terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parceiros: Russia e China - negócios à vista.

Uma parceria comercial tem marcado às relações comerciais entre dois gigantes dos BRICS, o comércio bilateral atinge cifras que superam o PIB de muitos países da U.E. São mais de 500 bilhões de dólares por ano!Ampliar laços tem sido uma prioridade dos dois lados,sobretudo porque o fiel da balança,os EUA,em sua política externa apresenta vários desacordos com os dois lados e questões como expansão militar,direitos humanos,sanções diplomáticas,mudanças climáticas,sanções econômicas fazem parte de uma pauta muito complicada e de difícil acordo.Afinal,qual será a grande potência que vai se opor aos EUA?
Alguns negócios à vista:
A Rússia vai fornecer gás natural à China pelos próximos 30 anos,assim a Russia reduzirá a sua dependência do mercado europeu e a China por sua vez não vai buscar o que necessita, energia no caso,muito longe do seu território.
A construção do gasoduto Força da Sibéria,que tem a previsão de conclusão para 2020 é considerado como o projeto do século, poderá também beneficiar a India vizinho de fronteira e também na busca pela independência energética.
A aproximação da Rússia e China é facilitada pelas sanções impostas pelo Ocidente aos russos:anexação da Criméia,instabilidade na Ucrânia,aliança com a Síria.
Paz e Bem!Prof.Vilmar

Nenhum comentário: