segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O islamismo e suas vertentes.

O profeta Maomé não deixou herdeiros diretos.Após a sua morte em 632 e sem que seus filhos tenha sobrevivido à idade adulta,quatro(4)califas se sucederam na liderança do califado. O ramo Sunita e o ramo Xiita tem suas origens no século 7 da era cristã. Sunitas são maioria neste século 21,e como são tradicionalistas,reconhecem os primeiros 4 califas.Já os xiitas,por sua vez,reconhece a legitimidade do quarto(4) califa.Os xiitas tem uma forte influência no Irã e no Iraque. Quando tratamos da Síria,de onde são originários os refugiados que enfrentam problemas de acesso ao continente europeu,na busca por uma vida melhor é preciso observar que o poder sírio está sob controle dos Alauitas,que por sua vez tem a sua origem no ano 850,sua doutrina básica é a deificação de Ali(4califas)é uma vertente dos xiitas e que conta como o apoio do Irã e do grupo Hezbolah,grupo xiita baseado no Líbano. São,declaradamente opositores à dominação geopolítica no Oriente Médio e do norte da África,majoritàriamente islâmico e com inúmeras vertentes tendendo ao nacionalismo árabe. Este,por sua vez,o nacionalismo árabe,conheceu o seu auge durante os anos 50/60."Nossas ruas transbordavam de esperanças e de transformações".Adotamos uma atitude rebelde e crītica em relação aos nossos sistemas tradicionais.Os ideais de libertação e justiça social estavam em nossa literatura,teatro,música,enfim em nosso cotidiano.Algumas marcas profundas desse nacionalismo;a nacionalização do Canal de Suez e do petróleo iraniano(persa). Paz e Bem! Prof.Vilmar Sugestão para leitura;Uma primavera quente(2008)- autora Sahar Khalifeh.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Refugiados:A história não tolera equívocos.

Quem nos últimos 30 anos ajudou a invadir,atacar,destruir,vilipendiar no Oriente Médio e norte da África?
Quem equipou,treinou,pessoas para defender e atacar no Oriente Médio e no norte da África?
Quem prometeu a paz, a liberdade e a prosperidade no Oriente Médio e no norte da África?
Quem produziu no Oriente Médio e no norte da África;
A guerra e com ela veio a fome,o caos humanitário e um migrante refugiado que invade.
A história não tolera equívocos!
Quem ajudou a criar o gigantesco engodo da Primavera Árabe?
Um imenso território que tem nome,identidade e muita história,às vezes muito mal contada,fazendo que acreditemos na história de uma só versão.É proibido ser opositor à dominação geopolítica do Ocidente no Oriente Médio e no norte da África.
Tudo tem nome; Palestina,Afeganistão,Irã,Iraque,Kuweit,Iêmen,Síria,Líbano,Turquia,Israel,Egito,Líbia,Argélia,Marrocos.
Tudo tem causa;
Economia e política.
Quem gerou tudo isso agora se vê diante da hipocrisia,da arrogância,produzindo uma fronteira real entre desiguais; xenofobia numa mesma espécie.
Com a palavra as elites econômicas,políticas e militares da Europa e EUA.
A história não tolera equívocos!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Corrupção; coisa antiga é permanente.

Tenho sido procurado pelos seguidores do blog,a opinar sobre corrupção,acho que representa bem o tema desta postagem,um trecho da obra de Patrick Wilcken,no seu livro Império ã Deriva,capítulo;Um Novo Mundo,página 121,a saber;
"A corrupção sempre fora uma característica da vida ao redor do Império,mas assumiu uma forma concentrada no Rio de Janeiro(1808/1821).O afluxo repentino de milhares de burocratas exilados criou um terreno fértil para os abusos, de modo que foram devidamente construídas fortunas misteriosas pelos frequentadoras dos círculos íntimos da corte portuguesa no Brasil.Enquanto 
a vida era uma luta para muitos dos cortesãos mais periféricos,os ministros do governo logo passaram a ter um padrão de vida muito acima dos recursos que poderiam ter ganho legitimamente.Joaquim José de Azevedo,o funcionário da corte que havia supervisionado o embarque da família real portuguesa,enriqueceu tanto no Brasil que acabou por se tornar o banqueiro da corte,e,segundo um emigrado,fez"um empréstimo gratuito ao Erário,que deu carga a cinco carros cheios de prata e a 11 negros carregados de ouro".Por trás das bengalas,mantos e perucas,e por trás das cerimônias formais e dos éditos proferidos em linguagem refinada,o roubo em nome da Coroa disseminou-se à larga".
Bons livros,novos descobrimentos,novas indagações e compreensões do que vivemos hoje.Ou nào?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Será possível ver a fronteira que divide a miséria da pobreza?

Sim!Dizem os especialistas.
Os dois termos,miséria (pobreza extrema ) e pobreza (pobreza absoluta) são níveis diferentes,e apresentam variações entre países! Como se houvesse fronteiras físicas,cartográficas e geopolíticos!
Ou,cada caso é um caso! E outro caso...
No "caso" brasileiro,o termo miséria é a pobreza acentuada e traduzida pelos "especialistas", a todos que tem um rendimento médio domiciliar per capita de até 1/4 de salário mínimo é a pobreza extrema.
A pobreza,coloca-se num patamar superior,é identificado como aqueles que apresentam rendimento familiar de até 1/2 salário mínimo  é a pobreza absoluta.Muito simples e fácil de identificar,consulte a carteira de trabalho e o IBGE,Muito simples,ou não?
Não!
É artificial essa divisão,afinal,tanto os miseráveis quanto aos pobres,compartilham dos mesmos indicadores,vivem em péssimas condições de vida comum.Conceitos diferentes não distinguem diferentes realidades,ao contrário,criam uma falsa noção de melhoria,quando se migra de uma condição para outra,da miséria para a pobreza,como querem alguns!
Muitas vezes nem se dão conta,como no Brasil.Pode-se sair de um mundo e entrar em outro,dobrando-se uma esquina,atravessando uma rua. A fronteira da desigualdade é a que vemos da nossa janela,na calçada,no restaurante,na praça,na igreja,na escola.
Quem nasce no outro lado tem que esperar e torcer.
No mundo também as fronteiras demonstram as desigualdades crescentes,miséria e pobreza estão juntas e também tem que esperar,é o que resta,esperar,esperar e esperar!Ou não?Quem sabe,talvez,faça a hora.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A vida urbana e o cotidiano

No Brasil,a maioria dos 204 milhões de habitantes vivem o dia a dia nas cidades,sobretudo nos grandes e médios centros urbanos ou nas regiões metropolitanas,logo estão submetidos aos problemas decorrentes dos seus deslocamentos diários;
-A população tem seu tempo de sono e lazer diminuídos com os deslocamentos diários,além do estresse com o trânsito,dentro ou fora de um meio de transporte - perda de qualidade de vida.
-O sono é o purificador do cérebro,ele consolida o aprendizado do dia (Diogo Lara-neurocentista).
-Quem vive no trânsito tem picos hormonais e descargas elevadas de adrenalina e cortisol.O passageiro fica submetido a esta situação durante todo o deslocamento.Esses hormônios,em grande quantidade,não fazem bem à saúde.Na história da humanidade eles auxiliavam o homem na caça ou para fugir de um ataque qualquer.Uma coisa é ter essa descarga hormonal durante 30 minutos,outra é conviver com ela 2 ou 3 horas todos os dias! Lá,no fim da linha,pode acarretar consequências graves,como infartos e derrames,hipertensão arterial e mecanismos inflamatórios (Carlos Alberto Penatti,neurologista).
Logo,não é mais possível pensar nas cidades,nos municípios metropolitanos,nos subúrbios,nas periferias de forma isolada,a circulação de pessoas mostra a necessidade de articulações entre essas localidades,especialmente na mobilidade urbana(Rosana Baeninger-NEPO-Unicamp).
Antes de tudo,até mesmo do meio de transporte utilizado,rapidez,eficiência,pontualidade,via expressa,velocidade controlada,semáforos sincronizados,ligeirão,metrô,bicicleta,skate e tudo mais é preciso duas condutas que vão minimizar a vida do urbano.
-Escalonar horários de entrada e saídas das pessoas,horários alternativos,evitando o pico do trânsito.
-O tempo gasto no transporte público especialmente,ler e ouvir música é aconselhável,dizem os especialistas.
Naturalmente que investimentos públicos podem contribuir para que se eleve a qualidade de vida de todos os usuários das cidades: principalmente no que diz respeito a enchentes(impermealização do solo),lixo e segurança.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Uma sugestão para leitura:A longa viagem da biblioteca dos Reis-autora:Lia Mortitz Scharwcz.