quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

No palco global; um novo ator:CIRUS.

CIRUS(China,Índia,Rússia e EUA) - mais um acrônimo? Talvez não.Será preciso esperar a posse do no governo nos Estados Unidos para daí podermos definir o futuro da ordem global.
Fica muito claro que o mundo não vai aceitar uma hegemonia orquestrada por quem quer que seja.
Numa nova ordem global devem prevalecer acordos bilaterais ou plurilaterais,jamais um voz dominante terá vez.
Os exemplos são muitos nestas duas décadas do século atual; Crimeia,Ucrânia,Geórgia,Líbia,Palestina,Síria,Iêmen,Afeganistão e muitos outros exemplos de fortes presença de ações orquestradas através de acordos bilaterais e intervenções armadas em alguns casos, sem que,por exemplo,o Conselho de Segurança da ONU intervisse,em casos,como a Crimeia,Ucrânia e mesmo na Líbia,apenas para explicitar.
No passado o mundo ocidental era dominado por economias de mercado próspera,democracias representativas e era orquestrada pelos EUA e União Européia com uma retaguarda da OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte).As crises econômicas,o nacionalismo,a xenofobia,o radicalismo e mudaram os rumos do mundo na última década.


CIRUS:
China,forte protagonista no comércio,nos investimentos,nos financiamentos de desenvolvimento e inovacão(o número de patentes cresce a cada ano na OMPI(Organização Mundial de Propriedade Intelectual)e está em disputa com a OCDE.
Índia,nos próximos 15 anos será mais populosa que a China: possuem território,classe gerencial,mão de obra abundante e de baixo custo - a China,só para o exemplificar,pode terceirizar a sua produção de bens de menor valor agregado para a Índia.
A Índia em 2016 terá um crescimento em % superior ao da China,falta publicar esse %,o que ocorrrerá em meados de janeiro de 2017.
Aumento no consumo por commodities agrícolas (aumento no consumo diário de calorias,com o aumento da renda do trabalhador indiano.
Commodities minerais com um aumento fantástico no consumo devido aos investimentos em infraestrutura.
China e Índia são protagonistas de maior peso na economia global nessa e na próxima década.
Rússia,detém um acervo gigantesco:militar e estratégico.Abundantes recursos minerais.Relevante papel político na vizinhança imediata e em outras regiões do globo.
Estados Unidos,deve rever posições na ONU,na OTAN,nas relações com a União Européia,no Nafta,no Mercosul,na ASEAN,enfim,buscar novos protagonismos nas relações com o mundo.
Continua sendo a maior potência econômica e militar do planeta.O novo governo será determinante neste novo contexto nas relações bilaterais e plurilaterais.Continuidade ou mudança?


Para 2017:
Três maneiras de agir com sabedoria;
A primeira,pela meditação,é a mais nobre;
A segunda,pela imitação,é a mais fácil;
A terceira pela experiência,é a mais amarga.
                                          Confúcio 

Paz e Bem!
Prof.Vilmar






quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A comunidade científica e o aquecimento global.

A comunidade científica tem plena convicção  que as atividades humanas intensificam o fenômeno do aquecimento global com o uso de combustíveis fósseis,desmatamentos,queimadas,aterros sanitários,entre outros.A imprensa internacional tem mostrado imagens de cidades(Paris e cidades chinesas) cobertas por névoas impregnadas de materiais altamente nocivos para todas as espécies vivas do planeta.Essas emissões responsáveis pelo efeito estufa tem um nome: ganância.Ricos e pobres tem uma parcela de responsabilidade nesse processo.Promover acordos para reduzir as causas desse processo e buscar soluções é uma luta de todos.
A ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas está produzindo a cada ano,uma alteração no regime de chuvas e secas,alterando o ciclo hidrológicos da Terra.Pode ser fatal para as espécies em geral e em particular para os humanos.
Um exemplo de ação propositiva: veículos movido por eletricidade gerada a partir da combinação de hidrogênio e etanol.O hidrogênio é uma aposta para substituir os combustíveis fósseis e torna-se uma fonte limpa para veículos.O etanol é um importante insumo na produção de hidrogênio e com grande disponibilidade propicia o desenvolvimento desta tecnologia para produzir o uso nos veículos.
O mercado terá em 2020 essa opção; um carro elétrico com condução silenciosa,partida linear e aceleração ativa.
Faça sua lição de casa:
Use transporte coletivo ou bicicleta,skate ou movimente-se a pé.
Coleta de lixo e reciclagem.
Utilize iluminação natural sempre que for possível.
Plante árvores no quintal,no jardim,na rua,na calçada na praça.
Exija da administração da sua comunidade um programação de arborização amplo.
Não desperdice nada,consumo consciente.
Recicle.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar




quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Marrakesh - COP 22- Impasses e incertezas.

A COP 22 realizado recentemente no Marrocos trouxe mais incertezas; O acordo de Paris,assinado por 193 países prevê no seu texto que todas as nações signatárias se comprometem a limitar o aquecimento global "a bem abaixo" dos 2 graus centígrados a temperatura da atmosfera terrestre até o final do século XXI. Será possível?Tomara que sim.
O texto também refere-se a um investimento de 100 bilhões de dólares por ano em investimentos em energia limpa nos países em desenvolvimento.Será possível?Quem vai contribuir efetivamente?
Lembramos que o acordo está em vigor.
Cada nação escolhe as ações e metas que lhe convêm.Cada nação apresenta seu projeto e promete cumpri-lo.
A COP 22 aponta para: defesa dos países mais desprotegidos,a grande maioria,daí ações solidárias,porque esses países são os mais sensíveis às mudanças climáticas,no caso os mais pobres,muito embora,como o aquecimento tem uma escala planetária,atinge à todos.Ricos e pobres são perdedores num planeta mais quente.
Para Action AID,ONG internacional; A questão financeira é o maior impasse:os países mais pobres não tem como enfrentar os impactos das mudanças climáticas,sem financiamento externo.
Sem cortes drásticos nas emissões dos países ricos não haverá chance alguma de diminuir o aquecimento global,ficar abaixo dos 2 graus centígrados.
"O aquecimento global é um invenção dos chineses para tornar a indústria americana menos competitiva".
"Resultados científicos que mostram aumento da temperatura média do planeta causado pela ação humana são contestados por determinados países".Tudo em nome do capital.
Raiz de muitos males: Amor ao dinheiro,a ganância está destruindo o planeta.A sociedade mundial teme que ocorra como ocorreu com o Protocolo de Kyoto,quando os EUA se recusou a ratificar o Protocolo e abriu caminho para que outros países saíssem do compromisso de redução de emissões de CO2,casos do Japão e Canadá.
A COP 23 será realizará nas Ilhas Fidji - uma nação que corre risco de desaparecer do mapa,engolfada pelo oceano Pacifico.
 



Dom Paulo Evaristo Arns - O Cardeal da Esperança,o Cardeal da Liberdade,o Cardeal da cidadania.
Na vida religiosa:Autor do Projeto Brasil Nunca Mais,junto com o pastor presbiteriano Jaime Wright,documento audacioso que denunciou os crimes do Estado brasileiro contra presos políticos durante a ditadura militar no Brasil(1964/1985).
Criou a Comissão Brasileira de Justiça e Paz que articulou denúncias contra abusos do regime militar em 1972.
Criou em 1985 a Pastoral da Infância,com apoio da irmã Dra.Zilda Arns.
Defensor da dignidade humana e dos direitos inalienaveis da pessoa.
Um testemunho da vida franciscana:Serviu aos irmãos neste mundo.
"Sempre será filho de colono e de seu povo"
Estamos todos,um pouco mais triste.Dom Paulo mudou de endereço.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Emigrantes africanos e asiáticos;uma busca eterna.

O século XX e em especial este inicio do século atual,reforça uma pergunta inevitável; O que tem levado africanos e asiáticos deixar seus continentes de origem em direção à Europa?
O crescente aumento das desigualdades socioespaciais entre nações,que é brutal,vem causando há muitas décadas fluxos mais intensos de migrantes ilegais em direção do continente europeu.
As restrições à essas entradas,incentivam o caráter clandestino desses deslocamentos precários,explica as tragedias;milhares de mortos resultantes de afogamentos no mar Mediterrâneo.A proximidade geográfica é um dos fatores preponderante para explicar esses naufrágios,além de outros aspectos sócio econômicos que funcionam como poderosos fatores de repulsão populacional,alimentando os fluxos,como o desemprego,o baixo nível de renda,conflitos armados,intolerância religiosa.
A pergunta inevitável; Como isso se deu?Afinal,são dois imensos continentes,com imensos recursos naturais,inigualáveis até! Civilizações brilhantes! Legados inquestionáveis;Tudo perdido?
Vamos buscar no passado,parte da resposta:Dominação européia.
Na África ocorreu uma devastação da população nativa,na economia e nas culturas locais;Os colonizadores deslocaram várias tribos de suas terras para dar lugar a construção de minas,plantations exportadores onde a maioria trabalhavam num regime de trabalho compulsório,outros como semi escravos e escravos.Desorganizaram o cultivo de alimentos de subsistência,trazendo o desabastecimento e a fome.Instituiram cobrança de impostos em economias não monetárias; impuseram a língua e a cultura européia,disseminaram a crença de que povos africanos eram inferiores aos povos brancos,além da discriminação racial dos negros,como o conhecido apartheid.Um legado trágico.
Na Ásia várias potências usufruíram dessa partilha:Inglaterra,França,Bélgica,Holanda,Alemanha,Portugal,Japão,EUA,Rússia.Foi diferente e mais complexo do que o praticado na África.Alguns países já se faziam presentes no século XVI,caso de Portugal,outros nos séculos subsequentes,França,Holanda e Inglaterra e assim estimulou rivalidades entre essas potências "colonizadoras".
No Sudeste asiático e Oriente Médio - França e Inglaterra.Apenas a Tailândia era um Estado independente.
Japão:Coréia e Manchuria.
EUA:Havaí,Guam e Filipinas.
Rússia:Sibéria,China,Afeganistão,Coréia e Persia(Irã).
Guerras e invasões: Iraque,Afeganistão,Israel,Síria,Kuweit.Conflitos de todas as ordens marcaram e marcam a história Afro-asiática.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Soweto - não dá para esquecer.

Soweto para todas as gerações; os homens e mulheres,negros ou não podem mudar o mundo,os fracos podem se levantar contra os fortes,sim! é possível viver fora da escravidão pelo outro.
Cada povo é um,com suas histórias e suas condições.
Bairro?Municipio?Condado?Favela?Cidade?Nao importa o que foi ou ainda é.abriga cerca de 4 milhões de pessoas,a maioria de descendentes dos nativos colonizados pelos holandeses e de escravos importados de Moçambique,Madagascar,Índia,eles se agarravam ao que tinha restado de suas origens e as exibiam nos dialetos falados nas ruas.As chagas abertas por décadas de conflitos violentos lá estavam em esgotos a céu aberto,sustentado pelos monumentos da Vilazaki Street.Nao há como passar imune por um lugar como o Soweto.
Uma história de precariedade de pessoas que viveram e ainda vivem em pleno século XXI.
Na Vilazaki Street,uma rua do Soweto,onde brancos não são bem vindos,sem restrições aos negros,produziu dois prêmios Nobel;Nelson Mandela e Desmond Tutu,seus ilustres moradores do Soweto e do mundo,onde suas ruas não pavimentadas que pareciam não ter fim,com seus barracos,pequenas construções de tijolos e alojamentos de zinco alternam-se.
Soweto não era apenas uma favela,árida é triste,com milhares de pessoas próximas.Era como se fosse parte de um país espremido.
Soweto foi um gueto do Apartheid,regime de uma minoria branca que segregou a população negra da África do Sul de forma violenta e autoritária entre 1948/1994.
Neste 2016,a 40 anos atrás,o mundo assistiu um massacre.Jovens negros em sua maioria foram mortos pelo opressor branco,num episódio conhecido como "O levante de Soweto",símbolo da luta contra racismo.Escolas negras superlotadas.Professores com baixa formação.Ensino pago.Proibição aos alunos de estudarem em língua bantú,ensino só na língua africaner-lingua símbolo do Apartheid.
O protesto era contra a política educacional da minoria branca a que tinham que se submeter.Luta pela liberdade e democracia.
Essa luta se estendeu para vários Towships-bairros exclusivos para qualquer etnia não branca,como indianos,chineses e mulatos.
Em 1983 o Soweto tornou-se independente e para muitos tornou-se um cidade livre da opressão,mas não se libertou da pobreza.Para outros um bairro de Joanesburgo,antiga cidade do ouro.Uma ironia.
Tem gente que nunca saiu dali,aqui se fala o isotsitaal -um dialeto,com gírias próprias.
Lugar incrível e único.Esse lugar têm alma,cultura,caráter e muitas histórias.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar