terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parceiros: Russia e China - negócios à vista.

Uma parceria comercial tem marcado às relações comerciais entre dois gigantes dos BRICS, o comércio bilateral atinge cifras que superam o PIB de muitos países da U.E. São mais de 500 bilhões de dólares por ano!Ampliar laços tem sido uma prioridade dos dois lados,sobretudo porque o fiel da balança,os EUA,em sua política externa apresenta vários desacordos com os dois lados e questões como expansão militar,direitos humanos,sanções diplomáticas,mudanças climáticas,sanções econômicas fazem parte de uma pauta muito complicada e de difícil acordo.Afinal,qual será a grande potência que vai se opor aos EUA?
Alguns negócios à vista:
A Rússia vai fornecer gás natural à China pelos próximos 30 anos,assim a Russia reduzirá a sua dependência do mercado europeu e a China por sua vez não vai buscar o que necessita, energia no caso,muito longe do seu território.
A construção do gasoduto Força da Sibéria,que tem a previsão de conclusão para 2020 é considerado como o projeto do século, poderá também beneficiar a India vizinho de fronteira e também na busca pela independência energética.
A aproximação da Rússia e China é facilitada pelas sanções impostas pelo Ocidente aos russos:anexação da Criméia,instabilidade na Ucrânia,aliança com a Síria.
Paz e Bem!Prof.Vilmar

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Walk Free - uma realidade.

O relatório Andrew Forrest,da Wal Free Foundation aponta para a escravatura moderna como um desafio de enfrentamento pela sociedade mundial.
Quais os tipos de escravatura moderna? 
Tráfico sexual
Exploração laboral
Trabalhadores agrícolas com baixa qualificação e elevada mobilidade
Servidão por dívida
Confinamento físico
Ausência de dias de descanso para trabalhadores informais
Falta de água potável
Retenção de salários
Horas extras ilegais:excesso/não pagas.
Na América, o Haiti lidera o ranking na região; 2/3 da população vive em condições de escravatura moderna.
India - China - Paquistão são os países do mundo com o maior número absoluto de pessoas escravizadas
O trabalho escravo foi identificado em 167 países do mundo.
O Brasil está entre os países com "respostas governamentais mais firmes"contra o problema.
...,,,Logo;
Os homens são bons ou maus,úteis ou inúteis,graças a sua educação,educação que abarca: educação do corpo,educação moral e educação intelectual de forma integrada. Ou não?
Paz e Bem! Prof.Vilmar

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

G20;sem novidades...com sempre.

Terminou em Brisbane,Austrália,mais uma reunião do G20,com poucas novidades,um resumo dos acontecimentos;
#Maioria dos países está crescendo pouco,falta estímulos para aumentar as demandas nos países avançados.
#EUA,recuperado e o Reino Unido em recuperação,vão razoavelmente bem,embora enfrentem questões internas;seguro saúde e imigrantes ilegais,além da derrota no Congresso Americano,democratas perderam a maioria nas duas casas,no Reino Unido,a consulta popular na Escócia,britânicos vão ter que fazer concessões aos escoceses,imigrantes ilegais,radicais islâmico de origem britânica.
#União Européia e Japão estão contribuindo muito pouco com a retomada da economia mundial.
#Disputa acirrada pelos mercados externos,vende-se pouco,logo compra-se pouco.
#Paises emergentes estào sofrendo porque falta mercado para eles exportarem seus produtos,exceto petróleo e gás,que aliás,apresentam preços baixos no presente.
#Para o BRICS,o Banco de Desenvolvimento e o Fundo de Investimento,ambos criados no Brasil,em Fortaleza, no último encontro do grupo pode ser a saída para financiar investimentos nos países emergentes.
#Críticas sobre ações da China no Sudeste Asiático e Pacífico,principalmente sobre disputas no mar da China Meridional.
#Críticas as ações da Rússia na questão da Ucrânia.
#Críticas na demora na implantação de reformas no FMI.
#Acordos produtivos sobre mudanças climáticas,pricipalmente nos maiores poluidores do planeta EUA e China.
#Inclusão chinesa;milhares de chineses foram tirados da pobreza absoluta,assim como no Brasil,falta a India e a África do Sul, copiarem seus parceiros de bloco.
Paz e Bem!Prof.Vilmar

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

John Locke - um filósofo/ideólogo do liberalismo,confira.

Em Tratado sobre o Governo,uma obra prima,durante a crise do sistema feudal,afirmou que "o homem possuía a propriedade do seu próprio corpo.Essa propriedade é a sua capacidade de produzir a vida,ou seja o trabalho".Assim Locke tirava das mãos dos senhores feudais o poder sobre a vida".Muito atual no contexto do mundo em que vivemos.Aliás,será que podemos chamar de desempregado alguém que não tem trabalho?Mas também posso inovar dizendo que está sendo impedido pelo capitalismo de trabalhar,ou não?

Neste final de semana acontece a Reunião do G20, que reúne 80% do PIB mundial,na agenda,meio ambiente,energia e as crises político-econômicas,será na Austrália,vamos acompanhar.

O bolivarianismo é um termo que provém do General venezuelano Simon Bolívar que liderou os movimentos de independência da Venezuela,Colômbia,Equador,Peru e Bolívia.Convencionou-se,no entanto, a chamar de bolivarianos os governos de esquerda na América Latina que questionam o neoliberalismo e o Consenso de Washington(Doutrina macroeconômica ditada pelo FMI e Banco Mundial(Fonte CC-7-11-2014)Politica-Marsilea Gombata.
Paz e Bem! Prof.Vilmar.


sábado, 8 de novembro de 2014

Enquanto a luz não chega,acendemos uma vela na escuridão(Confúcio)

As manisfestações populares pacíficas sào legítimas e tem um significado muito importante,demonstra claramente que as "tradicionais"ferramentas,como o Partido Político entre outros está falido,quando se trata de representatividade popular.As redes sociais,,os blogs em particular,pode-se dizer,são as melhores ferramentas para educação política e com as suas diferenças,permitem o debate e as escolhas.É uma forma de aumentar a participação e o interesse pela política e a mobilização na forma de idéias,de engajamento da sociedade nas decisões necessárias na vida das pessoas.No caso específico do Brasil atual: temas como golpe de Estado,impecheament,acordos e blocos,reforma política ,reforma administrativa, cubanização reforma política,caixa dois,fraudes eleitoral,eram temas específicos ou exclusivos para discussóes na Universidade,no Partido Político,nos sindicatos,nos diretórios acadêmicos,nos gręmios estudantis,(quando existem e não se dedicam apenas a escolher representantes de sala,organizar a formatura e arrecadar recursos para a viagem de final ciclo) é preciso continuar acendendo velas!Ou a primeira delas ;a mala direta - as redes sociais,um instrumento democrático e cada vez mais fácil, pouco se debateu sobre Banda  Larga  nas últimas eleições,imagine todo o território conectado,uma Revoluçào no acesso à todos, gratuita e com qualidade se possīvel.
Como vivi a vida profissional na educação,hoje começa mais uma jornada importante para o brasileiro de todas as ordens e origens,é mais uma "luz", embora tênue, o ENEM.Minha contribuição:
Reforma Política no Brasil; Poder Legislativo X Poder Executivo= cidadão.
Referendo; cidadão vota sim ou não quando a proposta for votada no Congresso Nacional(Câmara e Senado).
Plebiscito; cidadào vota nas opções possíveis antes de o projeto de lei ser aprovado pelo Congresso Nacional.O plebiscito é uma ferramenta prevista em lei e que pode ser acionada com mais frequência,nos últimos anos houve apenas um plebiscito,em 1995,em que a população brasileira escolheu o sistema de governo presidencialista republicano.
É hora de aproveitar a energia gerada pelo debate e o resultado das eleiçóes para aumentar a participação popular.
Duas sugestões:
Politicadeboteco,disponível na App Store e na Google Play.
Votenaweb.com.br
Paz e Bem!Prof.Vilmar



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tunísia: o começo de um novo tempo.

Tudo começou em 2010,  a histórica Primavera Árabe, e o palco foi a Tunísia, país do Magreb Africano.Pouco mudou na maioria dos países do norte africano, o caos, a repressão,continuam a dominar está região predominantemente árabe,rica em valores,mas miserável em democracia.
As  primeiras eleições livres ocorridas recentemente na Tunísia pode permitir à instituição da democracia e trazer resultados positivos para a região e seus países.A Tunísia tem desafios na área da segurança(combater o terrorismo), uma economia baseada na exploraçào do fosfato,sua maior riqueza,o desemprego elevado e a miséria que é secular.Com um litoral mediterrâneo,suas praias pouco exploradas é um potencial atrativo para turistas europeus,até pela proximidade com aquele continente.A Tunísia é um Estado Laico,embora predominantemente muçulmano.

Criada em 1971,Médicos Sem Fronteira(MSF) é uma organização humanitária internacional,que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados,desastres naturais,epidemias,desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica.Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas,sem descriminação de raça,religião ou convicção política e independente de poderes políticos e econômicos.Cuida de pessoas nos cantos escondidos do mundo.nobel da Paz em 1999.Ajude se puder.
Paz e Bem!Prof.Vilmar