quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Eritreus,a busca por um futuro de incertezas.

A Eritréia é um país do Chifre Africano,extremamente pobre, 80%da população vive da agricultura e onde a mão de obra para o plantio e colheita é escassa.
Num país de 6 milhões de habitantes,falta mão de obra na agricultura?
Não! 
O serviço militar é obrigatório e pode durar décadas! Segundo a ONU "Trabalho forçado ".
Todos os eritreus abaixo de 50 anos são recrutados pelo governo por tempo indefinido para trabalhar em obras públicas - construções de pontes,estradas,barragens etc.Sòmente os liberados do serviço militar podem ir a Universidade ou arranjar um emprego - dependem de uma "vontade" arbitrária.
Vida sem futuro!Queremos partir! Não importa para onde. Busca incessante pelo exílio.
O mundo tem prestado pouca atenção para a Eritréia - tirando os sírios,são os eritreus que mais tentam cruzar o mar Mediterrâneo para chegar a "Selva de Calais",onde tudo termina em um sonho de terror.Fogem de um estado policial dos dias modernos,onde as liberdades básicas são restritas e a população vive com medo.(Relatório da ONU-junho de 2016).É a fuga da ditadura,da repressão,da violacao dos direitos humanos.Segundo a ACNUR,em 2014,cerca de 33 mil refugiados eritreus buscaram asilo na Europa e América do Norte.Há pouco acolhimento: 1 mil eritreus distribuídos entre os EUA e Canadá.França,Noruega e Suíça acolheram 12 pessoas,segundo a ACNUR,são transformados em migrantes(não refugiados) e não tem qualquer dificuldade em sair de campos de refugiados,pois misturam-se com etíopes(falam a mesma língua,mesma cor de pele e vestuário semelhante).Aguardam a rede de traficantes,pagam para atravessar o Mediterrâneo e chegar a costa européia.Com sorte posso mudar a minha vida e da minha família que ficou na Eritréia.Segundo o Foreign Police,5.000 eritreus fogem do país todos os meses(Elias Groil).É o terceiro grupo de migrantes que tenta chegar a Europa.
A Eritréia ocupa a posição 181 lugar no IDH,num total de 187 países.
A Eritréia conseguiu sua independência da Etiópia após uma guerra de longa duração em 1993.Nesta guerra contra a Etiópia foi liderada pela Frente de Liberdade da Eritréia e manteve-se no poder.Nao há oposição,eleição,livre imprensa e nem liberdade religiosa.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Movimentos sociais num mundo em mudanças.

"O futuro não pode ser uma continuação do passado,há sinais,tanto externamente quanto internamente,de que chegamos a um ponto de crise histórica.As forças geradas pela economia tecnocientifica são agora suficientemente grandes para destruir o meio ambiente,ou seja,as fundações materiais da vida humana e a própria estrutura da sociedade humana.Nosso mundo corre o risco de explosão e implosão.Tem de mudar.Isso também significa que algumas das fundações sociais da economia capitalista estão na eminência de ser destruídas pela erosão que herdamos do passado humano"-Era dos Extremos -Éric Hobsbawn,pág 562.
São fatos;
Conflitos internos associados a disputas étnicas,extremismo religioso,terrorismo,tráfico de drogas,de armas e o crime organizado.
Movimentos sociais intensos da sociedade pela busca das demandas sociais,por uma melhor atuação do Estado com a saúde,geração de emprego,poluição,ética,democracia,corrupção,transparência e liberdade para  uma maior participação da sociedade civil em atos públicos,nas consultas populares amplas,como o referendo,o plebicito.
Alguns exemplos recentes.
Egito e Líbia por independência da opressão em governos autoritários que foram depostos.Mubarak e Gadafi.
Espanha e Grécia contra altos impostos e cortes de orçamento na área social,exigindo outras saídas para as crises econômicas.
Ou do passado;
Primavera de Praga (Tchecoslovaquia).Luta por um socialismo com face mais humana.
França: estudantes nas ruas para defender o "direito de pedir o impossível" e "proibir as proibições"para deleite dos conservadores franceses,e eles não são poucos.
Brasil:atos contra o AI no.5, Diretas Já!
EUA: Protestos contra a guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis dos negros.
Movimentos sociais são expressões claras pela busca de demandas.Projetam sentimento de pertencimento social,moralidade,(in)justiça contra privações,exclusões,sobrevivência e identidade.
Assim como o protesto social,que são ações esporádicas demonstram que o povo,as pessoas se educam na luta em comunidade,luta pedagógica,é um espaço permanente de aprendizado (Prof.Moacir Gadotti).Assim, a escola tem um papel importante,precisa se abrir para a população,ir a ela,aprender com ela.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Recomendo a leitura: Crianças de Grozni,um retrato dos órfãos da Tchetchenia.Asne Seierstad.Titulo original em Norueguês;De Krenkede.2008.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Bob Dylan:De Minnesota para o mundo livre.Nobel de Literatura de 2016.

Acabo de ler:Bob Dylan,Nobel de Literatura.Compositor,cantor,pintor,ator e escritor.Uma marca de uma geração inconformada da segunda metade do século XX - segue à luta.irreverente,abusado,questionador,irrequieto - abaixo o cala à boca!Quem manda na minha boca sou eu!
Tudo faz mal ao coração,menos à paz.
Maior poeta da música americana.
Criou o seu próprio modo de expressão poética.
As questões sócio políticas do seu tempo,deu-lhe uma visão de mundo única:racismo,religiosidade,guerra fria,guerra do Vietnã,injustiças sociais,crise dos mísseis soviéticos em Cuba.É preciso denunciar,combater sem tréguas.Nao se cale,fale.
Sua canção Hurricane(década de 70) retrata um mundo desigual,canta a história de Rubin Cárter,boxeador negro,injustiçado é preso por uma sociedade preconceituosa,ou uma parte dela.
Poesia e Prosa - escreveu,pintou e cantou.
Muitos rostos que diante dos olhos de milhões profetizou que os tempos estavam mudando!
Parceiros de época: Mccartney,George Harrison,Caetano Veloso,Santana,Joan Baez.
Um justo reconhecimento.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

África: historiografia

A cultura africana deve se observada sempre no plural,haja visto sua existência milenar e a sua imensa diversidade nas línguas,religiões,tipos e modelos de sociedade,regimes políticos e atividades econômicas.
A história africana durante séculos foi escrita é contada pelos colonizadores e exploradores europeus,somente agora,os africanos estão exercendo o direito de contar a própria história.
Assim,o esforço para recuperar a sua história tem sido imenso e está acontecendo de uma forma própria,sem a influência do ocidente branco,"dono da história oficial"
Agora é contada através das tradições orais,o que não significa a ausência da tradição escrita.
Raramente utilizam textos e imagens,seus ritos,por exemplo,são repassados pelas gerações mais antigas,discutida e interpretada de forma a preservar seus elementos originais
Nem só da civilização egípcia,a mais conhecida e difundida cultura africana,constitui o legado deste continente:Reino do Congo,Berberes,Bantos,Soninkés,Songai,Dogons é muito mais,produzem um espetacular mosaico étnico,linguístico e cultural.

Africanos NÃO são "bons"selvagens.

No fim do século XIX, europeus organizam o domínio do continente africano e a sua partilha - Conferência de Berlim,onde suscitou grande discussão ideológica e científica para justificar a inferioridade dos povos africanos,os bons e maus selvagens,aliados e inimigos da mesma"cor".
Era a "missão civilizatória" - muito semelhante com o que ocorreu na Ásia e América Latina.
Coincidência?
A corrente ideológica com base cientifista foi o Darwinismo Social de viés racista.Sim,as teorias de Charles Darwin aplicadas ao mundo,como a da evolução das espécies.Adeptos do Darwinismo Social, o "colonizador"quiseram transferir o mesmo raciocínio para o âmbito das civilizações e culturas.E conseguiram!Raças com superioridade civilizacional e raças inferiores que necessitavam de ajuda.
Era umaverdade?nunca foi.
Fronteiras impostas,colocou num mesmo território diversas etnias e nações,logo o conflito foi instalado e as disputas produziram guerras tribais,controles de territórios,escravidão,submissão e ódio entre iguais.O arco e a flecha,a borduna e a lança são substituídas pelas armas automáticas,de precisão e certeiras,treinar para matar iguais!
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele,pela sua origem,ou por sua religião.Para odiar,as pessoas precisam aprender e se podem aprender a odiar,podem ser ensinadas a amar"(Nelson Mandela).
A maior herança ou legado do "colonizador"foi o Apartheid,política racial imposta pela minoria branca sobre a maioria negra,notadamente na África Meridional.Herança branca.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Etiópia:sem guias e sem donos,este povo produziu uma fantástica expressão de liberdade.

A Etiópia,no passado Abissínia,está localizado no "Chifre Africano",é um dos mais antigos países do mundo;Escapou,junto com a Libéria,da colonização européia,embora muito cobiçada pela Itália no século XIX,por motivos óbvios,seus abundantes recursos naturais e humanos.Apenas entre 1935/6 a 1941,foi dominado pela Itália,que não conseguiu transformá-la numa colônia,com a colaboração britânica,venceu a saga italiana.
No passado foi uma Monarquia,hoje uma República.
Muito populosa,possui imensas riquezas naturais,entre elas o Rift.
Fez uma guerra recente,década de 90,numa disputa por litoral no mar Vermelho,com a Eritreia,perdeu a guerra e o litoral para os Eritreus.

"Um mosaico de etnias"- conhecida como o "Museu dos Povos" vivem neste país mais de 70 etnias e que falam 100 línguas e dialetos.Uma riqueza cultural comparável às grandes civilizações.Essas etnias coexistem com línguas,culturas e religiões diferentes! Um acervo incalculável!
Dentre essas etnias,uma se destaca,o OROMO,que constitui a maioria,cerca de 34% da população,a segunda mais numerosa é a AMHARA(Abissínios)com 27% da população, mas é a etnia TIGRAYNS,que com 6% da população controla e domina a economia e a política do país.
Segundo a Anistia Internacional,a etnia OROMO,tem sido implacavelmente perseguida por fazer oposição ao governo.Calcula-se que 5000 oromos foram presos desde 2011,sob pretextos vagos(Anistia Internacional).
O grande impasse vividos pelos oromos está ligado a um plano de integração e expansão da capital,Addis Abeba, sobre o seu entorno,e assim invadindo terras de agricultores oromos,essa expansão envolve cerca de 1,5 milhão de hectares.A finalidade é para atender a demanda industrial do país,segundo o governo.
Ainda sobre a etnia OROMO:
-Os oromos se intitulam como Nação,
-São considerados"sujeitos coloniais"onde lhes é negado o acesso igualitário aos recursos econômicos,políticos e culturais;
-Sua língua é falada por cerca de 25 milhões de pessoas na Etiopia,Somália e Quênia e usa um alfabeto latino.Até 1974, a Etiópia proibia qualquer escrita na língua OROMO.Publicar e transmitir em OROMO era proibido.
O povo OROMO uma maioria estranha em seu próprio país?(Prof.Asafa Jalata-Prof.de Sociologia e Estudos Africanos e Globais-Universidade do Tennessee-EUA).
Entre os locais Oromo,um ritual muito difundido e praticado: é a Cerimônia do Café-beber um mínimo de três xícaras de café,é uma honra especial e um sinal de respeito ,ser convidado para a casa de alguém para participar desta cerimômia.
No mais,a Etiópia enfrenta seus inimigos permanentes:seca,fome,pobreza,guerras,disputas internas,refugiados,perseguições e crises humanitárias,que devassam a região do Chifre Africano(Etiópia,Somália,Eritreia e Djibouti).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Quer saber mais?
Fontes:
Prof.Asafa Jalata- Universidade do Tennessee-EUA
Povos e Culturas Africana- Sebrae-Brasil
Wikipedia.org.Wiki Arte/Cultura.
Google.com
Http/Witravel.org/Etiópia.