segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Século XXI - uma aldeia cada vez mais global.

O espaço geográfico mundial neste século tem passado por acelerado processo de reestruturação,fruto da revolução tecnológica e de abertura dos mercados nacionais,que começaram a acontecer na segunda metade do século passado.As economias mundiais,diante dos avanços tecnológicos dos meios de transportes e comunicações,tornaram mais rápidas e intensas os fluxos de mercadorias,capitais,informais e pessoas,os refugiados dos conflitos na Ásia e África,são um exemplo,por mais incrível que possa parecer.
Hoje não temos como passado: 1o. Mundo,2o.Mundo,3o.Mundo,4o.Mundo ou Ricos,Emergentes e Pobres.
Temos uma imensa aldeia global com centenas de aldeias,pequenas,médias e grandes,muito desiguais,extremamente desiguais.
Alguns tentam minimizar essas desigualdades,outros a mantê-las.
É preciso reconhecer,apesar de todas as contradições,que a China,chama a atenção,talvez em função do seu imenso mercado consumidor,para a glória dos exportadores e pelo seu sistema político peculiar"socialismo de mercado"para tristeza do Timoneiro Mao Tse Tung.
Cuba começa a mudar e resta a Coréia do Norte que também sucumbirá,quem viver verá: o socialismo inflexível é fechado não vai resistir.A aldeia global é cada vez mais flexível e aberta: informações circulando,beneficiando o conhecimento,a educação,geração de lucros alternativos e diversidade de empregos.Seu maior desafio é e será,DIMINUIR,EILIMINAR a as desigualdades entre essas várias aldeias,combatendo a concentração de renda e a falta de informação.Como não é possível negar a existência do,ESTADO é necessário redefinir o seu papel para minimizar e evitar as demandas sociais reprimidas na maioria dessas aldeias.
"A maior parte das gaivotas não se preocupa em aprender mais do que os simples fatos do vôo - como ir da costa à comida e voltar.Para a maioria,o importante não é voar,mas comer".(Fernando Capelo Gaivota-Richard Bach.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mundo atual;pobreza,bem estar e consumo.

O mundo na atualidade é fruto de uma transformação estrutural vivida durante a década de 90,na qual prevaleceu a ideologia neoliberal.Com isso tivemos o advento da teoria do Estado Minimo que impôs uma redução do Estado e lhe conferiu novas funções.
Fica a pergunta; Este foi o melhor sistema econômico que a humanidade alcançou?
Outra pergunta; Existe outra sociedade animal com tamanha desigualdade?
Para refletir
Pesquisa recente do Banco Credit Suisse e publicado no jornal espanhol El País.
8% da população detém 85% da riqueza mundial,no outro extremo,71% dos miseráveis detém 3%.
No blog Tijolaço.com.br uma curiosa comparação muito didática e pedagógica sobre a pesquisa acima.
Temos 100 biscoitos para dividir entre 100 pessoas.
8 pessoas vão ficar com 85 biscoitos.
75 pessoas vão se digladiar com 3 biscoitos.
Outros dados sobre a disparidade entre privilegiados e o resto da humanidade:
1% da população mundial detém 700.000 dólares ou 2,96 milhões de reais.
Os muito ricos estão assim distribuídos;
EUA - 59.000 pessoas.
China - 10.000 pessoas.
Reino Unido - 5.400 pessoas.
A China lidera com mais pessoas na classe média,embora a distribuição da renda esteja ainda muito distante,a a desigualdade continua brutal.
A classe mēdia, apresenta a seguinte distribuição;
46% vive na Ásia/Pacífico.
29% na Europa.
16% na América.
Em termos relativos,a América do Norte,EUA e Canadá detém a maior classe média,com 39% da população nesta faixa.
Europa 1 em cada 3 adultos são classe média.
Na Ásia, 1 em cada 10 pessoas.
Na América Latina 1 em cada 11 pessoas.
Fonte Brasil El País.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.







segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Megalopolis: o dia a dia

AUTOMÓVEL - quadrúpede da família dos transportes que vive nas grandes cidades e se alimenta de água,óleo,gasolina e eventualmente algum pedestre.
Costuma andar em bandos e pode ser criado em garagens ou ao ar livre,em cima das calçadas.Muito vigoroso,sua força equivale a de vários cavalos.Veloz quando instigado a correr demais,pode perder o controle e atacar indiscriminadamente outros automóveis,casas,postes,árvores e pessoas.Se não provocado,convive tranquilamente com outras espécies, ao contrário do de ocorre com o rinoceronte-uma raça em extinção - o automóvel vem se reproduzindo com muita rapidez e há de suspeitar que no futuro ocupará todos os espaços reservados para o homem.
TRÂNSITO - pegue 1800 ônibus cheios e fumacentos,70 000 carros particulares,30 000 vagas,centenas de caminhões,17 000 táxis,1milhão ou mais de pedestres,misture bem(não precisa bater).
Adicione 1498 buracos com profundidades e formas variadas,556 semáforos sem sincronia,211 desligados e 500 guardas sem iniciativa.
Leve tudo ao forno e em menos de cinco minutos estará pronto o maior bolo do mundo chamado trânsito carioca ou curitibano ou paulista ou tantos outros por aí.
Viva a vida urbana!
*Uma adaptação de Caos Nosso de Cada Dia,do jornalista Carlos Eduardo Novaes,1974.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Refugiados;uma questão humanitária.

 Segundo a ÔNUe a sua Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados,realizado em 1951 e adotada em 1954, para ser considerada refugiada,a pessoa precisa declarar que se sente perseguida pelo Estado de sua nacionalidade por razões de raça,religião,nacionalidade,grupo social ou opiniões políticas:que se ausentou de seu país em virtude desses termos,ou que não consegue a proteção do poder público pelas mesmas razões.
Parece que para os europeus,que aliás muito sofreram durante os dois grandes conflitos mundiais do século XX, vivem novos impasses com a presença de asiáticos do Oriente Médio e africanos.
Qual é o problema principal?
Com a palavra a União Européia e os EUA.
Os refugiadaos que nasceram no lado errado da fronteira real tem o recurso da fuga para a Europa e conta com o bom coração dos europeus.
A maioria dos refugiados que conseguirem chegar em seus destinos na Europa sobreviverão,mas não necessariamente viverão longe da miséria e da desigualdade.
Não basta soltar as rédeas do mercado para tudo dar certo,ou pelo menos do que eles chamam de certo,numa visão neoliberal.
O caos humanitário não pode se basear na arrogância e no preconceito.
Essa crise de refugiados do Terceiro e Quarto Mundo,desafiam os bons sentimentos e a hipocrisia de todos.
O Brasil,segundo o Conare(Comitê Nacional para Refugiados)recebeu em 2015,cerca de 7,7 mil pessoas; 25% são mulheres e em termos de nacionalidade,a maior parte é composta por sírios,com 23% desse total.Destacam -se também colombianos,angolanos,haitianos e os congolesas.
O Brasil deve resolver os problemas relativos às questões relacionadas no âmbito da legalização.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
4 de outubro - Francisco de Assis.
Sugestão bibliografia: Vida de um homem,Autora: Chiara Frugoni.Ed.Cia. Das Letras.