terça-feira, 28 de outubro de 2014

India:no quadro da extrema desigualdade,um impasse.

Em que pese o seu crescimento econômico,vive seu melhor momento dentro do BRICS e da economia européia comparável, a desigualdade é muito preocupante na Índia dos extremos.
-Desigualdade no acesso ao ensino de qualidade,ele existe mas não contempla a todos,e sim uma minoria,e é de excelente qualidade,há indianos capazes de competir em igualdade de condições com trabalhadores de outros países,não são inferiores em nada no preparo técnico e científico.
Por outro lado, 1/3 dos indianos não têm acesso a um sistema de educação é uma parcela maior,não consegue sequer ingressar no ensino primário,nem se fala na educação pré-escolar.
De que vale o PIB elevado?
Por que abandonamos a universalização da educação, se podemos e sabemos como fazer?
Paz e Bem!Prof.Vilmar

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Desenvolvimento:pobreza e desigualdade; são fatos e é preciso enfrentá-lo.

Não adianta imaginar a riqueza no meio da pobreza,enquanto ela existir, a desigualdade vai gerar uma sociedade injusta nos seus direitos básicos: saúde,educaçào,segurança e futuro seguro. Assim deveria caminhar a sociedade, mas não é assim que acontece,embora alguns países demonstrem essa preocupações; numa crise econômica é preciso assegurar emprego e salário,custe o que custar,não fácil mas não é impossível.
O desenvolvimento requer que se removam as principais FONTES DE PRIVAÇÀO DAS LIBERDADES: pobreza e tirânia,carências de oportunidades econômicas e destituição social sistemåtica,negligências dos serviços públicos e intolerância ou excessiva interferência do Estado repressivo.A despeito dos aumentos sem precedentes na opulência global,o mundo atual nega liberdades elementares a um grande número de pessoas - talvez até mesmo a maioria,como ocorre na África,grande parte da Ásia e América Latina,nesta,governos progressistas tem tido maior preocupaçào no combate à pobreza e a desigualdade(adaptado de Amartya Sen).
Amartya Sen,Nobel de Economia em 1998.Indiano,é um dos criadores do IDH(Índice de Desenvolvimento Humano- o crescimento de um país não é medido apenas pelo crescimento econômico.
Em 19-10-2014, Ban Ki Moon,Secretário-Geral da ONU disse que mais de 1,2 bilhão de pessoas vive com menos de US$ 1,25 por dia e 2,5 bilhões vivem com menos de US$ por dia. Logo, crise de ebola,não ameaça só a saúde,mas o progresso econômico e as incursões contra a pobreza a serem realizadas nos países mais atingidos pela epidemia.
Paz e Bem! Prof.Vilmar

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bolívia:superando adversidades,combate à pobreza e a desigualdade.É possível sim!

Bolivia,uma nação multiétnica,miserável até,dominada durante séculos por modelos políticos que sempre satisfaziam de forma clara,uma minoria,uma elite ligada ao capital especulativo internacional e que pouco se preocupava com os destinos da grande maioria indígena e mestiça.Campeã mundial em golpes de Estado,desde a sua "independência"em 1825,foram 189 golpes de Estado,tudo em nome do povo mas com notórios interesses das elites econômicas.
A Bolivia acumulou índices alarmantes de pobreza absoluta,de desigualdades,enfim de pertencer sempre,ao grupo de países mais pobres do planeta,junto com outros Latino Americanos,Asiáticos e Africanos.
Bolivia atual,"Pátria sim, Colônia não!".
A nacionalização do petróleo e gãs natural,recursos que até então Nào pertenciam à Nação,passaram a financiar programas sociais para retirar da pobreza parte da população do país,principalmente.indios é mestiços que viviam abaixo da linha da pobreza(menos de 1 dólar por dia).eram 1/3 da população boliviana!Agora são 1/5!A luta continua,muito ainda por fazer.
Por outro lado, na macroeconomia; As reservas internacionais subiram;As dīvidas diminuíram; o PIB cresce em torno de 5% ao ano.A luta continua,muito ainda por fazer.
Com os recursos advindo dos hidrocarbonetos,o país investiu maciçamente em construir escolas e estradas.
1,5 milhào de bolivianos tem acesso à água tratada e esgoto,graças ao programa Minha Água.
29$ para cada estudante das escolas primária e secundária,como forma de reduzir a evasào e repetência.
Na saúde são mais de 23.186 centros de saúde para atendimento à população.
Diminuição nas taxas de mortalidade infantil e aumento nas expectativas de vida.A luta continua,muito ainda por fazer.
Em 2025, a Bolivia vai comemorar o seu Bicentenário: o maior presente será a erradicação total da extrema pobreza nas comunidades indígenas e do Parque Nacional Isiboro Sécure.Vamos aguardar.
Mais recursos para enfrentamentos no combates pobreza e a desigualdade deverão sair do lítio,um recurso abundante,aliás, especialistas  afirmam que a Bolivia é a "Arábia Saudita do lítio", se esse recurso mineral tiver o mesmo destino dos hidrocarbonetos,será mais um golpe duro na desigualdade e pobreza,se bem  destinado.
Paz e Bem!Prof. Vilmar.
Para saber mais,acesse Notiamérica.com- notícias sobre a América.

domingo, 12 de outubro de 2014

Dia das Crianças:um presente e muita esperança: Nobel da Paz de 2014

"Fico triste ao olhar para o meu uniforme,minha mochila e minha caixa de apetrechos para a aula de geometria.As escolas para meninos reabrirão amanhã,mas o Taleban baniu as meninas das escolas".
Malala Yousafzai,paquistanesa,Prêmio Nobel da Paz em 2014.Luto porque acredito sempre.
"É uma vergonha para qualquer ser humano se uma criança estiver que fazer trabalho escravo em qualquer parte do mundo".
Kailash Satyarthi,indiano e ativista,Prêmio Nobel da Paz em 2014.Nos últimos 30 anos,lutou e tirou cerca de 30 mil crianças indianas da condição de maus tratos,tráfico e exploração de trabalho(escravos). A maioria dessas crianças era escrava,usadas para pagar as dívidas dos pais,embora essa prática seja proibida desde 1975 por força de Lei,mas pouco aplicada.
Parabéns as crianças livres,para as outras,a luta continua.
Paz e Bem!Prof.Vilmar

O estratégico setor energético do Brasil e suas contradições.

O Brasil,por sua grandeza territorial,possui uma notável diversidade geográfica e climática significativa.A latitude,o relevo,a hidrografia,os solos e outras características criam uma série de possibilidades,entre outras coisas,para o planejamento energético da matriz brasileira.Sendo bem exploradas essas características singulares podem e devem fazer do Brasil uma país independente das energias fósseis a longo prazo.Através de investimentos tecnológicos e em infraestrutura é possível utilizarmos fontes renováveis como a biomassa(etanol e biodiesel),eólica,solar e hidrelétrica(...)
A natureza oferece às condições ou cria dificuldades que,na verdade podem ser oportunidades para o crescimento e desenvolvimento do país.
O setor energético está em expansão na Região Norte,na bacia Amazônica,e se deve ao avanço das fronteiras econômicas- agronegócio e Zona Franca de Manaus- crescimento da população total e urbana em especial, além dos investimentos públicos e privados.
O potencial hidraúlico é imenso na Amazônia e pode ser a solução para suprir deficiências energéticas entre elas os "apagões" de triste lembrança para todos os brasileiros e que nos perseguem à décadas.Atualmente as usinas em construção ou concluídas:Belo Monte,Jirau,Santo Antônio,Teles Pires,Complexo do Tapajós é parte da resposta para a plena auto-suficiência de um país com a vocação de potência plena.
E tem mais: A insolação anual no sertão e agreste nordestino é elevado e está disponível,uma energia gratuita como fonte,não é possível desperdiçá-la;energia solar.
Ventos regulares-ventos alísios de NÉ e SE,disponíveis para a exploração no litoral e no Atlântico equatorial e tropical:energia eólica.
O potencial hídrico da bacia do rio Paraná,facilitado pelo relevo planáltico,rios caudalosos,climas tropicais e suas variáveis com excelente precipitação pluvial e proximidade do mercado consumidor,cidades,metrópoles,áreas metropolitanas,setores dinâmicos da economia;agroindústria,indústria de base,seviços em geral.
Só não responsabilizem a natureza por faltas ou escassez,ela é a menos culpada.
Paz e Bem!Prof.Vilmar.




sábado, 4 de outubro de 2014

Brasil uma democracia que se consolida,vai às urnas.

 Dia 5 de outubro é um dia especial para um país que busca novos desafios:escolhas nos poderes Executivo e Legislativo nos níveis Federal,Estadual e Distrito Federal.
É um dos maiores colégios eleitorais do mundo,cerca de aproximadamente 143 milhões de eleitores distribuídos em 27 Estados, mais de 5.000 Municípios e no Distrito Federal. O Brasil é o único país entre os 10 maiores PIB do mundo onde prevalece o voto obrigatório. São mais de 20 Partidos Políticos que participarão das eleições amanhã.Será uma bela festa da democracia.No eleitor jovem,velho,mulher,homem,negro,índio,branco,mulato,cafuzo,aqui ou no estrangeiro fica sempre expectativa de escolher os melhores,pois são os protagonistas para reformar e aperfeiçoar o país em que vivem. Paz e Bem!Prof.Vilmar

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

América Latina - a luta continua

Eternos desafios;
Educação?Seria a resposta para todos os problemas latino americanos?
Justiça seja feita,na América Latina,com exceção de Cuba,a educação e à saúde devem ser um desafio permanente; "Ser culto para ser livre"José Marti.
Sociedade moderna?Quais seus amplos desafios?
Liberdade individual.Desenvolvimento econômico.Combate permanente a qualquer tipo de desigualdade.Busca pela justiça social.Segurança.Proteção Ambiental;"A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos"Montesquieu.
As cidades milionárias(com mais de 1 milhão de habitantes).Um desafio e poucas soluções.É um fenômeno latino americano que tomou proporções gigantescas.Que fazer?
A metropolizaçào é uma dura realidade em todos os países latino americanos!
Esse crescimento é desordenado e acarreta desafios de difícil superação: ocupação de áreas de risco,aumento da demanda por água,esgoto,coleta de lixo,aterros sanitários,moradias,transporte eficiente e custo acessível,serviços públicos bem distribuídos,segurança pública,iluminação pública e muito mais:emprego,saúde e educação para todos."
O maior e mais populoso país da América Latina,tem um exemplo preocupante; em 1960 tinha apenas duas cidades milionárias: SP e RJ, 5 em 1970, 10 em 1980, 12 em 1991, 13 em 2000, 15 em 2010 e 16 em 2013. A previsão para 2020, próximo censo demográfico é para atingir 25 cidades!"Náo sóis máquinas!Homens é o que sois!"Charles Chaplin.
Paz e Bem!Prof.Vilmar.