quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Honduras; Golpe ou Contra Golpe?

O Presidente hondurenho foi deposto em junho passado pelo exército de Honduras, a pedido do Poder Judiciário e levado para fora do País(para a Costa Rica).Foi um golpe de Estado condenado pela comunidade internacional, inclusive pelos EUA, que sempre exerceu influência política e econômica em toda a América Central Continental. foi um golpe, porque foi destituido um governo legítimo, eleito pelo voto popular. A Constituição do país não prevê reeleição, o atual Presidente deposto iria realizar uma consulta popular para alterar o texto Constitucional, permitindo a reeleição. Seria um golpe? Haveria desrespeito a Constituição do país?Flagrado pela Corte Suprema e pelo parlamento de Honduras que se recusaram a fazer a consulta popular. Foi então criado um impasse. Governo de fato(Zelaya, que foi deposto). Governo de Direito (com apoio do Parlamento e do Poder Judiciário) E o povo ? Como fica ?
As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 29 de novembro próximo. Vamos aguardar. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Gustavo disse...

Uai, óbvio que foi golpe, Presidente preso de madrugada e expulso do país antes que o povo pudesse reagir. Liberdades civis limitadas. Censura a meios de comunicação. Estado de sítio. Exército nas ruas. Se isso não é golpe de estado, sinceramente, não sei o que pode ser.
Zelaya propôs um referendo buscando a opinião popular (básico da democracia) sobre uma nova assembléia constituinte, o Brasil está certo em não reconhecer o governo golpista e em abrigar Zelaya na embaixada.
Agora o povo hondurenho, que já era um dos mais pobres do continente mergulha numa crise econômica catastrófica, pois a comunidade internacional está aplicando sanções comerciais e os turistas sumirão.