terça-feira, 30 de julho de 2013

Deu na imprensa; IDH-M 2012 no Brasil

O Indice de Desenvolvimento Humano - IDH é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas; Renda, Educação e Saúde.
O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1 mais desenvolvido o país.
Atualmente o primeiro país em IDH é a Noruega com um valor de 0,941; renda 47.557 U$, Média de Escolaridade; 12,6 anos e Expectativa de Vida de 81,1 anos.
O Brasil ocupa a  84 em IDH com um valor de 0,718, Renda de 10.162 US$ e Expectativa de Vida de 73,5 anos.
Ontem, 29 de julho, o IBGE, através do seu Atlas publicou pelo PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento o IDH- M, ou seja, o IDH por municípios. Veja o resultado;
Entre 1990 e 2010 houve um crescimento de 47,5%. O maior IDH municipal é o de São Caetano do Sul (SP) o menor Melgaço (PA).
Houve avanços na Renda e na Expectativa de Vida e pífio na Educação, entre os três foi o mais baixo.
Em termos de Educação muito pouco a comemorar; evasão escolar, repetência, falta de professores, salários baixos. A qualidade do que é ensinado deixa a desejar, quando é ensinado e o mais grave, AQUILO QUE NÃO FOI ENSINADO. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 28 de julho de 2013

Para Pensar; contribuições sobre o nosso cotidiano

-Na semana de um Papa Jesuíta com jeito e trejeitos de um autêntico franciscano, é uma juventude, é a grande maioria dando um show, sem script de civilidade. Sim é possível, não subestime.
-No Egito das Pirâmides, matança orquestrada, dizia um sábio ao sabor do vento "Quem apoia ditadura é quem precisa sempre de alguém, ou algo para dizer o que fazer, quando fazer e onde fazer". Com a palavra os egípcios e outros.
-No Brasil quando o governo decidiu que os royalties do petróleo (pré-sal)fosse destinado 100% para a educação, não vimos campanhas maciças de apoio. Por que será?
-Reclama-se do modelo agrícola brasileiro. Acha-se absurdo que perto de 85% da área que utilizamos para a produção estar concentrada em apenas sete culturas - soja, milho, cana-de-açúcar, café, laranja, arroz e feijão.
Por acaso, isso não é o que o planeta elegeu consumir? Se plantássemos 50 milhões de hectares de agave*, o que faríamos com ele?
* planta originária do México é encontrada também nos EUA, América Central e América do Sul, são quatro variedades; sisalana (sisal), tequilana (bebida), americana e attenuata (ornamental). 
-Conversa fiada;
  Você tem inscrição de produtor rural?
   Tenho.
   Sabe o que é. Uma concessionária me propôs vender um SUV (veículo utilitário na sigla em inglês) nas condições favorecidas às máquinas agrícolas, trator agrícola. A condição é ser produtor rural ou pelo menos ter a inscrição. Urbanos, ficai atentos!
 -Número e posição significativa; O Brasil, recentemente alcançou uma posição expressiva na Produção Científica, passamos da 21 posição para a 13 posição, mas ainda estamos muito atrás. segundo a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) o governo aponta para um investimento de 12,7 bilhões de reais, mas é preciso que o cientista e pesquisador tenha acesso a mais recursos; facilitar a importação de materiais e equipamentos; aumentar o PIB para a pesquisa e desenvolvimento; parcerias com o setor privado e com Instituições Internacionais; formação contínua do pesquisador e a ampliação do seu trabalho nos laboratórios e centros de excelência; maior divulgação da sua produção; sempre que possível mantê-lo em contato com os alunos da graduação.
Você sabia?
A UFRJ foi fundada em 1920, a USP em 1934, Harvard em 1636.Isso explica muita coisa. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tibete ; um pouco da sua história e seus conflitos com a China

Em 1720, os chineses durante a Dinastia Ching invadem e conquistam o Tibete. Em 1912 com a queda da Dinastia Ching, os tibetanos conseguem a sua independência com o 13 Dalai Lama, em 1913 - os chineses não reconhecem essa independência e as hostilidades e conflitos envolve as duas Nações. Em 1933 morre o 13 Dalai Lama. Em 1950, os comunistas chineses de Mao Tsé Tung invadem o Tibete,por sua vez, a Nação Tibetana recorre a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) denunciando a invasão, a ONU adiou a discussão sobre o problema.Em 17 de novembro de 1950, o 14 Dalai Lama assume o governo do Tibete, tinha 16 anos- nasceu em 6 de julho de 1934, com o nome de Tensin, Gyatso, aos dois anos de idade foi reconhecido como o 14 encarnação do Dalai Lama, líder natural e de direito do Tibete, foi agraciado com o Premio Nobel da Paz de 1989.
Em 1959 após conflitos entre monges tibetanos e o exército chinês, o Dalai Lama abandona o Tibete e parte para o exilio na India, onde está até hoje. Sua luta continua contra a presença chinesa, é uma luta pacifica para libertar a Nação de todos os tibetanos.
Saiba mais; o Tibete foi uma teocracia feudal, um lugar miserável onde a expectativa de vida mal alcançava 35 anos. É muito rico em disponibilidade de água, um recurso finito e muito escasso na China. Sua capital é Lhasa desde o século 7, e a residência do Dalai Lama foi o Palácio de Potala entre o século 7 e 20, dizem que possui cerca de 1.000 cômodos I??).
Vivem no Tibete, tibetanos, são a maioria, apesar de emigrações para a India, sobretudo dos mais jovens, outros grupos étnicos, Monpas, Lhobas, Han (chineses) e Hui. Hoje o Tibete é uma região autônoma da República Popular da China.
Segundo a tradição, quando morre o Dalai Lama, os sinais para encontrar o menino que é a sua reencarnação são rastreados pelos astrólogos, assim o atual é a 14 reencarnação do Dalai Lama,segundo os budistas ele foi encontrado numa vila do interior, tinha dois anos de idade, ficou mais dois anos com seus pais e levado para Lhasa passou a ser educado pelos monges e preparado para ser o Dalai Lama. O futuro líder, já está sendo preparado, será o 15 Dalai Lama. Paz e Bem! Prof. Vilmar 

,
istas ele foi encontrado em uma vila no interior do Tibete

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quando a confissão do réu era e é considerada a rainha das provas.C

Como obtê-la? É fácil. Use a tortura, era assim e parece que assim continua.
A tortura é um recurso covarde que o homem sempre utilizou. Confira; No Império Romano e na República Romana obtinha-se a confissão de escravos, estrangeiros e inimigos. Na Idade Média, os Tribunais Eclesiásticos da Inquisição, quando a heresia passou a ser perseguida. Os Reinos era especialistas nas práticas da dor e do constrangimento. Na Revolução Russa, em 1917, Bolcheviques e Mencheviques adoravam tirar dos simpatizantes e seguidores dos Czar informações. Na Alemanha Nazista, uma prática corriqueira. Na América Latina por governos ditatoriais e guerrilheiros. Nas economias capitalistas ricas, em nome do combate ao terrorismo e ao fanatismo religioso. E é claro! Ainda é uma prática da policia, é incrível, mas verdadeiro.
A Convenção contra a tortura e outros tratamentos e punições cruéis e degradantes foi adotado pela ONU em 1984, o Brasil é um signatário e ratificou a Convenção em 1989,Decreto Legislativo 4, de 13-05-1989 e Promulgada pelo Decreto 40 de 15-2-1991.
Só para lembrar, no artigo 1 da Convenção se lê; "Tortura designa qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, físicos e mentais são infligidos intencionalmente a uma pessoa para obter dela ou terceira pessoa, informações ou confissões. Fique atento, sempre! Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Você sabia? Medicina chinesa.

A base de toda a Medicina chinesa está no Livro do Imperador Chinês, o mais antigo tratado dessa ciência no mundo, o Imperador amarelo, Huangdi, viveu no século 27 a.C. é o mais antigo ancestral de todo o povo Han, a maioria étnica chinesa. Obcecado pela saúde, dizem que viveu até os 100 anos, seu livro é referência até hoje. O Confucionismo o elevou a divindade.
Ele diz que sem entender a filosofia chinesa, não dá para falar em medicina chinesa - as duas ~coisas estão interligadas e deve-se tratar o doente da mesma maneira que se compreende o mundo, embora o mundo seja muito diferente em tudo.
Um dos seus conceitos de maior importância é o Qi - fluxo de energia vital, que circula pelo organismo humano e é responsável pelo equilíbrio físico mental.
Outro conceito importante, é o mais conhecido por nós, ocidentais, é o de Yin e Yang, simbolizado por um círculo que envolve duas forças opostas que se completam. Yin e Yan - todas as coisas existem pela CONTRADIÇÃO, aparecem porque existem seus OPOSTOS- o quente só pode ser definido pelo frio; o masculino pelo feminino; o seco pelo molhado; luz pela escuridão; céu e terra. Nada existe sem um OPOSTO, essa é a essência da definição, assim dá-se o equilíbrio para todas as coisas. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sábado, 20 de julho de 2013

Detroit - Motown;Desurbanização.

Nesta semana, a imprensa internacional chamou a atenção para a gigantesca divida daquela que foi o berço da indústria automobilística mundial - Detroit, uma cidade do Estado do Michigan, na fronteira com o Canadá, que é o maior parceiro comercial dos EUA e por onde passa a maior parte do comercio entre os dois países. É a mais velha cidade entre as grandes cidades americanas da costa leste, foi fundada em 1701, ela tem uma longa história, e só perde para Nova York, Boston, Providence e Filadélfia, a 1a. capital americana. É a casa de alguns monstros da música negra americana; Michael Jackson, Diana Ross, Stevie Wonder, entre outros. Possui o maior conjunto de arranha-céus no estilo Art Déco dos EUA, atrás apenas de Nova York.
Esta cidade tem suas marcas que jamais deixarão de existir para o capitalismo bem sucedido; foi modelo clássico do progresso capitalista; o Fordismo.
-BIG 3 - GM, Ford e Chrysler - capital mundial do automóvel, virou um best-seller no século XX.
-Foi aqui que apareceu a jornada de 40 horas semanais; pagamento de horas extras e descanso remunerado - afinal, o trabalhador precisa descansar e comprar( Henri Ford).
-Berço da 1a. Freeway dos EUA, e que hoje faz parte de qualquer grande cidade que se preza no mundo contemporâneo.
-Aqui foi construído o primeiro Shopping Center nos moldes atuais.
-Conhecida como o "Arsenal da Democracia", produziu os tanques e carros de combate utilizados pelos aliados contra o eixo na Segunda Guerra Mundial.
A decadência e a desurbanização;
Tudo começou no final da década de 50, com a concorrência europeia na indústria automobilística, mais tarde, com a globalização, nova concorrência, agora asiática, China, Taiwan, Japão e Coréia do Sul.
De 1 milhão e 800 mil habitantes em 1950 para 700 mil habitantes em 2012; o desemprego e a perda de 50% da PEA (população economicamente ativa)por migração, a cidade perdeu arrecadação, hoje sua divida é de cerca de 18 bilhões de dólares! Bairros abandonados, lixo acumulado em casas sem moradores, um ambiente muito favorável ao crime e marginalidade e ideal aos decoradores de rua e grafiteiros. A população era de maioria negra e de muitos muçulmanos imigrantes, principalmente de iraquianos de Bagdá, talvez pensando que viver em Bagdá era ainda pior.
POPULAÇÃO LOCAL SÓ ESTAVA LÁ PORQUE A FÁBRICA ESTAVA LÁ.
"Detroit é a vertigem, é a lenha que queima e não deixa nenhum rastro de casas, juntamente com os seus marcos - os seus arranha-céus - os únicos e sólidos, feitos de "concreto" ou seja, para durar"(José Antônio G. Alcantud - Professor de Antropologia Social da Universidade de Granada - Espanha).
Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dia de Mandela; uma pequena ação social ou uma intenção é o que vale.

Hoje, é o DIA DE MANDELA, oficialmente criado pela ONU, para homenagear Nelson Mandela, o MADIBA, faça uma pequena ação em beneficio do outro, não importa a profundidade ou a extensão do gesto, pratique uma ação social, é uma forma singela de lembrar a lenda que mudou a história.
No dia 18 de julho de 1918, o ano do fim da 1a. Guerra Mundial, nasceu no Transkei, África do Sul, o Madiba, que durante muitos anos lutou contra o Apartheid do governo exercido pelo Partido Nacional da África do Sul. Em agosto de 1962, foi preso e permaneceu encarcerado por mais de 27 anos, não matou, não roubou, não sequestrou mas se apôs com uma forte resistência, liderando um movimento anti-apartheid, que se iniciou no SOWETO.
Livre da prisão em 1990, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, e em 1994 foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul. Completa 95 anos e muita história. É autor do best-seller internacional Longo caminho para a Liberdade.
Vou reproduzir um pequeno texto que sempre me acompanha, "Na vida real não lidamos com deuses, mas com humanos tão comuns quanto nós mesmos. São homens e mulheres cheios de contradições, que são estáveis e inconstantes, fortes e fracos, famosos e infames "-Nelson Mandela. Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 16 de julho de 2013

Brasil e as convulsões sociais em junho de 2013 - uma opinião respeitável.

Professor José Pinski, historiador, editor e professor da UNICAMP, disse sobre junho de 2013 no Brasil; "Tudo aconteceu muito próximo e houve uma tendência de buscar uma explicação rápida, sem dar a essa explicação, uma, perspectiva histórica. Essas manifestações sob um olhar histórico me parecem fazer parte de um movimento de longa duração que tem como origem o fato de haver um longo DIVORCIO ENTRE O ESTADO E A NAÇÃO.
O Estado como o arcabouço jurídico-politico e a Nação como a soma dos cidadãos. Assim aprendemos na escola e assim é ou deveria ser.
No Brasil criou-se  um Estado sem haver uma Nação e, por outro lado, esta nunca se sentiu representada pelo Estado. Temos eventos e surtos ocasionais de aproximação da Nação com o Estado e NUNCA O CONTRÁRIO.
Alguns surtos;
-Revolução de 1930 em suas origens, apesar de ter dado no que deu.
-Anos 40, estudantes no Rio de janeiro se manifestam para que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial, após o afundamento de navios brasileiros pelos alemães.
-Fora Collor
-Diretas Já
-Junho de 3013
São tentativas da Nação dizer ao Estado que NÃO NOS SENTIMOS REPRESENTADOS. Aqui no Brasil isso é, inclusive semântico. O ESTADO SÃO ELES".
Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 14 de julho de 2013

Um lugar com muitas etnias e é claro, conflitos.Confira.

Este lugar é a China Continental e tem 55 etnias, que ao todo somam 10% da população - dos Manchus e Mongóis, no norte, aos Bai e Miaos, no extremo sul. Yunnan é a província com o maior número de variedades étnicas. Tibetanos nas montanhas e Uigures no noroeste muçulmano, também são considerados minorias, embora, tibetanos e uigures tenham um forte movimento independentistas e se consideram NAÇÕES OCUPADAS pela China. Os Hans, os chineses autênticos, são mais de 85% da população. Os conflitos mais recentes, ocorreram na Província de Xian Jiang, onde uma longa história de discórdia entre o governo central da China e a minoria Uigur. Os Uigures são muçulmanos e habitam o noroeste da China, na fronteira com o Paquistão e Afeganistão. Sua língua é muito parecida com a língua turca e os uigures se veem culturalmente e etnicamente mais ligados a Ásia Central do que do resto da China. O governo Chinês diz que militantes ativistas uigures vem realizando uma campanha violenta pela independência da região, com ataques a bombas e sabotagem, incitando a população à revolta. A China afirma que esses militantes foram treinados no Afeganistão por militantes islâmicos, embora não haja evidências claras sobre essa afirmação. Uma estratégia usada pelo governo central da China, aliás essa é uma prática comum, estimulam a migração da etnia Han, que é majoritária em toda a China para o Xian Jiang, assim essa presença tornar-se-á predominante no futuro e cultural e etnicamente predominante. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Você sabia? Confúcio, um humanista, o primeiro da humanidade.Sobre ele é bom saber.

Confúcio - pensador chinês que viveu no século 6 a. C., foi quem estabeleceu as bases das regras éticas e que foi absorvida por todo o leste asiático, China, Japão, Vietnã, Coréia e posteriormente pelo resto do mundo. Confúcio defendia uma sociedade baseada em ritos, veneração aos ancestrais, obediências dos filhos aos pais, das mulheres aos maridos. Quando estendida a tosa a sociedade, essa obediência hierárquica legitima a submissão do fraco pelo forte. Como viveu numa época do caos social, defendia o poder absolutista do Imperador. Um dos seus maiores méritos estava em estabelecer a ideia de que o mérito sem obtém através dos estudos - a meritocracia, portanto o mérito não é um direito de berço, como alguns assim entendem, é dessa forma que se dá a promoção social.
Confúcio é muito lembrado no Brasil pela frase: "Não faça aos outros, o que não deseja a ti mesmo"- que expressa noções de benevolência e reciprocidade. O Confucionismo adquiriu status de religião, apesar dos seus ensinamentos não terem uma base teológica, mas humanista, aliás foi o primeiro deles.
(Fonte de pesquisa Laowai,Bridi.S.pag.20-Ed. letras brasileiras.2008 e Desiguais; da natureza e incomuns.Balestro.V.Ed. Champagnat.PUC-Pr-2012- aulas no BJ). Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agricultura brasileira; a história e uma realidade

No século XX, mais precisamente em sua segunda metade, o Brasil inicia a abertura de novas fronteiras agrícolas, privilegiando a apropriação de terra pelo latifúndio agropecuarista. Durante o regime militar, a preocupação com a internacionalização da Amazônia, os governos militares iniciaram várias obras de infraestrutura para integrar a região ao restante do País, com destaque para a rodovia Transamazônica, e a Belém-Brasília - ambas inauguradas no inicio da década de 70. Na época, a SUDAM, Superintendência da Amazônia, oferecia subsídios, objetivando a colonização econômica, beneficiando grupos ligados à empresas agrícolas. Era imperativo integrar a Amazônia, a qualquer custo, até mesmo em relação ao meio ambiente amazônico fragilizado com a presença de tratores, sementes, vilas, caminhões e retirada da floresta. O que dizer dos povos da floresta; índios e caboclos mateiros; terras invadidas, poluição, mortes, erosão, conflitos se sobrepondo a conflitos. Era preciso "integrar para não entregar a Amazônia". Não importava o preço que se pagaria pelos impactos sociais e ambientais.
Por outro lado é importante frisar que grande parte dos setores agrícolas modernos no País se beneficiou dos avanços tecnológicos incorporados à produção através da mecanização, seleção de sementes, no manejo de solos, nas técnicas de irrigação e na melhoria dos insumos pelo controle de pragas. A incorporação desses avanços, exige investimentos de capitais e elevados níveis técnicos de gerência na produção, nas embalagens, na comercialização dos produtos.
Já a agricultura familiar, representada pelo pequeno e médio produtor, e que constitui a maioria e que abastece o mercado interno nacional, tem dificuldades para competir com a grande empresa agrícola.
Você sabia?
-A agricultura familiar concentra a maioria do pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais do Brasil.
-A agricultura é hoje o maior negócio do Brasil(...). Apenas em 2005, a cadeia do agronegócio gerou um PIB de 540 bilhões de reais.
-A expansão da agricultura e do agronegócio se explica pela vinculação da agricultura à indústria, ampliando a participação de produtos de maior valor agregado no valor das exportações brasileiras, como é o caso dos complexos da soja e do setor sucroalcooleiro.
- Uma crescente expansão das terras agricultáveis com a manutenção das desigualdades sociais, infelizmente. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Movimentos Sociais na Europa no Século XIX - o começo

Sem dúvida que a industrialização do continente europeu, cujo inicio deu-se na Inglaterra, em meados do século XVIII, despertou a sociedade para situações como; desigualdades, exploração do trabalho, exploração do trabalhador, a burguesia, o proletariado e principalmente DIREITOS. O socialismo, o comunismo e o anarquismo tiveram um papel destacado nessas questões.
Ainda no século XVIII, na França, os ideais liberais ganham força. Dentro de  um regime constitucional e que dava segurança e liberdade de pensamento, de imprensa e uma maior participação politica da sociedade. Simultaneamente, o nacionalismo passa a ter voz, ou seja, Estados Independentes, livre de qualquer domínio. Na Europa as pessoas começam a lutar pela unificação dos seus países.
Tudo isso numa forte inspiração do iluminismo e do liberalismo, que se confundem, para muitos, até sinônimos, embora, naquele contexto, o iluminismo era uma exclusividade de pessoas cultas e instruídas e o liberalismo uma expressão das camadas populares, uma espécie de popularização do iluminismo; indivíduos acima do estado e defesa do pensamento e da expressão.
O liberalismo nasceu após a queda de Napoleão em 1815, quando o Congresso de Viena restaurou o absolutismo em toda a Europa. Contra essa volta do absolutismo, várias revoluções aconteceram entre 1820 e 1830, assim nasceu o liberalismo.
Ainda sobre o liberalismo, inicialmente excluía a maioria da população na escolha de seus governantes, o poder deveria ser entregue a apenas dois tipos de pessoas; os ricos e as pessoas estudadas e de capacidade comprovada (?!) Quantas coincidências no mundo em que vivemos!
Neste resumo, na Inglaterra, berço da 1a. Revolução Industrial, pode-se inserir o MOVIMENTO CARTISTA - onde a classe operária inglesa vai as ruas por direitos políticos e trabalhistas, claro que LUDISMO também foi um recurso utilizado pelo trabalhador, portanto, uma estratégia para tentar assegurar o seu direito ao trabalho. Afinal quem é mais importante! A máquina ou o trabalhador?
As instalações da escola ou o aluno? A educação infantil é mais DIREITO da criança ou da mãe que trabalha? São escolhas. E as prioridades? Paz e Bem! Prof. Vilmar.

sábado, 6 de julho de 2013

MERCOSUL; é o nosso melhor caminho nos dias atuais.

Neste novo contexto econômico que vivemos; avanço da fábrica global, da transnacionalização econômica, da oligopolização, da terceirização e da crise mundial capitalista centrada nos EUA e Europa com suas implicações, o nosso caminho, é o MERCOSUL. Há problemas no MERCOSUL? Sim! Diversos; crise de confiança entre os países membros; divergências comerciais; falta de consenso. Mas é inegável a importância desta união comercial, em especial para o Brasil. Acompanhe os números dos últimos dez anos:
Exportações brasileiras dentro do bloco; 169 bilhões de dólares contra 123 bilhões de dólares com importações; este saldo é maior que o obtido com os EUA (17 bilhões) e com a União Europeia (71,6 bilhões).
Nossas exportações para o bloco foi de MANUFATURAS ( incluem maiores valores agregados), isto quer dizer que os países do bloco, são grandes consumidores dos produtos brasileiros, encontrados nos supermercados, farmácias, lojas, shopping e fábricas. É um fato.
Os EUA e a U.E. são grandes importadores de matéria-prima brasileira, sejam commodities agrícolas ou industriais, mas não colaboram tanto quanto o MERCOSUL no resultado comercial na área de manufaturas, a mais cobiçada de qualquer país.
No contexto de uma economia capitalista em crise, não devemos abandonar nenhum tipo de negócio; todos os lados nos interessam e necessitam ser ampliados, principalmente em relação ao MERCOSUL, as questões ideológicas devem ficar de lado. Afinal governos passam e os países ficam. Não devemos abandonar nossas posições comerciais, ao contrário devemos amplia-las.
Fazem parte do MERCOSUL; Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Futuro membro efetivo; Venezuela.
Países associados; Chile e Bolívia. Países participante/convidados Colômbia, Peru, Equador, México.
O MERCOSUL nasceu em 1991, através do Tratado de Assunção. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Balcãs - Croácia - União Européia; confira

A Croácia é o mais novo país integrante da União Europeia (U.E.), é o 28 país a compor essa união econômica e o 2 país da região balcânica, o primeiro a aderir foi a Eslovênia e onde os países viveram um longo período como Iugoslávia, após 1991, a independência começou a ocorrer debaixo de muitos conflitos étnicos, religiosos e políticos e que após a guerra fria deviam ser deixados de lado para se concentrarem em objetivos e interesses comuns.
Recordando, nos Balcãs encontram-se os seguintes países que compunha a Iugoslávia; Eslovenia (na U.E. desde 2004), Sérvia, Bósnia Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Albânia, Kosovo (desde 2008 independente da Servia) e a Croácia.
Próximas adesões; Sérvia, Montenegro e Macedônia.
A saber, a Croácia possui cerca de 4,2 milhões de habitantes. Está em recessão desde 2009, o desemprego atinge 20%. O seu PIB é 39% abaixo da média da U.E. Só está na frente, economicamente dentro da U.E. da Romênia e da Bulgária. Vamos acompanhar se a adesão a U.E. trará os resultados esperados pela população croata.

FRANZ KAFKA
Em 3 de julho de 1883, nasceu em Praga (Tchecoslováquia), em pleno Império Austro-Húngaro, na qual os Balcãs eram parte integrante e que foi comentado acima. Era uma socialista convicto e ateu. Sofreu influência de três culturas; Tcheca, Judia e Alemã. Sua preocupação sempre foi a ALIENAÇÃO e ANSIEDADE DO HOMEM NO SÉCULO XX.Viveu os horrores da 1a. Guerra Mundial, cujo palco inicial foram os Balcãs-Saravejo(Bósnia Herzegovina) e o fim do Império Austro-Húngaro.
Sua visão era para as condições do ser humano moderno e a sua fragilidade frente os problemas do cotidiano. Escreveu, A Metamorfose, O Artista da Fome e outros. Sua obra passou a ser lida por leitores de todo o mundo após a sua em 1924.  Kafka opina sobre educação; "Toda educação assenta dois princípios; Primeiro; repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e segundo, iniciar às crianças humilhadas na mentira de modo insensível e progressivo à verdade". Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 2 de julho de 2013

Questionar - Negar - Objetar;uma nova classe média em curso.

Questionar é um verbo transitivo. Contestar a justeza de um direito ou a veracidade de um fato.
Para o cientista politico americano, Francis Fukuyama, autor do livro "O fim da história e o último homem", no qual ele afirma que a democracia liberal ocidental seria o modelo de evolução sócio-cultural da Humanidade e a forma final de Governo, o autor afirma sobre as manifestações e mobilizações sociais no Brasil recente é ocasionada por uma nova classe média global. Os protestos não foram liderados pelos pobres ou ricos, empresários ou políticos e sim por uma juventude educada e urbana. Eles usam tecnologias e mídias sociais para espalhar informações e organizar as pessoas nas ruas e praças, em vários espaços simultâneos, numa mesma cidade, numa região metropolitana e em vários Estados. Essa nova classe média causa forte fermentação politica, mas é preciso avançar, caso contrário, será difícil trazer mudanças politicas duradouras. O maior instrumento para mudanças é o voto.
As mobilizações sociais mundiais; Revolução Francesa, Diretas Já, Primavera Árabe, Passeata dos Cem Mil precisam ser revistas,recapituladas,relidas e discutidas. Sites, Revistas, Jornais e discussões em sala de aula podem fazer a diferença.
Iniciativa Popular; é uma forma de participação  direta, prevista na Constituição de 1988. Por meio dela é apresentado um projeto de Lei sobre um determinado assunto. assinado por, no mínimo 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos 5 Estados e não menos de 0,3% dos eleitores. O melhor exemplo foi o que aconteceu com a LEI DA FICHA LIMPA. Aprovada pela Iniciativa Popular em 4 de junho de 2010. Paz e Bem! Prof. Vilmar