quinta-feira, 12 de julho de 2018

Multiculturalismo - esporte é capaz de integrar as pessoas.

Não importa suas carências,crenças ou cor da pele,em certos espaços geográficos,sobretudo na Europa,imigrantes,refugiados ou migrantes tem nos esportes um fator de integração,sobretudo no futebol,filhos de africanos e de outros países europeus contribuem para diminuir as distâncias étnica-cultural.Mas as diferenças sempre permanecem,não se apagam,inclusive os movimentos separatistas.
Bélgica,um pequeno país,com uma sociedade de menos nacionais de toda a Europa.A maioria flamenga fala holandês,a minoria valona fala o francês e o alemão é falado numa estreita faixa do leste.
Bruxelas,a capital é bilingüe.Imigrantes trabalhadores africanos e tecnocratas da Uniào Européia que vivem na cidade,carregam a sua própria língua.
Em sua atual seleção de futebol,10 jogadores são filhos de imigrantes do Congo,Marrocos,Portugal,Martinica,Mali e Kosovo.
Na seleção francesa,são 19 os jogadores filhos de imigrantes africanos e europeus.


Kosovo - uma ex-província da ex-Iugoslávia luta,pela independência já conquistada e pelo pleno reconhecimento internacional que ainda não aconteceu,infelizmente.
Tem uma composição étnica e religiosa diferente da maioria dos Balcãs.São de origem albanesa é muçulmana.

Ex-Iugoslávia deixou de existir em 1991,anteriormente era constituída pela Sérvia,Croácia,Eslovênia,Bósnia-Herzegovina,Montenegro,Macedônia e Kosovo,um forte caldeamento e sincretismo cultural,produziram diferenças que permanecem nos sentimentos dessas sociedades.


Rússia - na cidade de Samara ocorre desde 1968,o lendário Festival Grushinsky de poesia e rock.Uma cidade multiconfessional:ortodoxos,católicos,protestantes,mesquitas,sinagogas e igrejas apostólicas armênias.Sim! O convívio é possível !
Esta cidade destaca-se pela industrial aeroespacial.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: