sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lei antiterror na União Européia

O Parlamento Europeu, com representante dos 27 Estados que constituem o bloco, aprovou lei que dá aos EUA, o direito de acesso de dados sobre transferências bancárias feitas nos paises do bloco. Desta forma será possivel rastrear grupos internacionais que financiam organizações terroristas.A ameaça do terrorismo enfrentada pela Europa e EUA continua.
Há críticas, principalmente da esquerda européia e de defensores das liberdades individuais - de que o acordo fere o direito à privacidade dos europeus e dá direitos aos EUA de obter informações econômicas de pessoas que não tenham nenhuma ligação com o terrorismo.
O poder do terrorismo é que ele pode atingir qualquer um em qualquer momento, criando uma situação de permanente incerteza. Lembramos os atentados ocorridos em 2004 e 2005 na Espanha e na Inglaterra, além de outros que foram abortados pelos serviços secretos europeus.A Europa tem séria preocupações com o terrorismo, esta lei deverá ajudar muito o combate ao terror, apesar das críticas.Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: