terça-feira, 26 de maio de 2015

Relevância brasileira na questão energética.

Um dia no passado foi dito; petróleo no Brasil?Nunca! Ledo engano.
As recentes descobertas de petróleo no pré sal brasileiro(2007),influenciam não apenas o desenvolvimento econômico do país,mas também na comunidade internacional.Desde o boom do etanol(2005) e a descoberta de Tupi no pré sal em 2007, o Brasil passa a ser visto como potência mundial emergente.
O The economist escreveu "Brazil an econômic super power,and now oil too"-27/12/2008.
Os grandes importadores de petróleo: EUA,China,Índia,U.E. e Japão tendem a atribuir crescente prioridade no relacionamento com o Brasil,como um fornecedor futuro daquelas comunidades.Será preciso escolher.A quem o Brasil dará prioridade?Ou apenas colocará à disposição do mercado,quem chegar antes leva!
Aqui entra uma questão que deve envolver outros interesses,principalmente parcerias e contrapartidas.Deve-se deixar de lado alianças políticas,o mundo que vivemos será muito mais multipolar no futuro.Logo...o Deus mercado vai falar mais alto.
Outra certeza no Brasil; o país não depende apenas de um ou duas fontes de energia,conta com fontes combustíveis e fontes renováveis em sua matriz,portanto não haverá contrapartida ou moeda de troca na questão energética.Autosuficiência absoluta.
O Brasil também foi cogitado para ingressar na OPEP,não interessa esse cartel,até porque é ainda um importador de petróleo e no futuro deseja exportar combustíveis refinados e não apenas petróleo bruto,com faz o Oriente Médio,a África e a Venezuela.
Associado à produção de petróleo,amplos negócios e amplas possibilidades: petroquímica(refino),construção naval,serviços de engenharia,transporte,armazenamento e logistica.
Apesar das turbulências na Petrobrás,corrigido o rumo,o sucesso está assegurado.
"É preciso sair da ilha para ver a ilha"José Saramago-O conto da ilha desconhecida.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 21 de maio de 2015

A questão energética na América Latina

Não há dúvida; a questão energética na América Latina está relacionada a alguns dos mais persistentes estigmas históricos da região.Entre eles,a percepção da população do continente de que seus recursos naturais e energéticos foram explorados durante séculos por potências coloniais,empresas transnacionais e elites corruptas,com praticamente,nenhum proveito dos seus países e melhoria nas condições de vida das populações,os exemplos são clássicos; ver comunidades indigenas da América,por exemplo.
Lembro a eterna luta dos Mapuches(Argentina e Chile)pela recuperação do seu território ancestral,por mudanças constitucionais em prol dos direitos indígenas e reconhecimento por parte do Estado de suas especificações culturais.O Mapuche se pergunta:"Se tivesse a opção de escolher entre o caminhar sòzinho ou em má companhia", não teria dúvida na escolha,mas isso nunca lhes foi permitido.Que dirá o índio brasileiro,o caboclo,o quéchua,o aimará,com certeza, a mesma coisa,"Não nos permitiram escolher".
A conquista da soberania energética em diversos países latino americanos pode resgatar parte das injustiças impingidas no passado.
O Brasil neste contexto tem 50% do território sul americano,50%da população e do PIB,é o maior produtor e consumidor de petróleo.Pioneiro na produção de biocombustíveis,possui uma matriz energética com maior participação de fontes renováveis na região.Portanto,cabe ao Brasil,um papel central não só na integração regional do continente,mas também para a transição de um novo paradigma energético,não devemos ser relegados à periferia das grandes transformações globais;A América do Sul deve criar um forte estrutura econômica,capacidade tecnológica para garantir alternativas energéticas seguras para fazer face às necessidades futuras.Podemos ser protagonistas.
A UNASUL(União da Nações da América do Sul) precisa debater: correlação entre energia e meio ambiente:integração energética regional:proliferação de energia nuclear para fins pacíficos e cooperação científica.
Leia mais: Scielo - Estudos Avançados-USP
Fim da Era do Petróleo e a Mudança do Paradigma Energético Mundial - Fernando Pimentel.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Indústria nuclear na América Latina: viável?

Atualmente apenas o México, o Brasil e a Argentina possuem um programa de produção nuclear,embora outros países tenham demonstrado interesse em desenvolver projetos.
Chile,Equador,Venezuela e Bolívia,são os interessados e podem tornarem-se parceiros,do Brasil e Argentina dentro da América do Sul.Vontade política e construção de projetos, a partir de experiências acumuladas permitirão o desenvolvimento dessa importante alternativa energética no sub continente,ampliando a matriz energética e dessa forma,atraindo investidores que vão gerar renda,emprego e impostos,disso é o que mais precisa essa América,romper com a pobreza e fome:
Subdesenvolvimento e dependência. Nossas riquezas vegetais; milho,soja,cana de açúcar e mandioca devem ser prioridade como alimento e não como fonte de energia,como ocorrer muitas vezes.
Por outro lado,água,geleiras,sol e ventos são abundantes em toda essa porção da terra.
A América do Sul possui um imenso cenário na disponibilidade de energia alternativa,talvez,única no mundo.
Lembramos o xisto pirobetuminoso,o carvão mineral e o petróleo,também disponíveis em grandes quantidades.
Algumas potências centrais,por motivos óbvios estão preocupados com essas disponibilidades e de forma especial com a indústria nuclear.
Possuir ogivas nucleares é muito mais do que um artefato de ataque.A posse de um arsenal funciona como "arma" de dissuasão,de convencimento(Prof.Francisco Carlos Teixeira da Silva - UFRJ)
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


domingo, 10 de maio de 2015

Energia nuclear,apesar de polêmica,é limpa e segura,embora...

É uma modalidade de energia alternativa para um mundo com inúmeros desafios neste setor estratégico a qualquer país,independente do seu estágio de desenvolvimento:Os recursos energéticos demonstram claramente a escassez,no caso do carvão mineral(turfa,linheira,hulha e antracito) e do petróleo, distribuído de forma muito irregular nos terrenos paleozóicos,mesozóicos e terciãrios,em terra e no fundo oceânico.Caro para muitos dependentes dessa fonte.
É daí?O planeta dispõe de imensos recursos naturais! Água.Luz solar.Vento,recursos renováveis.
Nos dias atuais,essas alternativas 


são caríssimas,exigem muito investimento em
tecnologia,pessoal qualificado,recursos financeiros elevados,infraestura para localização e distribuição,manutenção,acidentes, além dessasincertezas a certeza que a natureza nos proporciona; usinas solares em épocas de solstícios,dias curtos e noites longas,estiagens prolongadas,irregularidade na ação dos ventos.
É daí,há outras alternativas,sem dúvida nenhuma - a biomassa,o lixo,o dejeto animal.Mas também tem um preço e escolhas como a soja; combustível ou comida?0u a cana de açúcar e milho.Planta-se o que dá mais lucro.Ou não?
É preciso diversificar as fontes de energia de tal forma que todo planeta possa se beneficiar sem riscos de destruição dos recursos naturais,pois a prioridade deve ser sempre o homem e suas necessidades básicas.Isso ainda nào acontece em vários lugares do mundo.
Energia nuclear - um mito de arma altamente destruidora,tê-la sempre significou poder,destruição,domínio,alianças,estatīsticas sobre quantidade de ogivas,existe até um ranking,mais ou menos assim: EUA,Rússia e França,detém mais 50%das ogivas no mundo!
Sempre temos um país como a bola da vez,atualmente o Irã e a Coréia do Norte.Porque será?
Energia nuclear e suas vantagens;
-não libera gases estufa.
-exige uma área pequena para a construção da central nuclear.
-grande disponibilidade de combustível.
-pequenos riscos no transporte do combustīvel.
-produz poucos resíduos.
-independe de fatores climáticos.
-fonte muito concentrada de geração de energia.
-tecnologia do processo é muito conhecido de forma que os riscos em sua operação são mínimos
-energia limpa com impactos ambientais mínimos.
Energia nuclear e suas desvantagens:
-lixo nuclear radioativo
-mais cara que outras fontes de energia
-riscos de acidente nucleares com consequências longas - Chernobill e Three Island (Rússia e EUA).
-problemas ambientais devido ao aquecimento do ecossistema aquático pela água de resfriamento dos reatores.
Atualmente a energia nuclear é a mais debatida no mundo!Assim pode-se quebrar paradigmas!
A sociedade civil jamais deve se omitir dessa questão é tudo começa na boa escola e na boa Universidade.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Do poço ao posto; não dá para ignorar ou dá?

Sob liderança de Arthur Bernardes,o Congresso Nacional derrota uma emenda entreguista e Getúlio Vargas,em 3/10/1953 sanciona a lei número 2004 e cria a Petrobrás que tem alma brasileira e que nunca enviou lucros para fora do país e sempre investiu tudo no Brasil.
Sempre sofreu dos países hegemônicos - exploradores de recursos energéticos e suas poderosas empresas petrolíferas o discurso derrotista:aqui não há petróleo!
Posteriormente passaram para um discurso mais ousado; falta de recursos e capacidade para explorá-lo.
Sempre sonharam ter concessão para explorar o subsolo brasileiro.
Não deu outra;
Líder mundial em exploração de águas profundas(http://www.enfpe.org.br/node/933).
Produçào diária de 2,376 milhões de barris.
Reserva comprovadas de 16,4 bilhões de barris.
Era um monopólio até 1997, daí,a exploração dos campos petrolíferos passou a obedecer a um modelo de concessão.Nesse caso, a empresa vencedora da licitação ficava dona do petróleo a ser explorado - pagando royalties ao governo por isso.
Com a descoberta do pré-sal,o governo mudou.Esses campos petrolíferos são licitados por meio de partilha; dessa forma,o vencedor da licitação se obriga partilhar com o governo a produção.Vantagens?Duas,é a operadora exclusiva dos campos petrolíferos e tem no mínimo 30% da participação nos consórcios com outras empresas.Claro que essas novas regras não agradaram os investidores internacionais.
Recomendo para leitura: Sobre Meninos e Lobos,de Dennis Lehane,Cia das Letras(editora).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar