terça-feira, 21 de abril de 2009

IRÃ - e suas relações com o Ocidente

O Irã é uma República Islâmica, cujo poder é dividido entre o poder secular(laico) e o religioso- no caso muçulmano. No início deste século o ex-Presidente George Bush(filho) rotulou o Irã, como integrante do "eixo do mal", junto com o Iraque e com a Coréia do Norte, por desenvolverem secretamente armas nucleares e por bancarem as armas e treinamento a guerrilheiros palestinos que atuam na Faixa de Gaza e na Cisjordania. O Irã leva adinte o seu programa nuclear, garantindo ao mundo todo que será usado apenas a fins pacíficos- gração de energia elétrica. O atual Presidente Americano, tem buscado uma aproximação com o País dos Aitolás e tem insistido no fim do programa nuclear iraniano. Na sua opinião os paises devem ter soberania nas questões nucleares?Qual é a sua opinião. Paz e Bem. Prof. Vilmar.

4 comentários:

Unknown disse...

Realemte apoio a posicao de Obama quanto ao Ira. Em resposta a pergunta da questao nuclear, para mim fica meio dificil dar uma resposta concreta, pois nao sabemos o que pode acontecer se todos os paises tiverem soberania para a pesquisa e producao de armas nucleares. Mas, talvez, com a soberania, paises como o proprio Ira se sentiriam menos violentos, e talvez ate seriam vistos como um pais menos violento(excluindo aqui os conflitos) , pois a pesquisa nuclear poderia ser realizada com um objetivo intimamente ligado ao conhecimento dessa area. Bem , tudo nesse mundo me parece relativo! rsrrsrss Abracos!

Pedro Torres disse...

Vale também lembrar que aos EUA não interessa que outras nações possuam armamento nuclear,não pela manutenção da paz, mas se outras nações, principalmente as do "eixo do mau" a possuírem, a hegemonia militar estado-unidense pode vir a ser anulada, já que ao invadir um país com potencial nuclear o risco é muito grande para ambos os lados. A maior prova disso é o Iraque,que sofreu justamente por não possuir armas nucleares, ora, o Paquistão e a Coreia do Norte também formam e "distribuem" terroristas islâmicos em âmbito mundial, porém não sao invadidos, pois ambos possuem artefatos nucleares. Já o Afeganistão e o Iraque....

Pedro José - 3ª8

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

se tratando de exercer soberania, cada país deve ter liberdade para exerce-la como bem entender, mas sendo um assunto delicado e que pode afetar outros países e até mesmo pelo perigo e dano que o material nuclear pode trazer não só para o país que terá atividade nuclear mas para o mundo em geral, diria que há outras tantas formas de ser obter energia de modo sustentável e econômico que o custo benefício de aderir a tais alternativas pode ser muito vantajoso.considerando que a guerra fria já acabou e estando no século e contexto em que estamos seria um retrocesso muito grande aderir a atividades nucleares para, de alguma forma, ter certo acesso a material nuclear para produção de armamento e etc.ps:não tenho certeza se o material usado para produzir energia e armamentos é o mesmo, se não for ignorem meu comentário a esse respeito.