quinta-feira, 3 de março de 2022

Ucrânia-um jogo num cenário atroz.

Um pensador nacionalista ortodoxo na geopolítica investe contra a “ordem hegemônica Atlântica”liderado pelos EUA.Defende a construção da Grande Eurasia (Alexandre Dugin).

A declaração conjunta da Rússia e da China (Carta aos povos do mundo)em 7 de fevereiro passado anunciou o fim do poder e da ética mundial unipolar,imposta pelo ocidente nos últimos 300 anos(José L.Fiori-UFRJ)

O mundo está caminhando na redistribuição do poder e na formação de um policentrismo que vai além da idéia de um mundo multipolar.

Não bandidos e mocinhos nesta história:Rússia e as questões na Chechênia,Geórgia, Ossétia.Por outro lado a OTAN, começou sua expansão para o oriente,no antigo bloco soviético;Polônia,Hungria,Bulgária,ex Repúblicas Soviéticas do mar Báltico;Estônia,Lituânia e Letônia.

Agora?Ucrânia.Em jogo gás natural,petróleo,equipamentos em geral,gasodutos,oleodutos,produtos agrícolas em especial o trigo  e milho.Claro!A indústria bélica sempre precisa de uma “guerrinha”de vez em quando para girar a roda da economia.Não tem santo nesta história.Personagens abomináveis,incluindo os civilizadissimos ocidentais!Com algumas exceções.

A resistência ucraniana é brilhante,mobilizará ,disposta a tudo.Filhos e netos vão crescer num Ucrânia livre e soberana.

O mundo livre une-se como há muito não se via.Nossos valores não são iguais,ném ambições e nem a língua!A via política-diplomática não pode ser esgotada mesmo com o ceticismo sobre as negociações que sejam grandes perante um agressor invasor.

“O objetivo da guerra é sempre a paz.Ninguém faz guerra para fazer guerra,faz para modificar o status  e reinvindicar condições que lhe convenham.É isso que a Russia está tentando e quem sofre é a população.(Gal.Sergio Etchegoyen).Paz e Bem !Prof.Vilmar




Nenhum comentário: