segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Brasil: uma realidade,a desigualdade está ao lado.

O IBGE divulgou dados sobre a população brasileira que possibilita inúmeras reflexões:
População absoluta de 204 milhões de habitantes: diminui a taxa de natalidade e aumenta a expectativa de vida.
Com seus 5.570 municípios,mostra uma alta concentração da população nos grandes centros urbanos.
41 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram 29,9% da população ou 61,2 milhões de habitantes.
304 municípios o que corresponde a 5,5% do total,concentra 56% da população ou 114 milhões de habitantes.
2.451 municípios concentra 6,3% da população com até 10 mil habitantes.
11 milhões vivem em favelas(2010).
A partir desses dados;
Quem vive nas cidades está vivendo melhor de quem vive no campo?
Está garantido a todos os habitantes,tanto do campo como da cidade um padrão de vida digna para todos?
Todos têm acesso à; saúde,educação,segurança pública,luz,água,moradia,mobilidade entre outros direitos básicos?
Com uma intensa urbanização,que vem desde a década de 1950,chegamos a 2015,com uma avassaladora população urbana refém de um modelo econômico que não contemplou de forma definitiva essa população metropolitana,urbana e suburbana.
Não se resolveu nossos problemas com exportações de minérios,petróleo.Não existe mais o Brasil republicano do café,do mate,da borracha,da Madeira,da soja do porco,do frango,do boi,do peixe.
Existe um Brasil muito desigual intra e interurbano!
O economista Carlos Lessa,doutor em Ciências Humanas,Economista,Ex-Reitor da UFRJ e Ex -Presidente do BNDES,em entrevista ao IHU On-Line,disse:
"A idéia de região não se aplica mais ao Brasil:O Brasil é urbano e metropolitano com mais de 80% da população,50% dela é metropolitana espalhada por todo o país - o Brasil é uma enorme rede urbana que vai das metrópoles aos pequenos distritos do interior.
Qual a política que devemos  praticar?
Corrigir as desigualdades regionais?
Não!
E sim,uma política para ELIMINAR AS DESIGUALDADES intra e interurbanas.
Toda desigualdade urbana é reflexo da grande desigualdade na distribuição da renda.
Vive-se muito mal nas grandes e médias cidades do Brasil.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Curdistão: um território que divide uma nação.Até quando?

Conflitos étnicos e separatistas são as principais consequências das divisões territoriais sofridas por nações-estados,que em muitos casos,lhes é imposto através das armas e pelo poder econômico político.
O mundo em que vivemos é conflitante por natureza histórica - o mais forte se impõe perante o mais frágil.Tem sido assim, o mais vulneråvel é submetido pelo outro,além,é claro,das disponibilidades que esses territórios controlados proporcionam ao dominador: localização estratégica,disponibilidades de recursos naturais e espaço,simplesmente espaço para proporcionar expansionismo e poder.
A nação curda - a maior nação sem pátria do mundo,vive "espalhada" no Oriente Médio e áreas próximas,abrange parte dos territórios da Turquia,Iraque,Síria e Irã.Sofrem repressões de todas as ordens,o sonho de um Estado Curdo está muito longe de se tornar uma realidade. No Curdistão,marcado pela violência da guerra,do petróleo,do radicalismo religioso,dificultam a formação de um Estado soberano curdo.O sonho pela independência política é uma luta eterna.
Nenhum dos Estados onde o Curdistão está localizado quer abrir mão de seus territórios para ser repassada à nação curda.O mundo livre pouco se importa com essa situação.
No entanto é preciso ressaltar que no norte nordeste da Síria,está localizado Rojava,que significa oeste em curdo,ou Curdistão Sírio.É formado por 3 Cantões;Cizre(o maior),Rojava e Afrin(a menor).Em Rojava encontra-se a cidade de Kobani,que mantém uma luta histórica contra o Estado Islâmico(E.I) e jihadistas que atacam,roubam,estupram e escravizam mulheres do Cantão e comercializam,vendendo-às como escravas na região.Kobani é um sīmbolo da revolução Rojava que inclusive possuem batalhão exclusivo feminino no  combate esses radicais islâmicos.
Em Rojava de maioria curda,vivem também árabes e cristãos,além de outras minorias e comunidades religiosas,todos tentam construir um modelo de administração híbrido: socialismo e democracia direta.
Quer saber sobre Rojava?
Acesse revolução Rojava-Evangelos Aretalos.
Open Democracy - Free thinking for the WordPress
Nova Democracia - Google.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
"Pecado não se perdoa sem se restituir o roubado".Padre Antônio Vieira.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Minorias;ciganos no mundo.

Conhecidos por muito nomes:gitanos,zíngaros,sinti,calon,rhome,é uma etnia minoritária e que forma uma sociedade comunitária à parte,com sua ética e seus códigos de conduta.Sofreram e ainda sofrem perseguições,xenofobia e ressentem-se de um isolamento.O desconhecimento que as pessoas têm dessa minoria,faz com que sejam vistos como perigosos,para não falar outros rótulos,lamentàvelmente.Não é verdadeiro.Trata-se de uma sociedade nômade que é obrigada a viver com uma sociedade esmagadoramente sedentária,que é formal,organizada e dotada de regras rígidas,dessa forma,os ciganos são obrigados a segui-las,senão...o isolamento é inevitável,é o que ocorre na maioria dos países. Como toda minoria étnica,religiosa ou linguística,os ciganos tem direitos fundamentais:acesso ao registro civil,estabelecer acampamentos provisórios sem serem molestados,direito a frequentar a escola,saúde e segurança pública. No Brasil,por exemplo,a Constituição de 1988,em seus artigos 215 e 216 mandam preservar,proteger,e respeita o patrimônio cultural brasileiro.Esse patrimônio é constituído pelo modos de ser,viver e se expressar. Mas,quais as dificuldades em suas adaptações,além de serem nômades? Começa pela origem.Há muita controvérsia:São originários da Índia?Vieram da Caldéia(Iraque)?Por serem monoteīstas,seriam de origem semita? Sua história é transmitida de geração para geração pela tradição oral,o que permite que se crie lendas,mitos e deixa poucos registros. O certo é que chegaram na Europa no final do século XIV,ocuparam o leste,os Bálcãs e o sul ibérico,como nômades foram se espalhando por todo o continente europeu,perseguidos,muitos migraram para a América,no Brasil,a relatos de suas presenças por volta de 1560/70. Para concluir,sáo designados de Rom ou Rhom a maioria dos grupos ciganos,os demais são chamados de Sintos. Nomadismo ou mobilidade são o caráter fundamental dos romani(ciganos). Para consulta:acesse UNESP-S.P. - Profa. Solange Lima Guimarães. Paz e Bem! Prof.Vilmar.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O mundo multipolar e suas demandas

O G 20 é um grupo que reúne países do G7, (Alemanha,Inglaterra,Canadá, França,Italia,Japão e EUA)não é G8, a Rússia está fora devido às questões que envolve a Criméia e os separatistas na Ucrânia,são os mais industrializados do mundo e que também vivem uma crise econômica desde 2008, os menos atingidos são Alemanha e o Reino Unido,os demais,com maior ou menor intensidade administram situações desfavoráveis,como queda nas vendas internas,reestruturação na logística,mão de obra qualificada com salários elevados como é o caso do Japã e a Itália, que devem administrar custos sociais elevados e um PIB com pequeno crescimento,além da entrada de imigrantes ilegais,especialmente na Itália.
Entre os emergentes que formam o G20,estão os chamados BRICS que apresentam características promissoras para as próximas décadas,apesar das questões socio-econômicas e políticas vividas no presente.Politicamente, a situação mais grave envolve a Rússia e o Brasil, é preciso aguardar.
A questão mais emblemática é a dos EUA,dentro deste mundo multipolar; primeiro porque as eleições presidenciais estão próximas,os debates entre republicanos e democratas deverão nortear novos rumos para questões delicadas; terrorismo,energia alternativa,novas alianças políticas,e sobretudo um novo horizonte no mundo multipolar;Líder hegemônico da ordem mundial no século XX, e desde 1945, tornaram-se o principal pilar do sistema financeiro e bancário mundial e,desde 1971,com o fim do padrão dólar/ouro,instituído em Bretton Woods,ficou aberto o caminho para uma crescente circulação de dólares americanos no mundo.
A emergência de novos polos industriais no mundo e a perda da competitividade da produção americana,implicaram num aumento da dívida pública e privada norte americana.
Que fatores contribuíram para a perda desse dinamismo?
Perda da competitividade frente a U.E.,para os Tigres Asiáticos e China.
Crise no sistema educacional,afeta a formação de recursos humanos.
Dependência energética,afetando os custos de produção.
Endividamento do governo e da população,como resultado:baixa poupança para investimentos.
Gastos militares elevados.
Tecnologias de uso comercial,gastos sociais,mão de obra cara e menos competitiva,colocam o governo americano diante de um quadro pouco otimista para o enfrentamento num mundo cada vez mais multipolar.Vamos acompanhar.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

BRICS - uma realidade,uma alternativa para o mundo

Lembramos que a idéia dos BRICS foi formulada pelo economista da Goldman Sachs,em 2001 e foi intitulado "Building Better Global Econômica BRICs.Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros,empresariais,acadêmicos e de comunicação.Em 2006,o conceito deu origem a um agrupamento,incorporando à política externa dos países membros.Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do grupo,que adotou a sigla BRICS. Recentemente foi inaugurado em Xangai(China)o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS que vai trazer muitas novidades para a economia mundial,a sua atuação pode levar a uma mudança positiva,vai concorrer aos tradicionais FMI e Banco Mundial - pode determinar o fim da hegemonia do dólar,que é a moeda reserva em quase todas as nações do mundo é praticamente única nas transações internacionais.Vamos acompanhar! Além do Banco do BRICS,foi criado o Arranjo Contingente de Reservas que deverá permitir a realização de projetos conjuntos,dentro e fora do BRICS. Tal cooperaçào financeira será benéfica para a estabilidade da economia mundial.Há intenção de utilizar moedas nacionais nas transações comerciais entre os seus membros - Os BRICS,detém 40% do PIB mundial.passa a ser uma ameaça para os EUA que tem a sua moeda como de reservar desde 1944 - Bretton Woods. Os BRICS,considerados de economia emergente,apresentam elevados índices de crescimento,com ampla mão de obra,matéria-prima e mercados consumidores,alêm de uma ràpida expansão em seu PIBs.No entanto esses países ainda enfrentam problemas estruturais complexos,sobretudo no que diz respeito à qualidade de vida de suas populações,seus índices de desenvolvimento humano são baixos,as desigualdades são grandes. Paz e Bem! Prof.Vilmar