quinta-feira, 5 de agosto de 2010

China e seus desafios presentes e futuros

A China tem-se adaptado às grandes transformações econômicas mundiais de forma gradual. A introdução da economia de mercado em determinadas áreas receberam o nome de ZEE, Zonas Econômicas Especiais, onde abriu-se as portas para investimentos estrangeiros; baixos impostos, isenção para importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidade de remessa de lucro para o exterior. Além disso, contam com a mão de obra mais barata do mundo, o que torna os preços dos produtos de baixo aporte tecnológico(calçados,tecidos e brinquedos) imbatíveis no mercado internacional.Entretanto a economia chinesa encontra uma série de obstáculos;de modo diverso do que ocorreu nos Tigres asiáticos, onde houve uma politica de investimento em educação e infraestrutura, a China não tem caminhado nesta direção; O indice de analfabetismo atinge 61% da população e seus universitários não chegam a 3 milhões, o país tem 1 bilhão e 300 milhões de habitantes é muito pouco universitário! O sistema portuário é incipiente, falta estradas e ferrovias adequadas para a circulação de mercadorias, fundamentais para a dinamização do mercado interno e externo.
Os salários são baixos- um operário recebe 48 dólares por mês, sem direito a greve e sindacato que o represente.Ceca de 400 milhões de pessoas na costa do Pacifico vivem numa economia de mercado, o consumidor chinês é uma minoria privilegiada. Há muita corrupçao, funcionários do Partido Comunista Chinês são frequentemente acusados de cobrar propina para autorizar viagens, mudanças de emprego e para fazer vistas grossas a gravidez, burlando o controle de natalidade.
O principal problema do modelo chinês é o fato de a abertura econômica não ter sido acompanhada pela abertura econômica. Ainda é vedada à sociedade chinesa a liberdade cultura, de organização sindical e partidária, além da falta de liberdade de expressão e de comunicação. Na Constituição chinesa de 1993 foi introduzida o capitalismo, especificando que aChina tem uma ECONOMIA SOCIALISTA DE MERCADO. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: