quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CHINA;um bom parceiro para o Brasil?Há controvérsias.

Críticos do modelo chinês,sobretudo economistas de uma vertente conservadora,dizem que a China pratica uma "nova"politica neocolonial, ou seja busca o que precisa e em troca oferece investimentos em infraestrutura. É o caso da África, onde a China já supera o Banco Mundial, é hoje o maior financiador naquele continente.Os especialistas também afirmam que esse modelo, no caso da África é insustentável no longo prazo.Sei lá.No presente é um fato;A China respeita o direito de cada pais a tomar suas decisões de forma independente.Incentiva os paises a terem o direito de participar da competição internacional e terem acesso ao mercado chinês para benificio mútuo em prol do sucesso econômico.
E no  Brasil?Como está essa relação?A China investe no Brasil em quatro áreas; energia,agronegócio, siderurgia e mineração,hoje é o maior investidor no Brasil,superando os EUA, Espanha,Alemanha.
Isso é bom ou é ruim?Há divergentes opiniões.Observe esta,por exemplo;"os investimentos não devem satisfazer apenas quem o faz,no caso a China,mas também o Brasil(Roberto Barth,da Comissão de Defesa da Industria Nacional).Outra,mais comum entre os especialistas;A China exporta manufaturas e o Brasil exporta produtos básicos,há um desiquilibrio.Fica muito claro que em termos de negócios é sempre importante ter parceiros,perde-se e ganha-se numa relação.O que o Brasil precisa é ousar,temos condições de exportar manufaturados para os chineses,onde se destacaria o setor automobilístico,aeronáutico e siderurgico.Grandes empresas nacionais como a Petrobrás, Embraer,Cia Vale e outras apresentam plenas condições de ingressar no mercado chinês.É preciso ousar para não sucumbir! Paz e Bem! Prof.Vilmar

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CHINA;as ações internas e externas na busca do que precisa.

O governo chinês produzem as condições internas para a manutenção do crescimento e desenvolvimento econômico; abertura para os investimentos estrangeiros, dando segurança absoluta ao investidor,seja ele pessoa física ou jurídica,com uma total proteção aos negócios que são realizados no território; oferece a mão de obra ainda barata e disciplinada(é famosa a frase;"trabalhar como um chinês");investimentos pelo Estado em meios de transportes,telecomunicações e energia, reduzindo os gastos dos investidor externos e naturalmente no futuro que já começou,em virtude da crise internacional, um mercado interno com muita vontade de "ir as compras".No plano externo, o governo chinês busca uma politica de aproximação com governos de paises onde os recursos naturais e agrícolas são abubdantes(utiliza a mesma politica externa de Chou En Lai-sem interferência nas questões internas dos paises,seja ela qual for),oferece então a infraestrutura para esses paises-constuindo aeroportos,portos,estradas,rede de comunicação e em alguns casos oferece a mão de obra barata, disciplinada e técnica dos chineses a esses países.Junto com os governos desses paises envolvem-se em projetos esportivos, aliás é a exportação do sucesso, os chineses foram bem sucedidos na Olimpiada que sediaram em  Pequim; amplas instalações esportivas e investimentos em atletas com o modelo chinês.Uma excepcional propaganda ou então comprando recursos minerais e agrícolas com preços justos. Na próxima postagem; a China na África e no Brasil. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sábado, 26 de janeiro de 2013

CHINA; estratégias geopoliticas para obter recursos necessários ao seu desenvolvimento,confira.

Não é novidade para ninguém o que representa a China para a economia mundial, apesar da crise que atinge todos os paises, ela continua liderando os melhores negócios internacionais.Qual é o segredo?
Para responder é necessário voltarmos no tempo, mais precisamente para a década de 1960,quando a China de Mao Tsé Tung - tinha no seu Ministro de Relações Exteriores - Chou En Lai que introduziu Principios e Práticas da China para a cooperação internacional;São eles;
1-Respeito mútuo a cerca da soberania e integridade territorial(observe que desde então, JAMAIS a China interferiu em questões internas dos paises,mesmo após a morte de Mao em 1976).
2-Não agressão mútua(negação absoluta a qualquer incidente nas relações com paises limitrofes ou não-até mesmo em relação a Taiwan, que aliás é para a China, uma Provincia Rebelde)
3-Não interferência em assuntos internos dos paises, parceiros ou não(veja a questão da Coréia do Norte e de Cuba, onde estão os Estados mais próximos da China).
4-Igualdade e beneficio mútuo nas parcerias, independentemente da questão ideológica.
5-Coexistência pacifica, assim a China tem tratado as questões que envolve a Siria, Irã, Israel, Palestina, com isenção calculada.
Talvez a única dúvida fique para a questão Tibete, onde o Estado Chinês,não admite qualquer ingerência nas suas decisões soberanas e a gradual abertura aos interesses internacionais da China na Região Administrativa Autônoma de Hong Kong, embora politicamente também não cede aos interesses internacionais.Não acabou, vamos continuar nesta questão. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INDIA; estupros e silêncio, com os dias contados

Num país em rápidas mudanças, os casos de estupros aumentam numa taxa espantosa; 25% em seis anos. O governo indiano admitiu que em 2011, uma mulher foi estuprada no país a cada 20 minutos e apenas um em cada quatros casos o criminoso é condenado.O Estado é inoperante na punição, em alguns Estados sequer investiga. A maioria dos casos ocorre na zona rural, entre mulheres pobres.Nessa democracia é forte a discriminação das mulheres, segregadas no sistema, não tem como se defender; as castas e o machismo são massacrantes para os direitos femininos.Diversas organizações femininas realizam campanhas e ações em pró da mulher; contra o dote(uma prática comum na oferta de noivas),contra os casamentos arranjados, além dos casamentos infantis e de mulheres que são consideradas casadas com deus.A discriminação é tão forte que em muitas aldeias não é permitida que uma mulher se defenda de uma agressão física(é proibida a legitima defesa)masculina.Se por exemplo, o fizer, será multada.Em algumas aldeias, é privilégio masculino consumir a melhor carne de caça, a exclusividade de consumo de ovos e ser servido primeiramente, em detrimento a qualquer mulher.Quais seriam as razões para tudo isso? Não há uma resposta, mas várias, entre eles; há uma tendência demográfica na India; excesso de homens jovens,desempregados,abuso com álcool ou drogas e irritados coma nova visibilidade da mulher na sociedade indiana-essa visibilidade é um desafio e uma ameaça.As castas, embora abolidas oficialmente pela Constituição Indiana, elas seguem e as mulheres dalits são as mais ameaçadas. Os dalits no sistema de castas são os intocáveis ou impuros, estão abaixo das quatro castas e não podem sequer tocar a sua sombra com a sombra de um membro de uma casta superior.
Palavras de um lider de uma aldeia indiana;"Eu acho que as meninas devem se casar aos 16 anos, para que elas tenham seus maridos para as suas necessidades sexuais, e não precisem ir para outros lugar".
O povo, indignado com os recentes estupros, tem saido as ruas exigindo a responsabilização dos autores dos estupros.O uso das redes sociais para denunciar é outro instrumento valioso além da opinião pública mundial que estão pressionando o Estado indiano a agir em nome da igualdade de generos.Afinal a India não considerada uma das maiores democracias do planeta?Portanto,que se aplique os seus principos mais elementares; o respeito as pessoas. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Estados não tem amigos,tem interesses.

A frase do título é célebre, pertence ao controvertido general francês Charles Gaulle e foi dita em meados do século XX.Muito atual, embora o protecionismo tenha perdido força, devido a globalização da economia, muitas barreiras cairam e o comercio internacional ganhou muita força.Paises que se negaram a entrar o comercio internacional,tiveram seu desenvolvimento econômico prejudicado.No século atual perdeu força e foi considerado pelo OMC uma prática desleal,embora largamente praticada, por ricos e pobres indiscriminadamente, que o diga a Rodada de Doha, que não acabou ainda.Atualmente o mecanismo do subsidio,principalmente na agropecuaria, tem sido a forma de proteger as economias nacionais.Mas voltemos ao título acima e a pergunta. O que o mundo atual mais necessita?A resposta é muito ampla, de qualquer forma até o mundo irracional sabe que Recursos Naturais é o que mais se busca, custe o que custar,não importa os meios o que importa é o objetivo, a apropriação; água, ouro, urânio, petróleo, gás natural, prata, litio, minérios de terras raras, diamante, bauxita, solos arável,ar puro,vento,raios solares, enfim um grande variedade de recursos ainda disponiveis no planeta.
Muitos Estados tem interesses nesses recursos e agem de uma forma pouco convencional para obtê-los; "guerra a terror", "ajuda humanitária", "combate a pilhagem","tráfico e comercio internacional".Outros argumentos interessantes; "combater radicais étnicos e religiosos","combater extremistas de direita e esquerda,"excessos anarquistas"."Socialistas contemporâneos"- aqueles que utilizam seus recursos para trocar por programas sociais,projetos educacionais e saúde".Enfim muitas são as razões que circulam no mundo em que vivemos.Lugares como África, em especial, é onde ocorre a busca pela riqueza alheia, e o que é pior, de gente miserável. Não existe guerra por lixo!
Li algum tempo atrás uma biografia, aliás gosto muito de ler sobre o que outros fizeram ou fazem e chamou a minha atenção uma frase dita pelo ex-Primeiro Ministro da Suécia, Olof Palme; "Não quero que os ricos chorem, quero que os pobres riam".
Fica um registro, Olof Palme foi assassinado por um radical desconhecido,até hoje não se sabe quem foi e quem mandou; Olof Palme foi o maior representante da Social Democracia Escandinava.Foi um opositor público da Guerra do Vietnã e do Apartheid.
Cerca de 130 pessoas confessaram o homicidio.Há mais de 3660 dossiês sobre o caso que ocupam 225 metros de prateleira numa esquadra da policia sueca(Wikipédia).Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 20 de janeiro de 2013

Rio Xingú;hoje e amanhã e uma certeza;tudo será diferente

Na escola aprendemos que o rio Xingú é um importante afluente do rio Amazonas pela margem direita(descobre-se a margem de um rio ficando-se de costas para a nascente...logo).Percorre cerca de 2 mil quilômetros entre a nascente e a foz.Atravessa uma excepcional área de climas quantes(tropical e equatorial)uma rica paisagem vegetal(biomas;cerrado e amazônico)com uma rica e variada fauna;logo uma biodiversidade exuberante.Sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 450 mil quilômetros(uma bacia hidrografia é uma área drenada por um rio principal e seus afluentes e subafluentes).Toda essa descrição é para mostrar o potencial de navegabilidade,hidrelétrico,disponibilidade de água e pesca - como não levar em conta os impactos que podem e são ocasionadas na ocupação de um território como esse!É impossivel mensurar os danos ocasionados pela ação humana,tudo em nome do desenvolvimento, do capital, do acúmulo de riqueza. Até quando?
Esse território quanto a sua origem é indiscutivelmente indigena - aqui viviam os xinguanos(Expedição Roncador-Xingú) e hoje acomoda 28 etnias, cerca de 20 mil indios(Rima-Eletrobrás),familias ribeirinhas e comunidades quilombolas,comunidades ribeirinhas de pecadoresalém de agricultores,pecuaristas,madereiros,garimpeiros - principalmente migrantes do Nordeste e Sul do país.
Em toda a Bacia do Xingú, a diminuição da vazão de alguns afluentes do rio Xingú, o aumento no tráfego das rodovias, os desmatamentos, o aumento das populações em busca de oportunidade de trabalho,construção de usinas hidrelétricas afetam diretamente a população local.Acompanhar as ações governamentais,os projetos econômicos locais e as condições de vida dos locais é o mínimo que se pode fazer em nome da sutentabilidade e proteção das comunidades.Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Rio Xingú - ontem, hoje e como será o amanhã?

Em 1945, a expedição Roncador-Xingú,lançou-se para desbravar os sertões dos rios Xingú e Tapajós, era a marcha para oeste, os irmãos Claudio e Orlando Villas Boas, oferecem um testemunho excepcional(A epopéia da Expedição Roncador-Xingú-A marcha para oeste-Companhia das Letras).A longa permanência entre os povos indigenas da região, baseado numa relação de respeito e na convivência pacifica, os irmãos e seus colaboradores, como o Marechal Candido Rondon, Darcy Ribeiro e Noel Nutels, tranformaram o conceito do Brasil na sua ancestralidade-Surge o primeiro Parque Indigena Nacional-Parque Nacional do Xingú.
Na página 382 do livro A Marcha para o Oeste, um relato;...Desde que atingimos o grande vale do Xingú,estamos em contato com quase todas as tribos que povoam o vale.Não devemos esquecer que cada maloca abriga um povo tão digno de subsistir como qualquer um dos povos civilizados.Todos eles se debatem para não desaparecer, sustentando uma luta desigual com a morte.É um erro pensar que um indio é um indiferente ou fatalista.Como todas as criaturas,ele é um ser que vibra,que pensa no futuro e que chora saudoso o passado pujante da sua nação,pois essas tribos que habitam o alto Xingú foram,há algumas dezenas de anos,poderosas nações.Cada tribo,ocupando enorme área,possuía diversas aldeias densamente povoadas.Guerras,epidemias e a presença de brancos;agricultores,madeireiros,garimpeiros,usinas hidrelétricas,rodovias contribuiram para o inevitável.
Não devemos nos esquecer de que até ONTEM esta vasta região do centro do país era desconhecida.O limite do pais civilizado morria no rio Araguaia.Essa região contribuiu muito para o conhecimento do indio brasileiro.Era uma espécie de refúgio das pressões sofridas pela presença dos invasores civilizados.Outras sociedades preservam suas civilizações e nós?Amanhã continua.Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mali é mais um legado do colonialismo europeu na África

Não há novidade!Estamos acompanhando pela imprensa internacional o conflito que envolve radicais islãmico e o governo militar do Mali,ex-colônia da França até 1960.Para entendermos um pouco mais esse conflito é preciso saber; O Mali,está situado na África Ocidental,tem fronteira com vários paises, como a Mauritãnia,Argélia e Niger,entre outros,não tem saída para o mar,está no grupo de paises subsaarianos e pertence ao SAHEL e é fortementemente islamizado - 90% da população é muçulmana.O Mali tem cerca de 65% da sua área no deserto do Saara,logo depende da irrigação do Rio Niger.A agricultura é a principal atividade da maioria da população,agricultura de subsistência e a comercial,destinada a exportação é o cultivo do algodão,nas grandes propriedades e que pertence a uma pequena elite, de origem francesa, legado colonial.A pesca no rio Niger é outra opção da população pobre.O grande interesse da França foi nos tempos coloniais e pós colônia, nas imensas riquezas minerais, o ouro e o urânio.
O Mali tem o quinto menor IDH do mundo - 0,309;53 anos é a média de vida;a mortalidade infantil está em 104 óbitos por mil nascidos;74% da população é analfabeta; 11% da população subnutrida e 67% vive na zona rural;renda percapita 554dólares.
Várias etnias; bombaras(predominante),tuaregues,voltas,chongais,dogões,peules e bozos.
Causas dos conflitos atuais;Grupos radicais islãmicos do norte,principalmente tuaregues,que lutaram na Libia ao lado do ditador deposto Kadhafi,bem armados e com o apoio de grupos religiosos, como a ALQAEDA do MAGREB, e de outros movimentos separatistas, Ansar Dine e MUJAO defendem a independência do AZAWADE desde 7 de abril do ano passado e que foram repudiados pela União Européia, ONU e pelo Governo do Mali, o legal, na época e pelo atual, que é militar.A França foi em socorro do governo militar, atacando redutos e cidades tomadas pelos rebeldes.
Os tuaregues, que são nômades, desde a independ~encia do Mali, lutam pelo reconhecimento de sua identidade e independência desde 1960.Como é possivel perceber o passado colonial tem haver com grave questão que estã produzindo refugiados e mortes. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
Fonte;BBC,Jornal de Angola,Carta Capital.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Irlanda do Norte-diferenças entre católicos e protestantes continuam.

A imprensa britãnica na última semana publicou que a prefeitura de Belfast(capital da Irlanda do Norte)deixaria de hastear regularmente a bandeira do Reino Unido - não deu outra.Católicos e Protestantes irlandeses, conflitaram.
Nos últimos quarenta anos a Irlanda do Norte é dividida entre a Comunidade Unionista e Protestante e a Comunidade Católica Nacionalista. A causa é o separatismo;católicos,são adeptos do rompimento em relação ao Reino Unido e a união com a Irlanda(Eire) e os protestantes, ao contrário,permanecer no Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, são os unionistas.
Essa relação entre católicos e protestantes é de violência histórica; tumultos de rua, bombas e atentados marcaram a vida tumultuada no norte da Ilha da Irlanda.
Um pouco da história;
A Irlanda do Norte foi formada em 1921, depois de um acordo assinado entre a Grã-Bretanha e a República da Irlanda(Eire), quando 26 condados passariam para a Irlanda e 6 condados, na Provincia do Ulster, passariam para o dominio do que se passou a chamar a partir de 1927 de Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte,predominantemente protestante.
Em junho de 2012, a Rainha Elizabeth 2a. visitou a Irlanda do Norte e num momento histórico,estendeu a mão e cumprimentou M. MCGuiness-ex-lider guerrilheiro do Ira(Exercito de Libertação da Irlanda-católico).
O "Bloody Sunday"- Domingo Sangrento é sempre comemorado pelos católicos irlandeses,ocorreu na década de 70,quando o exército britânico reprimiu católicos e houve mortes.Um bandeira que não será mais hasteada todos os dias não pode e não deve levar a novos conflitos,senão...tudo vai continuar a acontecer...novos conflitos. Paz e Bem! prof. Vilmar

sábado, 12 de janeiro de 2013

Até quando?

Nesta semana capturei uma informação na imprensa escrita sobre Curitiba, olhe que é muito preocupante,sobretudo quando divulgamos ser uma bela e formosa Metrópole dos Sonhos;
A FROTA DE VEÍCULOS NA CAPITAL DO PARANÁ CRESCEU 63%!
Carros e motos impulsionadas pelo crédito farto e a precariedade do transporte coletivo;
2004 - 601 mil veículos  -  2010 - 981 mil veículos = 63%!
População;
2000 - 1,59 milhão hab.  -   2010 - 1,75 milhão  = 10%!
Veículo por habitante;
2004 - 0,38   -   2010 - 0,56 = 48%!
São assutadores os números acima.O primeiro efeito está na qualidade do ar que respiramos e no tempo que perdemos nos deslocamentos além de outras consequências.
Para lembrar e não omitir, é preciso;
-alternativas de transporte coletivo ou individual seguro; biarticulado, metrô,bicicleta,transporte solidário,andar.
-rodizio,impondo certas restrições na circulação de automoveis particulares.
-inspeção veicular; manutenção de motores regulados e sistemas de filtros.
-estímulos ao combustível alternativo -etanol,biodiesel,eletricidade.
-eficiente serviço público para monitorar a qualidade do ar urbano e as emissões urbanas.
-novas exigências para a concessão de licenças ambientais.
Não tem novidades, de qualquer forma é sempre bom retomar assuntos do nosso cotidiano.
Acompanhei os resultados do vestibular da UFPR - tenho uma certeza, as sementes são de boa qualidade, não há OGM.Que a Universidade faça a sua parte.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cuba;abertura econômica sem abandonar o socialismo.

O Brasil está na ilha de Fidel Castro!É isso mesmo.O Brasil, através do Grupo Odebrecht vai colher e produzir açucar nos próximos treze anos em Cuba.É o primeiro investimento estrangeiro no setor agrícola desde a revolução de 1959 - essa abertura é um ótimo sinal nas relações entre Cuba e o Brasil, somos vistos na ilha como um país confiável.
Cuba perdeu a sua produtividade no setor açucareiro ao longo destes últimos 40 anos.Produzia na década de 1970 8 toneladas de açucar refinado. Em 2011, não chegou a 1,4 milhões de toneladas.O Grupo Odebrecht vai administrar e gerenciar a Usina 5 - famosa no país, fica em Cienfuegos e pretende não só a sua modernização,torná-la rentável e altamente produtividade, a meta é produzir 90 mil toneladas ano. Seria um recorde!A Odebrecht já estava na ilha, só que no setor de construção civil, como ocorre no Brasil.O Grupo modernizou o Porto de Mariel.Os recursos na recuperação açucareira vem do BNDES.
A presença do Brasil em outros paises faz parte de uma estratégia para promover a internacionalização das nossas empresas, como já está ocorrendo com a Cia Vale, Petrobrás, Embraer,Ambev,Camargo Correa.O foco é América Latina, Ásia e África.
Sempre é bom lembrar que outros grupos estão no exterior, além dos citados acima; Gerdau, Perdigão/Sadia,Votorantin,Aracruz,ALL,Itautec,Sabó(auto peças)e We,Tigre. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Cuba:abertura econômica sem abandonar o socialismo

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ilhas Falkland's - longe de uma definição

Na sexta feira passada o jornal britânico The Sun, o mais popular e lido jornal do Reino Unido, publicou um aviso em inglês e um aviso em espanhol,o conteúdo era mais ou menos assim"A soberania britânica sobre as Falkland's data de 1765, antes que a República Argentina existisse.Nunca foi governada ou fez parte do território argentino.O jornal afirma que são infundadas a afirmação de que a Argentina foi "despojada" do Arquipélago há 180 anos(Carta Capital).
É bom lembrar que em 1960 a ONU decretou a necessidade de acabar com o colonialismo em todas as suas formas e manifestações, mas não sugeriu como?Daí fica muito dificil resolver inúmeras questões como esta e outras que ainda não são definidas no mundo, quanto a soberania, sobretudo territórios ilhas.
Em 1965, a Assembléia Geral das Nações Unidas convidou ingleses e argentinos para negociar uma solução.Não deu em nada.
A Argentina insiste num acordo e tem o apoio da UNASUL(União das Nações Sulamericanas), da CELAC(Comunidade dos Estados latinoamericanos e caribenhos),como da OEA(Organização dos Estados Americanos).No muro, como sempre, os Estados Unidos.
O MERCOSUL aderiu a uma moção para não permitir a entrada de barcos que levem a bandeira das Falkland's em seus portos - os britânicos entenderam como um "bloqueio".
No Reino Unido, todos, trabalhistas e conservadores mantém a mesma postura; o Arquipélago é nosso.
Uma boas noticia, os dois lados tem afirmado que as reivindicações são pacíficas. Será? Até quando?Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ilhas Falkland's ou Malvinas. Você decide.

A Argentina pede ao governo britânico que abandone o colonialismo e devolva as Ilhas Malvinas à Argentina.
Resposta do Governo das Ilhas Malvinas(Falkland')"A Argentina mais uma vez ignora os direitos e desejos dos moradores locais, que são conhecidos como "Kelper's". "Não somos uma colônia do Reino Unido", mas um território britânico de ultramar por ESCOLHA.O governo local afirma que essa escolha esta baseada em ideais comuns, como a democracia, e a liberdade.Para os malvinenses, os argentinos ignoram o Principio da Autodeterminação que esta contemplado na carta das Nações Unidas e é um direito da população "decidir sobre o seu próprio destino".
Como sabemos essa disputa é de longa data e acabou em uma estúpida guerra, quando há trinta anos atrás, militares argentinos no poder, invadiram o Arquipélago, talvez como uma forma de desviar para os desmandos que a ditadura Argentina impunha aos seus cidadãos, com prisões arbitrárias, execuções sumárias, sequestros e tortura aos que colocavam contra o governo ditatorial. Uma lástima, sem precedentes na história do país.
A exploração da pesca por locais e concessões para atividade pesqueira para outros paises é a principal fonte de renda.Especula-se a existência de petróleo nas águas territoriais do Arquipélago, mas as previsões não são muito otimistas. O turismo é outra atividade, embora com resultados menores-navios que dirigem-se para a Antártida e oceano Pacifico fazem paradas em Port Stanley. Uma população de cerca de 3.000 pessoas, na maioria de origem britãnica - são os Kelper's,e seus vinculos históricos com o Reino Unido permitem uma vida boa, com muita qualidade, embora distantes da pátria.No próximo mês de março, os habitantes do Arquipélago vão expressar suas opiniões sobre o futuro, através de um referendo.
O Brasil apoia a Argentina nesta questão.Amanhã eu retorno ao tema.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Óbra faraônica;Viaduto Estaiado,uma necessidade?Será?

Segundo especialistas em arquitetura, um viaduto estaiado é uma ponte suspensa por cabos,constituidas de um ou mais mastros,de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.Há dois tipos um em forma de "harpa" e outro em forma de "leque".Está sendo construida um em Curitiba, na Avenida das Torres e que será suspensa por 21 cabos e passará sobre a avenida,terá 21 metros de largura e uma altura de 74 metros,equivale a um prédio de 24 andares.É uma obra de pura aparência, vai ligar o aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais a Curitiba e com um custo inicial de 84,5 milhões de reais e como todos nós sabemos esse valor,como em toda obra pública neste pais abençoado por Deus vai triplicar!Uma obra grandiosa e cara!Será que necessária?Sua construção equivale a 20 viadutos comuns, seu custo por habitante é de 50 reais.Quantas pessoas passarão por ele por dia?Curitiba precisa deste tipo de obra?Por acaso não temos outros belos cartões postais?
Transforme esse valor em ciclovias compartilhadas e novos ônibus biarticulados.Quem ganharia mais?A maioria ou aqueles que vão construir,talvez empreiteiras que financiam campanhas politicas?
É muito dinheiro público! Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Você sabia?Ilhas presidios no Brasil

Fernando de Noronha, hoje municipio do Estado de Pernambuco, foi no passado um presidio que Getulio Vargas utilizou para prender comunistas, integralistas, antifacistas e que foi comandada por ex-veterano da coluna Prestes, o coronel gaucho Nestor  Verissimo da Fonseca, tio de Érico Verissimo.Seu mais famoso preso foi Carlos Marighella e havia uma interessante disputa; integralistas x comunistas.não se misturavam;os camisas-verdes(integralistas) se acomodavam num prédio e os comunistas num alojamento maior e mais distante dos adeptos de Plinio Salgado; os dois grupos foram perseguidos por Getulio Vargas durante o Estado Novo.Não havia uniforme de presidiário nem celas comuns, cada grupo preparava a sua refeição, podiam pescar, plantar.Assim foi Fernando de Noronha, distante 360Km de Natal(RN) e de Recife(PE)545Km.Mais tarde foi transformada em Território Federal e pela Constituição de 1988, em municipio.Turismo é a sua principal atividade atual.
Ilha Grande, litoral do Rio de Janeiro, com 139 quilômetros quadrado é onze vezes maior que Fernando de Noronha, próxima aos municipios de Mangaratiba e Angra dos Reis.Novamente Getulio Vargas o utlizou como presidio politico, aliás foi construido em 1940 para essa finalidade,anteriormente foi um leprosário.Uma curiosidade; em 1932, a Revolução Constitucionalista,movimento separatista paulista foi derrotada por GVe que levou à prisão o escritor Origenes Lessa e outras vítimas da repressão. Em 1935, foi a vez de Graciliano Ramos,que liderou um levante contra GVa ser mais um hóspede famoso da Ilha Grande. Atualmente, o turismo é a sua principal atividade.Histórias do Brasil pouco conhecido.Paz e Bem! Prof. Vilmar.