quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cáucaso:Uma longa história de conflitos.Antes e depois da guerra fria.

A Abkhazia(Abcasia ou Abecasia) está situada no noroeste da Geórgia numa área excepcional,partilhada
entre montanhas e o litoral do mar negro,num clima subtropical em que a altitude é determinante para a vida dos locais e suas atividades econômicas,que vai do turismo a uma agricultura variada.
Abecazios e Georgianos são dois vizinhos muito diferentes,pelas raízes históricas,culturais e pela mentalidade nacional e que foram unidos pelo Império Russo no passado.
Pode-se afirmar que" Uma cultura separada e governada por outra cultura".
Os conflitos étnicos e políticos marcam a relação entre essas etnias.
Os abecazios exigem a saída da Abkhazia da República da Geórgia que hoje é um Estado Unitário e expressam um preocupação em relação a uma política nacionalista,a xenofobia e a intolerância desde 1918 quando foram incorporados como parte da nova nação e que tudo passava para o controle da nascente URSS.
Já a Ossetia do Sul,situada no Cáucaso do Sul(Oblast)está de fato independente da Geórgia pelo menos é assim visto pelo locais,que são de maioria russa,e onde os georgianos são minoria.Éuma Província pró Rússia,separada da Geórgia desde os anos 90.Os conflitos entre ossetas e georgianos foram intensos até o início da década de 90.Em 26 de agosto de 2008, a Rússia reconhece a Ossétia do Sul como uma região independente - Geórgia rompe relações diplomáticas com a Rússia e tem apoio dos EUA.
À Ossétia do Sul está na rota de transporte de petróleo e gás natural na fronteira russa - a Rússia controla grande parte da energia vendida na Europa numa rota Mar Cáspio/Mar Negro.
A estratégia geopolítica da Rússia é não deixar a Geórgia e aliados exercerem influência na região.
No futuro,Ossetia do Sul,pode se unir a Ossetia do Norte,um novo estado, de maioria de ossetas de origem russa.
Para uma leitura complementar;
-Meridiano 47/2008/08/31
-Resistir.Info.
-Marxista.com/Guerra
-IgniteaPprel.com
-Educacional
Recomendo:Diário de Guantánamo-os detentos e as histórias que eles me contaram.Mahvish Rukhsana Khan.Editora Larousse.1a. Edição - 2008.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Georgia:"A força está na união"

Um territorio situado no leste europeu,uma terra montanhosa,com um clima ameno e um litoral voltado para o mar negro, um territorio disputado no passado por persas,romanos,bizantinos,árabes,mongóis,turcos e russos. A Geórgia resistiu a todos eles!
Berço dos reinos independentes da Cólquida e Ibéria,cujas orientações religiosas vinham do paganismo,adotaram o cristianismo no século IV,logo após a cristianização do seu vizinho,a Arménia.
Na história religiosa mundial são os divulgadores do cristianismo,um fato relevante para o mundo cristão.
A história mais recente;
Em 1801 a Geórgia foi incorporada pelo Império Russo.
Em 1917,com a revolução de Fevereiro obtém uma conquista importante(março pelo calendário ocidental) com a queda da autocracia russa do Czar Nicolau II,o último Czar a governar o Império Russo e em seu lugar veio uma República Liberal. A Geórgia ganha autonomia.
Em outubro de 1917(novembro no calendário ocidental),ocorreu a. Revolução,o partido Bolchevique,liderado por Lenin,derrubou o governo e impôs o governo socialista soviético.
A Geórgia,era governada pela social democracia(Menchevique).Em 1921,os russos invadem a Geórgia e instalam o regime Bolchevique.Era o expansionismo soviético e visava controlar territórios que haviam sido parte da Rússia Imperial que se estendeu até setembro de 1924,com um governo pró soviético.
Até 1936,  Geórgia constituía a República do Transcáucaso(Geórgia,Arménia,Azerbaijão),quando foi abolida,surgindo assim a República da Geórgia, uma das Repúblicas Socialistas Sovieticas(URSS).
Em 1991 a URSS deixa de existir e as quinze repúblicas começam a agir como Estados soberanos,entre elas a Geórgia.
Na Geórgia,dos georgianos,as etnias abecasios e ossetas,separatistas e que contam com o apoio da Rússia se opõem ao domínio da Geórgia,e veio a guerra e a violência interétnicas.
A Abkhazia(Abecazia) e a Ossetia do Sul,hoje são duas regiões independentes de facto,com um reconhecimento internacional limitado.
Os conflitos entre a Geórgia e os separatistas foram intensos entre 1990 e 2000.
No dia 8 de agosto de 2008,na abertura da Olimpíada de Pequim,deu-se o início do mais recente conflito armado entre a Geórgia e a Rússia.A tese russa,defender os cidadãos russos que vivem nessas regiões independentes.
Não há surpresas,com pesquisa e leitura é possível apontar para conflitos antes mesmo do fim da ex-URSS.
Questões em jogo: gás natural e petróleo oriundos do mar Caspio(Azerbaijão)-rota de gasodutos,que passa na região,aliança da Geórgia com a OTAN,mais crises sociais,política,étnicas e econômicas,no setor energético e do turismo.
A maioria dos Países membros da ONU consideram a Abekhazia e a Osseti do Sul como parte da Geórgia.
Concluo na próxima postagem.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Crianças Desenraizadas;Qual será o seu futuro?

Crianças no mundo foram desenraizadas(arrancadas,extirpadas,tiradas) do meio em que nasceram e foram criadas.São milhares delas:50 milhões de desenraizadas,28 milhões estão fora de casa devido a conflitos e guerras.10 milhões estão sob proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados(ACNUR).O mundo nunca esteve tão pior para os mais frágeis em tempos de "paz".
45% dessas crianças são oriundas de dois países: Afeganistão e Síria, a maioria com menos de 11 anos de idade - uma verdadeira geração de sem rumos.Como superar suas perdas e traumas para uma readaptação e integração a uma nova realidade?Qual o custo disso tudo?As repercussões psicológicas nessas crianças são imensas e não podem ser negligenciadas.Violações dos direitos humanos,o maior patrimônio delas é a própria vida,mais do que solidariedade,o mundo é das pessoas.
No próximo dia 19,vai ocorrer nos EUA, a 1a. Cúpula sobre Refugiados - garantir a escolarização das crianças desenraizadas.Qual o futuro para essas crianças?Acesso à escola onde ela estiver,em Calais(França),Grécia,Turquia,Líbano,Palestina,Jordania e em outros tantos acampamentos de refugiados.Acesso à escola!
Segundo a Fundação Malala e a Universidade de Cambridge,quase 2/3 dos 4 milhões de crianças de todo o mundo não frequentam nenhuma escola.
Na escola; estaremos combatendo: afogamentos em travessia por mar,subnutrição,desidratação,tráfico,rapto,violação sexual,trabalho infantil,discriminação e xenofobia.Logo,vale a pena!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Mais que um lugar qualquer.

Christiania - Cidade Livre,fica bem no centro da capital da Dinamarca,Copenhague.É um bairro?Um distrito?Uma zona livre?Nao!É uma comunidade independente.Fundada em 1971 foi uma alternativa encontrada por pessoas livres com o sonho de uma sociedade absolutamente livre,anarquista com auto governo.
O território utilizado foi uma antiga base militar naval,a idéia era viver o sonho de uma cidade livre,anarquista e não capitalista - sem governo,todas as decisões são tomadas em assembléias em céu aberto,sem burocracia e voto aberto.
Todos os serviços básicos,como limpeza de rua,rede de esgoto e manutenção da infraestrutura é decidido é feito por todos - tudo é decidido por todos.Em 45 anos de existência,a lenda de Christiania continua sendo escrita.
O consenso só é impossível quando existe autoritarismo,ou não?
Christiania é mais que um lugar qualquer.

Sankt Pauli,um bairro na parte oeste da cidade de Hamburgo,Alemanha - um lugar multifacetado e com uma história rica em rebeldia e com uma história de mais de 800 anos.Sua origem remonta a existência de um antigo monastério no século XIII - era chamada de Hamburger Berg,devido à proximidade do Porto,e que sempre reuniu trabalhadores dos navios,forasteiros,locais,prostitutas e noctívagos.Mantém uma cara subversiva.Tem uma vida alternativa,que é a rebeldia pela rebeldia numa Alemanha exemplar.Seus jovens reproduzem seus avós e pais e agora os seus filhos.Resistiram fortemente ao nazismo,com movimentos silenciosos - resistir sempre! Visitar o Santk Pauli Museum(Davidstrase) para entender melhor este lugar que recebeu em 1962,os Beatles que saíram pela primeira vez de Liverpool para o mundo é que deixaram sua marca aqui e acolá.Sempre rebelde.
Santk Pauli é mais que um lugar qualquer.


Camden Town,um bairro de Londres.Aqui,todos são absolutamente comuns.
Estranho é você.Tudo é colorido,mesmo no úmido e frio inverno londrino.Um bairro excêntrico e plural.tudo normal!O bairro explodiu a partir dos anos 60,cansados da mesmíssima,escritores,dramaturgos,cantores,pintores,escultores e pessoas comuns fizeram a opção por Camden Town.A tatuagem é a sua marca colorida - gosto para tudo e tudo misturado:gente,frutas,legumes,antiguidades,lojas,livros,quadros,molduras,comida do mundo,rápida e de fácil acesso a todos.
Gótico,Punk,Hipster,Clubber,Funk,Metaleiro,um paraíso dos que falam e andam.Camden Town é muito Londres!
Antigo centro industrial no século XVIII,perdeu suas fábricas e hoje é um dos maiores polos culturais da Europa,um orgulho para os londrinos livres.
Camden Town é mais que um lugar qualquer.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Água: um recurso que deve estar sempre em função das necessidades das pessoas.

Se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros,a água doce disponível seria o equivalente a apenas 13 gotas!
O consumo dessas 13 gotas vem crescendo mais que o número de habitantes do planeta.
Entre 1900 e 2000 a população mundial aumentou 3,6 vezes,enquanto que o consumo da água cresceu de 500Km3 por ano para 5000Km3 por ano,aproximadamente.
O desafio: encontrar alternativas sustentáveis aos atuais modelos de produção e consumo.
Em relação na água; Concentração e dificuldade de acesso. Poluição.Desperdicio e excesso.Aumento de custo.
No Brasil estão cerca de 12% da água doce do mundo e mesmo abundante sua distribuição é irregular.Na Amazônia,com baixa concentração populacional,possui 80% da água.O Sudeste Brasileiro,com a maior concentração populacional do País tem 6% do total da água disponível.
No Brasil, os aquíferos destacam-se mundialmente:
Aquífero Alter do Chão - maior reserva de água doce do mundo,abrange três estados amazônicos - Amazonas,Pará e Amapá e se estende numa área de 437 mil quilômetros quadrados com um volume de água de 86 mil quilômetros quadrados.
Água pura - rochas arenosas,o que permite uma filtragem de recarga de água na reserva subterrânea pouco profunda,num clima equatorial chuvoso em área pouco ocupada pela população amazônica.
Aquífero Guarani - segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo,abrange 8 Estados brasileiros(MT,MS,GO,MG,SP,PR,SC e RS) e parte dos países platinos: Argentina,Uruguai e Paraguai.numa área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e com um volume de água próximo a 45 mil quilômetros quadrados.
Qualidade da água em risco constante por ser uma região densamente povoada é ocupada economicamente.Problemas com o flúor,metais pesados e inseticidas usados na agricultura.
Fonte:ANA(Agência Nacional da Água)
Hélio Mattar,do Instituto Akatú.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar