terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Nacionalismo - um novo despertar

Em tempos de crise econômica,migrações forçadas,extremismos,mudanças climáticas e muitos refugiados,o nacionalismo volta com força sobretudo em áreas de relativa paz.
O nacionalismo como doutrina ou filosofia,prega valores como bem estar social,lealdade e devoção pela Nação e que já a conquistou vê o outro como uma ameaça eminente,sobretudo o refugiado de áreas conflitantes.
O nacionalismo na sua origem remonta a Revolução Francesa - o poder político emana do povo e da Nação,assim entendia à ascendente burguesia francesa,contrariando à nobreza e ao clero que defendia o poder divino.
O desenvolvimento e a Revolução Industrial,nos séculos XVIII e XIX,fortaleceram os ideais nacionalistas,coincidindo com o desenvolvimento da economia nacional,ascensão da classe média,com as demandas populares e até com o imperialismo.
Na América Latina,por exemplo,os ideais nacionalistas começaram no início do século XX,com uma forte inspiração na Europa e Estados Unidos.No início foi conservadora e antiliberal,posteriormente ao pensamento de esquerda,anti-imperialista e na defesa da indústria nacional(Anderson,Benedict-Nação e Consciência Nacional-S.Paulo,editora Atiça,1989).
Fica a questão;
O nacionalismo,lealdade e devoção ao Estado Nação deve estar acima dos indivíduos ou grupos de interesses?
O nacionalismo moldou a vida das pessoas no aspecto privado e público?
Produziu a paz?Aumentou as desigualdades?
A história diz que não.Volto ao tema.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Uma crise humana de rejeição ao outro - que fazer?

Desde a Segunda Guerra Mundial,vivemos uma crise humanitária sem precedentes; 60 milhões de pessoas estão fora de suas casas.Migração,num livro de Geografia significa,mudança de indivíduos ou grupos de indivíduos para outros lugares.O que leva as pessoas a ser deslocarem?Busca de oportunidades,emprego,qualidade de vida,mas a atual tem um outro nome;Refugiados por vários motivos: guerras,fome,perseguições étnica,cultural e religiosa,além de causas naturais,aliás são pouco significativas no século atual.
Na Europa,em especial,o medo patológico de estrangeiros,a xenofobia(origem na Psicologia) passou a referendar um outro fenômeno: preconceito,discriminação e violência física contra estrangeiro.Logo,a xenofobia é um problema social.Tem um reforço de peso,primeiro o nacionalismo  e depois a crise econômica,ingredientes para se opor a presença de estrangeiros em seus países.
O nacionalismo,como sabemos,é o conjunto de idéias e atitudes para pensar o desenvolvidos e o bem da própria Nação, estrangeiros obstruem o desenvolvimento!Incrível,seres humanos dificultam o desenvolvimento,principalmente na Europa,onde a demanda de pessoas para trabalho braçal e sem exigência de alta escolaridade - esse tipo de trabalho não interessa aos europeus,principalmente no seu trecho ocidental.A estrutura etária da população apresenta baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.Migrantes são necessários sim!Tanto para suprir necessidades,no trabalho,como para pagar impostos que contribuem para que o Estado possa fazer face às necessidades de uma sociedade que não abre mão de seus direitos,o que é natural.
O que tem acontecido nas fronteiras da Europa,gente com fome e frio,não deveria acontecer muito menos,a aversão pelo outro.
Chega de maus exemplos do passado,holocausto,apartheid,por exemplo,esses sentimentos não devem persistir,com prejuízos para pessoas e grupos,sobretudo quanto à sua etnia,cultura e religião.
O século atual exige uma sociedade de acolhimento:diferentes posturas,modos de lidar com essas minorias e um combate sem tréguas a discriminação é o que se quer.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Sugestões de leitura; Artigo de Clovis Rossi,Folha de São Paulo,edição de 11-1-2016;Predadores se armam de preconceitos.
Livro:A Mesquita de Notre Dame de Paris - Elena Chudinova.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

David Bowie - só mudou de lado.

David Bowie uma lenda,um ícone da cultura britânica saiu de Brixton,um bairro inglês para transmitir a sua inata capacidade de romper barreiras,era antes de tudo um progressista.
Durante a Guerra Fria,escreveu e cantou Heroes,um tema sobre omundo dividido.Viveu alguns anos em Berlim,os alemães devem muito a Davis Bowie,pois ajudou a derrubar o Muro de Berlim(1961/1989) - uma insana barreira que separou pessoas mas não separou a esperança.
Em 2014 - na comemoração dos 25 anos da queda do muro,milhares de alemães interpretaram a canção de Bowie.


Sustentabilidade e o meio ambiente,uma tabela para pensar;
Meios de Transportes e a produção de CO2.
Sapatos - 0,5km - 0,0Kg/CO2
Bike - 2Km - 0,0Kg/CO2
Carro - 15Km - 3,2Kg/CO2
Transporte público - 10Km - 0,7Kg/CO2
Trem - 25Km - 1,3Kg/CO2
Metrô - 25Km - 1,3Kg/CO2
Avião - 600K - 221Kg/CO2
É mais,já em 1932,a Alemanha possuía 15 milhões de bicicletas circulando em todo o país.Em 1926,a Siemens,colocou o trem que ligava Nuremberg à Furth e em 1927,era a mais importante alternativa de transporte no país,para muitos com atraso,pois a França introduziu o transporte público em 1819 e a Inglaterra o primeiro metrô da Europa,seguida pela Hungria,ambas,no final do século XIX.
(Fonte:Museu dos Transportes-Munich-2015)
Paz e Bem!
Prof.Vilmar







terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Cidades sustentáveis e boas práticas:Bristol no Reino Unido

Bristol na Inglaterra recebeu o título de Cidade Verde Européia. - 2015.
Uma cidade onde as parcerias são determinantes:autoridades públicas,empresários,Universidade,cidadãos e cidades da área metropolitana.
Foco;inovação,empregos e negócios verdes e ideias de suprimentos verdes.
Objetivos:reduzir o uso de energia e reduzir as emissões de CO2.
Buscas;planos de investimentos em transportes e energias renováveis permanentes.Tornar-se uma "hub"(centro)na Europa de emissões de CO2.Continuação na redução de CO2 que acontece desde 2005.Criar até 2030,17 mil novos empregos nos setores criativo,digitalmente de baixo carbono.
Participação efetiva da população nas seguintes questões:reduzir o consumo de energia doméstica em 16% entre 2005/2010,objetivo atingido!Melhoria na eficiência energética nas casas,comércio e serviços públicos em 25%,entre 2000/2011,objetivo atingido!
Metas ousadas:reduzir o uso de energia e emissões de CO2 em 30% até 2020 e 80% até 2080!
O dia/dia de Bristol,uma cidade com uma população de 428.000 hab(2011) numa área de 110Km2(dados coletados da Wikipedia):
Carta de 2012- Good Food(boa comida);produção e consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis na cidade,assim busca a atender as preocupações com o meio ambiente,saúde pública,pobreza,requalificação de empregos e promoção da economia local.
O consumo de água per capitã/dia é de 140 litros
As compras públicas de Bristol são feitas pelos órgãos públicos no sistema Fairtrade-comercio justo,a iniciativa privada começa a acompanhar a iniciativa pública.
A merenda escolar é totalmente orgânica é oriunda da produção local.
100% da população está conectada à rede de esgoto.
300Km de vias para ciclistas.
76% das pessoas moram num raio de até 300 metros de algum meio de transporte público.
Distâncias de até 5Km na cidade são percorridas à pé ou de bicicleta.
3000hectares de áreas verdes.
Esta é Bristol,no sudoeste da Inglaterra,onde a educação e a determinação fazem a diferença.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Fontes:www.europa.eu/eviroment/europeangreencapital/winning-cities 2015
            www.travelplus.org.uk
            Prefeitura de Bristol