com sua legitima aspiração de assumir um papel de liderança global, jamais vai poder abrir mão de uma industria forte e reconhecida pela qualidade do que produz.Aliás a nossa história que o desenvolvimento industrial foi responsável pela urbanização, pela integração nacional da população brasileira e responsável pelo crescimento dos demais setores da economia; o primário e o terciário. Não podemos deixar de lembrar que o setor agrícola e o setor mineral - nossas estrelas nos dia de hoje; não geram empregos e renda suficientes. Previsões apontam para uma Brasil como a quarta economia mundial nos próximos 40 anos. Quem viver verá. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 22 de maio de 2011

Temos que comemorar, porém....

O FMI divulgou o seu relatório sobre o PIB latino americano e não deu outra, deu Brasil na cabeça, o que surpreendeu foram os números e a distância entre os paises. Confira;
BRASIL- 43,3%, México 21,5%, Argentina 7,7%, Venezuela 6%, Colômbia 5,9%, Chile 4,2% e o Peru 3,2%.
Ano 2010 - Fonte;Relatório do FMI.
O preocupa; a desigualdade na América Latina está mais acentuada; a Costa Rica, que sempre apresenta bons indicadores sociais cresceu menos que que o Peru; Bolivia, Equador e Paraguaí preocupam, apesar das reformas propostas por Correa(Equador),Lugo (Paraguai) e Morales (Bolivia); Excetuando o Brasil e o México, o que devemos continua sendo os mesmos produtos; commodities.
Sobre o Brasil é bom não comemorar muito; os bons preços das commodities; a valorização do Real;temos que gerar mais empregos e salários compatíveis;não desmatar; não queimar para plantar; construir moradias urbanas; saneamento básico e o principal diminuir as desigualdades que ainda são muito grandes. De qualquer forma, é muito bom apresentar esses números. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
*os dados acima foram publicados na Folha de São, edição do dia-20-05-2011.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Revendo conhecimentos

Quanto ao panorama mundial e a derrocada do socialismo; o que é verdadeiro e o que é falso.
( )A China e Cuba formam hoje a dobradinha socialista, pois são os únicos a se manter avessos as transformações politicas e econômicas.
( )Os paises do leste europeu formam o maior grupo de maior resistência ao capitalismo, evitando as mudanças e transformações que ocorreram na antiga URSS.
( )Todos os paises asiáticos e europeus estão em transição para o capitalismo.
( )A falta de liberdade e a crise econômica foram as principais causas do fim da União Soviética.
( )Alguns paises adaptaram-se melhor ao sistema capitalista pois nunca aboliram completamente a propriedade privada, como a Polônia.
( ) A agricultura muito mecanizada e alta produtividade contribuiram para manter Cuba no regime socialista, após a substituição de Fidel Castro.
( )Na Ásia a Coréia do Norte, mantém-se fiel ao comunismo.
Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A economia mundial e os novos parceiros e lugares...

No texto de autoria de Sergio Dávila, publicado com o título "Brasil rural desponta entre os novos BRICS" na Folha de São Paulo de 18/11/2007, consta "Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois paises. Em vez da India e da Russia, estão as Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os novos BRICS?
A sigla BRIC soma as letras iniciais de Brasil,Rússia,India e China. Entre algumas características comuns entre esses paises, apontamos; todos são nações em desenvolvimento, com grande extensão territorial e população, com elevado potencial de crescimento econômico.
A China mesmo sob um regime politico de partido único e com a grande presença do Estado da economia, abriu o seu mercado ao CAPITAL EXTERNO, com a criação de Zonas Econômicas Especiais. As empresas estrangeiras foram atraidas para montar fábricas no país, motivadas pela baixa cobrança de impostos e pela presença de mão de obra barata, em razão da enorme disparidade do câmbio entre a moeda local(yuan) e o dólar. A China é a atualmente o maior exportador do mundo e está em segundo lugar no PIB, atrás dos EUA apenas. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 18 de maio de 2011

China e EUA - A Nova Aliança

China e EUA são hoje protagonistas de grandes temas globais. A China, listou uma vasta coleção de temas em relação aos quais ele e o presidente americano, estão dispostos a atuar em benefício mútuo.
Essa aproximação apresenta vários fatores, dois são importantes;
1-A economia da China cresce a indices elevados e já se tornou a segunda maior do mundo, superou o Japão. Tal realidade tem feito com que a China se relacione economicamente cada vez mais com os EUA. Entre as relações econômicas que explicam a aproximação cada vez maior entre esses paises, podemos citar a compra pela China de títulos do tesouro americano e o grande número de empresas norte americanas que instalaram fábricas na China, atraidas pelos incentivos fiscais e pelos baixos salários locais em dólares. Assim, essas empresas produzem na China para exportar seus produtos para o mercado norte americano e aos demais paises a preços menores e com maiores margens de lucro. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Brasil; uma potência solar.

Energia limpa e renovável, devido a localização, o Brasil é um previlegiado, a nossa grande exposição solar é devida a nossa localização em baixas latitudes, em uma imensa área intertropical. Alguns dados;
O sul do Brasil, que na maior parte do território NÃO É TROPICAL-Zona temperada do sul-deveria ser pouco favorável para produção de energia fotovoltaica, mas não é! Tem um potencial superior ao de toda a Alemanha, país que mais investe nessa tecnologia em todo o mundo.
Um projeto, conhecido como Megawatt Solar prevê a criação da primeira usina de 1 megawatt, na sede da Eletrosul, em Florianópolis, prevista para entrar em operação até o final deste ano (2011). Outros projetos, como a cobertura do estádio Mineirão e do estádio de Pituaçu em Salvador estão em vias de serem concretizados. Vontade política, parceria com a iniciativa privada podem aumentar a produção fotovoltaica (solar) que hoje é de 0,0007, é muito pouco para um país como o Brasil. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

domingo, 15 de maio de 2011

Geopolitica;relembrando

As teses dos neoconservadores voltaram a aparecer em plena luz do dia com o regresso dos republicanos ao poder à Casa Branca, em 2000, depois de uma controvertida vitória eleitoral de George W. Bush ( o filho ou Junior como é conhecido). Sob a influencia de neoconservadores como o vice-presidente Dick Cheney, o novo presidente se recusou a assinar o PROTOCOLO DE KYOTO de defesa do meio ambiente e rompeu vários tratados internacionais. O período que segue com a presença dos republicanos no poder e a influência dos neoconservadores, são marcadas;
*Aumento nos gastos militares, com ampliação do aparato militar e do recurso
à guerra como principais instrumentos de politica externa do governo Bush.
*Após aos atentados de 11 de setembro de 2001, a resposta foi rápida, com uma ataque fulminante ao Afeganistão, era a busca pelo responsável; Osama Bin Laden e seus seguidores.
*Aproveitando-se da solidariedade internacional aos EUA após os atentados, declara "Guerra ao Terror" e ao "Eixo do Mal, constituido por Iraque, Coréia do Norte e Irã.
*Invasão do Iraque, o argumento utilizado;Saddam Hussein detinha armas de destruição em massa, nuclear, inclusive.
*Auxilio financeiro e militar a Colômbia, como uma forma de combater as FARCS e indiretamente a Venezuela de Hugo Chavez.
A consequência dessas medidas, todos conhecemos;
*Derrota dos republicanos para os democratas nas últimas eleições americanas.
*Gastos militares excessivos, que somada a crise financeira de 2008, colocou o país numa situação complicada, falências, desemprego e impopularidade do governo quanto a medidas saneadores para a economia; lenta recuperação, crescimento econômico da China e União Européia.
*O que fazer com o Afeganistão e Iraque ocupados militarmente.
*A morte de Bin Laden no Paquistão aumentará os atos terroristas contra os EUA e aliados no Oriente Médio e Ocidente?
Vamos acompanhar os desdobramentos.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 14 de maio de 2011

Revendo conhecimentos.

Leia o texto abaixo;
O homem construiu sua história por meio do constante processo e transformação do espaço natural. Na verdade, o que variou, nos diversos momentos da experiência humana, foi a intensidade dessa exploração (www,simposioreforma agraria.propp.ufu.br)-adaptado.
Uma consequência ambiental recente resultante da exploração dos recursos naturais é;
a- agrande redução, em nivel mundial, da emissão de dióxido de carbono, de dióxido de enxofre e do ozônio.
b- o vazamento de petróleo no Golfo do México após a explosão de uma plataforma de exploração em 2010.
c- a proteção dos recursos hídricos subterrâneos da América do Sul - aquiferos.
d- a explosão da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986 e que espalhou radioatividade para a Europa.
e- o terremoto no Japão que produziu um tsunami que avariou a usina atômica de Fukushima, espalhando radioatividade no extremo oriente asiático.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 11 de maio de 2011

J.M.KEYNES - um Estado Intervencionista

Após a grande depressão, 1929,surge o economista inglês- Keynes e passa a defender a intervenção do Estado na economia - unindo o social com os institutos de ganhos individuais e a livre iniciativa, uma forma de proteger a sociedade, que sofreu com o desemprego em massa na grande depressão e assegurar oliberalismo econômico através da regulamentação pelo Estado;os governos usariam medidasfiscais e monetárias para mitigar (atenuar,segurar) recessões,depressão, boom, crises, ciclos econômicos. Poupança e investimentos produtivos, e estimulados pelo Estado era o remédio para conter excessos ou erros e assim manter o bem estar. O seu modelo prevaleceu entre 1930-1970 e foi substituido pelo neoliberalismo e suas consequências que todos nos conhecemos; privatizações, pobreza, concentração de renda, desemprego e um capitalismo financeiro selvagem. Até mais.Paz eBem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Censo de 2010=População urbana

O resultado já era previsto; 84% dos brasileiros vivem nas cidades, em 2000 eram 81%. E aí é que as preocupações residem; os nosso eternos problemas urbanos;violência, poluição atmosférica, visual e sonora, inversão térmica, ilhas de calor, drogas, favelas e LIXO, ESGOTO e ÁGUA TRATADA, os percentuais são preocupantes; ESGOTO - apenas 55% das casas têm esgoto tratado, com a urbanização intensa a tendência é o agravamento da situação; o baixo investimento no setor e a periferização da população que já atinge em vários Estados o encontro com municípios- num processo de conurbação intensa, tende o agravamento com sérios riscos a saúde e ao bem estar da população.
Tipos de esgotos;
Doméstico; esgoto gerado por residências, contém restos de sabões, detergentes, restos de comida, fezes e urinas.
Pluvial;água captada pelos bueiros, riachos, valetas, valetões e podem conter muitos residuos maléficos as pessoas e ao solo e subsolo.
Industrial;formado a partir de residuos produzidos pelas industrias.
As consequências; eutrofização; baixo nivel de oxigênio, fermentação, gases tóxicos, mal cheiro,toxinas e como consequência maior as doenças infecto-contagiosas, um mal que persegue o urbano pobre. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 8 de maio de 2011

Comemorar com os pés no chão

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD-IBGE) publicou e eu transcrevi;
A Taxa de Desigualdade brasileira, medida pelo INDICE DE GINI, ficou em 0,5304 em 2010, a MENOR DESDE 1960! quando começou a pesquisa.Quanto mais perto de 1,mais desigual é o País. Os motivos desse avanço; a educação e os programas sociais. Comemorações à parte, a nossa desigualdade é ainda muita alta; cerca de 9,5% da população vive com ATÉ 70 reais!
Outros dados que permitem boas reflexões;
* a renda dos mais ricos cresceu 12,8% e a de 50% dos mais pobres 52,19% entre 2001 e 2009.
* analfabetos obtiveram ganhos de 47%-com ensino superior, uma queda de 17% na renda.
*negros aumento de 43% na renda-brancos e pardos 21%.
*mulheres tiveram ganhos na renda de 38%-homens de 16%.
*SãoPaulo perdeu a la. posição em renda- foi superados pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina.
*a pior renda pertence ao Estado de Alagoas,
Minha opinião, vamos comemorar com moderação, investir em educação com qualidade-da creche ao ensino superior, nos programas sociais e no saneamento básico, com menos recursos, sem aumentar a carga tributária, é o desafio. Bom domingo, em especial as eternas mães.Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 7 de maio de 2011

Paquistão x India; a disputa na Caxemira

Como será o futuro dos EUA, na questão que envolve o islâmico Paquistão e a India hinduista; inimigos históricos e hoje dois aliados dos EUA. Será que a presença de um comando norte americano na missão de neutralizar o jihadista Bin Laden sem a autorização do governo paquistanês pode mudar algumas posições na região? É bom lembrar que esses paises possuem artefatos nucleares, disputam a Caxemira, são inimigos deste os tempos de colônias do Reino Unido; a presença de alguns vizinhos importantes, como o Afeganistão e o grupo Taleban, a Russia e o seu gás natural nas proximidades, além da China, que embora do mesmo lado da India, no BRIC e emergente, tem sérias desavenças com a India, desde 1982, quando chegou a combater os indianos para tomar posse do Aksai Chin-Caxemira, com o apoio do Paquistão, Lembrando que essa região, possibilitou a China ligar o Tibete com o Sinkiang.
Vamos acompanhar os desdobramentos nos acontecimentos futuros na região. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Portugal e a crise econômica

Ao recorrer ao FMI e a UE, Portugal terá que ir ao sacrificio. A cartilha neoliberal impõe sacrificios econômicos e sociais em troca de um socorro financeiro de 78 bilhões de euros (184 bilhões de Reais). Portugal deverá privatizar empresas estatais nas áreas de transportes, energia, comunicações e seguros.Cortar despesas com a saúde e educação. Congelar salários e pensões aos aposentados (significa não ter aumentos de salários e reposição de inflação).Fim dos beneficios fiscais para empresas e pessoas físicas.Até 2013 reduzir o rombo nas contas públicas que é de 9,1% do PIB para 3%.O sacrificio será grande.O Brasil poderá recebe trabalhadores portugueses no futuro, com a sua economia estagnada, poucas oportunidades de trabalho no país, poderá atrair profissionais portugueses, principalmente nas áreas técnicas para o Brasil. Garantem os especilaistas que essas medidas são muito duras quando comparadas com a Grécia, ou mesmo a Irlanda. Como Portugal deixou essa situação acontecer?Irresponsabilidade política, gastou mais do que arrecadou?Ou entendeu que ao pertencer a UE, todos os seus problemas estariam sanados?O capitalismo atual não existem "bonzinhos", ameaça de calote jamais será aceito pelos bancos europeus-quem deve tem que pagar.Primeiro pagar dívidas, depois.....depois cuidar da saúde, da educação, do emprego e do salário
É impossivel não opinar diante dos últimos acontecimentos envolvendo a ação norte americana no nordeste do Paquistão; há mocinhos, bandidos, super-heróis, vilões,quadrúpedes farejadores, um final feliz.Uma verdadeira obra clássica de hollywood, aliás em decadência. Várias versões dão o direito de duvidar da veracidade dos fatos.Até quando? Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Código Florestal e o pequeno agricultor

Nesta tarde de quarta feira deve ser votado o novo Código Florestal brasileiro, que dividiu a sociedade em dois segmentos; a defesa dos interesses da agricultura e ambientalistas; as discussões envolve até mesmo a zona urbana, que tradicionalmente está distante destas questões, desta vez houve uma participação intensa nos debates.
O agricultor familiar, que produz 40% do PIB agropecuário, representa 84% das propriedades rurais e que ocupam apenas 23,4 % das terras agricultáveis é o verdadeiro guardião da natureza; precisam de terras fertéis e de água pura para produzir alimentos para o mercado interno. São, os mais prejudicados se o novo Código Florestal não beneficiá-los;
1-Reservas Legais e áreas de preservação permanente; como poderão destinar parte de suas pequenas propriedades para atender essas exigências; preservar e não plantar?Como conciliar nestes casos.
2-Mata ciliar é aquela que acompanha as margens dos rios, em muitas áreas ela não existe mais e em outras se estendem por muitos metros; como conciliar a preservação da mata ciliar exigida no Código Floresta; 30 metros, 15 metros ou 5 metros, numa pequena propriedade, a áreas cultivavel será menor, dará para o agricultor sobreviver?
Lembramos que do ponto de vista da produção, isso pode invibializar 1 milhão de pequenos agricultores e suas pequenas propriedades.
Um pequena propriedade corresponde a 4 módulos rurais, esses módulos são variáveis de região para região. No Paraná é igual a aproximadamente 72 hectares.Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

domingo, 1 de maio de 2011

E as discussões continuam; o novo Código Florestal

Os debates sobre a aprovação do novo Código Florestal brasileiro, que entra na reta final e esquentam as discussões; aumentam os debates, tudo dentro da normalidade democrática, que interessa a sociedade. participar das discussões nas salas de aula, na leitura de jornais e noticiários na TV e rádio vão permitir uma maior consciência ambiental e decisiva para o nosso futuro. Brasil precisa de uma definição e conciliar o meio ambiente e a economia sustentável.
Quem defende o novo Código Florestal afirma que ele vai retirar cerca de 90% de agricultores da ilegalidade; Vai garantir uma maior disponibilidade de terras para a agricultura. A Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências (SBPC) e a Associação Brasileira das Ciências (ABC) discordam que falta terra para a agricultura no Brasil.
A ONG WWF defende que a aprovação do novo Código pode resultar em impactos significativos no ecossistema; as emissões de gases do efeito estufa seriam 12 vezes maiores que as emissões atuais. Haveria impacto na biodiversidade e na produção da água, afirma a ONG. O debate vai longe. O novo Código prevê proibição de novos desmatamentos por cinco anos, mas desobriga o agricultor a recuperar áreas desmatadas antes de julho de 2008. Os pequenos agricultores, pelo novo Código, não precisam de reserva ambiente legal. Leia os pontos polêmicos do novo Código Florestal;
* Diminuição das áreas de reservas legais.
*Áreas de Preservação Permanentes (APPs) dentro de propriedades privadas.
*Proteção de 30 metros das margens dos rios, diminuiria para 15 metros.
*Fim da obrigatoriedade dos proprietários recuperarem áreas que foram desmatadas ilegalmente até julho de 2008, incluindo topo de morros e encostas.
Vamos aguardar o resultado das discussões e a aprovação pelo Congresso Nacional do novo Código Florestal Brasileiro. Paz e Bem! Prof. Vilmar.