quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mar Mediterrâneo uma rota e muitas esperanças frustradas.

Não dá para esquecer que aprendemos: "A globalização promove a livre circulação de capitais e mercadorias". No entanto fecha as fronteiras para a força de trabalho.Africanos tentam vencer o mar Mediterrâneo e chegar à Europa.Quem sobrevive,em geral é preso e deportado,deve fazer o caminho de volta.A Europa não quer imigrantes.
O mar Mediterrâneo é uma rota de ilusões e esperanças para centenas de milhares de africanos e asiáticos que tentam alcançar o continente europeu que não os quer.
A proximidade de alguns países em conflito,como a Síria, Eritréia,Líbia,Somália e outros,buscam refúgio na Europa,que é uma opção segura,sobretudo a rota mediterrânea,porque as rotas terrestres estão fechadas,principalmente entre a Turquia  e a Grécia em virtude dos acontecimentos que envolve o Estado Islâmico e a guerra civil na Síria.
Segundo a Frontex(Agência de Fronteiras da Uniào Européia)há inúmeras rotas que constituem esse drama humano de proporções gigantescas;
-Mediterrâneo Oriental,via Grécia,Bulgária e Chipre: caminho para imigrantes oriundos do Afeganistão,Síria e Bangladesh,por aí entraram na Europa, 37 mil imigrantes ilegais.
-Mediterrâneo Central,via Itália e Malta,aqui passaram imigrantes da Somália,Tunísia e e Eritréia,10 mil imigrantes ilegais. Dados de 2012.
Por motivos óbvios,não foram contabilizados os mortos por afogamento,sufocação e outras causas(?!?!).
Os imigrantes ilegais presos,podem ficar detidos por meses até serem deportados.Esses "locais" sào ilegais e criticados por grupos da defesa dos direitos humanos.São desertos políticos e culturais que só aparecem nos radares nacionais quando explodem revoltas no dizer de Gabriella Guido,Coordenadora da Associação Lasciate CI Entrare.
A ilha de Lampedusa(Itália)continua a ser um símbolo do desespero de milhares de imigrantes clandestinos, é um desses desertos.
Globalização da Indiferença: traficantes de seres humanos que se aproveitam da pobreza e desespero do mundo imigrante: Em cada 100 imigrantes africanos apenas 5 chegam na América do Norte e 1 na Europa - cada vez mais a União Europa se transforma numa fortaleza intransponível(imigration at diaspora-Pondi,J.E.).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: