Bélgica,um pequeno país,com uma sociedade de menos nacionais de toda a Europa.A maioria flamenga fala holandês,a minoria valona fala o francês e o alemão é falado numa estreita faixa do leste.
Bruxelas,a capital é bilingüe.Imigrantes trabalhadores africanos e tecnocratas da Uniào Européia que vivem na cidade,carregam a sua própria língua.
Em sua atual seleção de futebol,10 jogadores são filhos de imigrantes do Congo,Marrocos,Portugal,Martinica,Mali e Kosovo.
Na seleção francesa,são 19 os jogadores filhos de imigrantes africanos e europeus.
Kosovo - uma ex-província da ex-Iugoslávia luta,pela independência já conquistada e pelo pleno reconhecimento internacional que ainda não aconteceu,infelizmente.
Tem uma composição étnica e religiosa diferente da maioria dos Balcãs.São de origem albanesa é muçulmana.
Ex-Iugoslávia deixou de existir em 1991,anteriormente era constituída pela Sérvia,Croácia,Eslovênia,Bósnia-Herzegovina,Montenegro,Macedônia e Kosovo,um forte caldeamento e sincretismo cultural,produziram diferenças que permanecem nos sentimentos dessas sociedades.
Rússia - na cidade de Samara ocorre desde 1968,o lendário Festival Grushinsky de poesia e rock.Uma cidade multiconfessional:ortodoxos,católicos,protestantes,mesquitas,sinagogas e igrejas apostólicas armênias.Sim! O convívio é possível !
Esta cidade destaca-se pela industrial aeroespacial.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário