quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sociedade e comportamento: a velhice nas sociedades do seu tempo.O quemudou?

Este texto foi totalmente inspirado em Simone de Beauvoir e seu ensaio sobre a velhice.
Muitas sociedades respeitam as pessoas idosas enquanto estão lúcida e robusta,mas livram-se delas quando se tornam decrépitas e senis.Qual seria a razão?Não mais produz?Mero consumidor?Sem retorno para investimentos de médio e longo prazo?
Há muita distância entre os mitos criados por uma coletividade e seus costumes.Esse fato é evidente no que concerne ao papel dos velhos nas sociedade primitivas
Analise e interprete o papel do velho em determinada sociedade sem muita história e primitiva.Por exemplo, o povo Fang,do grupo étnico banto e que vivem no Gabão,Camarões (sul) e Guiné Equatorial,esse povo se espalha pela costa atlântica da África Equatorial.Sua estrutura social está baseada em clãs - unidos por ancestrais comuns.Cultuam as linhagens ancestrais, o Bieri,cuja finalidade é protegê-los dos mortos e obter ajuda nos assuntos cotidianos.Muitos foram cristianizados pelo colonizador branco e mantiveram esse comportamento até hoje.
Evangelizados e aculturados pelos brancos,estão numa fase de transição entre os costumes que perderam,e que não lhes convêm mais, e uma ética ainda não elaborada.
Durante muito tempo,tiraram sua subsistência de conquistas guerreiras e econômicas: os mais velhos detinham o poder político,mas era um Conselho de Jovens que dirigia as expedições e empreitadas.
Entre os Fangs a idade era um trunfo.O chefe da família é o mais velhos entre os adultos ativos(detalhe).Os velhos pais moravam com eles e conservavam a autoridade moral,apenas.No conjunto os velhos são afastados da vida pública.Muitas vezes abandonados nas florestas durante as migrações,deixamos para trás numa completa miséria.Aceitam seu destino,alguns se declaram"cansados da vida",se fazem queimar vivos.Por vezes,seus herdeiros é que se livram deles.
Fica a questão: o que há de inelutável na condição de velho na sociedade humana?Em que medida a sociedade é responsável por ela?
É mais,nas sociedades humanas a experiência e os conhecimentos acumulados são um trunfo para quem?
Confúcio justificava moralmente a autoridade,associando à velhice à posse da sabedoria:"Aos 15 anos,eu me aplicava ao estudo da sabedoria;aos 30,consolidei-o;aos 40,não tinha mais dúvidas;aos 60,não havia mais nada no mundo que me pudesse chocar;aos 70,podia seguir os desejos do meu coração sem transgredir a lei moral".
No ocidente o primeiro texto dedicado a velhice traça um quadro sombrio e foi escrito a 2500 AC por Ptah - hotep,filósofo e poeta"Como é penoso o fim de um velho! Ele se enfraquece a cada dia; sua vista se cansa,seus ouvidos tornam surdos:sua força declina:seu coração não tem mais repouso;sua boca torna-se silenciosa e não fala mais.Suas faculdades intelectuais diminuem e lhe é impossível lembrar-se hoje o que aconteceu ontem.Tudo dói,o paladar desaparece,o nariz entope,não pode sentir odor. A velhice é o pior dos infortúnios.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Fórum Mundial de Davos.O que se espera?

Uma nova ordem econômica?
Um capitalismo global com força inovadora e dinâmica?
Mudanças com estabilidade nas sociedades que enfrentam toda ordem de problemas econômicos,políticos e sociais?
As desigualdades serão eliminadas do cenário mundial ou pelo menos minimizadas?
É o bem comum?
É bom não esquecermos que o bem comum é um recurso o qual todos têm direitos iguais e compartilhados.A princípio está noção poderia incluir terra,água,minerais,conhecimentos,pesquisa científica,software e muito mais.Ou não?
Mas sabemos que parte destes recursos tem sido cercado,confiscado pelos Estados,quanto pelos interesses privados e tratados como qualquer outra forma de capital.Assim,a maioria da sociedade humana tem sido privada da nossa riqueza comum.Lamentavelmente.
Há raríssimas exceções como as florestas coletivas no Nepal e na Romênia.Ou a Internet, Wikipedia,o Linux,por exemplo.Mas são exceções à regra geral.Nao desistir nunca.Resistir é preciso.
Preocupa o aprofundamento das desigualdades como espinha dorsal dos problemas do planeta;
Em 2016 62 bilionários detinham 50% da riqueza mundial.Hoje esse número se reduz a 8.(Oxfam-Ong).
Davos vem se aproximando mais de um quadro realista de desigualdade planetaria(Carta Maior-Economia - 16/01/2017).Isso é bom,embora pouco.
Que tal relembrar John Locke - o Iluminismo:vida - liberdade - propriedade são direitos naturais,são inalienaveis e irrenunciáveis.
Ou....direitos que não dependem da intervenção humana: direitos naturais;nenhum governo,nenhuma autoridade tem competência para negar certos direitos que são de todos os seres humanos(Jusnaturalismo).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ÉOLO - Deus do vento: Aeolicus - Um recurso inimaginável.

Na mitologia grega Éolo/Aeolicus, o vento sempre foi uma fonte inesgotável de energia para a sociedade humana com
suas inúmeras variantes.
O moinho de vento,por exemplo foi inventado na Persia(Irã) no século V é usado para bombear água para a irrigação - os mecanismos básicos desta variante não mudou através dos séculos - o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba - aerogeradores.
Uma fonte inesgotável e abundante; Os ventos(ar em circulação)existe em TODA a superfície do planeta,pois é gerado pelas diferenças de temperaturas,que ocorre entre a terra(continente) e o mar(oceano):entre planície e montanha:baixa latitude e alta latitude:entre estações do ano.
Em muitos lugares o vento é unidirecional e estável,sem rajadas - que significa produção o tempo todo,intermitente.
Os maiores produtores de energia éolica são China,EUA,Alemanha,Espanha,Índia,França,Itália,Reino Unido,Canadá e Portugal.O Brasil,está entre os maiores potenciais de exploração,contribuindo também com uma matriz energética mais diversificação e menos poluidora. O Brasil pode no médio prazo ficar atrás apenas da China,Alemanha e EUA.Hoje são 322 usinas com capacidade de produzir 8,12 gigawatt,o que corresponde a 5,8%da matriz nacional e abastece 6 milhões de residências (Abeeolica-Associacao Brasileira de energia éolica).
Avanços tecnológicos tornarão o Brasil mais competitivo,uma energia que pode ser mais barata,com geradores mais eficientes,vão reduzir seus custos,ficando atrás apenas das hidrelétricas,assim será bem vindo ao consumidor industrial,serviços e residências.
Avanços marcantes na história desta fonte de energia inesgotável é a produção de torres mais altas,passando de 50 metros para 120 metros atuais,permitindo captar ventos mais velozes - a potência das máquinas triplicam!Sao comuns no mar do Norte,por exemplo.
Os desafios: 
Prejuízos ambientais;privatização de áreas comunitárias para criação de parques eólicos e a dificuldade na transmissão de energia.
Produção:
Maiores produtores do Brasil,são Rio Grande do Norte,Ceará,Bahia e Piauí - energia produzida o tempo todo,no litoral,no agreste e no sertão - são os ventos regulares Alísios de Nordeste.
O potencial por região:Nordeste 75,0GW,Sudeste 29,7GW,Sul 22,8GW,Norte 17,8GW e Centro Oeste 3,1GW.
Destaque na região Sul o s Parques eólicos de Osório no Rio Grande do Sul e Palmas no Paraná pelo pioneirismo.
O Brasil tem como objetivos: aumentar a segurança energética,reduzir emissões de gases do efeito estufa e gerar empregos.
Curiosidade: a primeira turbina de energia éolica no Brasil foi instalado em Fernando de Noronha em 1992.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Fontes renováveis de energia é um caminho sem volta.

Estamos muito próximos de sairmos de um modelo apoiado nos fósseis para um modelo apoiado nos renováveis: energia solar e energia eólica.O avanço da geração de energia solar e eólica esta dando um fôlego à um mercado emergente em todo o mundo; armazenamento de energia.Como não é possível ESTOCAR sol e vento,o desafio é desenvolver tecnologias capazes de GUARDAR a energia gerada por essas fontes quando elas estiverem disponíveis e a demanda for baixa.
O armazenamento contorna uma grande desvantagem dessas fontes limpas de energia,como são INTERMITENTES,só funcionam como energia suplementar.Logo,é preciso investir em formas de se GUARDAR essa energia.Universidades,Institutos de Pesquisas Avançadas e Empresas energéticas e indústrias estão realizando inúmeras pesquisas de como armazenar essa energia.
- uso do ar congelado
-teste com hidrogênio 
-uso de antigos de petróleo para armazenar água comprimida.
-baterias.
Tudo caminha para o uso de baterias em larga escala, e assim um novo desafio; seus impactos sociais e ambientais serão inevitáveis.
O desafio não é produzir energia.Não será o armazenamento.Nào será a transmissão.Será o descarte,principalmente das baterias.
Para complementar; a energia solar deverá ser a maior fonte de eletricidade,todas as pesquisas apontam para tal.A previsão é de que 15% da energia consumida no mundo virá do Sol até 2040.A geração de energia solar vai saltar dos 4% atuais para cerca de 30% em 2040.Até lá,15% de toda a energia consumida no mundo virá do Sol.Causas:
-Reduzir emissões combinadas com outras fontes,gerando a queda nos preços da tecnologia,fator importante para a expansão da energia solar e eólica.
Uma potência emergente em energia solar e eólica: Brasil.
Este país,situado em plena zona tropical,92% do território em baixas latitudes,onde os raios solares incidem com um mínimo de inclinação,um imenso território de mais de 8 milhões de Km2,tem um potencial de energia solar de 6,30 KWh/m2.
No clima semi árido,grande parte do agreste e sertão nordestino,combina-se a baixa latitude,resultando em incidência solar solar intensa com reduzida variação ao longo do ano(baixa amplitude térmica),baixa nebulosidade,reduzida perda de radiação por reflexão.Uma autêntica fábrica com material prima inesgotável.
O perigo,insisto,estará no uso de baterias para armazenamento dessa energia.
Vamos acompanhar.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar