segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Urbanização

É conhecido o poder de atração que as áreas urbanas, em particular as cidades, vem desde há muito tempo exercendo sobre as zonas rurais, razão pela qual se pode dizer que o fenômeno urbanização é antigo, mais precisamente no fim do século XIX que o fenômeno ocorreu com maior intensidade, devido ao processo de industrialização. Desde então o fenômeno não tem parado de aumentar, prevendo que no ano de 2025 mais de 60% da população mundial viva nas aglomerações urbanas.
O crescimento urbano não tem ocorrido da mesma forma em todo o mundo, razão pela qual as taxas de urbanização são bastante diferentes.
Nos paises desenvolvidos o fenômeno ocorreu mais cedo, devido a modernização da agricultura e a crescente mão de obra na industria e nos serviços. Por exemplo; Europa Ocidental, América Anglo Saxônica.Daí as taxas de urbanização serem muito elevadas.Em alguns paises, atualmente, a taxa de urbanização diminuiu ou estagnou.
Nos paises subdesenvolvidos, as taxas de urbanização cada vez mais acelerado. O rápido aumento da população urbana deve-se fundamentalmente ao crescimento vegetativo ou natural e ao êxodo rural. Guerras, erosão dos solos agrícolas, as secas e outras dificuldades de sobrevivência no meio rural são as principais razões que justificam o elevado contingente demográfico em direção as cidades. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: