sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A história vai se repetir na Siria?

Há pouco mais de uma década, o Iraque foi invadido pelos EUA e aliados, Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa e era uma ameaça aos países livres do ocidente, especialmente. Era mentira, foi um pretexto para a invasão, trouxe a morte a destruição e muita violência, até hoje não contida, numa sociedade dividida e maltratada. A história pode-se repetir na Síria? Para uma dos aliados fieis aos EUA, e que participou da invasão Iraque, não, ontem o Parlamento Britânico votou contra uma ação militar na Síria, impondo um revés liderado pelos EUA. Os cidadãos americanos, após pesquisa, apontou para 90% de contrários a uma operação armada. São contra, a China e a Rússia. Com o governo americano está a França, portanto o próprio Conselho de Segurança Permanente da ONU é contra, são três contra dois nesta questão. Em solo da Síria observa-se a carnificina da sociedade civil que já consumiu 100 mil vidas desde 2011, são milhões os desalojados internos e refugiados em campos de países vizinhos. Além do custo humano, o país está em ruinas. A comunidade internacional nada fez. É uma questão de poder, um jogo muito mais de interesses do que a preocupação com a população civil. Quem fez o ataque químico? Um pouco da geopolítica do Oriente Médio. A Primavera árabe, trouxe mudanças de regimes políticos em vários países, Tunísia, Líbia, Egito, Iêmen. Na Síria e no Egito, uma verdadeira guerra civil; extremistas locais e estrangeiros atuam na região, recebem apoio logístico e financeiro externo. No caso Sírio, o Presidente Bashar Al Assad é um aliado estratégico da República Islâmica do Irã e do Hezbollah Libanês,os países ocidentais não veem com bons olhos essa aliança. O confronto é entre o exército sírio e rebeldes. Quem são os rebeldes que lutam na Síria? Milicianos do Exército Sério Livre (ESL), a AL Qaeda, Frente Nusra, são extremistas jihadistas e combatente da Tchetchênia, Paquistão e Egito, além de mercenários que combateram na Líbia. Quem financia armas aos rebeldes? As más línguas afirmam que são o Qatar, a Arábia Saudita e a Turquia. Inspetores da ONU estão na Síria e poderão trazer um pouco de luz nessa questão de armas químicas. Quem as utilizou? Vamos aguardar, mas acho pouco provável um esclarecimento consistente. Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mar Caspio; estratégico para o mundo euroasiático.

Mar Caspio é o maior dos mares fechados ou isolados do planeta. Tem um comprimento de 1.200 Km e uma largura de 450 Km, banhando vários países entre a Europa e a Ásia; Rússia, Irã,Azerbaijão, Casaquistão, Uzbequistão e Turcmenistão. Sob suas águas, imensas reservas de petróleo e gás natural, está entre as maiores do mundo e recentemente pesquisas apontam novas reservas em águas profundas. Outros recursos econômicos; alimentos, transporte, mineração, comercio marítimo e terrestre, além de oleodutos que partem para várias regiões, sobretudo para a Europa, levando o gás natural e também o petróleo. É essencial a sua existência para o clima regional; tanto para o semi-árido como para o temperado continental, pois regula as temperaturas e as chuvas.
As maiores ameaças;
Esgotamento dos estoques de peixes, com destaque para o esturjão que representa 80% da produção mundial do caviar.
Os Complexos Petroquímicos, as Refinarias e os Terminais de armazenamento de gás natural são numerosas e frágeis a acidentes, e até ação de terroristas.
Pobreza de oxigênio devido ao excesso de nutrientes provenientes do azoto dos fertilizantes químicos.
As emissões produzidas por veículos, fábricas e barcos e navios, produz baixo nível de oxigênio e prejudica a vida marinha.
Eutrofização por metais pesados prejudica cerca de 11 milhões de pessoas que vivem em volta do mar Cáspio.
As numerosas aves que habitam a região durante o ano todo e aquelas que se juntam as aves de migração sazonal também sofrem e correm o risco de extinção.
Atualmente existe um programa ambiental do mar Cáspio criados pelos países da região e financiados pela ONU, Banco Mundial e União Europeia para conter a deterioração do meio ambiente caspiano.
Outras informações; todos os rios que desaguam no mar Cáspio, são perenes, endorréicos e de grande extensão, logo não há falta de água para abastecê-lo. O maior tributário é o rio Volga, o mais extenso rio europeu, mas outros são lembrados, como o rio Ural e o rio Kura.
Lembramos que os recursos haliêuticos não são eternos, são recursos relativo à pesca, portanto é um recurso natural e que deveriam ser SEMPRE RENOVADOS. A sustentabilidade das pescas no mundo todo deveriam ter essa visão  e prática, mas lamentavelmente não é assim que ocorre, infelizmente. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

domingo, 25 de agosto de 2013

Mar Morto; um patrimônio da natureza em perigo.

Localizado no histórico e turbulento Oriente Médio, um símbolo para nações árabes e israelense, símbolo para as religiões monoteísta; judaísmo, cristianismo e islamismo esta em perigo pois está encolhendo; está perdendo, em média por ano, um metro e o seu litoral já recuou em mais de um quilometro.
Este mar fechado ou isolado, semelhante ao mar Aral e ao mar Cáspio, está na maior depressão absoluta do planeta, 395 metros abaixo do nível do mar, ele é um produto de atividades tectônicas no passado e já esteve ligado ao mar da Galiléia ao norte e ao mar Vermelho, segundo especialistas.
Suas águas, são excessivamente salgadas: 1 litro d'água=300 gramas de sal! O normal seria 30 gramas. Tudo é explicado pela evaporação intensa, ausência de chuvas regulares e a natureza geológica, imensos depósitos de sal, portanto sem vida animal e vegetal,
Seu maior tributário é o histórico rio Jordão e alguns cursos d'água menores oriundos de montanhas próximas.
Israel, Líbano e Jordânia são os países que utilizam das águas dos tributários, para geração de energia, irrigação, indústria, mineração e turismo, portanto são responsáveis pelo desastre desta bacia que envolve o mar Morto.
A ONG Friend Of The Earth Midle East (FoEME) calcula que nos últimos 50 anos, a vazão do rio Jordão caiu de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água para 70 milhões de metros cúbicos, isto significa que o volume natural de água do rio Jordão é de apenas 5%!.
Só para ilustrar, hoje, o mar Morto tem 75 Km (N-S) e largura de 17 Km.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

IPEA: O Brasil persegue índices das nações ricas.

Pará o IPEA, o Brasil precisa de uma taxa de crescimento elevado com inflação baixa.No momento isso não está acontecendo, lamentávelmente.
Simultaneamente precisamos atrelar a produção de bens e serviços de maior valor agregado e de elevado conteúdo tecnológico, o que implica em qualidade de educação, sempre ela!
Na questão redução da desigualdade social, a uma maior complexidade, em virtude das realidades regionais serem muito díspares, ou seja o que ocorre numa população do interior da Amazônia ocidental não é igual a uma realidade do sertanejo do semí árido ou do oeste do Rio Grande do Sul. É um Brasil muito desigual no IDHM, recentemente publicado.
A maior dessas desigualdades está no recolhimento de impostos,isso mesmo!Impostos pagos! Famílias de menor renda pagam proporcionalmente mais impostos e, assim, contribuem mais para a arrecadação dos recursos que sustentam as políticas públicas e em trocam, recebem menos do que precisam: transporte público, segurança pública, saneamento básico,nem se fala em saúde e educação de qualidade mínima para poder enfrentar os desafios de um mercado de trabalho e ou plenas condiçóes de saúde necessárias.
Outro obstáculo é a precária qualidade dos gastos públicos, apesar dos avanços alcançados, ainda é pouco. Para o IPEA, os gastos públicos sofrem fragmentação, dispersão e sobreposição.
Segundo Marcelo Neri (Centro de Políticas Sociais do Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vergas)- "Zerar a miséria extrema até 2016 não é um cenário factível,nem mesmo desejável, pois é muito ambiciosa, levando sempre a frustrações".
(fonte: Pobreza diminui, mas desigualdade persiste.Zero Hora.P.A.Economia p. 20.Trechos adaptados).
Recomendo a leitura de Carregando o Elefante, de Ostrowiescki,Alexandre e Feder, Renato.Ed Hemus. Apresenta uma linguagem simples e clara, li e gostei.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Recapitulando fatos marcantes de 2013 até hoje no mundo e no Brasil

Margareth Thatcher -  "A Dama de Ferro", morta em abril, foi a responsável por promover mudanças na economia do Reino Unido e ter posturas inflexíveis na execução dos seus projetos econômicos e politicos.Assim obteve bons resultados econômicos e seus maiores indicadores foram o controle da inflação, valorização da moeda e a recuperação de empregos.Teve fortes embates com os sindicatos britânicos.
Crise Européia - uma crise econômica atingiu vários paises da Zona do Euro; Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda, Itália. Os paise em crise adotaram planos de austeridade econômica colocando em xeque os programas sociais, uma conquista de toda a sociedade européia no pós guerra.
A receita aplicada; corte de benefícios sociais e aumento de impostos.
A consequência; desemprego elevado
Egito -  um golpe de Estado colocou o Egito no noticiário mundial.Em 2010 derrubou um ditadura com a deposição de Hosni Mubarak.Posteriormente realizou a sua primeira eleição para presidente e elegeu M.Moursi que sofreu um golpe de Estado, liderado pelas forças armadas e vive sérias conturbações revolucionárias, um sangrento confronto Exército x  Partidários da Irmandade Muçulmana que apóia M.Moursi deposto.
Outros países na região viveram a Primavera Árabe: Líbia, Síria, Tunísia e Iemên.
No Brasil o mês de junho foi sacudido pelo MPL e tomou conta das ruas, tudo começou com reclamações sobre o preço e a qualidade do transporte público.
As vozes das ruas foi noticia mais uma vez, a Reforma Política, o povo quer; alterar o financiamento de campanha, modificar o sistema de eleição dos deputados e fim do voto secreto no Congresso Nacional, entre elas.
O trabalho realizado e acompanhado pela sociedade da Comissão Nacional da Verdade que investiga as violações dos DIREITOS HUMANOS no período compreendido entre 1946 e 1988 (fim do Estado Novo e a Ditadura Militar).
A edição da MP que permite o investimento privado nos portos brasileiros e assim modernizar o setor, assim se espera uma melhora na economia para facilitar o escoamento das exportações.
Paz e Bem! Prof.Vilmar

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Egito: opiniões para se pensar

Uma síntese objetiva sobre o mais importante país islâmico e fundamental na geopolítica do Norte da África e Oriente Médio.
Aliados dos EUA e do Estado de Israel,atualmente,embora inimigo nas guerras contra os israelenses no passado,a paz atual com Israel vem de 1979, Través de Tratados.
O nacionalismo é muito forte no Egito.
As Forças Armadas são determinantes no País desde a queda da Monarquia e sobretudo na nacionalização do Canal de Suez.
Algumas opiniões;
*A religião é mais importante que o Estado.
*A cultura árabe/islâmica não se identifica com a  democracia ocidental.
*O islamismo é incompatível com a modernidade laica.
*Para a maioria egípcia, política e religião não se misturam.
*O Egito que saiu de uma ditadura recente, deve passar por governos islâmicos, a religião está no DNA do povo, posteriormente chegará a um democracia, vai levar décadas.
* As intervençóes externas; econômica e militar levaram o país ao caos no mundo islâmico: é impossível existir democracia se existir o Islã fundamentalista,sunita ou xiita.
*Apenas 72% dos egípcios sabem ler e escrever: baixo índice de alfabetização
e muita pobreza, principalmente na zona rural, que aliás é violenta. Esses componente sociais adversos podem levar o país a uma guerra civil. Militares e a  Comunidade Muçulmana não querem saber de negociações: a tirania pode ser o próximo passo.
 Paz e Bem! Prof.Vilmar

sábado, 17 de agosto de 2013

Brasil; PIB x IDH - a luta continua! Persiste o atraso e a desigualdade.

Como pode??? Sexta ou Sétima economia do mundo com 12 milhões de analfabetos e 40 milhões de analfabetos funcionais e um recorde incrível; milhares de brasileiros fora do ensino médio, não estuda e não trabalha, ou quase isso.
Dias atrás comemorávamos os dados do IDHM, houve avanços, não há como negar.
Compare a nossa Renda com alguns vizinhos nas Américas, por exemplo.
Compare a nossa Saúde; resistimos, somos muito fortes, graças à Deus!
Compare a nossa Educação; os números não mentem e nem exageram.
Portanto, vamos comemorar os avanços com moderação homeopática.
O IDHM brasileiro mostra uma melhora no desenvolvimento social no período compreendido entre 1991 e 2010, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013 e Contas Nacionais do IBGE-2000/2010;
Mas continuamos atrasados e desiguais;
O PIB cresceu 1,43%
O PIB per capita cresceu 1,26%
O IDH cresceu 1,19%
Conclusão ficamos 1,2% mais ricos em renda do que em desenvolvimento social.
Segundo o Professor Cristovam Buarque da UNB, nossa melhora não foi maior por causa da educação; A MELHORA DA EDUCAÇÃO(?!)SE DEU GRAÇAS AO AUMENTO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS E NÃO GRAÇAS A UMA MELHORIA NA QUALIDADE DA NOSSA EDUCAÇÃO.
Na recente publicação do IDH- dimensão educação, os dados assustam qualquer mortal. Confira;
Apenas 5 cidades brasileiras, ou seja 1 em cada 1.000 obtiveram na dimensão educação nota acima de 0,799 (muito alto)!
30% das cidades brasileiras, tiveram uma nota abaixo de 0,500 (muito baixo).
Números irrefutáveis. Pouco a comemorar.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Radicais e moderados: uma boa noticia e um massacre

Uma boa noticia; Israel libertou prisioneiros palestinos que cometeram crimes contra cidadãos israelenses ante de 1993. Uma boa noticia. Quantas vezes, gestos de boa vontade entre inimigos históricos aconteceram no Oriente Médio?Todas as vezes que os EUA sugerem a retomada de paz entre Palestinos e Israelenses e que sempre resultam em nada, continua a mesma história, grupos,radicais extremistas de ambos os lados não querem!
Os israelenses divididos entre seculares e fundamentalistas, os seculares defendem negociações dos fundamentalistas não. O maior inimigo de Israel está no próprio país.
Os Palestinos divididos entre o Fatah, que governa a Cisjordânia e é favorável a negociações, e o grupo Hamas que governa a Faixa de Gaza não.
Israel continua a construir novos assentamentos em território palestino, numa forma de diminuir as pressões internas dos fundamentalistas.Por sua vez, os radicais palestinos não admitem a existência do Estado judeu.
O sentimento é que fica cada vez mais difícil a existência de dois Estados no mesmo território. Para agravar, mais um massacre de civis no Egito, que poderia ser o fiel da balança em todo o mundo muçulmano. A quem interessa essa eterna instabilidade? Será que só aos radicais e moderados? Será?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Mundo Muçulmano e a politica; disputas internas; seculares e fundamentalistas

Leia o texto; "(...) é de assustar o número de partidos que vêm se formando e ganhando apoio popular nos diversos países muçulmanos, usando muitas vezes a violência para alcançar os seus objetivos. A Argélia e o Afeganistão são apenas os exemplos mais evidentes desta situação e a contínua existência de grupos fundamentalistas entre a população palestina é a prova da vitalidade de suas ideias. Da  mesma forma, Israel, hoje, vive as consequências do profundo dissenso ideológico entre judeus seculares e fundamentalistas. Acirrando um conflito que teve origem na próprio momento da fundação do Estado, opostos a  paz com os árabes e à pluralidade politica e religiosa, os judeus fundamentalistas são a maior ameaça à consolidação da democracia em Israel. (...)Isto muda completamente a situação com a qual israelenses e árabes estavam acostumados a lidar há quase um século, quando o inimigo era o vizinho. Agora, o inimigo está do lado de dentro". (Crinberg.Keila e Reis Filho e outros. O  século XX o tempo das dúvidas. Civilização Brasileira. RJ, 2000).
O texto aponta que a possibilidade de paz, no Oriente Médio e no Norte da África estão relacionadas, com as disputas internas no mundo muçulmano e em Israel. Paz e Bem! Prof. Vilmar

domingo, 11 de agosto de 2013

Mar Aral; o homem é o responsável pela tragédia.

Quem um dia não aprendeu que no mundo há três exemplos de mares fechados e isolados, são verdadeiros lagos de água salgada; Mar Cáspio, Mar Aral e Mar Morto. Isso vai logo mudar, o Mar Aral, situado na Ásia Central, numa área de clima árido e semiarido, importante para a vida de pessoas que vivem nas proximidades e margens, no caso, habitantes do Turcomenistão, Uzbequistão e Casaquistão vivem uma tragédia, cujo responsável é o próprio homem.
A história começa nos meados da década de 1970, quando a Ex-URSS, já em crise econômica, via na cultura do algodão uma alternativa para atenuar problemas de abastecimento e não depender de importações desse produto no mercado internacional, e pagar um preço alto, vivíamos a guerra fria, onde as relações econômicas limitava os mercados. O Mar Aral é abastecido pelos rios Amu Daria e Si Daria, seus maiores tributários, foi quando técnicos resolveram desviar parte das águas desses rios para a irrigação - foi uma tragédia irreversível, hoje o Mar Aral que foi o quarto mais extenso do mundo, considerando outros lagos clássicos, tem sua área diminuída para 1/3! Agricultores, pescadores pagam essa conta.Tomara que a transposição do rio São Francisco NÃO seja mais exemplo de irresponsabilidade em relação ao homem ribeirinho pescador e agricultor e o meio ambiente. Paz e Bem! Prof. Vilmar

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Iêmen é noticia.

O Iêmen, um país situado no sudoeste da península arábica, banhado pelo mar vermelho e pelo golfo de Áden( oceano Indico) e onde situa-se o estratégico Bab El Mandeb elo entre o Indico e o mar Vermelho é porta de entrada para continente africano e sua conflituosa e pobre região o Chifre Africano. O Iêmen, é islâmico e apoia organizações radicais na luta contra opressores ocidentais. País pobre, vive da pesca, da agricultura, principalmente sorgo, café e algodão, possui uma população predominantemente analfabeta e vulnerável para questões religiosas, sobretudo para radicais.
Detém uma curiosidade interessante; a primeira mulher no mundo a receber o Prêmio Nobel da Paz (2011) trata-se da jornalista e ativista, Tawakkul Karman, do Partido Islah, de oposição no Iêmen - é conhecida como a " Mãe da Revolução".
Sua luta pela liberdade e igualdade de gênero no mundo muçulmano é fundamental para as mulheres do mundo árabe, principalmente nas participações politicas e nas representações governamentais. Vale a pena acompanhar a sua caminhada. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

BRIC - a desaceleração preocupa?

Os países que formam o BRIC, emergentes do século atual; Brasil, Rússia, India e China, apresentam um baixo crescimento econômico, que é preocupante para quem vende para esses países e dentre eles é claro, a sua maior estrela - a China, é quem mais compra.
Nos últimos 30 anos a China cresceu a taxas de 10% ao ano com pequenas oscilações e agora vai para um crescimento de 7,5% e no futuro (2018/2022). A pergunta é; vai continuar a comprar? Essa é uma preocupação para os seus grandes fornecedores de produtos primários, as commodities, no caso Brasil, Argentina e EUA, os países que mais vendem para os chineses. É preciso buscar novos mercados? Sempre é bom diversificar, diz um velho ditado, distribua os ovos em várias cestas sempre que for possível. É mais seguro.
O consumo de alimentos nos últimos anos na China cresceu acima dos 10% da produção interna. É um bom sinal para quem vende.
O aumento da produção é limitado por fatores geográficos como o clima, o relevo. A preocupação com o meio ambiente é outro fator limitante e o mais emblemático deles; a baixa produtividade do agricultor chinês apesar do empenho do governo comunista para atenuar a questão.
Até o ano de 2025, o Plano Quinquenal Chinês prevê um aumento de 250 milhões de chineses nas cidades, isso significa aumento no consumo urbano chinês; hoje apenas 47% da população vive na zona rural; a migração interna na forma clássica de êxodo rural é uma realidade.
Entre 2000 e 2012, a China diminuiu as áreas plantadas, embora a produtividade tem aumentado em 20% - para comparar, a produtividade brasileira, neste mesmo período foi de 40%.
Logo, o desempenho da agropecuária chinesa é insuficiente para o crescimento populacional e a incorporação de novos segmentos ao consumo.
Conclusão; a China vai continuar a importar bens primários e industrializados e vai continuar a comprar do Brasil.
(Fonte para consulta; Rui Daher - Carta Capital 22/7/2013).
Paz e Bem! Prof. Vilmar

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cingapura; sem milagres.Planejamento e trabalho, muito trabalho.

Cingapura é uma ilha-cidade-nação desde 1965 quando desmembrou-se da Malásia, um vizinho do sudeste asiático. W. Churchill, o lendário Primeiro Ministro britânico, considerou uma derrota dos britânicos a perda deste território estratégico aos interesses econômico e militar. Durante a Segunda Guerra foi ocupada pelo Japão, no seu arrojado projeto de ampliar o controle territorial do Império Japonês por todo o sudeste asiático, não conseguiu.
Uma ilha que foi muito pobre, vivia da atividade portuária, um porto movimentado, com uma população flutuante e os locais vivendo em condições sub humanas, literalmente em favelas!
Qual foi o milagre da transformação? Já no final da década de 1980, era um dos Tigres Asiáticos, muito próximo dos indicadores econômicos e sociais da Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong. Simples. Atrair dinheiro e trabalhadores qualificados, preferencialmente chineses e indianos, bons salários e condições plenas para o exercício de atividades produtivas. Assim, começo a mudança; Cingapura atrai o dinheiro transformando-se em um Paraiso Fiscal e a utilização desse recursos com eficiência. O passo seguinte era acabar com as favelas, a marca da ilha. A construção civil constrói prédios moradias em profusão, seus futuros moradores seriam os ex-favelados, a forma de parceria envolveu, a iniciativa privada construtora, o Estado, com um governo comprometido e o morador futuro, a forma de pagamento foi o leasing, logo, o morador é proprietário e paga o leasing em parceria com o Estado. Impostos e taxas são coletivas por construção(prédio).
Seu porto continua sendo um dos maiores do mundo em atividades, mas a ilha hoje tem uma indústria de petroquímica notável, uma eficiente indústria farmacêutica e manufaturas em eletrônicos. Outra estratégia é atrair pessoas com uma boa educação e com vontade de ganhar muito dinheiro, principalmente, indianos e chineses.
No século atual, Cingapura está centrada no binômio; atrair especialistas e pesquisadores do mundo todo e seus laboratórios modernos=Pesquisa e Desenvolvimento com recursos do Estado.
A Biópolis é um conjunto de edifícios que sedia as melhores empresas de genética do mundo: Centro Nacional de Talentos; pesquisadores e cientistas ganham altos salários para desenvolver seus projetos que serão mais tarde oferecido ao mercado mundial, com participação do estado cingalês como o vendedor. Recentemente a clonagem foi liberada, exceto a reprodutiva, uma clara intenção de manter os padrões éticos, que é o que quer a comunidade científica.
A *Star; Centro de Pesquisa Tecnológica será em breve a vanguarda da eletrônica e da Física; surgem novas redes de comunicação e materiais condutores do futuro.
Um lugar com uma área muito pequena, sem recursos naturais que não vive mais apenas do porto e do turismo de final de semana.
Paz e Bem! Prof. Vilmar
Estou recomendando para leitura; O Outono do Patriarca de Gabriel Garcia Marquez, 4a.edição Ed.Record.

sábado, 3 de agosto de 2013

China; Flor de Lótus; de mãe para filha;cruel mutilação

Mulheres de pés enfaixados - provocava uma deformidade física nos pés das mulheres, essa pratica as tornava mais sedutoras. Tudo começava quando a menina atingia a idade de 4 a 5 anos, atrofiar os pés era uma tarefa da mãe que solicitava auxilio de profissionais para forçar os dedos dos pés das meninas para baixo da sola, e conseguiam - os chamados pés de lótus. Foi por mais de mil anos um símbolo de erotismo da cultura chinesa.
Sua prática, segundo historiadores remonta ao século IX, durante a Dinastia Sung.
Esse costume foi abolido pelos comunistas que chegaram ao poder em 1949.
Enfaixar os pés era uma forma de atrair o sexo oposto e conseguir um bom casamento. Sem os pés enfaixados  não há maridos. Tal costume não era exclusivamente chinês, também foi praticado na Coréia, Tibete, Indonésia,Japão, mas em menor grau.
Famílias pobres viam nesta prática a possibilidade de uma vida melhor para as suas filhas.
Sabemos aqui no ocidente que a condição feminina na China é objeto de controvérsias milenares, pela tentativa constante de imposição do homem sobre a sociedade. Será que algum dia a China e o mundo terá uma verdadeira igualdade de gêneros?
Saiba Mais;
Três costumes antigos definiram os modos de vida de uma mulher comum na China.
_Ao nascer, a menina era colocada no 3 dia debaixo da cama.
*Indicava que ela é humilde e fraca e que deve considerar ANTES os seus deveres com os OUTROS do que para si.
_Dar a menina um caco de cerâmica para brincar.
*O caco de cerâmica ensinava que deve conhecer bem cedo seus ofícios(obrigações) e trabalhar bastante para ser reconhecida como DEDICADA.
_Anunciar o seu nascimento para os antepassados por meio de uma oferenda.
*Significava que ela tem o dever fundamental de dar CONTINUIDADE a família, aos ritos e aos serviços. Mundo injusto e desigual! Paz e Bem! Prof. Vilmar

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Direitos: uma nova geração de direitos;novos direitos, é muito bom.

A noção de cidadania gerada pela visão liberal a partir do século VXIII foi uma resposta do Estado às reivindicações da sociedade e levou a institucionalização dos direitos civis, direitos políticos e direitos sociais, que todos conhecemos e praticamos, pelo menos em parte, e que estão inseridos nas Constituições, e nos órgãos internacionais; ONU, OEA etc.
Mais contemporaneamente, a noção de cidadania redefine a ideia de direitos. O ponto de partida é a concepção de UM DIREITO DE TER DIREITOS e INCLUI A CRIAÇÃO DE NOVOS DIREITOS QUE EMERGEM DE LUTAS ESPECIFICAS.
Dentre as novas gerações de direitos no contexto da cidadania, pode-se falar em DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS E BIOÉTICOS.
Alguns exemplos: direitos do consumidor, das mulheres, da igualdade de gêneros, orientação sexual, das crianças, dos adolescentes, dos idosos, portadores de necessidades especiais, minorias étnicas, religiosas, meio ambiente equilibrado, mobilidade plena, impedir intervenções na estrutura da vida, de regular novas formas de vida, uso de tecnologias etc.
Alguns desses exemplos já são exercidos de forma plena, embora muitas vezes não atendido pelo Estado, outros, inusitados devem ser praticados. Afinal, o clamor da sociedade não deve vir apenas das ruas, mas da  Família, da Escola, da Universidade, da Igreja. Assim deve ser. Paz e  Bem! Prof. Vilmar.