terça-feira, 7 de abril de 2015

Um mundo dividido - a busca de novos horizontes.Seria possível?

A Segunda Guerra mundial acabava,suas consequências foram devastadoras! Realinhar um mundo sob uma nova percepção seria difícil.
Em 1952, o sociólogo francês Alfred Sauvy dividiu o mundo em "mundos".
Primeiro Mundo - democracias capitalistas industrializadas.
Segundo Mundo - comunistas pró soviéticos.
Terceiro Mundo -  países pós-coloniais de população não branca predominante- grande parte da Åsia,África,Oceânia e América Latina.
Ainda nesta década de 50,algumas lideranças mundiais,entre elas Nehru(Índia),Nasser(Egito),Tito(Iugoslávia),Chou En Lai(China),lançaram um movimento; Países Não Alinhados - Neutralismo Positivo,isso aconteceu em Bandung(Indonésia) em 1955.
A questão levantada era;
Qual seria o lugar reservado nesta nova ordem,ao chamado Terceiro Mundo?
Tudo,menos a submissão!
Mas não foi o que aconteceu.
Este bloco de países,tinham uma bandeira:Coexistência pacífica,igualdade racial e reconhecimento ao direito de soberania de todas as Nações;Condenar todo tipo de colonialismo e imperialismo; neutralidade,uma alternativa em relaçào as duas superpotências - Estados Unidos e URSS-
Era o início da guerra fria, a nova ordem estava instalada,infelizmente.A rivalidade militar e ideológica iria falar mais alto entre os dois blocos e que perdurou até meados da década de 90.
Todos perderam,o Terceiro Mundo,Não Alinhado muito mais!
Sempre é bom lembrar:
O Não Alinhamento não representava neutralidade apenas,ia mais fundo;avaliar com cuidado todos os assuntos internacionais,recusando juízos pré determinados.Sem compromisso com qualquer um dos lados.
O Terceiro Mundo,apresentava uma grande diversidade social,cultural,política,religiosa e econômica(Magdof-1978).Ao contrário dos mundos que se rivalizavam - são predominantemente brancos e cristãos.
O Terceiro Mundo,muito diversificado,compartilhava de um passado comum:colonialismo e dominação - movimentos libertários predominavam era a consequência de décadas de submissão e imposições,sempre nocivas as suas autonomias.
Movimentos libertários eram uma ameaça as superpotências e seus aliados,pois constituíam riscos e oportunidades.
Uma bandeira era comum entre os Não Alinhados; militância contra a corrida armamentista,sobretudo a nuclear e o desarmamento.todos sabemos; o Terceiro Mundo perdeu,mais uma vez.
Para encerrar:
"Terceiro Mundo"expressào que parece estar fora do baralho.E, no entanto, numa época não tão distante,tinha sucesso.Será que um tal apogeu e declínio se inscrevem no eterno ciclo das "modas passageiras"? Ou encobririam um revés político maior?(Immannuel Wallenstein).
Volto mais tarde.Paz e Bem!Prof.Vilmar.


Nenhum comentário: