domingo, 31 de julho de 2011

Conflitos mundiais;comercio internacional;capitalismo central e periférico

Na postagem anterior, sobre empresas transnacionais, é correto afirmar; elas estão concentradas nos principais ramos da industria moderna, constituem na maioria das vezes oligopólios de dimensões internacionais.
Sabemos que os conflitos mundiais em nossos dias, separatismo, intolerância, autonomia,xenofobia, radicalismos;temos exemplos recentes no norte da África, a chamada "Primavera Árabe" com o povo indo as praças reivindicar mudanças políticas e econômicas, chegando ao extremo- combate armado, como está acontecendo na Líbia.Mas também pode-se afirmar que alguns ocorrem em função do dominio dos fluxos do comercio internacional, onde o intercâmbio entre os paises do capitalismo central e periférico são extremamente desiguais. Vejamos; Os blocos econômicos mundiais não proporcionou um crescimento equitativo para todos os paises, no caso da África, seus paises estão fora de qualquer possibilidade de formação de blocos para se defenderam dos paises centrais; sobrevivem com exportações de matéria prima de baixo valor agregado,além de não poderem sugerir preços, a América Latina e a Ásia, estão um pouco melhor que a África mas também são dependentes dos paises centrais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 30 de julho de 2011

Para refletir

Nós seres humanos do século XXI, estamos "desnaturalizados" e isso muitas vezes nos faz parecer extra terrestres em nosso próprio planeta. Mesmo acreditando que a cultura e a civilização tenham suprido nossa porção mais animal e instintiva, ainda precisamos manter como contato o mundo natural.
Para tratar quadros de ansiedade que nascem do excesso de trabalho e de uma longa permanência na selva de pedra, escapadas de dois ou tres dias para a natureza podem ser mais eficientes do que a ingestão de medicamentos. Ao sentir o cheiro da terra fresca, o ar limpo e o silêncio, que só é quebrado pelas pequenas criaturas ao redor, reencontramos a nossa essência por tanto tempo abandonada.Como diz Nietzsche, na cidade precisamos representar um papel porque estamos muito preocupados com os que precisam de nós. Não precisamos nos vestir bem, falar ou atuar de maneira especial. Basta nos deixarmos levar pelo mundo natural na direção do nosso interior, onde um manancial de tranquilidade nos espera.Portanto, é preciso desligar sempre que for possivel, senão estaremos irremediavelmente escravos de uma uma cidade que pouco nos oferece....ou não?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Transnacionais; o que é verdadeiro?

A resposta da proposta anterior é multipolaridade econômica - unipolaridade militar - multiplicação dos conflitos regionais.
Na atual fase do capitalismo que vivemos é verdadeiro afirmar sobre as TRANSNACIONAIS;
( )estão concentradas nos principais ramos da industria moderna, constituino oligopólios de dimensões internacionais.
( )são pouco diversificadas, constituindo conglomerados
( )possuem grande capacidade financeira, tanto pelo volume de sua produção mundial, quanto pela associação com bancos nacionais.
( )são tecnologicamente avançadas e buscam mão de obra barata nos paises desenvolvidos.
( )buscam, nos paises que operam, a mão de obra qualificada e utilizam técnicas avançadas de planejamento e controle.
Resposta, amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Luiz Fernando Veríssimo- o Globo-13/08/2006

Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espiritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranquilizador equilibrio de terror que é saber de que lado virão os misseis. A crise atual no mundo é um crise de nitidez (...) Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência.
As características da atual GEOPOLITICA mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são;
( )assimetria politica - corrida espacial - dispersão mundial do poder bélico
( )sectarismo religioso - corrida armamentista - constituição de blocos militares
( )bipolaridade cultural - proliferação nuclear - militarização dos paises islâmicos
( )multipolaridade econômica - unipolaridade militar - multiplicação dos conflitos regionais.
(UErj) Proposta de resposta, amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Brasil e a crise mundial

A entrada recorde de dólares no Brasil é sempre bem vindo; principalmente quando são investimentos nos setores produtivos, como é o caso agora. No setor financeiro, as aplicações são menores, os juros cobrados são maiores. De um jeito ou de outro é sempre de caráter especulativo. Todas as medidas tomadas pelo governo para conter a entrada de dólares no Brasil não funcionaram.
Observe os dados que obtive nas fontes; Unctad, Banco Central, IBGE e Blomberg e publicado na Folha de São Paulo, pa. A4 - 22 de julho de 2011, 4a.feira;
Dólar derrete; o mercado brasileiro é inundado de dólares que entram via aplicações financeiras, investimentos estrangeiros diretos e comercio exterior- em 12 meses, a queda já chega a 12,7% ontem o dolar valia 1,537;
O Lado bom; o preço dos importados fica mais barato, o que ajuda o controle da inflação, que poderia estar ainda maior- está em 6,71
O Lado ruim; as importações disparam e prejudicam a industria local. No limite, podem ser fechadas fábricas, o que causa desemprego.
O que atrai os dólares para o Brasil? A estabilidade econômica e financeira, com pleno emprego, superavit e as exportações agrominerais. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 26 de julho de 2011

Novos paises; um processo longe de acabar

Quando a ONU foi criada, em 1945, contava com 51 paises membros, esse número foi crescendo e hoje correponde a 192 paises membros e vem mais por aí. Dois momentos precisam ser lembrados na formação de novos paises; Nas décadas de 1950 e 1960, com a independência de antigas colônias européias na Ásia e na África; e, no inicio da década de 1990, com a desintegração da ex-União Soviética em várias repúblicas. Um processo que ainda está longe de acabar. No século atual, XXI, por exemplo já surgiram outros paises; Sérvia, Montenegro, Timor Leste, Kosovo e no último dia 9 de julho, o Sudão do Sul.Isso para não falar em outras situações, em que a busca pela a autonomia é uma realidade; Saara Espanhol, País Basco, Ossétia do Sul, Abkhazia; Além da questão da busca pela soberania, obedecem a lógica da identidade cultural; quando povos de diferentes etnias, culturas ou religiões - que haviam sido agrupados artificialmente em um só Estado, por uma potência estrangeira ou etnia muito forte-reivindicam espaço próprio(Pag 102,Geografia e Vestibular,Ed.Abril,2009).Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Atentado na Noruega

Intrigante, pois será uma situação inusitada, num país nórdico, um extremista cristão radical ou fundamentalista, pelo menos é o que a imprensa está anunciando, justifique sua intolerância aos radicais islâmicos e aos esquerdistas. É preciso aguardar as investigações para uma conclusão.
Para a postagem anterior, a proposta de resposta é; F - V - F - F - V, atenção para a 4a afirmação; o racismo, o nacionalismo, a intolerância a culturas diferentes e presença de trabalhadores não locais, podem justificar os atentados na Noruega no último final de semana. Volto mais tarde. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 24 de julho de 2011

Atualização; fatos da globalização nos dias atuais

Proposta de respostas para a postagem anterior; V - V - F - V - V ; a afirmação considerada como falsa, refere-se a uma série de leis estaduais, como no caso do Arizona, por exemplo, onde qualquer cidadão pode ser abordado por uma autoridade para explicar a sua procedência, o que demosntra uma rigorosa atenção com estrangeiros nos estados fronteiriços com o México, é o caso do Arizona. Lembramos que o Congresso Americano tem endurecido o discurso contra os ilegais, principalmente neste momento de crise interna; inflação,desemprego e pequeno crescimento econômico.
Sobre a globalização nos dias atuais, Falso ou Verdadeiro?
( ) O Brasil deu os primeiros passos para a globalização, ainda na ditadura militar, quando o mercado foi aberto para empresas multinacionais na área da informática, como por exemplo; a Microsoft e a Apple.
( ) A globalização tem como caracteristicas a internacionalização da produção, da circulação, da distribuição e do consumo de produtos, de bens e serviços.
( ) A globalização fortaleceu os regimes comunistas da Coréia do Norte, de Cuba e em parte da China Popular e do Leste europeu.
( ) A sociedade atual é menos intolerante, menos racista e menos nacionalista
( ) A grande velocidade na transferência de investimentos entre os diferentes paises do planeta dificulta um controle de fluxo de capitais por parte dos Estados Nacionais.
Amanhã, proposta de resposta. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 23 de julho de 2011

Reveja conhecimentos sobre migrações-globalização

Resposta da proposta anterior; V - F - V - F, é sempre bom reforçar é uma questão polêmica, pois pode ser vista sob vários ângulos, ambiental, econômico, social e geopoliticamente.
A respeito das migrações, movimentos populacionais e a globalização, opine assinalando V ou F.
( ) Nos tempos atuais tem destaque o surgimento da xenofobia, que é a aversão ao que vem de fora do país, sejam pessoas ou culturas, e a intolerância, exercidas por grupos que hostilizam os estrangeiros, negam e excluem as suas culturas. Há muitos exemolos na Europa.
( ) O aumento de imigrantes nas cidades dos paises desenvolvidos tem dado origem a guetos, espaços pobres, marginalizados e diferenciados etnicamente.
( ) A falta de mão de obra em alguns paises, como os Estados Unidos faz com que governos estimulem a entrada de imigrantes e, no caso americano, faz com que o país regularize a situação de todos aqueles que entram clandestinamente pela fronteira do México.
( ) A requisição de trabalhadores especializados por paises desenvolvidos devido à globalização da economia e a àxpansão de empresas transnacionais, provoca "fuga de cérebros" dos paises periféricos para os paises centrais.
( ) Práticas governamentais coercitivas como a imposição da lingua e da religião do grupo dominante aos imigrantes, a abolição de símbolos, práticas religiosas e outros, tem ocorrido atual em alguns paises. Amanhã sugetão para resposta. Até Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reveja seus conhecimentos sobre a globalização e a nova ordem mundial

Verdadeiro ou Falso?
( ) A chamada aldeia global reflete a existência de uma comunidade mundial integrada pela comunicação e pela informação, resultantes dos avanços da midia eletrônica como o rádio, a televisão, a internet.
( ) A globalização é um fato aceito por todos, sem contestações ou movimentos de resist~encia, comprovado pela realização dos fóruns sociais mundiais.
( ) A interdependência é uma característica do mundo atual, pois os paises se tornam dependentes uns dos outros, sendo que governos nacionais não conseguem resolver individualmente muitos dos seus problemas econômicos, sociais e ambientais.
( ) A globalização é benéfica sob todos os aspectos, pois soluciona os problemas de desemprego, do endividamento dos paises pobres, da ação predatória do capitalismo especulativo, da ampliação das desigualdades e da exclusão social. Amanhã, propostas de respostas. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Capitalismo financeiro

O capitalismo financeiro é a marca do nosso tempo; várias empresas; concentração de capitais e a concorrência, favoreceram a formação das grandes empresas, muitas através de fusões e outras através das incorporações e troxeram os monopólios para vários setores da economia-é chamada de fase capitalista/monopolista.
O mercado de capitais; essas empresas foram aumentando o seu capital com a venda de ações em Bolsas de Valores. É a formação das enormes corporações.
Os Bancos passam ater um papel importante como financiadores da produção; Bancos estatais e privados. Intensifica-se a livre concorrência e os mercados passam a ser substituidos por um mercado oligopolizado; a uma forte intervenção do Estado na economia.Pode-se afirmar que nos dias de hoje a atividade industrial no capitalismo financeiro exige; uma industria técnica e científica além de maquinista (automação); acentua a divisão do trabalho; produção em série e grande escala; requer muito capital e é global (mundial); tende ao imperialismo econômico; controle das regiões produtoras de matéria prima e conquista de novos mercados consumidores; depende das tecnologias de comunicação e uma logística eficaz. As economias periféricas são cada vez mais dependentes das economias centrais. O comando está nas mãos de poucos-paises ricos (G7) e outros que pretendem chegar,como o BRICA (Brasil,Russia,India,China e África do Sul) com todos os seus problemas.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Capitalismo Industrial e seus principais aspectos

Na essência; transformar da natureza (matéria prima) numa maior quantidade de produtos aos consumidores. Buscar incessantemente, uma maior produção, com menores custos possiveis. Exigiu mais energia, tradicionais e novas, mão de obra abundante, qualificada ou não. O sistema descobriu que o bom lucro vinha da produção de mercadorias.
A doutrina econômica foi e continua sendo o Liberalismo Econômico, que nasceu com John Locke e mais tarde Adam Smith, e estava ligado a Inglaterra, berço da 1a. revolução industrial e que dominou a economia mundial até o final do século XIX.
O mundo sentiu os efeitos do capitalismo industrial; a expansão imperialista européia na Ásia e África, e a forte presença dos Estados Unidos nas Americas Central e do Sul, na célebre frase "América para os americanos-Monroe).
Viveu crises, como; Instabilidade Econômica e Geopolítica, no passado e no presente; 1a.Guerra Mundial, Revolução Russa, Grande Depressão de 1930, a 2a.Guerra Mundial e a Guerra Fria. Amanhã.Capitalismo Financeiro. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 19 de julho de 2011

Toyotismo

Ontem 18 de julho foi comemorado; Mandela Day - dia do aniversário de Nelson Mandela, que completou 93 anos de idade. Desde 2009, a ONU reconhece essa data, numa forma de homenagear a luta contra o preconceito e contra o racismo (Apartheid). Mandela dedicou 67 anos da sua vida a essa luta contra a injustiça, o árbitrio e o violência contra negros sul africanos.A população Sul africana e mundial é convidada para neste dia, 18 de julho, dedicar 67 minutos do seu dia para algum trabalho voluntário, coletivo ou uma prática de boa ação com o seu semelhante- 1 minuto para cada ano de luta de Nelson Mandela pela justiça.
Toyotismo; surgiu após a 2a. Guerra Mundial, na fábrica da Toyota e teve uma participação importante do engenheiro americano W.E. Deming que atuou nas forças americanas de ocupação no Japão; As características do toyotismo são; melhorar a qualidade significa não diminuir a produtividade,atender as necessidades do cliente (tamanho, cor, potência etc);trabalhador japonês escolhe a melhor maneira de realizar o seu trabalho em equipe; problemas e soluções são discutivos pelo grupo; trabalhador deve ser capacitado para qualificar suas competências e habilidades; fábricas em espaços menores e unidades interligadas por sistema de informação com sofisticadas técnicas de comunicação; JIT"just in time"uso de cartela-Kaban, sinal para indicar ao colega antecedente na linha de montagem, qual peça a ser produzida, eliminando o estoque e o desperdício de lugar e tempo de trabalho. Objetivo; equipe de trabalho (team work) e qualidade total. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Taylorismo/Fordismo

Na sequência....Henry Ford, na primeira metade do século XX, coloca em prática as concepções de Taylor, e lança a PRODUÇÃO EM SÉRIE, mais tarde a General Motors também aplica nas suas fábricas as teorias de Taylor, com pequeenas variações.
Na produção de Ford; o cliente não tem escolha, o produto é um só e o cliente não tem escolha, até na cor do veículo não havia opção; o Ford Modelo T era preto- todos os veículos eram iguais. "qualquer americano poderia ter o seu Ford Modelo T, da cor que quissesse, CONTANTO que fosse preto!. A produção era em massa e com baixo custo, o automovel virou um símbolo no consumo de todo norte americano, como já sabemos. Amanhã, vamos comentar o toyotismo, uma concepção que nasceu numa fábrica, após a 2a. Guerra Mundial e consagrado no mundo todo. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 17 de julho de 2011

Industria; a 2a. Revolução Industrial;Taylor/Ford

No final do século XIX houve a introdução de novas tecnologias na atividade industrial; energia; petróleo e eletricidade; uma revolução com novas máquinas e ferramentas para aumentar a produtividade. Essa inovações levaram o engenheiro F.W. Taylor a propor uma nova concepção na produção. Só para lembrar; antes de Taylor, nas fábricas havia muito desperdício, ociosidade e morosidade, além disso a mão de obra não era qualificada, a maioria era imigrantes analfabetos de paises e não falavam o mesmo idioma. Taylor desenvolveu a técnica da racionalização dos movimentos, ou seja, analisou e controlou a ação do trabalhador e da máquina em funções específicas, para serem aperfeiçoadas. Para Taylor o aperfeiçoamento se conquista com a especialização. Propõe a divisão do trabalho em tarefas específicas, com execução repetitiva e contínua, no ritmo da máquina (a crítica de Charles Chaplin; homem-máquina).Robotizar o operário, limitar a sua expresão criativa e sua alienação no processo de produção, distanciando de todo o processo, apenas em troca de um salário. Foi introduzido o prêmio aos funcionários sobre o número de peças produzidas e pela preservação da máquina (sem quebras, ou danos que pudessem, temporariamente a produção; produzir, produzir sempre-Émile Zola. As idéias e concepções de Taylor foram aceitas no mundo todo e incrivelmente até os dias de hoje, suas práticas de 1903 são adotadas. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 16 de julho de 2011

A Industria - o trabalhador x máquina= produção

A industrialização teve seu inicio, que não foi nada fácil para o trabalhador, na Inglaterra, no século XVIII, e foi marcado pela transição do trabalho artesanal e o trabalho industrial - produtos feitos com auxilio de máquinas.
O dono da industria visava lucros com redução de despesas, portanto com uma exploração do trabalhador, que vivia com baixos salários, uma jornada longa de trabalho, em locais periculosos, barulhentos e com pouca higiene- eram pessoas oriundas de migrações (imigrantes), ignorantes e com problemas financeiros, situação bem retratada no trabalho de Émile Zola, Germinal, em 1881. As primeiras manifestações de greves e formação de cooperativas surgem entre os proletários, na busca de justiça e respeito ao trabalho. Essa produção tipificou a pré-produção em massa. A necessidade de aumentar a produção,vai entrar em cena a máquina a vapor e com ela o desemprego, seria inevitável que a classe trabalhadora se organiza-se para enfrentar o inimigo máquina, aumento na produção e redução de custos. Amanhã; produção em massa; taylorismo e fordismo. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Agronegócio brasileiro

Responsável por uma fatia significativa do PIB brasileiro (1/4) e é responsável pelo superavit da balança comercial brasileira. Mas o qué compreende o agronegócio? Ele abrange a cadeia produtiva de industria e serviços ligados a agropecuária; equipamento e serviços, transformação de produtos em alimentos, agrícolas e frigoríficos. Tudo começa nas fábricas de tratores e equipamentos de plantio e colheita; adubos, sementes, ração animal. Plantações e criação de animais; industrias de óleos vegetais, usinas de açucar etc. Transporte e conservação das frutas, embalagem, refrigeração e transporte e aí chega ao consumidor final. É fundamental para o agronegócio a logistica da distribuição e os transportes, que deve ser variado, intermodal e estar em boas condições de conservação. O alto custo dos transportes acabam encarecendo os produtos e interferindo na competitividade.Ao lado do pequeno e médio produtor rural, que é um destaque na economia nacional, pois produzem para o mercado interno, apesar das dificuldades como, falta de terra, apoio governamental, violência, grilagem, atravessadores etc. Podemos, tranquilamente afirmar que o Brasil é um celeiro agrícola e que o fome e subnutrição não está ligada a produção, mas a ausência de uma politica que priorize a todos, acesso a uma alimentação nutritiva e farta. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estatuto da Terra-reforma agrária com base na função social da terra

No primeiro governo da ditadura militar, foi sancionado o Estatuto da Terra (1964) que regulamentou direitos e obrigações dos proprietários rurais e a reforma agrária- com base no conceito de função social da terra, ou seja, de posse da terra, TEM QUE PRODUZIR PARA SOCIEDADE. Um marco historico na questáo agraria e preservada ate os dias de hoje- terra para quem produz.
Mais tarde foi criado o INCRA (Instituto Nacional de Colonizacao e Reforma Agraria). Nos anos 70 surgiu a Pastoral da Terra, na epoca era ligada a Igreja Catolica, nasceu para organizar e defender o trabalhador rural. Nos anos 80 surgiu o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e a Uniáo Democratica Ruralista (UDR), que representa proprietarios rurais. O MST tornou-se um dos mais importantes movimentos populares do Brasil. Seu objetivo e lutar pela reforma agraria e por uma politica publica da agricultura familiar. Para pressionar as autoridades, e particularmente o INCRA, o movimento organiza ocupacöes de terras e invasöes de reparticöes publicas, acampam em propriedades privadas e comecam a plantar. Muitas dessas atividades sao ilegais, o movimento tornou-se radical e passou a atuar politicamente.Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 12 de julho de 2011

Descolonização; uma correção

Na postagem anterior, o correto.....A Guerra da Independência da Argélia teve inicio em 1954 e a independência ocorreu pelo Tratado de Evian assinado em 1962. Está feita a correção. Grato. Prof. Vilmar.

Descolonização- Novas Nações

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram no mundo várias nações independentes, que se formaram principalmente na Ásia e na África em consequencia da luta desses povos para se libertarem dos antigos dominios coloniais. Esse processo é conhecido como DESCOLONIZAÇÃO. Vamos relacionar alguns deles;
1-Com o fim do dominio inglês (britânico) no subcontinente indiano, as divisões internas entre hindus e muçulmanos levaram ao surgimento de dois paises; India e Paquistão.
2-No Sudeste Asiático, no Vietnã, a luta pela independência terminou em meados da década de 70, com o Vietnã unificado e comunista.
3- No norte da África, a independência da Argélia na década de 50, foi um marco no inicio da descolonização do mundo muçulmano sob o dominio francês, na África mediterrânea.
4-Na década de 70 a independência das ex-colonias portuguesas na África. A Revolução dos Cravos,acelerou o processo e colocou um fim ao que restava do velho império colonial no continente.
5-Após sangrentas lutas ocorre o fim do dominio da Bélgica no ex-Congo Belga, hoje República Democrática do Congo, embora conflitos étnicos e politicos rivais continuem.
6-Na década de 90, a devolução de Hong Kong e Macau para os chineses refletem o fim do império britãnico e português no leste asiático.
Neste século novos estados surgiram, fruto de lutas separatistas; Timor Leste, ex-Portugal e Indonésia; Kosovo ex- Sérvia e Sudão do Sul, ex-Sudão. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 11 de julho de 2011

EUROPA; União Européia,Euro e o Eapaço Schengen

A União Européia é o mais antigo bloco econômico existente, nasceu em 1951, com a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço). Em 1957 foi transformada em Comunidade Econômica Européia (CEE) e em 1992 em União Européia. Tem 27 paises membros.
O EURO é a moeda adotada na União Européia (criada em 2002). A Europa começou a se preocupar com uma moeda na década de 1970, pois as moedas européias estavam perdendo o valor para o dólar.
Epaço Schengen estabelece a livre circulação depessoas no espaço geográfico dos paises europeus participantes, sem controle de fronteiras. Aderem 22 paises da UE e mais a Islândia, Noruega e Suiça. que não fazem parte da União Européia.
Atualmente vivem nos paises da UE cerca de 3 a 8 milhões de imigrantes ilegais, esse número tem diminuido em razão das crises econômicas na Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha. Pelo combate ao ilegais na França e na Itália, além da Comissão Européia propor a entrada de imigrantes legais como trabalhadores temporários, combatendo a imigração ilegal. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 10 de julho de 2011

O Agronegócio no Brasil

É um setor muito importante na economia brasileira, pelo PIB gerado e pelos negócios que proporcionam aos empresários e governo. Seu maior problema continua sendo; o meio ambiente ameaçado e as prioridades no mercado, além do protecionismo alfandegário e das medidas sanitárias cada vez mais exigentes. Vamos recordar;
1- O setor da soja abrange uma produção altamente mecanizada e geradora de poucos empregos, é dominada por poucos e fortes grupos intermediários; uma parte deles é de origem estrangeira.
2-O setor de frangos concentra a sua produção no sul do país, em pequenas propriedades integradas a grandes empresas. Agrega mais valores que a soja, portanto gera mais empregos, e os lucros obtidos das exportações ficam no país.
3-O setor da soja emprega alta tecnologia no uso dos solos, mecanização e técnicas de irrigação que emprestam ao setor maior competitividade, hoje a qualidade proporcionada pelo setor coloca o país na liderança mundial.
O nosso desafio para um maior desempenho nas exportações é superar problemas na infraestrutura de tranportes, portos e armazenamento. A logistica compromete o setor.
Um segundo desafio é o protecionismo dos paises importadores, com barreiras alfandegárias, técnicas e sanitárias.
Por fim o PIB nacional está ainda muito concentrado no"Complexo Soja"representados pelos grãos, óleo e farelo. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 9 de julho de 2011

Revendo a história; Fernando Collor de Mello

Um dia após a sua posse, em 16 de março de 1990, Fernando Collor anunciou um plano econômico com diversas medidas. A impopularidade deste plano e a de outras medidas adotadas, somadas ao desgaste politico agravado no ano de 1992, acabariam levando ao fim o seu governo, por decisão do Congresso Nacional. As consequências econômicas do conhecido Plano Collor foram; A retenção da maior parte do dinheiro em circulação e o controle de preços e salários, todos por tempo prolongado, levaram a uma queda de vendas no comercio e da produção industrial, provocando recessão econômica e aumento de demissões e desempregos em massa. Como forma de aumentar a concorrência e queda de preços, o Plano Collor ampliou a abertura econômica a empresas e produtos estrangeiros e diminuiu os impostos sobre importações. O plano não foi eficaz, pois a inflação retornou, depois de ter diminuido por um longo período. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Real e o dolar. Vantagens e riscos; o câmbio

O Banco Central recentemente admitiu uma entrada de 39 bilhões de dólares no Brasil. Isso é bom? Sim e Não.
Os jornais de hoje anunciaram uma forte valorização do câmbio- o Real foi ao patamar de 1,55 por dólar - a menor cotação da moeda americana desde 1999 quando adotamos o câmbio flutuante. Isso é bom? Sim e Não.
É a maior valorização do Real diante do dólar desde 1994, o inicio do Plano Real.
Qual a principal causa da valorização do Real? Os Juros Altos (estratosféricos) que dessa forma atrai dolares de investidores estrangeiros. Claro, é um incentivo para a vinda de capital especulativo. Induz as empresas a se individarem no exterior a um custo baixo, com aquisições de máquinas e equipamentos. Aumento no preço em dólar dos produtos exportados pelo Brasil, principalmente as comodities- alimentos e minério de ferro. Ganharemos com as exportações do petróleo do pré-sal no futuro.
Os riscos devem nos preocupar também; perda da competitividade nos setores que veem os custos subirem em Real e perdem com o câmbio valorizado, encarecendo os produtos exportados - pode comprometer, no futuro, a geração de empregos.
Algumas receitas com a valorização do Real;Capacitar a mão de obra brasileira, investimento em logística, cortar custos, adotar politicas inteligentes para a industria nacional, inovar, implantar um sistema produtivo diversificado, Desta forma enfrentaremos o futuro quando o Real voltar a desvalorizar e e o dólar ocupar o seu lugar que estava antes da crise de 2008. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fatores que explicam investimentos nos paises periféricos

São as vantagens locacionais oferecidas pelos paises periféricos, que possuem pouca capacidade de investimentos e que atraem investidores, há crescimento e globalização; Salários mais baixos, disponibilidade de mão de obra qualificada, matéria abundante e barata, menor cobrança de impostos, flexivel lei ambiental, renúncia tributária durante anos, incentivos fiscais e investimentos produtivos, segurança e estabilidade politica, eficiente infraestrutura energética, prioridade de centros de pesquisa e tecnologia de ponta e existência de logistica de circulação e acesso as redes de informação.Essas vantagens ou parte delas é oferecida no Sudeste Asiático e Ásia Meridional.Na América Latina, sobretudo na América Central esse tem sido o caminho para tirar do subdesenvolvimento alguns paises. Paz e Bem! Prof. Vilmar.