segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Debate político,a ausência da dialética - uma lástima

As gerações de hoje talvez tenham dificuldade em entender como o Brasil inteiro se apaixonou pela discussão política,meio século atrás,e como,o debate de ontem,a palavra tinha tanto poder.Hoje,as ideias políticas foram substituídas pelas imagens criadas pelas agências de publicidade,o debate político desapareceu e tudo é encenado(mesmo os debates na TV)artificialmente recitado,com um "ponto"ou decorado até à exaustão.Uma lástima. Outras vezes é induzido através do subterfúgio da imagem colorida,preparada e gravada em estúdio de propaganda.Assoprado(é o termo correto),enfim.
Hoje na televisao,radio ou nos jornais,quem aparece dizendo o que diz,de fato,nada diz porque apenas lê o que os outros escreveram.Agora,vendem-se hábitos de consumo e é igual "vender" o hábito de consumir um detergente ou um partido político ou um candidato.No passado,o debate político,tinha peso,pois residia no argumento ou na dialética exposta sem encenação.Agora,nem se sabe o que é dialética,e o termo soa distante,perdido nos dicionários...(Adaptação: O dia que Getúlio matou Allende e outras novelas do poder,págs.77/78,Flávio Tavares.Record).
A pedido;
Dialética - arte de debater idéias,submetê-las à discussão e contraposição.Buscar um raciocínio mais claro sobre um determinado tema.Diálogo sobre teses argumentativas que objetivem esclarecer conceitos.
Dialogar,debater,persuadir(arte),raciocinar.
Dialética de Zenão de Eleia,Sócrates,Platão,Aristóteles e Hegel(tese,antítese e síntese) e outros tantos.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Recursos naturais não são ilimitados. A realidade mundial.

Thomás Piketty - autor do livro O Capital no Século XXI alerta que o capital é bom para o enriquecimento é ruim para a distribuição e a justiça social.
Onde entram as relações sociais do capital,a primeira coisa que aparece é a desigualdade e o acesso aos bens necessários à sobrevivência.O mundo atual demonstra isso.
José Graziano,Diretor da FAO(ONU para a agricultura e alimentação),informou que até a crise econômica de 2008,havia 800 milhões de pessoas fome,e agora,2016,há cerca de 1 bilhão (trecho publicado em espanhol pela Página 12 e em português pela IHU,tradução de André Langer).
Neste mundo globalizado fica o alerta; bens nacionais,como água,solo,florestas e minerais,podem ser alvo de grandes grupos capitalista nacionais,articulados com grupos transnacionais em função de uma acumulação maior,privatizando-os.
A FAO mostra que a população mundial cresce,a disponibilidade de terras agricultáveis cai continuamente: o mundo terá em 2020 cerca de 7,5 bilhões de pessoas.
Neste cenário adverso: a exceção é o Brasil que combina água,terras,tecnologia e alta produtividade,tornando-se um protagonista na produção de alimentos.
Temos aqui o que não encontramos em país algum - 70 milhões de hectares de terra para produzir alimentos e saciar a fome do mundo e água de sobra.
O Brasil é uma exceção num cenário adverso,um potencial imenso para expandir sua área agrícola e assim ampliar a atual produção de grãos e fibras que hoje é de 210 milhões.
Aumentar a produção agropecuária em 40% até 2019.Nos últimos 20 anos a produção de carne de aves cresceu 285% e a carne bovina em 77%( Fonte: FAO).
É preciso,lamentavelmente,reconhecer que o mundo já perdeu,desde a segunda metade do século passado,um 1/5 da superfície cultivável e 1/5 das florestas tropicais a CADA ANO,são perdidos,25 bilhões de toneladas de húmus por efeito da erosão,desertificação,salinização e outros processos de degradação dos solos.
Reavaliar conceitos e procedimentos nesta transição ecológica.A guisa de ilustração,cita-se o caso de disponibilidade de água para o consumo humano que desde a década de 70 apresentava problemas de escassez em muitos países da África,Oriente Médio e da América Latina e hoje é mais preocupante,um dos maiores problemas do planeta.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Um outro mundo é possível sem desigualdade,exclusão e insustentabilidade.

Em janeiro de 2016,na abertura do Fórum Econômico de Davos(Suíça),a ONG britânica OXFAM denunciou que:
Em 2009,1% dos mais ricos do planeta tinham um patrimônio igual a 44% da riqueza mundial.
Em 2014 o patrimônio desse 1% aumentou para 48% da riqueza mundial
Em 2016,esse 1% terá um patrimônio equivalente a 50% da riqueza mundial.
Resumindo; 1% de cidadãos do mundo terá em suas mãos um patrimônio maior do que os restantes 99% da população mundial.
Que planeta é esse! Riqueza insaciável,sempre mais para os que já tem tudo.
A mãe terra e a sua sustentabilidade corre riscos irreversíveis;
Insustentabilidade do sistema econômico - financeiro mundial, é predador,concentrador e controlador.
Insustentabilidade social da humanidade devido às injustiças mundiais que é de exclusão e não de inclusão.
Dizimação da biodiversidade pelo aumento da produção que sustenta um padrão consumista de vida.
Insustentabilidade do Planeta,precisamos o equivalente a cinco planetas para dar conta do nosso padrão de consumo que por sua vez é privilégio de uma minoria da população.
Aquecimento global com mudanças climáticas que afetam as populações mais pobres e tem gerado processos de migração irreversíveis.
Quando poderemos garantir terra,teto e trabalho para homens e mulheres do planeta!
Quando poderemos garantir os direitos básicos como saúde,educação,transporte,segurança,alimentação saudável,água potável,saneamento a todos?
O Estado tem papel fundamental de compreender que não somente as produzidas,mas também as riquezas limitadas da Terra sejam igualmente distribuídas e preservadas.Reduzir o consumo,reduzir a acumulação da riqueza é um início para mudanças.
"A casa comum de todos nós está sendo saqueada,devastada,arrasada impunemente".Profecias do Papa Francisco no 2o.Encontro Com Os Movimentos Populares na Bolívia em 2015.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Separatismo: alguns exemplos.

Irlanda do Norte: lutou contra a dominação do Reino Unido até o século XX - a maioria protestante se manifesta pela permanência na Grã Bretanha.A minoria católica defende a independência e a integração com a Irlanda,onde os católicos são maioria.
A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido,após conflitos entre católicos e protestantes,hoje a paz impera e um governo autônomo,no qual os católicos tem voz.A saída do Reino Unido da União Européia pode no futuro mudar a posição da Irlanda do Norte em relação à permanência no bloco da Inglaterra,País de Gales e Escócia.

Transnistrias - uma região no leste da Moldávia na fronteira com a Ucrânia.Desde 1990 é um território autônomo da Modavia,e está num conflito "congelado".Um estado separatista da Moldávia, tem uma população de maioria russa e ucraniana,são 550 mil habitantes e conta com apoio da Rússia nas suas questões internas.Para a Moldávia ocorre uma violação da soberania Moldava.A população tem dupla cidadania-russa e moldava,são de origem eslava e falam russo.Nao tem reconhecimento como Estado independente por nenhuma outra nação e até mesmo pela ONU.O passaporte local não é reconhecido em nenhum lugar do mundo.Apoio militar e econômico da Rússia.
Sua capital é Tiraspol.

Abecasia  e Ossetia do Sul - territórios do Estado da Geórgia,estado que no passado integrou a Ex-URSS,e desde o início da década de 90 é independente.
A Abecasia e a Ossetia do Sul, São territórios estratégicos para a geopolítica da Rússia que apoia os movimentos separatistas dessas regiões em relação à Geórgia - corredor de petróleo e gás natural oriundo do mar Cáspio e que através de oleodutos e gasodutos abastecem a Europa Central e Ocidental.
A Ossetia do Sul tentou uma união com a Ossetia do Norte,através de referendo não reconhecido pela Geórgia.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Separatismo: uma realidade do século atual.

Apesar das singularidades dos movimentos libertários,o desejo de independência é uma manifestação comum na sociedade humana e naturalmente e ocorre em várias partes do mundo,para ser exato em todos os continentes sem exceção,e sem nenhuma condição específica,quer de ordem econômica,política ou social,eles ocorrem de forma muito clara.Para melhor entendê-los,é preciso observar e analisar cada um deles é suas peculiaridades e tendências dentro de um contexto ideológico.
A grande maioria dos movimentos separatistas  tem uma inspiração regional relativos ao contexto histórico,social,econômico,étnico religioso específicos de cada região/lugar.
Cumpre lembrar que no final dos anos 80 e início dos anos 90,quando ocorreram mudanças políticas no mundo: fim de algumas ditaduras, uma nova geografia política mundial assume esse novo papel na sociedade mundial.
Neste século reacendem as discussões sobre consequências desses movimentos libertários e separatistas para a história,geografia,política e economia internacionais.
Sempre houve e haverá discussão e disputas quando o assunto é ampliar ou reduzir fronteiras,aumentar ou reduzir poderes,controlar mais ou menos locais e regiões.Um mundo de disputas e interesses que extrapolam a realidade local para uma realidade global.É o jogo pelo poder.
Ou não?
Alegam motivos históricos,geográficos ou econômicos e querem a separação de uma parte do território para se tornarem outro país com governo próprio.Ou não?
Fazer a guerra,terrorismo,pressão política são os instrumentos mais utilizados e que recebem apoio de outros países,que por sua vez,tem seus próprios interesses econômicos,políticos e estratégicos.Ou não?
Uma roda viva.
Uma herança eterna; fronteira que quase nunca representou a diversidade étnica,religiosa ou econômica dos grupos nessas disputas,entre nações e interesses econômicos obscuros.
Alguns movimentos separatistas que ganham um maior espaço de divulgação no mundo;
Espanha: País Basco e Catalunha.
França:Córsega 
Oriente Médio: Curdistão 
Oriente Próximo: Palestina
Canadá:Quebec
China,Índia e Paquistão:Caxemira
China:Taiwan e Tibet
Itália:Sardenha
Reino Unido: Escócia e Irlanda do Norte 
Rússia: Chechenia,Ossetia do Sul e Daguestão 
Servia:Voivodina e Kossovo
Somália:Somalilandia
Marrocos:Saara Espanhol
Chipre: Chipre do Norte
Moldávia:Transnistria
Geórgia:Abecasia
Azerbaijão:Alto Karabaque
E muitos outros que serão lembramos oportunamente.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar