sábado, 21 de fevereiro de 2015

Arquipélago de Fernando de Noronha;um patrimônio nacional

Estou embarcando para o Arquipélago de Fernando de Noronha,este patrimônio arqueológico,geográfico e principalmente histórico e é este que vou em busca,explorar os personagens que fizeram e fazem parte deste arquipélago estratégico para o Brasil desde a sua descoberta por volta de 1503. É parte importante na história do Atlântico sul,juntamente com As Ilhas de Trindade e Martim Vaz(Brasil) e do Arquipélago das ilhas Malvinas ou Falkland's,( em disputa pela Argentina e Inglaterra) na agenda para o futuro.
O arquipélago está distante do litoral brasileiro de Pernambuco 545 Km e do Rio Grande do Norte 345 Km.
É um municipio(Distrito Estadual) do estado de Pernambuco desde 1988(Constituição Federal)anteriormente foi um Território Federal sob administração do Governo Federal.
Fernando de Noronha,um cristão novo, foi um judeu português que se converteu ao catolicismo e destacou-se como um hábil comerciante de pau brasil,pois tinha essa é outras concessões para explorar os recursos naturais do Brasil.Não era o único,mas um dos poucos com esse privilégio.O Árquipélago foi cobiçado por invasores holandeses e franceses que por pouco tempo ficaram,as dificuldades com a distância,com os poucos recursos e o isolamento geográfico contribuíram para que os portugueses não fossem ameaçados quanto ao seu domínio.Sua importância está relacionada com a posição geográfica no Atlântico Sul - 3 graus de latitude sul e é claro,a algum tempo, pelo turismo controlado.
Muitos foram seus moradores temporários, a maioria presos políticos das Intentonas Comunistas de 1935 e 1937: Do Estado Novo e da Ditadura Militar de 1964.Este é o meu objetivo no Arquipélago,buscar elementos que fizeram parte desta história temporária nestas ilhas.Dentre eles;
Barbosa Lima, Abreu e Lima,Gregório Bezerra, Miguel Arraes e Agildo Barata Ribeiro e outros menos conhecidos da história política do Brasil.
Também alguns fatos pitorescos e pouco lembrados nas escolas do Brasil,como o degredo de capoeiristas nordestinos,considerados como bandidos no início da República brasileira,isso por volta de 1890 e também os ciganos do Brasil,considerados desordeiros e vadios,esses em uma época mais distante, em 1739,acredito encontrar algum registro na ilha de Fernando,vou tentar.
Também,por mera curiosidade, a presnça de Charles Darwin-Teoria da Evolução das Espécies,que esteve no Árquipélago em 1832,atraido pela biodiversidade insular.
Em 2001, a UNESCO  contemplou o Arquipélago como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
Fernando de Noronha é para ser vivida e não descrita,dizem.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

domingo, 15 de fevereiro de 2015

América Latina e o imperialismo

Por volta de 1830, a maioria dos países da América já tinha proclamado a independência.Entretanto as diferenças entre eles eram bastante claras,os Estados Unidos,começavam a se tornar o país mais industrializado do planeta,por outro lado, a América Latina continuava presa às pesadas heranças coloniais,predominavam as economias exportadoras de produtos primários,governos de latifundiários que olhavam com ar de superioridade para a multidão de governados de pele mais escura.Comerciantes que enriqueciam importando produtos de qualidade ou quinquilharias das fábricas inglesas e uma ausência absurda de direitos dessa maioria da população(Schmidt.2005,p.427).
Daí algumas conclusões:
-A pesada herança colonial explica o número limitado de imigrantes europeus direcionados para a América Latina,em especial para o Brasil e Argentina entre outros aspectos e não há dúvida que os EUA tornaram-se o país mais industrializado do planeta,reuniram às condições econômicas e políticas para concretizar seu projeto imperialista no século XXI em direção a América Latina e que ainda sentimos reflexos dessa situação em vários países caribenhos e sul americanos.Até quando?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Simon Bolívar não era socialista,foi sòmente um libertário.

Um libertário do jugo espanhol.Nasceu no berço da poderosa elite crioula latino americana.Muitos equívocos sobre o bolivarianismo venezuelano,equatoriano é boliviano,jamais pode ser identificado como socialista.
Defendeu uma revolução na América Latina com sucesso se fosse possível unir todos os povos latino americanos - indígenas,escravos negros e mestiços.Teve muitos detratores,inclusive Karl Marx.
Sua importância para a América Latina está no fato de ter compreendido o prejuízo que está América sofreu por mais de 300 anos sob a estrutura colonial espanhola.
Os efeitos desse colonialismo foi brutal!
-as colônias não podiam comunicar-se entre sí;
- não era possível ler ou publicar nada nas colônias;
-sem autorização,era proibido plantar uma árvore e colher os seus frutos.Regras rígidas e opressoras.
O legado de Simon Bolívar reside exatamente em fortalecer nos locais o espírito de liberdade e apontar as dificuldades sofridas pelas colônias sob o jugo espanhol e que foi debilitada e infantilizada pelo colonialismo europeu.
Quando a Espanha foi embora,não conseguíamos nos governar porque não nos ensinaram como fazer isso.A dominação foi tanta que o caos passou a imperar.
Simon Bolívar foi sim um defensor da liberdade.
Saiba mais: leia Marie Arana,biógrafa e Ex-Editora Chefe do Book World at Washington Post.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Ps: assisti e recomendo o filme Selma.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mar Mediterrâneo uma rota e muitas esperanças frustradas.

Não dá para esquecer que aprendemos: "A globalização promove a livre circulação de capitais e mercadorias". No entanto fecha as fronteiras para a força de trabalho.Africanos tentam vencer o mar Mediterrâneo e chegar à Europa.Quem sobrevive,em geral é preso e deportado,deve fazer o caminho de volta.A Europa não quer imigrantes.
O mar Mediterrâneo é uma rota de ilusões e esperanças para centenas de milhares de africanos e asiáticos que tentam alcançar o continente europeu que não os quer.
A proximidade de alguns países em conflito,como a Síria, Eritréia,Líbia,Somália e outros,buscam refúgio na Europa,que é uma opção segura,sobretudo a rota mediterrânea,porque as rotas terrestres estão fechadas,principalmente entre a Turquia  e a Grécia em virtude dos acontecimentos que envolve o Estado Islâmico e a guerra civil na Síria.
Segundo a Frontex(Agência de Fronteiras da Uniào Européia)há inúmeras rotas que constituem esse drama humano de proporções gigantescas;
-Mediterrâneo Oriental,via Grécia,Bulgária e Chipre: caminho para imigrantes oriundos do Afeganistão,Síria e Bangladesh,por aí entraram na Europa, 37 mil imigrantes ilegais.
-Mediterrâneo Central,via Itália e Malta,aqui passaram imigrantes da Somália,Tunísia e e Eritréia,10 mil imigrantes ilegais. Dados de 2012.
Por motivos óbvios,não foram contabilizados os mortos por afogamento,sufocação e outras causas(?!?!).
Os imigrantes ilegais presos,podem ficar detidos por meses até serem deportados.Esses "locais" sào ilegais e criticados por grupos da defesa dos direitos humanos.São desertos políticos e culturais que só aparecem nos radares nacionais quando explodem revoltas no dizer de Gabriella Guido,Coordenadora da Associação Lasciate CI Entrare.
A ilha de Lampedusa(Itália)continua a ser um símbolo do desespero de milhares de imigrantes clandestinos, é um desses desertos.
Globalização da Indiferença: traficantes de seres humanos que se aproveitam da pobreza e desespero do mundo imigrante: Em cada 100 imigrantes africanos apenas 5 chegam na América do Norte e 1 na Europa - cada vez mais a União Europa se transforma numa fortaleza intransponível(imigration at diaspora-Pondi,J.E.).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.